quarta-feira, 14 de julho de 2010

Polícia Desarticula Quadrilha

Polícia Civil prende 40 pessoas na Operação Fire e desarticula quadrilha de assaltos a banco
09/07/2010 15:07

Desencadeada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), na madrugada desta sexta-feira (09/07), a Operação Fire resultou na prisão de 40 pessoas em três Estados. O resultado foi divulgado em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, na sede do Departamento, em Porto Alegre, pelos delegados Ranolfo Vieira Júnior, diretor do DEIC, e Juliano Ferreira, da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (DR/DEIC). Somente no Rio Grande do Sul foram 32 indivíduos detidos por integrar quadrilha que atacou dezenas de agências bancárias no RS e SC. Os outros presos foram capturados em Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Segundo o delegado Juliano Ferreira, da 1ª DR, a Operação Fire foi deflagrada após sete meses de investigação policial. Foram cumpridos 44 mandados de prisão temporária e 56 mandados de busca e apreensão em mais de 50 locais diferentes em Porto Alegre, Região Metropolitana e interior do Estado, com especial atenção à área de fronteira, origem de armas para a quadrilha. A ação policial também foi desenvolvida em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. De acordo com o delegado Ranolfo Vieira Júnior, a ação contou ainda com a participação de 40 alunos delegados, proporcionando um treinamento prático para os futuros delegados que estarão se formando em outubro deste ano.

As prisões e material apreendido

Para o delegado Juliano, cerca de 40 ações criminosas foram desencadeadas pela quadrilha, umas das mais especializadas e organizadas do Estado. O delegado acredita que o prejuízo total dos bancos chega próximo de R$ 5 milhões. Dos 40 presos – com idade média entre 25 e 30 anos – cerca de dez são mulheres. Dentre os presos, alguns dos líderes do grupo, além de um policial militar, responsável pelas informações de segurança, e um chaveiro, de 32 anos, que dava apoio na abertura das agências. Eles serão encaminhados ao Presídio Central e à Penitenciária Feminina Madre Pelletier. Dos 44 mandados de prisão, 40 foram cumpridos.

Dentre os equipamentos apreendidos constam três maçaricos, máscaras químicas, botijão de gás, coletes à prova de balas, alicates, lonas, três pistolas 9mm, uma pistola .40, uma pistola calibre 45, além de farta munição. O delegado Juliano salienta que o bando estava investindo em equipamentos caros, como, por exemplo, uma furadeira eletrostática, encontrada com os indivíduos, avaliada em cerca de dez mil reais.

Durante a coletiva os delegados apresentaram à imprensa gravações de áudio que foram interceptadas, onde os indivíduos negociavam a compra de armamento pesado e material para utilização de explosivos. Em outras conversas por celulares, os integrantes da quadrilha marcavam os próximos ataques e falavam da aproximação de viaturas no momento em que arrombavam algum banco. Também foram apresentadas imagens de câmeras de vídeo dos bancos, mostrando como a quadrilha agia dentro das agências, especialmente no momento em que acionavam os maçaricos. Com o grupo a Polícia apreendeu ainda seis veículos de luxo, como Ford Fusion e Mercedes Classe A no RS, e outros quatro em SC, além de equipamentos utilizados nos arrombamentos.

Presente à coletiva, o Chefe de Polícia, delegado Álvaro Steigleder Chaves, reconheceu o excelente trabalho que a equipe vem desenvolvendo, falando também em nome do secretário de Segurança Pública, Edson Goularte.

Trabalharam na Operação Fire 350 policiais gaúchos em 80 viaturas, com apoio das Polícias de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. As investigações prosseguem com o objetivo de prender o restante da quadrilha.

Fonte: Ascom PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim