segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma Presidente da República

Dilma se compromete com a erradicação da miséria no Brasil

Presidente eleita fez seu primeiro pronunciamento e se emocionou ao agradecer a Lula

Dilma promete manter projetos sociais do governo Lula
Crédito: Jone Roriz / AE
Ao lado de diversos líderes do PT, como Antônio Palocci e José Antônio Dutra, de governadores eleitos do partido, entre eles Tarso Genro, além do futuro vice-presidente Michel Temer, a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, fez seu primeiro pronunciamento após a vitória nas eleições, em um hotel no Centro de Brasília, por volta das 22h deste domingo.

Interrompida mais de 15 vezes por aplausos, ela leu em 25 minutos um discurso no qual apresentou as diretrizes de seu governo, dizendo que continuará os projetos iniciados pelo governo Lula. Séria em quase todos os momentos, Dilma emocionou-se apenas quando falou do presidente. Em nenhum momento citou o nome do candidato derrotado, José Serra.

Vestida de branco e com lágrimas nos olhos, Dilma começou seu pronunciamento agradecendo seus eleitores e falando sobre a importância de uma mulher eleger-se ao cargo máximo do executivo nacional. “O meu primeiro compromisso após a eleição é honrar as mulheres brasileiras, para que esse fato até hoje inédito torne-se natural”, afirmou. “Quero que os pais possam dizer: Sim, a mulher pode.”

Combate à fome

A presidente eleita continuou fazendo promessas: “Eu vou zelar pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa, religiosa. Vou zelar pela observação criteriosa e permanente dos direitos humanos. Zelarei pela nossa Constituição, dever maior da Presidência da República”.

Dilma se comprometeu a manter os programas sociais do governo Lula, de quem elogiou a “genialidade”. “A erradicação da miséria é uma meta que assumo, mas para a qual peço humildemente o apoio de todos, para que possam ajudar o País a superar esse abismo que separa o Brasil de ser uma nação desenvolvida”, discursou. “Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome.”

Dilma rechaça a inflação

Ao falar da área econômica, Dilma rechaçou a possibilidade da volta da inflação ao País. “Cuidaremos da nossa economia com toda a responsabilidade. O povo brasileiro não aceita mais a inflação como solução irresponsável para desequilíbrios”, disse. Ela também prometeu buscar vias ecológicas para a área.

Citando o pré-sal, prometeu: “Trataremos nossos recursos naturais a longo prazo”. “Por meio deles, iremos realizar muitos de nossos objetivos sociais. Reduziremos o gasto efêmero que deixa às futuras gerações dívidas e desesperança”. "Não alienaremos a nossa riqueza para deixar ao nosso povo apenas as migalhas."

Dilma afirmou que se esforçará para a melhoria dos gastos públicos e com a transparência “em todos os níveis do governo”. “Acima de tudo, quero reafirmar nosso compromisso com a estabilidade da economia, com as regras econômicas e com os contratos firmados”, completou. “Acompanharei pessoalmente essas áreas capitais para o desenvolvimento do País.”

Ela prometeu se empenhar para cumprir as promessas da campanha: “Quero registrar que todos os compromissos que assumi vou perseguir de forma dedicada” e disse que “oferece a mão” à oposição. “Quero empenhar, junto com todos os partidos, uma reforma política que eleve os valores republicanos, fazendo avançar nossa jovem democracia.”

Choro ao citar Lula

Ministra durante sete anos de Lula, Dilma se emocionou quando falou do presidente. Foi o único momento que a candidata vencedora chorou durante o discurso, precisando, inclusive, tomar um copo de água, enquanto os presentes gritavam em coro: “Olê, olê, olá, Lula, Lula”.

“Conviver todos esses anos com ele me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e sua gente”, disse. “A alegria da minha vitória se mistura com a emoção da sua despedida. Um líder como Lula nunca estará longe de seu povo e de cada um de nós”, continuou, revelando que irá procurá-lo para conselhos em vários momentos durante seu governo. “A tarefa de substituí-lo é difícil.”

Conheça a biografia da nova presidente do Brasil:


Bookmark and Share

     Ouça o áudio: Discurso de Dilma após vitória no Segundo Turno (Parte 1)     Ouça o áudio: Discurso de Dilma após vitória no Segundo Turno (Parte 2)     Ouça o áudio: Discurso de Dilma após vitória no Segundo Turno (Parte 3)

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim