terça-feira, 29 de junho de 2010

DAER

O governo dá uma demonstração de seriedade de responsabilidade e de atuação harmônica com este parlamento. A Assembleia Legislativa decidiu com uma emenda no orçamento a transferência de recursos para a infra-estrutura destinados a pavimentação dos acessos e o governo mobilizou a sua estrutura técnica administrativa e finalmente decolou esse projeto.



Na reunião com prefeitos, organizada pelo deputado Jerônimo Goergen em parceria com este deputado, o diretor geral do DAER, engenheiro Vicente Pereira, fez hoje um levantamento e prestação de contas das obras do DAER.



Atualmente quarenta e dois acessos estão em execução, muitos deles já concluídos, prontos para serem inaugurados. Entre os quais o acesso de Jaquirana, a RS020 Cambará e a RS126 Ibiraiaras/São Jorge.



Dez projetos de acesso estão atualmente recebendo ordem de serviço.



Vinte e seis estão sendo repactuados e contratados (pelas empreiteiras) os estudos ambientais. É o caso de Esmeralda na RS456, André da Rocha na RS470, Capão Bonito na RS461, São Jorge/Guabijú na RS126.



Treze acessos estão atualmente sem estudos ambientais, que é, repito, atribuição das empreiteiras que conquistaram o direito de executar os projetos via licitação, como Monte Alegre dos Campos, de Tupanci e de Santo Expedito.



Cinco outros acessos tem pendências jurídicas em fase de resolução, um deles solucionado nesta semana o da RS456 Pinhal da Serra à Esmeralda.



Treze acessos de um total de 109, estão hoje sendo objeto de licitação. Isto revela, como disse o engenheiro Vicente, que o Governo ataca uma das maiores chagas, uma das grandes feridas da infra-estrutura do Rio Grande do Sul, mais de uma centena de municípios sem acesso pavimentado.



Volto a 1996 quando no período das privatizações esta casa vinculou recursos das privatizações ao programa “Nenhum Município Sem Asfalto”. Naquele ano foram iniciados quase cem acessos, destes que estão por iniciar, concluir ou para serem executados imediatamente. Hoje felizmente, tem, não só a vontade política, o aparelhamento técnico administrativo, mas o recurso que foi assegurado por emenda da base aliada nesta Assembleia Legislativa.



Para as demais estradas, pavimentadas ou não, até o final do mês o DAER fará a licitação de 17 lotes, para conservar, manter, preservar as rodovias, entre as quais a RS122 Antônio Prado/Vacaria.



O Governo assina convênios com as Prefeituras, entre as quais, Nova Roma para a pavimentação da RS448 e Muitos Capões, para asfaltamento do acesso de 2 km , da cidade à BR285.



Ao mesmo tempo intensifica as obras do Aeroporto Regional de Cargas de Vacaria, para ser concluído, ainda neste ano e o término dos 8 km da RS110 de Bom Jesus/Rota do Sol em Alziro Ramos.



A seriedade com que trata deste tema revela as boas intenções do governo, pois nunca lhe faltou vontade política, mas recursos, que finalmente foram colocados a sua disposição, pela Assembleia Legislativa.



Vamos torcer quer não chova tanto, nenhum engenheiro fique doente e as máquinas não quebrem, assim sendo o asfalto chegará aos municípios do interior do interior, levando qualidade de vida.





(pronunciamento do deputado Francisco appio, da Tribuna da Assembleia Legislativa em 29 de junho de 2010).




Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim