terça-feira, 16 de novembro de 2010

Meteorologista defende Centro Estadual

Meteorologista defende centro estadual para monitorar fenômenos como o granizo

A tempestade de granizo que ocorreu na tarde de segunda-feira,15/11, em Vacaria e outras cidades gaúchas não havia sido prevista pelos meteorologistas. Havia sido anunciado a ocorrência de pancadas de chuva por causa do aumento do calor. Após o granizo também houve uma forte precipitação de chuva que alcançou 35mm em pouco mais de duas horas.

O meteorologista Flavio Varone do 8º distrito de Meteorologia explica que a instabilidade se formou por causa do contraste de temperaturas que existia entre o oeste do Estado e o norte. Este fenômeno tem uma formação muita rápida e , neste caso, chamou a atenção também pela quantidade de gelo acumulada no solo. Normalmente a queda de granizo ocorre em áreas isoladas.

Conforme Varone é possível fazer uma previsão de queda de granizo pela observação da estabilidade da atmosfera, no entanto, quando isso não ocorre é necessário um sistema de monitoramento 24 horas. No Estado não existe uma ferramenta que permita prever estes casos.
Outros estados brasileiros possuem um sistema que antecipa alguns fenômenos climáticos que servem de apoio às autoridades para a emissão de alertas.
por Aldoir Santos. Fátima (Rádio Fátima AM), dia 16/11/2010 às 15:28

%s1 / %s2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim