segunda-feira, 21 de junho de 2010

Goleada Portuguesa


Portugal faz goleada histórica na Coreia do Norte
Placar de 7 a 0 é o mais elástico até aqui na Copa do Mundo da África do Sul










Portugal goleia Coreia do Norte por 7 a 0
Crédito: Hoang Dinh Nam/ AFP
A seleção de Portugal venceu a Coreia do Norte por 7 a 0 na manhã desta segunda-feira, no estádio Green Point, na cidade do Cabo, em jogo válido pelo Grupo G da Copa do Mundo. Depois de um primeiro tempo fraco, os portugueses deslancharam e não tomaram conhecimento do adversário. Construíram a maior goleada no Mundial da África do Sul na primeira fase. Os gols foram marcados por Raul Meireles, Simão, Hugo Almeida, Tiago – duas vezes -, Liédson e Cristiano Ronaldo.

No encerramento da fase classificatória, o time de Carlos Queiroz precisará apenas de um empate contra o Brasil para alcançar as oitavas de final. A seleção norte-coreana, eliminada, encerrará a terceira rodada da chave contra Costa do Marfim.

Confira um slideshow especial da Copa do Mundo

Coreia do Norte começa bem, mas Portugal abre o placar

Portugal e Coreia do Norte chegaram no Green Point, na Cidade do Cabo, para protagonizar um bom espetáculo no primeiro tempo. A chuva não desanimou as duas seleções que apresentaram futebol razoável para o público que esteve presente no estádio.

Diferentemente da partida contra o Brasil, a Coreia do Norte foi quem começou melhor. O time de Kim Jong-Hun jogava para frente, se arriscava e levou perigo para Portugal. No entanto, a primeira chance da partida foi dos lusitanos. Após escanteio cobrado, Ricardo Carvalho chegou cabeceando e colocou a bola na trave. Um susto para o goleiro Myong.

A partir daí, os norte-coreanos imprimiram um ritmo maior nas suas ações de ataque. Queriam aproveitar o gramado molhado para arrematar de fora da área. Por vezes, pregaram peças no arqueiro Eduardo. Aos 15 minutos, Young Jo bateu forte e Tai Se pegou o rebote de cabeça. O centroavante asiático quase abriu o placar. Mais tarde, aos 23, Yum Nam tentou da intermediária. A bola ganhou altura e passou pela linha de fundo, próximo da meta portuguesa.

Mais tradicional em Mundiais, a camiseta de Portugal pesou. Aos 28, Raul Meireles recebeu um lançamento de Simão na direita. O meia bateu forte e rasteiro. Os lusitanos abriram o placar, apesar do pouco volume no ataque. Injustiça na Cidade do Cabo.

A vantagem deu mais tranquilidade para a seleção de Carlos Queiroz, que se desvencilhou da ansiedade e manteve a posse de bola. Os ataques da Coreia do Norte diminuíram até que fossem extinguidos por completo. O intervalo chegou e o resultado do primeiro tempo aproximou os portugueses da classificação no grupo G.

Goleada Portuguesa com certeza

O vestiário fez muito bem para Portugal. A atitude passiva da primeira etapa foi esquecida e Carlos Queiroz fez com que seus atletas começassem a jogar futebol. Cristiano Ronaldo, sumido na partida, começou participar de tabelas e jogadas criativas. Finalmente aparecia ali o jogador que o Real Madrid contratou e que no Manchester United se acostumou a brilhar com dribles insinuantes.

Menos pomposo, porém mais efetivo, o meia Raul Meireles se transformou num dos principais nomes do jogo. Aos sete minutos do segundo tempo ele lançou Simão dentro de área. O atacante bateu rasteiro e venceu o goleiro Myong.

A Coreia do Norte mal deu a saída de bola e já retornou para o campo de defesa. Portugal não quis dar mais chances para a seleção asiática que aos dez foi vencida mais uma vez. Coentrão fugiu pela esquerda e cruzou. No alto, Hugo Almeida cumprimentou o arqueiro norte-coreano. Estava decretada a goleada portuguesa.

Cristiano Ronaldo deixa o dele

A seleção de Carlos Queiroz estava impossível e não arrefeceu. Aos 14, Cristiano Ronaldo fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. Tiago guardou seu primeiro gol na partida. Desnorteada, a Coreia do Norte tentou buscar socorro nas substituições. Kum Il e Sung Chol entraram, mas não seguraram o passeio lusitano no Green Point.

Aos 35 minutos, Liedson, que acabara de entrar no jogo deixou o seu. Ele concluiu um cruzamento vindo da esquerda, de Tiago. Portugal chegava, com um gol luso-brasileiro, à maior goleada na Copa do Mundo da África do Sul.

Cristiano Ronaldo, sedento por um golzinho – ele não marcava havia 16 meses –, queria estufar as redes também. Depois de uma jogada inusitada, trombou com o goleiro norte-coreano. A bola ficou na sua nuca e caiu na sua frente. Ele só encostou para o fundo das redes.

A Coreia do Norte acreditava que o vexame não poderia ser pior, mas Tiago fez questão de mostrar o contrário. Aos 43, após lançamento da esquerda, o volante cabeceou, para a bola entrar no canto esquerdo do goleiro Myong.

Com seis gols construídos na segunda etapa, Portugal ficou mais perto das oitavas de final. Apenas um empate com o Brasil já garante o passaporte lusitano para os jogos eliminatórios.

Copa do Mundo 2010 – Grupo G

Portugal 7
Eduardo; Paulo Ferreira, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Coentrão; Tiago, Pedro Mendes, Raul Meireles (Miguel Veloso); Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida (Liedson) e Simão (Duda). Técnico: Carlos Queiroz.

Coreia do Norte 0
Ri Myong-guk; Cha Jong-hyok (Sung Chol), Jun Il, Nam Chol (Kum Il) e Kwang Chon; Yun Nam, In Guk (Yong Jun), Chol Jin e Yong Hak; Yong Jo e Jong Tae-se. Técnico: Kim Jong-hun.

Gols: Raul Meireles, 28/1º; Simão, 7/2º; Hugo Almeida, 10/2º e Tiago, 14/2º e 43/2º; Liédson, 35/2º e Cristiano Ronaldo, 40/2º

Árbitro: Pablo Pozo (Chile)

Local: estádio Green Point, na Cidade do Cabo

Confira no gráfico abaixo a tabela da Copa e muito mais




Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim