quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Seguro Agrícola para Maçã

Sob forte pressão, o Ministério da Agricultura encaminhou voto favorável ao Conselho Monetário Nacional (CMN), destinando 35 milhões de reais da subvenção disponível no Orçamento, para subsidiar o seguro agrícola da fruticultura. A proposta aprovada no CMN gerou a edição de Decreto Lei, cuja publicação é aguardada pelos produtores.



A informação é do deputado federal Zonta, porta-voz dos produtores de maçã de Santa Catarina, em telefonema a Francisco Appio , deputado da região produtora de Vacaria, Lagoa Vermelha e Bom Jesus.



O empenho dos dois parlamentares é para a publicação imediata do Decreto, que permitirá a contratação do seguro da próxima safra. Atualmente, os pomares passam por tratamento com calda sulfocálcica (natural) para evitar o surgimento da "sarna", em decorrência das fortes chuvas no início da floração.



Logo as macieiras estarão em plena florada, iniciando a polinização por milhões de abelhas. As frutas serão colhidas de fevereiro (gala) até fins de março (fuji).



Conforme Appio, a maior preocupação do setor não é o seguro agrícola, já resolvido, mas a baixa cotação da fruta, comercializada pelos produtores a preços muito baixos. Contudo, nas gôndolas de supermercados os preços se mantiveram altos, revelando mais uma vez que quem ganha não é o produtor e o embalador, mas o atravessador.



Os produtores organizam-se em consórcios e cooperativas para tentar superar estas dificuldades. Nesta quinta-feira (23), estará em Vacaria o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã, Pierre Pérès, para debater as alternativas e estratégias de mercado para a produção brasileira.



O Vice-presidente para Assuntos Técnicos, Henrique Aliprandini, revela outra preocupação dos produtores: a reconversão dos pomares, para a introdução de mudas adequadas, resultado da pesquisa, bem como a proteção das macieiras, contra fungos.



Appio, autor de leis importantes na Assembleia do Rio Grande do Sul, sugeriu ao deputado Zonta que Santa Catarina adote as propostas: Lei que "Incluiu a Maçã na Merenda Escolar” e a Lei que criou o "Corredor Fitossanitário para a proteção dos pomares".



Para conhecer outras preocupações do setor, acesse www.appio.com.br no link das publicações e leia: A MAÇÃ NA COZINHA, com as palestras da 1ª FRUTIVAR de outubro/2009 e VACARIA DAS OLIVEIRAS, com as sugestões dos produtores.



Reconhecida como "Alimento Saudável", a maçã e o suco de maçã vão além de complemento nutricional. A fruta exerce um papel importante na higiene bucal das crianças das populações de baixa renda. Não substitui a escovação, mas garante uma higiene razoável, admitem os dentistas.



Após concluir seu curso de graduação na Universidade de Campinas, o odontólogo José Casanova, ex-vice prefeito de Vacaria, recolheu informações importantes da comunidade acadêmica sobre a higiene bucal das crianças e adolescentes, que reforçam a presença da maçã na merenda escolar.



Últimas do www.twitter.com/franciscoappio



EM LAGOA (minha terra) só um viaduto/elevada resolve os problemas da falta de segurança no acesso ao Campus da UPF, na BR285.

LULA passando, FHC já passou, mas o Contorno de Vacaria (BR285/BR116) ficou só na promessa. Nem mesmo as melhorias nas travessias urbanas.

CHUVAS em excesso atrasam a florada da maçã (é bom), mas trazem a sarna da macieira (é ruim). Para a lavoura, já choveu o suficiente.

ENCHENTE DE SÃO MIGUEL no mês de setembro (primavera) não é surpresa. Mas começa a preocupar. Tem previsão de chuva forte nesta quinta.

470 SUL (Barretos/Nova Prata) tem novo projeto (é o quarto). Mas continua do Estado. A solução é federalizar.

YEDA ainda não pode fiscalizar suas obras na região: Aeroporto de Vacaria, acesso de Jaquirana, reinício da 456 Esmeralda e conclusão da RS110.

AEROPORTO com capacidade para operações de aviões de grande porte coloca a região nas rotas alternativas da Copa. Mas faltam hotéis.

CONTRAN deu a solução para registro da marca e modelo dos triciclos fabricados em Vacaria. É direto com o Denatram. São artesanais.

JÔ SOARES entrevistou a vacariana Márcia Tiburi. Muito elogiada pelos seus livros e pelo Saia Justa na GNT.

ANA AMÉLIA comeu maçã em Vacaria, provou do melhor churrasco nacional em L.Vermelha. Hoje terá a hospitalidade de Sananduva. Oito da noite.

Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim