sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Trabalho de Presas

Susepe expõe no Mercado Público da Capital trabalho de presas
19/11/2010 10:58
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), através do Departamento de Tratamento Penal (DTP), vai expor os trabalhos em patchwork (conforme retrato), realizados pelas detentas da Penitenciária Modulada Jair Fiorin, de Montenegro, no Mercado Público de Porto Alegre.
A exposição acontecerá no período de 22 a 24 de novembro, das 08h30min às 18h, na parte superior do Mercado Público. A ação é uma iniciativa do DTP da Susepe, com apoio da Pastoral Carcerária, da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio da Capital e do Sebrae. O projeto de inclusão social de presas, através de curso profissionalizante e trabalho em patchwork teve como piloto a Penitenciária Jair Fiorin, onde o curso se iniciou em 20 de julho e terminou em 20 de outubro. Estão previstos novos cursos na unidade de Montenegro e no Albergue Feminino da Brigada Militar.
Segundo Maria Lúcia Brum, coordenadora do projeto na Susepe, os trabalhos são feitos à mão com material fornecido pela Pastoral Carcerária, mas ressalta que, se alguma empresa ou instituição pudesse fazer doação de máquina de costura, tecidos e outros materiais, o trabalho poderia ser ampliado com o aumento da produção e mais presas inseridas.
Também ajudam a coordenar o trabalho, Iracy dos Santos, da Pastoral Carcerária, e a professora Mara Wadosk, que ministra os cursos. O Sebrae fará orientação, a partir de janeiro, sobre gestão, custos e vendas, e a SMIC participa com espaços para exposição, auxiliando, inclusive, com divulgação. O objetivo é ajudar as detentas na inserção social, proporcionando aprendizado para ocupar o tempo ocioso, além de possibilitar atividade com renda.
Fonte: Ascom/ Susepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim