sábado, 18 de setembro de 2010

Desigulade Diminui

Que você esteja em harmonia.
DESIGUALDADE DIMINUI
Devemos comemorar? Uma matéria publicada pelo Uol Educação comenta dados do IBGE que mostram que aumentou, de 1999 a 2009, o acesso da população negra ao ensino superior. Em 1999, dos que tinham acesso ao ensino superior, 33,4% eram brancos, 7,5% eram pretos e 8%, pardos. Em 2009 os números eram os seguintes: 62,6% dos estudantes entre 18 e 24 anos nas universidades eram brancos, contra 28,2% que se declararam pretos e 31,8% pardos. Certamente a instituição das cotas e o ativismo dos movimentos negros deve ter contribuído para diminuir a desigualdade, mas ela é ainda muito grande.
Rendimento "A síntese de indicadores revelou ainda que negros e pardos ganham entre 20% e 30% menos do que os brancos. Negros com 12 anos ou mais de escolaridade também têm menor proporção de rendimento por hora do que brancos com o mesmo grau de instrução. Mesmo com mais anos de estudo, os negros ganham somente 69,8% do rendimento dos brancos. Com até quatro anos de estudo, chegam a ganhar 78,7%.
O mesmo acontece com as mulheres. Com 12 anos ou mais de estudo, elas recebem somente 58% da quantia ganha pelos homens com o mesmo nível de instrução. Com menos anos de estudo, o número sobre para 61%."
ESCREVER E PUBLICAR
Escrever muita gente escreve, mas publicar é algo diferente. Por isso é que a preparação de cada novo volume de Cadernos Negros para o Quilombhoje é cercada de muito cuidado e carinho. O volume 33 está em processo de gestação e deve vir à luz no final do ano, trazendo novos autores e dando visibilidade à palavra e ao imaginário afro por meio de poemas. O caminho que vem sendo usado é a publicação de forma cooperativa, autofinanciada, que permite que a cada ano um volume novo seja publicado. O processo de seleção por pseudônimo tem por finalidade proporcionar ao autor uma reflexão sobre seus textos vinda de diferentes origens, desde especialistas em literatura até leitores comuns. O resultado desse processo você terá a oportunidade de julgar.
O IPCN, do Rio de Janeiro, de Amauri, Januário, Sebastião e tantos outros, uma das mais ativas entidades negras da história recente, comemora 35 anos. Nossos parabéns. Visite o site: http://institutodepesquisadasculturasnegras.blogspot.com/
PÍLULA NA CASA DAS CALDEIRAS/SP
Em Setembro a Pílula de Cultura trará o que há de melhor nos bailes de nostalgia através de um ritmo muito empolgante: o Samba Rock. Haverá shows, bate-papo, oficinas e exibição de filmes. Na roda de conversa, a participação de mestres de Samba-rock e intervenção musical. Discotecagem com DJ Paulo Rogério e DJ Miriti, oficina de Samba-rock com Prof.Moskito. Também haverá a eliminatória do Preta in Festival. Tudo promovido pelas organizadoras da Feira Preta.
Horário: 19 setembro (domingo) 2010 de 15:00 a 20:00Local: Casa da Caldeiras
24 HORAS DE SAMBA/SP
Para comemorar o 43º aniversário, a Mocidade Alegre realiza a tradicional festa “24 horas de Samba”, uma maratona de ritmos e surpreendentes atrações. Dias 25 e 26 de setembro. A festa dura 24 horas com espaço para todas as idades.
FRENTE NEGRA BRASILEIRA
O último dia 16 de setembro marcou a passagem dos 79 anos de fundação da extinta Frente Negra. Quem se interessar por essa entidade pode acessar o site www.quilombhoje.com.br, onde há uma resenha sobre o livro que traz depoimentos de antigos militantes da FNB, que na verdade são histórias de vida dessas pessoas, as quais falam sobre as motivações que as levaram a ingressar na entidade e que formam um pouco do retrato da cidade de São Paulo no início do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim