quinta-feira, 13 de maio de 2010

Vinho

O médico gaúcho Protásio Lemos da Luz receberá nesta quinta-feira (13/05), o título de HONÓRIS CAUSA da Universidade Federal do Paraná. Nascido em Vacaria, no então distrito de Esmeralda, Dr. Protásio é Catedrático da Faculdade de Medicina de São Paulo, dirige o INCOR na capital paulista e faz pesquisas na Fundação Zerbini. Um de seus estudos comprovou a eficácia do vinho tinto, pelos seus flavonóides, no enfrentamento da aterosclerose (envelhecimento das ARTÉRIAS).

A propósito dos flavonóides, resveratrol, quercitina e polifenóis presentes no vinho tinto, a Embrapa/Bento confirmou as propriedades do vinho branco, elaborado com a uva Lorena, com as mesmas propriedades. Do site da FAPESP, extraímos as últimas informações a respeito:

“Desde o início dos anos 1990, quando o mundo tomou conhecimento do chamado paradoxo francês, caracterizado pela baixa incidência de problemas cardíacos numa população adepta de uma dieta rica em gorduras, o consumo moderado de vinho tinto foi apontado como o principal responsável por essa estranha situação, que fugia ao padrão mundial. A explicação para os possíveis benefícios à saúde desse tipo de bebida, um tema cheio de polêmicas no meio médico, foi associada à elevada presença de compostos antioxidantes da categoria dos polifenóis, em especial de uma molécula denominada resveratrol, no vinho tinto. Por ter em média dez vezes menos resveratrol do que o vinho tinto, o vinho branco se tornou uma espécie de patinho feio no mundo dos fermentados de uvas e perdeu consumidores em todas as latitudes. Mas esse complexo de inferioridade acaba de ser, em parte, atenuado pelos bons resultados de um projeto da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS). Depois de 4 anos de estudos e ensaios, os pesquisadores brasileiros desenvolveram uma técnica para fazer vinho branco com níveis quatro vezes maiores do que o normal de polifenóis, sobretudo do badalado resveratrol, da quercitina e de flavonóides.

O novo método, que deve ser alvo de alguma proteção legal, já foi repassado para uma vinícola gaúcha. No início do mês passado, a Cooperativa Garibaldi, que firmou parceria de 3 anos com a Embrapa, lançou 20 mil garrafas de um vinho branco seco (não-doce) mais rico em resveratrol, o Lorena Ativa Acquasantiera, da safra 2008. “Para obter esse vinho, utilizamos em conjunto três tecnologias desenvolvidas por nossa unidade”, diz o enólogo Mauro Zanus, da Embrapa Uva e Vinho, coor­denador do projeto. A uva com que o vinho foi elaborado (BRS Lorena), a levedura usada em sua fermentação e o protocolo de vinificação (a receita técnica para transformar o suco de uva em vinho) são criações do centro de pesquisa de Bento Gonçalves. Alguns dias depois da apresentação do vinho branco brasileiro com mais antioxidantes, pesquisadores do Technion (Instituto de Tecnologia de Israel), em Haifa, divulgaram um método semelhante para elevar a taxa de polifenóis nesse tipo de bebida”.



De acordo com o deputado Francisco Appio , a elaboração de bons vinhos não é mais exclusividade de Bento Gonçalves e Garibaldi, pois com a qualificação dos vinhedos e vinícolas de Farroupilha, Flores da Cunha, Caxias, Nova Pádua, Nova Roma, Antônio Prado, Campestre, São Marcos, além de cidades do extremo sul do Estado, a vitivinicultura está em expansão. Muito se deve ao Pró-Vitis de 1997 e a criação do IBRAVIN, no final da década de 90. A produção de uvas ganhou novos espaços, como os vinhedos dos Campos de Cima da Serra, onde os produtores de Campestre da Serra, Muitos Capões, Vacaria e Monte Alegre dos Campos (Zanotto, Aliprandini, Randon e Sozo) conseguem excelentes resultados. Em breve, nova vinícola será instalada em Vacaria, por iniciativa do Grupo Randon. A pioneira foi a Vinícola Campestre, dos Irmãos Zanotto, fundada em 1969, que elabora os Vinhos Pérgola.



O consumo aumentou a partir do reconhecimento das propriedades do vinho e do suco de uva para a saúde cardiovascular. Pesquisas do Dr. Protásio Lemos da Luz, na Fundação Zerbini, comprovaram que o uso moderado do vinho tinto inibe o envelhecimento das artérias.



Por ocasião da 1ª FRUTIVAR, o médico proferiu palestra sobre o tema, disponível em www.appio.com.br na publicação A MAÇÃ NA COZINHA.



As últimas notícias/opiniões no www.twitter.com/franciscoappio

FORQUETA prepara a Festa do Vinho Novo (julho). O movimento emancipacionista dos anos 90 uniu a comunidade e atraiu investimentos públicos.

ANTÔNIO PRADO comemora os 135 anos da imigração italiana com o filme documentário "Se milagres desejais", nas capelas do interior, até 30/5.

ANDRÉ DA ROCHA (Amucser) comemora doze anos, no sábado 15. Falta-lhe o acesso asfaltado para Nova Prata ( 15 km ) e Barretos ( 38 km ).

CHARRUA festeja com Exposição e Feira. No sábado 15, dará o título de Cidadão ao jornalista Lasier Martins. Espera a visita da Governadora.

CAXIAS tem Rodeio Nacional (cancha nova) que começa 6ª feira. Estarei lá com o Tiro de Laço. Depois só na primavera que o gado não aguenta.

ANA AMÉLIA – Aumentam as adesões para a homenagem à jornalista Ana Amélia Lemos. Sábado 15, em Lagoa Vermelha.



Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim