sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Javalis

Foi autorizado ontem (02/12), o controle e abate dos javalis, praga que se disseminou nos Campos de Cima da Serra e nas principais lavouras do Estado. A portaria foi assinada pelo Secretário Estadual de Agricultura, Gilmar Tietböhl, e deverá ser publicada nas próximas horas em diário oficial.
 
O javali é um animal asselvajado, que não é nativo da região e não é domesticado, tampouco tem predadores naturais. Se não houver um controle da sua população, os danos às lavouras gaúchas serão irreversíveis e de valor incalculável. Em razão disto, os sindicatos de produtores e trabalhadores rurais da região pressionaram o secretário da agricultura para a edição de uma portaria especial, tendo em vista a revogação por parte do IBAMA da Instrução Normativa que permitia o abate. Com o documento assinado, volta a reinar a tranquilidade na zona lavoureira nos Campos de Cima da Serra.
 
Em Vacaria, o deputado Francisco Appio exaltou a medida que foi intensamente reivindicada nos últimos 90 dias. O parlamentar também se reuniu com produtores de maçã atingidos pelo granizo no mês de novembro, para o agendamento da ida da direção do BRDE e de autoridades estaduais para o encontro regional que debate o futuro da fruticultura. Os danos causados pelo granizo nos pomares são de grande monta e estima-se que mais da metade da colheita prevista para o próximo ano estará prejudicada.
 
 
Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim