quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Maçonaria parte 3

Estrutura e objetivos

A maçonaria exige de seus membros, respeito às leis do pais em que cada maçom vive e trabalha.[78] Os princípios Maçônicos não podem entrar em conflito com os deveres que como cidadãos têm os Maçon. Na realidade estes princípios tendem a reforçar o cumprimento de suas responsabilidades públicas e privadas.[78]
Induz seus membros a uma profunda e sincera reforma de si mesmos, ao contrário de ideologias que pretendem transformar a sociedade, com uma sincera esperança de que, o progresso individual contribuirá, necessariamente, para a posterior melhora e progresso da Humanidade.[78][79] E é por isso que os maçons jamais participarão de conspirações contra o poder legítimo, escolhido pelos povos.[79]
Para um maçom as suas obrigações como cidadão e pai de uma família, devem, necessariamente, prevalecer sobre qualquer outra obrigação, e, portanto, não dará nenhuma protecção a quem agir desonestamente ou contra os princípios morais e legais da sociedade.[78][79]
Em função disso, os objectivos perseguidos pela maçonaria são:
Ajudar os homens a reforçarem o seu caráter,[78][79]
Melhorar sua bagagem moral e espiritual [78][79] e
Aumentar seus horizontes culturais.[78][79]
A maçonaria universal utiliza o sistema de graus para transmitir os seus ensinamentos, cujo acesso é obtido por meio de uma Iniciação a cada grau e os ensinamentos são transmitidos através de representações e símbolos.[80]

Indumentária utilizada pelos franco-maçons em suas lojas.
Aspectos da Moral[81]
O Candidato deve:[81]
O Maçom deve:[81]
O Buscador deve:[81]
A Potência deve:[81]
Princípios Legais[81]
Ser um homem íntegro, ligado e atualizado em relação ao seu tempo; Ser empreendedor e capaz de assumir responsabilidades; Ter emprego, residência e domicílio fixos, no Oriente pleiteado; suas atividades profissionais devem ser lícitas; não importando o metier;
Cumprir seus princípios 24 horas por dia e zelar pela liturgia e pela ritualística, no âmbito da Loja; Pensar com caridade, tolerância e espírito progressista, para beneficiar e mudar o mundo para melhor, em todos os minutos e segundos da vida;
Agir como maçom, ampliar seus estudos em relação à prevalência do espírito mormente no que tange à realização material do espírito; Ascender aos níveis absolutos, adequando e trabalhando nas características da alma, como rito de passagem;
Dar proviemento ao relacionamento entre as Lojas e os obreiros da Obediência; Adequar as leis aos costumes e prover para que elas não conflitem nem atrapalhem a tradição. Agir em prol de uma identidade universal para toda a Maçonaria, independente da existência de Potências;
Princípios Doutrinários[81]
Ter religiosidade, crer em Deus, acima de tudo; Ter uma ideia clara da viertude e do vício, adotando aquela e rejeitando este; Estar apto a aprender conhecimentos litúrgicos e filosóficos; Distinguir entre religião e Maçonaria
Acatar os princípios ditados anteriormente, para o CANDIDATO. Cuidar do edifício social, promover sua alma e seu espírito como fonte irradiadora de conhecimentos e exemplos vivificadores de tolerância, caridade e amor;
Atuar no campo das ideias, sem se deixar corromper pela velidade ou pela vaidade do conhecimento. Atuar filosófica e academicamente empregando veiculos de divulgação disponíveis
Alavar o trabalho das Oficinas com simpósios, seminários e congressos. Manter-se leve e transparente, no que tane à burocracia para liberar a maior parte do tempo possivel, nas Oficinas, ao estudo e à pesquisa;
Princípios Práticos[81]
Apresentar bons costumes, Ter boa família e seguir as leis
Como o CANDIDATO, ser justo e honesto no trabalho
Ser estudioso, sempre; Estar preocupado com a realidade à sua volta, dentro ou fora da Loja, sempre; Trazer novos ângulos, para o âmbito dos irmãos.
Administrar bem, com lisura, a Obediência e seu patrimônio; Agir como facilitadora da vida corporativa do Oriente;
Princípios Metafísicos[81]
Ser receptivo às ideias; Estar ideologicamente alinhado com a ideia de Deus.
Ter fé. Estar permeado pelos princípios esotéricos que compões a liturgia da Oficina;
Buscar a ascese; Melhorar e egrégora; buscar meios práticos para desenvolver esse lado;
Registrar/divulgar conhecimentos no âmbito da Obediência; Promover o conhecimento interior ou autoconhecimento;
Princípios da Tradição[81]
Estar apto; ou pronto, disposto e capacitado;
Cultivar ideais de Liberdade, Fraternidade e Igualdade; Perseguir sempre o Progresso;
Especular sobre os príncipios antigos, tradicionais ou recente; Cultivar a visão teológica, integradora em relação a todas as ciências existentes;
Garantir o império da Regularidade e da Tradição
Princípios Iniciáticos[81]
Creditar respeito ao processo. Manter espírito receptivo("nada lhe será cobrado; tudo lhe será dado")
Cultivar a Liturgia e a Ritualísitca; Respeitar os símbolos, seus significados e as práticas ritualísticas derivadas.
Trazer luzes e bases para os símbolos, promover estudos sobre a Liturgia. Dar vez aos fenômenos esotéricos; Buscar a formação e a caracterização de egrégoras.
Garantir transparencia; Manifestar-se liturgicamente, semrpe, por intermédio da figura do Grão-Mestre.
[editar] Obediências maçônicas
Ver artigo principal: Obediências Maçônicas
A Maçonaria Simbólica, aquela que reúne os três primeiros graus, se divide em Obediências Maçônicas designadas de Grande Loja, Grande Oriente ou Ordem, que são unidades administrativas diferentes, que agrupam diversas Lojas, mas que propagam os mesmos ideais.[82]
Além da Maçonaria Simbólica, e conforme o rito praticado, existem os Altos Graus,[80] que se subordinam a outras entidades, assim e por exemplo, os Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito [80] estão sob a égide tutelar de um Supremo Conselho, geralmente um por país, sendo comum que os Supremos Conselhos mantenham relações de reconhecimento entre si, bem como celebrem tratados com os corpos da Maçonaria Simbólica.
[editar] No mundo

Implantação da maçonaria no mundo.[83]
Ver artigo principal: Anexo:Lista de grandes lojas maçónicas
Desde a sua criação, a Maçonaria viu o paradoxo de lançar uma pesquisa para o universalismo, enquanto existentes em maneiras muito diferentes e em diferentes épocas e países. Em 2005, a maçonaria tinham entre 2 e 4 milhões de membros em todo o mundo[84] contra os 7 milhões em 1950. Esta redução de efectivos, foi principalmente na maçonaria Anglo-Americana, cujo número quase dobrou nos dez anos seguintes à Segunda Guerra Mundial e, em seguida, diminuíram gradualmente com mais de 60% sobre os próximos cinquenta anos.[85] Na Europa continental, os números diminuíram significativamente após a Ocupação e não tinha conhecido um aumento semelhante nos anos 1950. Eles são atualmente um pouco mais elevados.
Na maioria dos países da América Latina, predomina a maçonaria dogmatica. É tão presente na Europa (que é a essência da maçonaria europeia) e na América Latina. No Canadá, é bastante marginalizada e é quase inexistente nos Estados Unidos, onde as lojas são pouco "liberais" (no estilo europeu), onde são freqüentado, na sua maioria, por residentes e visitantes.
Todo o resto do mundo, a tendência é seguir o "mainstream" das Lojas Anglo-Americanas.
Em alguns países, porém, os dois movimentos existem lado a lado ou em um relacionamento amigável de compreensão mútua (especialmente em certas regiões onde a maçonaria de todas as tendências, tem sido particularmente perseguido), ou com relações mais tensas.
[editar] No Brasil

Sede do Grande Oriente do Brasil em Brasília, DF

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