sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Aprovação de Yeda

Notícias » Eleições » Eleições

RS: aprovação de Yeda sobe, mas ainda é baixa, diz Datafolha
27 de julho de 2010 13h59 atualizado às 14h35

Comentários
Yeda Foto: Edu Andrade/Divulgação

A governadora comemorou a passagem dos seus 66 anos nesta segunda
Foto: Edu Andrade/Divulgação

Flavia Bemfica
Direto de Porto Alegre

Melhorou a avaliação da governadora Yeda Crusius (PSDB), candidata à reeleição no Rio Grande do Sul, conforme mais uma leva de dados da pesquisa Datafolha encomendada pelo Grupo RBS e pela Folha de São Paulo, divulgados nesta terça-feira (27). Conforme o levantamento, 38% dos entrevistados consideraram o governo de Yeda como ruim ou péssimo, 36% como regular e 25% como bom ou ótimo. No levantamento realizado em março pelo Datafolha eram 41% os que consideravam o governo de Yeda como ruim ou péssimo.

A nota média da administração da tucana ficou em 4,9, em uma escala de zero a 10. Foi a primeira vez na série de levantamentos do Datafolha (que começaram em novembro de 2007), que o percentual de entrevistados que consideraram a gestão tucana como regular foi superior àqueles que a indicaram como ruim ou péssima. A reprovação de Yeda está em queda desde maio de 2009, quando eram 51% dos entrevistados que consideravam sua gestão como ruim ou péssima.

Os números da pesquisa (feita entre os dias 20 e 23 de julho com 1.215 eleitores, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 20141/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 31879/2010) ainda deixam a governadora nas últimas posições de um ranking de 10 governadores avaliados pelo Datafolha mas, como mostram recuperação, animam o PSDB gaúcho, que considera Yeda com chances de desbancar o peemedebista José Fogaça e chegar ao segundo turno para disputar a eleição com Tarso Genro (PT).

Nos últimos levantamentos sobre as intenções de votos, Genro aparece em primeiro lugar e Fogaça em segundo. A candidatura peemedebista, contudo, tem sofrido alguns desgastes. Entre eles as recorrentes dissidências dentro do principal aliado na eleição estadual, o PDT, que tem o candidato a vice na chapa do PMDB, o deputado federal Pompeo de Mattos. O fato de a candidatura de Mattos constar na lista de impugnações feitas pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) também não ajudou, apesar de o PDT ter certeza de que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidirá pelo deferimento da candidatura do vice. A decisão do TRE será em 5 de agosto.

Enquanto isso, o PSDB trabalha para aumentar os números de Yeda (na pesquisa do Datafolha ela aparece com 15%. Fogaça tem 27% e Genro 35%) e aproveita todas as ocasiões para destacar sua candidatura à reeleição. Foi o que aconteceu na noite desta segunda-feira (26), quando a governadora comemorou a passagem de seus 66 anos de idade. Entre os convidados o candidato a vice, o deputado estadual Berfran Rosado (PPS), e a candidata da coligação ao Senado, Ana Amélia Lemos (PP).

Para marcar o aniversário foi feita uma festa no Clube Farrapos com direito a balões, chuva de papel picado, fotos da trajetória política da governadora e execução do hino do Estado. Na hora da execução do hino uma menina vestida com roupas típicas da região carregou até Yeda uma bandeira do Rio Grande do Sul. Quando a entregou, a plateia começou a cantar o jingle da campanha.

Especial para Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim