sábado, 8 de maio de 2010

RS 122 Restaurada

Doze anos depois de ter sido asfaltada, com recursos internacionais do BID1, a RS122 (Rodovia Synval Guazzelli - Lei 11.889/2007) virou palco de acidentes e tragédias. O último acidente grave foi no km 165 (Vinhedos Panizzon) no dia 02/05/2010. Uma carreta desviou os buracos e atingiu um automóvel, ferindo gravemente uma das ocupantes, Zilda Carvalho, que morreu dois dias depois.



Munido de fotos dos inúmeros buracos, o deputado Francisco Appio apelou ao DAER pela operação tapa-buracos de emergência e pela restauração do asfalto, do Trevo de Antônio Prado (km 129) ao Trevo da BR116 (km 170). Os 41 km foram pavimentados em 1998 (Governo Britto), mas os últimos 10 km em 1999 (Governo Olivio), pelo atraso da Licença Ambiental (passagem dos bugios no Km 164), a Fepam exigiu passarela aérea e acabou autorizando galeria subterrânea, para uso dos animais. O fato atrasou a obra e foi concluída às pressas, desrespeitando exigências técnicas.



No trecho, a rodovia apresenta várias deficiências. A situação mais grave é no Km 165, defronte os parreirais, nunca solucionada, motivo de muitos acidentes, contam os moradores. Os veículos optam pelo acostamento, na maioria das vezes. Ao longo do trecho muitos buracos foram tapados, mas reabrem nas primeiras chuvas. No acesso ao Trevo de Antônio Prado, os buracos ameaçam a vida dos motoristas, pelo tráfego pesado.



Ao deputado Francisco Appio, o engenheiro Rogério Uberti (responsável pela conservação da área, na 2ª UC de Bento Gonçalves), admite que as operações "tapa-buracos" são apenas paliativas. Ao Diretor de Operações do DAER, Engenheiro César Farias, o parlamentar pediu a inclusão urgente no Programa de Restaurações CREMA, para a recuperação de todo o trecho. Em 2009 uma empresa recapou a estrada, mas o asfalto não resistiu.



CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS



As últimas notícias/opiniões no www.twitter.com/franciscoappio


NIVIO CATELLANO escreveu valiosa obra de valor histórico "Efemérides de Lagoa Vermelha". Lendo, entendemos pessoas e fatos de outras épocas.
PASSADO conta sim, serve para evitar experiências mal sucedidas. O tal de Chico Furriel fundou Clemente Argolo e foi embora para o Paraná.
CLEMENTE ARGOLO resistiu ao cerco de L.Vermelha por mais de 8 horas com 500 tiros (mosquetão) da torre da Igreja S.Paulo. Em 1893 ou 23?
6 DE MAIO 1913 Nasceu em LV, BRUNO VOLMER. Comandou o 1º Pel. da 6ª Cia, do 11º RI na Itália(1944). Herói com o maior nº de condecorações.
7 MAIO 1952, iniciou o jornal ECO LAGOENSE, criado pelo Ten. Salatino (L.Vermelha). Circulou por 15 anos. Assinei coluna esportiva (1964).
Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim