segunda-feira, 31 de maio de 2010

Palestras sobre Malefícios das Drogas

Mais de 15 mil estudantes receberam orientações sobre malefícios das drogas
30/05/2010 12:23


Além de desempenhar o seu papel principal de Polícia Judiciária na investigação e combate de crimes, a Polícia Civil gaúcha têm desenvolvido trabalhos de cunho social. Um deles sob responsabilidade do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), realizado através de um Programa de Prevenção à Violência no Rio Grande do Sul por sua Divisão de Prevenção de Educação (Dipe).

Neste sentido, a Polícia Civil tem estado presente em vários municípios do interior do Estado, em escolas e instituições, com palestras educativas de “Prevenção ao Uso Indevido de Drogas”, divulgando os perigos e malefícios no contato inicial com toda e qualquer droga ilícita - naturais (maconha, cocaína, crack, heroína) ou sintetizadas (anfetaminas em geral, LSD) ou lícita (tabaco e álcool). As palestras são realizadas com o objetivo de fornecer aos profissionais da educação, professores e agentes da área da saúde, informações sobre o abuso e o tráfico de drogas.

De 2007 a 2010, segundo informações do delegado Roberto Leite Pimentel, do Dipe, foram realizadas mais de 200 palestras no meio estudantil, beneficiando mais de 15 mil alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Superior. Ele explica que “cumpre à Dipe, entre outras atividades, o contato direto com agentes políticos e administrativos dos poderes estaduais - Executivo, Legislativo e Judiciário”. De acordo com Pimentel, são atendidas instituições governamentais da administração direta ou indireta, entidades privadas, segmentos organizados da sociedade gaúcha em geral. O objetivo é levar diretamente ao público a experiência do departamento no combate ao tráfico de drogas ilícitas, por suas delegacias especializadas.

O Dipe atende também ao setor da saúde pública, com palestras para médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de saúde em geral. Pimentel ressalta que por mais distante que esteja o contato institucional vem sendo realizado com os municípios gaúchos e suas autoridades na formatação de audiências abertas. Estima-se a intervenção em mais de 100 municípios por todo o interior do Estado, com palestras de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas.

Contatos podem ser feitos por meio do endereço eletrônico imprensa@pc.rs.gov.br , ou pelo telefone (51) 3288-2380, em horário comercial.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim