sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Associações de Juízes Critica Ações Policiais no Rio

Carta O Berro..........................................................repassem

 

Nota: Associações de juízes critica ações policiais no Rio

Da Redação - 02/12/2010 - 15h35
Leia a seguir a íntegra da nota divulgada pela Associação Juízes para a Democracia sobre as ações policiais no Rio de Janeiro:


À MARGEM DA LEI SÃO TODOS MARGINAIS
A ASSOCIAÇÃO JUIZES PARA A DEMOCRACIA - AJD, entidade não governamental e sem fins corporativos, fundada em 1991, que tem por finalidade estatutária o respeito absoluto e incondicional aos valores próprios do Estado Democrático de Direito, em consideração às operações policiais e militares em curso no Rio de Janeiro, vem manifestar preocupação com a escalada da violência, tanto estatal quanto privada, em prejuízo da população que suporta intenso sofrimento.
Leia mais:
Imprensa omite violência policial em operações no Rio, diz associação de juízes
TJ-RJ garante transferência de autores de atentados para penitenciárias federais   
Justiça manda prender advogados de traficantes que ordenaram ataques no Rio   
ARTIGO: O Rio em "guerra": discurso bélico da mídia legitima uso excessivo da força 
ARTIGO: Rio, cento e tantos graus, "o bicho vai pegar"! 

Para além da constatação do fracasso da política criminal relativamente às drogas ilícitas no país, bem como da violência gerada em razão da opção estatal pelo paradigma bélico no trato de diversas questões sociais que acabam criminalizadas, o Estado ao violar a ordem constitucional, com a defesa pública de execuções sumárias por membros das forças de segurança, a invasão de domicílios e a prisão para averiguação de cidadãos pobres perde a superioridade ética que o distingue do criminoso. 
A AJD repudia a naturalização da violência ilegítima como forma de contenção ou extermínio da população indesejada e também com a abordagem dada aos acontecimentos por parcela dos meios de comunicação de massa que, por vezes, desconsidera a complexidade do problema social, como também se mostra distanciada dos valores próprios de uma ordem legal-constitucional.
O monopólio da força do Estado, através de seu aparato policial, não pode se degenerar  num Estado Policial que produz repressão sobre parcela da população, estimula a prestação de segurança privada, regular e irregularmente, e dá margem à constituição de grupos variados descomprometidos com a vida, que se denominam esquadrões da morte, mãos brancas, grupos de extermínio, matadores ou milícias.
Por fim, a AJD reafirma que só há atuação legítima do Estado, reserva da razão, quando fiel à Constituição da República.
===================================================================================
Carta O Berro é uma rede de distribuição independente, tem perto de 750.000 leitores e centenas de repassadores no Brasil e no exterior.
Respeitamos seu direito de privacidade na internet, caso não queira continuar recebendo nossas mensagens, basta responder este e-mail com o assunto: REMOVER

-----Anexo incorporado-----

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim