sexta-feira, 4 de junho de 2010

Susepe Faz Parceria dos MC'S com Grupo AfroReggae

Susepe faz parceria dos MC´s para a Paz com grupo AfroReggae
04/06/2010 14:22

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da coordenação do programa MCs´s para a Paz, está firmando parceria com o Grupo Cultural AfroReggae. De acordo com a coordenadora do programa na Susepe, psicóloga Fernanda Bassani, o objetivo é ampliar e fortalecer as ações desenvolvidas no Estado pelos MC’s Para a Paz, coletivo que reúne apenados e egressos do sistema carcerário gaúcho em torno da cultura do hip-hop (break, grafite e rap).

Conforme Fernanda Bassani, a parceria entre o programa MC´s para Paz e o Grupo Cultural AfroReggae teve início ainda em agosto de 2009, quando da realização na Capital da I Conferência Estadual da Segurança Pública. Em maio deste ano, ela reuniu-se com com o coordenador de Relações Institucionais do Grupo Cultural AfroReggae, João Madeira e também com o coordenador do Projeto Empregabilidade, Norton Guimarães, onde ocorreu uma definição das metas da parceria, bem como a discussão da operacionalização da Carta de Intenção assinada entre AfroReggae e MC’s pelo intercâmbio de profissionais e experiências. Em paralelo, a coordenadora do MC´s para a Paz também visitou as instalações do Núcleo da Favela, um prédio de 1,4 mil m2 , e que tem como proposta a atração de jovens, com atividades gratuitas e vasta programação.

Hip Hop como caminho para a reinserção social

Na última semana, uma oficina de grafite na Penitenciária Modulada de Charqueadas com a turma do Hip Hop Sul deu nova decoração à sala de aula da unidade. Na ocasião, o grupo dos MC´s recebeu os oficineiros com música e letras de rap. Rimas de improviso foram o ponto alto do encontro no que diz respeito às ações educativas no programa MC´s Para a Paz.

Dividido em duas partes, o trabalho proposto reuniu grafiteiros e proporcionou debate sobre acesso aos serviços e recursos sociais, e pontos de cultura para multiplicarem os conhecimentos aos seus familiares e aos outros apenados. Os participantes puderam manifestar suas opiniões e mostrar interesse sobre cursos de qualificação profissional.

Fonte: Ascom Susepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim