sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Águas dos Campos de cima da Serra

Depois de receber a ampla e detalhada pesquisa das ÁGUAS DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA, realizada pela Faculdade de Engenharia Ambiental da UCS, o deputado Francisco Appio – autor da Emenda parlamentar federal que financiou o projeto -, agendou com a prefeita de Muitos Capões, Mara Barcellos, a entrega da documentação aos prefeitos integrantes da AMUCSER.
 
Mara Barcellos presidirá a entidade até o final deste ano e uma de suas últimas atividades será o encaminhamento da pesquisa realizada, fundamental para a elaboração dos Planos Ambientais dos Municípios.
 
O ato será em Vacaria, no próximo dia 17/12, em local a ser confirmado, de acordo com a professora Vânia Schneider, coordenadora do projeto no ISAM - Instituto de Saneamento Ambiental da UCS, e professor Odacir Deonísio Graciolli, diretor do Centro de Ciências Exatas da Natureza e Tecnologia -CENT, ambos na foto com o deputado Francisco Appio , em reunião realizada em 01/12/10, na Universidade de Caxias do Sul, para o recebimento da documentação.
 
 
 
Cópia da pesquisa foi entregue ao diretor do Campus Vacaria da UCS, Homero Peixoto Camargo, e ao Ministério da Educação, que aprovou o projeto, com a verba de 240 mil reais, conveniada em junho de 2006 e liberada em dezembro daquele ano.
 
Por mais de dois anos, pesquisadores da ISAM – ENGENHARIA AMBIENTAL - levantaram dados e recolheram amostras nas microbacias das APUAÊ/INHANDAVA e da bacia TAQUARI/ANTAS, ambas nos Campos de Cima da Serra.
 
A maior preocupação dos pesquisadores era avaliar a incidência de agrotóxicos nas lavouras de grãos e na fruticultura. As pesquisas indicam que é bastante baixa a incidência nos pomares de maçãs, que seguem normas internacionais, rígidas e fiscalizadas.
 
O impacto maior está na área urbana de Vacaria, onde os efeitos da falta de saneamento básico são constatados nas águas dos rios Carazinho e Uruguaizinho, que deságuam no rio Socorro e este no rio Pelotas.
 
Por ocasião da entrega dos resultados, a professora Vânia Schneider fará uma exposição para as autoridades e imprensa, dos resultados dos estudos realizados.
 
 
Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim