terça-feira, 3 de agosto de 2010

Projeto A história contada pelos idosos de Vacaria RS

Proposta de Projeto: A História de Vacaria Contada Pelos Nossos Idosos “Colhendo Lembranças”

Com o desejo de recuperar e preservar a memória dos idosos do município de Vacaria, elaborou-se o projeto A História de Vacaria Contada Pelos Nossos Idosos “Colhendo Lembranças”, que visa promover o reconhecimento da sabedoria acumulada por pessoas idosas e valorizar esta contribuição como sendo parte da história do município.

A história de pessoas que contribuíram para a construção de nossa cultura em qualquer aspecto do cotidiano da cidade deve ser trazida de volta ao presente.

Assim, cenas esquecidas do passado podem ser recontadas por seus protagonistas num esforço de valorizar nossas raízes e recuperar o modo de vida de antigamente.

A coordenação do projeto é da Secretaria Municipal de Educação, contando com a assessoria da professora Arlene Medeiros de Abreu.

A forma escolhida para a execução desse projeto foi a de história oral que é feita através de entrevistas gravadas e depois transcritas.

Foram selecionados 10 alunos do curso de História da Universidade de Caxias do Sul, Campus/Vacaria, que realizarão as entrevista com aproximadamente 40 pessoas com idade igual ou superior a 70 anos para resgatar as vivências e lembranças do seu cotidiano referentes a fatos ocorridos no nosso município.

Por outro lado, ontem, dia 27 e hoje, dia 28, na sala de reuniões da SMED, está acontecendo uma capacitação dos selecionados para o referido projeto.

Após a realização das entrevistas, ocorrerá a sistematização das mesmas com a organização dos cadernos temáticos e posterior elaboração de um livro.

A previsão para o encerramento do referido projeto é Julho de 2011.


Data: 27/07/2010 - 16:24
Fonte: Adelar Gonçalves/Rádio Esmeralda FM - 93,1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim