sexta-feira, 30 de julho de 2010

A Rota do Escravo

PROJECTO “A ROTA DO ESCRAVO”

O 23 DE AGOSTO SERA CELEBRADO NA NIGERIA

E a próxima grande perspectiva que cumprira a vintena de membros do Comité Cientifico Internacional do referido Projecto da UNESCO, cujo Vice-Presidente e o historiador angolano, Simão SOUINDOULA.



Com efeito, como toda a comunidade internacional, esta instância da Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura, observara, na dita data, no próximo mês, no primeiro pais negro do mundo, a bem chamada Nigeria, o Dia Internacional da Comemoração do Trafico Negreiro e da sua Abolição.

Este programa de recordação, que esta a ser preparado pela UNESCO conjuntamente com o Governo de Abuja e o Centre for Black Culture and International Understanding, consubstanciar- se-á, principalmente, na organização, de dois eventos: um “Seminário sobre a Trata Negreira e a escravatura no mundo arabo - muçulmano” que terá lugar em Sokoto, de 17 a 20 de Agosto, e um “Colóquio Internacional sobre a Escravatura, a Trata Negreira e as suas Consequências” que albergara, 22 a 28 de Agosto, a cidade de Oshogbo, capital do Estado de Osun.

A escolha das duas cidades para hospedar esses encontros e particularmente simbólica. Com efeito, tratara-se de estudar, na islâmica Sokoto, no norte oeste da federação, toda a trama histórica dos cativos no eixo transaariana e na animista Oshogbo, pura terra ioruba, na região meridional do imenso pais, a ligada ao itinerário transatlântico.

A cinquentona de especialistas que se reunira nas duas oportunidades, realçara, a luz do grande e são lema instituído pela UNESCO para o ano em curso, o da “Aproximação das Culturas do Mundo” as múltiplas interacções linguísticas e antropológicas ocorridas, no Magreb, nos Médio e Próximo Orientes assim como nas Américas e Caraíbas.

Simão Souindoula abordara, no seminário de Sokoto, a influencia dos ritos bantu (suahili e komoro) no islão na África oriental, continental e insular.

COSTA DOS ESCRAVOS

Em Oshobgo, o quase frontispício da antiga ”Costa dos Escravos”, no Golfo de Benim, o perito angolano, antigo investigador no Centro Internacional das Civilizações Bantu, analisara a dinâmica sincrética entre o panteão ioruba e o ordenamento cosmogónico e hidrogonico bantu no continente americano e no conjunto insular caribenho.

Souindoula sublinhara, singularmente, a referida perpetuação religiosa que se cristalizou em Cuba, na antiga Espanola, hoje Haiti e Republica Dominicana, e no Brasil.

De notar que paralelamente aos dois encontros, esta prevista uma sessão especial do CCI do Projecto dos "Danados da Terra" que permitira aos membros desta instancia de avaliar os programas em curso e preparar a agenda da sua próxima reunião estatutária que terá lugar, em Cartagena de Índias, na Colômbia, em Fevereiro do próximo ano.

Enfim, deve-se salientar que o actual CCI e composto de especialistas, nomeadas, pela UNESCO, por mérito próprio, originários de Africa do Sul, Angola, Argentina, Brasil, Canada, Costa Rica, Cuba, Dubai, Espanha, Estados Unidos de América, Haiti, Franca, Gana, Jamaica, Maurícias, México, Moçambique, Noruega, Reino Unido, e Sri Lanka.

De recordar que a data do 23 de Agosto, foi instituida pela UNESCO em referencia ao decisivo movimento insurecional de escravos desencadeado, na noite de cristal do dia 22 para 23 de 179, na ilha de Santo Domingo, actualmente dividida em Haiti e Republica Dominicana.

Esta corajosa revolta viria a ter uma forte influencia na gradual interdiçao, durante o seculo XIX, do trafico de madeira de ebano alem-Atlantico.


--- En date de : Ven 16.7.10, Leonardo Matas a écrit :


De: Leonardo Matas
Objet: [invisamayombe] NO ESCAPES
À:
Date: Vendredi 16 juillet 2010, 1h24



NO ESCAPES

Cada vez que mires a tu alrededor

Y sientas que no estás en el lugar que quisieras

Que las cosas no se dan como esperas

Cuando sientas que vas en dirección contraria al mundo

Cuando se hace difícil llegar a la cima de tus sueños

Cuando crees que es imposible lograrlo... No escapes...

Busca en tu interior
Escucha tu corazón, él, tiene las respuestas

¿ Por qué tienes que conformarte ?

Todos tenemos la virtud de cambiar y acondicionar nuestra vida

Todo tiene un por qué

Hay que tener presente que
" No hay mal, que por bien no venga "

Ten por seguro
Que lo que te sucede...

Es una alarma, un aviso...

Busca tu liberación

Aprende a ser feliz.

LAS SOLUCIONES LLEGAN A TI DE DIFERENTES FORMAS,

TIENES QUE RECONOCERLAS,
EN ESTE MOMENTO, TU ESTAS LEYENDO ESTE E MAIL

¿ QUE CURIOSO, NO ?

TAL VEZ, YO SEA QUIEN TE DE LA FUERZA, EL EMPUJE

PARA QUE PUEDAS LOGRAR, LO QUE HASTA AHORA TE PARECE IMPOSIBLE.

" LO FACIL ESTA HECHO, LO DIFICIL LO HAREMOS, LO IMPOSIBLE LO VENCEREMOS "

Uniones de Pareja

Retornos Imposibles

Endulzamientos

Amarres

Abrecaminos Laborales y/o Empresariales

Limpiezas

Aprontamientos

Leonardo de Oxúm
http://ar.groups. yahoo.com/ group/RITUALESDE AMORINFALIBLES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim