segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pessoas Espionadas por Sagento

Promotor divulga lista de pessoas espionadas por sargento

Entre os nomes, estão o da governadora Yeda Crusius e do ex-ministro Tarso Genro

Crédito: Claiton Dornelles / NH / CP " alt="Promotor divulga lista de pessoas espionadas por sargento suspeito de extorsão
Crédito: Claiton Dornelles / NH / CP " title="Promotor divulga lista de pessoas espionadas por sargento suspeito de extorsão Crédito: Claiton Dornelles / NH / CP ">
Promotor divulga lista de pessoas espionadas por sargento suspeito de extorsão
Crédito: Claiton Dornelles / NH / CP
Promotor divulga lista de pessoas espionadas por sargento suspeito de extorsão
Crédito: Claiton Dornelles / NH / CP

O promotor de Justiça Criminal Amilcar Macedo, da comarca de Canoas, divulgou na manhã desta segunda-feira, pelo Twitter, uma lista com os nomes das pessoas espionadas pelo sargento César Rodrigues de Carvalho, que estava lotado na Casa Militar do Palácio Piratini. Entre elas, estão a governadora Yeda Crusius, o senador Sérgio Zambiasi, o ex-ministro Tarso Genro, o deputado federal Luiz Carlos Busato, os deputados estaduais Luis Augusto Lara, Stela Farias. Além deles, estão na lista o ex-deputado Flavio Koutzii, Cláudio Manfroi, o ex-secretário da Saúde de Porto Alegre Eliseu Santos e o lobista Lair Ferst.

Jornalistas também foram espionados, como Políbio Braga e Maria Lucia Streck. O chefe da Casa Militar, Marco Antonio Oliveira Quevedo, o major Jefferson de Barros Jacques, a capitã Ana Claudia Mazzali são outros nomes. O ex-chefe de gabinete do Governo do Estado, Ricardo Lied, as assessoras da governadora Walna Vilarins e Sandra Terra também eram verificados pelo sargento, segundo o promotor. Os advogados Adão Paiane (ex-ouvidor da Secretaria da Segurança), Tania Regina Reckziegel, Vanessa Guazzelli Braga e Telma Cecília Torrano são outras pessoas da lista.

Além de políticos, advogados e jornalistas, constam como sendo espionados, os delegados de polícia Ranolfo Vieira Jr., Heliomar Franco, Flávio Conrado e Edilson Paim, conforme divulgou Amilcar Macedo.

Segundo o promotor, dados de filhos de deputados estaduais e até fotografias foram acessados pelo sargento. "Nos deixou preocupados. Qual era a finalidade?", escreveu o promotor no Twitter.

Preso em sua residência, em Porto Alegre, na manhã de sexta-feira, Carvalho começou a ser investigado por ser suspeito de extorquir contraventores na Região Metropolitana. As investigações acabaram apurando que o sargento também acessava dados sigilosos do diretório estadual do PT, e de políticos gaúchos, por meio do Sistema Consultas Integradas da Secretaria da Segurança Pública.

Bookmark and Share

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim