segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Uol Esportes

Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Tiger Woods chora, pede desculpas e diz que não tem data para retornar ao golfe
Golfista quebra silêncio, admite que "foi infiel, teve casos e traiu a mulher", pede um voto de confiança e avisa que vai continuar tratamento para se livrar do vício de sexo

Folha
Flamengo
Recuperado e feliz, Adriano admite deixar
o Brasil e retornar para o futebol italiano

Palmeiras: Muricy Ramalho sai, ex-idolo Antonio Carlos chega
Vancouver 2010
Acompanhe todas as notícias dos Jogos de Inverno no Canadá Internacional
Pato Abbondanzieri chega ao Inter "para conquistar a América" Fluminense
Com problema no joelho, Leandro Amaral, 32, vai receber salário via INSS

Fórum UOL Esporte - As oitavas de final da Liga dos Campeões já começaram. Discuta!

Goleiraço do Inter


8/02/2010 - 20h22
Novo goleiro do Inter diz que não veio a passeio e pensa no tetra
Jeremias Wernek
Em Porto Alegre
Roberto Carlos Abbondanzieri finalmente vestiu a camisa do Inter. Com três títulos de Libertadores no currículo, o goleiro que marcou época no Boca Juniors chegou já afirmando que não veio para passeio: quer faturar mais uma taça. Trabalhando até a última quarta-feira em Buenos Aires, Pato se diz pronto para jogar e até deu o caminho para conquistar a América. Já legalizado, o reforço deve ter seu nome incluído na lista da Libertadores que será enviada nesta sexta-feira à Conmebol.

Com idade acima da média, 37 anos, Abbondanzieri até gera alguma dúvida entre torcedores. Mas se um ponto de interrogação existia, foi destruído já na primeira manifestação do goleiro como jogador do Inter. “Eu tenho muita vontade, não vim passar tempo aqui. Venho com muitos objetivos assim como tinha no Boca, onde não fui bem agora. Não foi um fracasso, mas não foi como eu queria”, afirmou em entrevista coletiva.

Ainda mostrando surpresa pela recepção no aeroporto, o ex-camisa 1 da Seleção da Argentina compara Boca Juniors com Inter e vê o clube gaúcho pronto para lutar pelo bicampeonato. “É uma equipe muito forte, muito bem vista fora do Brasil, assim como o Boca tem sua importância fora do continente. O Boca é uma instituição muito grande e o Inter me parece igual. Isso me ajudou a escolher, não tive dúvida em vir”, revelou o goleiro.
Especialista em Libertadores dá a receita

Com os títulos de 2000, 2001 e 2003, Abbondanzieri chega como o condutor de um grupo para mais um triunfo nos gramados da América do Sul. Para Pato, a receita é simples. União em todo o time e também clube, sem nenhum brecha para o inesperado. “Tem que se caprichar e pensar sempre na Libertadores, jogar contra europeus também motiva. Não dá para deixar espaços para erros em qualquer âmbito do clube”, definiu o atleta.

Os sinais de que o Inter está pronto para conquistar o segundo título não é de agora. “O Inter está demonstrando há alguns anos que é um time e uma instituição preparada para a Libertadores”, comentou.

Já com o visto de trabalho obtido, Abbondanzieri assinou até dezembro de 2010 com possibilidade de renovação por mais uma temporada. Pensando em estreia, Pato tranquiliza dizendo que está bem. “Estou treinando normal, treinei até pouco tempo em dois turnos. Eu acredito que estou preparado já para jogar hoje (risos). Temos que conversar pessoalmente com o treinador e ver”, finalizou o gringo.

O Internacional disponibilizou um camarote para Abbondanzieri acompanhar o jogo Inter e Juventude. O argentino passou por uma verdadeira maratona. Incluindo o desembarque em meio a mais de cem torcedores, visita à Polícia Federal e depois exames médicos no Beira-Rio.
Fonte: Uol Esportes

Um Carnavaleso na Cultura de Porto Alegre RS





exta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Um carnavalesco na Secretaria de Cultura

Lucena discursando em uma inesquecível quarta-feira de cinzasFoto: André Netto/PMPA
André Netto/PMPA

Um dia histórico para o Carnaval. Nessa quarta-feira de cinzas, um sambista, de terno branco, tomou posse como Secretário Municipal da Cultura em Porto Alegre. É Joaquim Lucena, coordenador de Manifestações Populares da Capital. O mandato é curto, dura pouco mais de uma semana, mas histórico para o universo do samba do Carnaval.

Tão importante que até o prefeito José Fogaça participou da solenidade de posse de Lucena, destacando o trabalho do passista, compositor e ritmista a frente da coordenação qu abraça o Carnaval no poder público. Já não bastasse ter criado projetos como as Descidas da Borges, as 24 horas de Samba e os Novos Horizontes Musicais, o negro que trouxe o repinique para Porto Alegre é agora Secretário Municipal.

Parabéns, Lucena!

TV COM

* O Grupo RBS deveria aumentar o sinal da TV COM tudo passa por lá segundona gaúchas, jogos do brasileirão, Gauchão até o desfile das campeãs do Carnaval de Porto Alegre. Enquanto sinal somente uma parte pequena do RS que consegue captar a emissora. Por favor pessoal da RBS democratize as informações com o Estado inteiro do RS.
Paulo Furtado
Editor

Campeãs Voltaram ao Porto Seco


exta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Campeãs voltaram ao Porto Seco

Thais Silveira
Gisa e Marcelinho, único casal nota 10 deste Carnaval, volta à passarela do samba com a Imperatriz

As campeãs deste Carnaval voltam ao Porto Seco amanhã, dia 20, para o desfile que reunirá a tribo vencedora, a escola campeã do Grupo A e as seis primeiras colocadas do Grupo Especial.

Quem abre a passarela é a escola infantil convidada Areal da Baroneza, às 20h40min. Depois, vem Os Comanches, seguidos por Samba Puro e escolas do Grupo Especial. Quem encerra o evento é entidade que arrebatou o título de 2010, Imperatriz Dona Leopoldina.

Ainda restam 3,3 mil ingressos. A venda será a partir das 20h de sábado, na blheteria no Porto Seco, a R$ 3. Os desfiles serão transmitidos pela Rádio Gaúcha e pela TVCOM.

Confira a ordem dos desfiles
20:40 - Escola infantil Areal da Baroneza
21:30 - Tribo Os Comanches
22:30 - Academia de Samba Puro
23:30 - Império da Zona Norte
23:40 - Imperadores do Samba
00:50 - Embaixadores do Ritmo
02:00 - União da Vila do IAPI
03:10 - Estado Maior da Restinga
04:20 - Imperatriz Dona Leopoldina

Lembre-se: a partir da meia-noite, encerra-se o horário de verão e o relógio volta uma hora. Portanto, não estranhe os apenas 10 minutos de diferença entre Império e Imperadores.

Regras para as campeãs
Assim como os desfile oficiais da semana passada, o Desfile das campeãs também terá normas a serem seguidas.
O intervalo entre uma entidade e outra permanece sendo de 10 minutos. Também está mantida a exigência do número mínimo de alegorias, baianas e componentes na bateria.
As escolas que retornam na noite das campeãs também deverão trazer pelo menos 80% dos componentes fantasiadas. OUtras regras estão no site da Aecpars.

Samblog

* Campeãs voltam ao Porto Seco
* Beth Carvalho manda seu recado à campeã
* Um carnavalesco na Secretaria de Cultura

Campeãs voltam ao Porto Seco

Posted: 19 Feb 2010 12:36 PM PST
Gisa e Marcelinho, único casal nota 10 deste Carnaval, volta à passarela do samba com a ImperatrizAs campeãs deste Carnaval voltam ao Porto Seco amanhã, dia 20, para o desfile que reunirá a tribo vencedora, a escola campeã do Grupo A e as seis primeiras colocadas do Grupo Especial...

Beth Carvalho manda seu recado à campeã

Posted: 19 Feb 2010 12:23 PM PST
Tema do enredo com o qual a Imperatriz se sagrou campeã do Carnaval de 2010, a sambista Beth Carvalho conversou com o Camarote TVCOM e mandou seu recado à escola que a homenageou. Confira: ...

Um carnavalesco na Secretaria de Cultura

Posted: 19 Feb 2010 01:41 AM PST
Um dia histórico para o Carnaval. Nessa quarta-feira de cinzas, um sambista, de terno branco, tomou posse como Secretário Municipal da Cultura em Porto Alegre. É Joaquim Lucena, coordenador de Manifestações Populares da Capital...

Prisões em Tramandaí

Polícia de Tramandaí prende quadrilha por tráfico de drogas
20/02/2010 16:12

Agentes do Serviço de Investigação da Delegacia de Tramandaí prenderam, no início da noite dessa sexta-feira (19), três homens, de 19, 22 e 26 anos de idade e uma mulher de 25 anos. As prisões, em cumprimento de mandado judicial, ocorreram na Rua Acelino de Aguiar, no Bairro Agual. Lá foram apreendidas 100 pequenas pedras de crack e 61 grandes, uma porção pequena de erva verde, semelhante a maconha, um cachimbo, uma aparelho de TV, um aparelho de DVD, dois telefones celulares e R$ 678, 25 em dinheiro.

Autuados em flagrante por tráfico de drogas, os indiciados foram encaminhados às Penitenciárias Moduladas de Osório e Montenegro, respectivamente.

Fonte: Ascom - Operação Verão Legal 2010

Resultado da Chave do Glória

Sábado, 20 de Fevereiro de 2010

Resultados de hoje deixam Glória em 4º

No dia de hoje ocorreram três jogos pela chave 3, com os resultados o Leão caiu para a 4º colocação, mas vencendo amanhã o Sapucaiense em Vacaria a equipe retorna à liderança, confira a rodada e a classificação:

Hoje
Brasil-Far 3x0 Cerâmica
Lajeadense 2x0 Guarani
Cruzeiro 2x1 Garibaldi

Amanhã
Glória x Sapucaiense

Classificação:
1º Lajeadense: 10 pontos
2º Cruzeiro: 9 pontos, saldo 3
3º Brasil-FAR: 9 pontos, saldo 2
4º Glória: 8 pontos
5º Guarani-VA: 7 pontos
6º Aimoré: 5 pontos, saldo -1
7° Cerâmica: 5 pontos, saldo -2
8º Sapucaiense: 5 pontos, saldo -5
9º Garibaldi: 1 ponto

O Glória disputou quatro jogos até agora, somando duas vitórias e dois empates. A equipe marcou quatro gols e sofreu apenas um. Fechando o aproveitamento em 66,66%

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/gloriadevacaria

por Neto Ferreira

Estudo Estratégico

Estudo estratégico realizado pela Brigada Militar apresenta resultados operacionais positivos
21/02/2010 03:17

A Brigada Militar, por meio de todos os seus comandos, realizou Estudos de Situação sobre suas áreas de ação. O material, referente ao ano de 2009, foi apresentado ao Comando-Geral da Brigada Militar e demonstra o empenho em aperfeiçoar as ações de gestão administrativa e operacional. O levantamento traz os resultados positivos perceptíveis por toda a comunidade uma vez que, nas últimas ocorrências de vulto, caracterizadas por ações operacionais de cerco e confronto contra criminosos, a Brigada Militar obteve resultados positivos com a identificação e prisão em flagrante de criminosos, apreensão de armas, drogas e veículos furtados.

Os Estudos de Situação trazem informações de cada município da área de atuação da unidade da Brigada Militar, oferecendo dados detalhados dos bairros, vilas, principais eixos, vias de acesso e vias de saída, com cadastro fotográfico e topográfico, bem como a situação econômica e social com influências da criminalidade e as ações do policiamento. Mostram ainda o levantamento dos obstáculos naturais para a execução do policiamento ostensivo, prevendo-se possíveis rotas de fugas para ocorrências de vulto, principalmente aquelas na periferia dos municípios como estradas secundárias, de chão batido e que possibilitem acesso a outros municípios e que normalmente não são utilizadas pela maioria da população.

O estudo identifica também os principais criminosos que atuam na área com fotos e locais de atuação. Registra os dez indicadores mais incidentes, destacando os principais tipos, horários e locais, em cada cidade, prevendo e planejando ações operacionais para redução destes indicadores, de acordo com as características de cada região. No que tange à polícia cidadã, o estudo traz um cadastro das principais autoridades da cidade, representantes das instituições dos segmentos de segurança pública, presidentes de associações comunitárias, meios de imprensa local, estabelecimentos educacionais, comerciais, grupos sociais, clubes de serviços, empresas de transporte, estabelecimentos bancários, casas lotéricas, postos de gasolina, farmácias e outros segmentos organizados, de modo a proporcionar a integração entre a comunidade e a Brigada Militar, promovendo a difusão da institucionalização da Polícia Cidadã e dos demais Projetos e Programas desenvolvidos pelos comandos da corporação.

Com relação ao âmbito interno de cada comando, o levantamento apresenta providências para identificação e reconhecimento dos destaques positivos dos integrantes de cada fração e ações de motivação do efetivo. A manutenção e atualização constante dos Estudos de Situação nos 496 municípios do nosso Estado, complementada com a visão institucional de Polícia Cidadã, representa o compromisso da Brigada Militar junto ao povo gaúcho, de buscar sempre o aprimoramento na prestação dos serviços e de ações de segurança pública.

Fonte: Ascom BM

Aeroporto da Chapada

AEROPORTO DA CHAPADA



A polêmica está criada. De quem é a responsabilidade/atribuição de legislar sobre o Aeroporto Regional de Cargas, localizado na Chapada, km 11 da BR285 VACARIA/MUITOS CAPÕES? Dos vereadores, da Assembleia Legislativa ou da Câmara Federal?



A obra está sendo construída em CONVÊNIO entre Município, Estado e União (através da ANAC).



Vacaria, em 1998, declarou a área de utilidade pública para fins de desapropriação (o pagamento está sendo questionado pelos proprietários na Justiça), adquiriu o terreno e doou ao Ministério da Aeronáutica, que por sua vez liberou a área do atual Aeroporto. Esta área junto à BR116 será destinada à implantação de um Parque Municipal, se a comunidade assim o desejar.



O Estado, em 1998, incluiu o Aeroporto no PROFAA, Fundo criado com parte das passagens aéreas para reaparelhamento e construção de aeroportos. Pelo Convênio assinado, o ESTADO dá a contrapartida de 30% e o PROFAA libera 70% dos recursos necessários às obras de terraplanagem, pavimentação da pista de 2.100 metros , área de taxiamento e construção Hangar. A contrapartida do município é o terreno.



Ao apresentar o PL que denomina o Aeroporto Regional de Cargas, o deputado Francisco Appio ouviu lideranças do município e acatou a sugestão de não colocar um nome político municipal/regional, mas de uma personalidade do Estado, preferencialmente da região. A sugestão de Maurício Sirotsky Sobrinho (natural de Passo Fundo), que revolucionou as comunicações no Estado, pelo rádio, jornal e TV, foi a opção final.



Appio teve o cuidado de protocolar já no início do ano legislativo, pois tinha conhecimento da iniciativa de parlamentar de outra região do Estado, com o nome de um político da esfera nacional, em desacordo com o critério regional. Para garantir a primazia da tramitação, o parlamentar concluiu sua pesquisa durante o último Rodeio e protocolou a proposta que está tramitando na Assembleia Legislativa.



A Comissão de Constituição e Justiça decidirá se é competência do Estado, do Município ou da União.



Appio defende a legitimidade da proposta dizendo que da Câmara Federal não pode ser, pois os recursos do PROFAA são privados e a verba não faz parte do Orçamento da União.



Do município também não, pois o terreno foi doado em permuta com o Ministério da Aeronáutica, que recebe o Aeroporto da Chapada e entrega o Aeroporto da cidade.



Ao Estado, que integra o projeto com recursos orçamentários e a quem caberá a administração do Aeroporto, está clara a atribuição de legislar sobre a matéria.



O tema não é pacífico e vai gerar muitos debates.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Operação Golfinho

Operação Golfinho promove nesta segunda-feira biathlon de salva-vidas
22/02/2010 12:27

A Operação Golfinho realiza nesta segunda-feira (22), no Litoral Norte, a prova de biathlon para oficiais e praças salva-vidas que atuam no Verão Legal RS 2010. A prova consiste em duas modalidades desportivas: natação, com auxílio de nadadeiras, e corrida. A primeira será num trajeto de 3,5 quilômetros em mar aberto e a corrida será de 4 quilômetros na beira da praia.

A prova será realizada por duplas de salva-vidas, onde um realiza o percurso de nado e passa o rescue-can (boia de salvamento) ao outro que realizará a corrida. A ação ocorre a partir das 16h, nas guaritas 60 (Capão Novo) até a 77 (Capão da Canoa).

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Sem Assunto

Poa, 22/02/10

Muita sacanagem!!!

Beijos.

Deise Nunes.

Um casal de carro na estrada. A mulher de repente vira-se e diz:
- Eu quero o divórcio. Estou tendo um caso com seu melhor amigo, ele é muito
melhor na cama, e resolvi largar você e ficar definitivamente com ele.

O cara não diz nada, mas começa a acelerar o carro até os 80 Km/h. A mulher
continua:
- E eu quero ficar com a casa, com a guarda das crianças e os cartões de
crédito.

O cara continua calado e acelera até 90 Km/h. ela continua:
- E quero também o barco, a casa de campo e as jóias…

Ele chega a 100 Km/h ainda sem dizer nada. Ela vai em frente e diz:
- O título do clube, o dinheiro dos investimentos e o carro também.
110Km/h, 120 km/h… Como ele ainda não fala nada ela pergunta:
- E você? Não vai dizer nada?

Ele finalmente responde enquanto o carro vai chegando perto dos 130 km/h:
- Não, não quero nada. Tenho tudo que eu preciso… E o que eu tenho, você NÃO
tem e nunca terá.
Ela dá uma risadinha, olha pra ele e pergunta:
- É mesmo? E o que é que você tem?
Ele dá um sorriso, aponta o carro para uma árvore e responde:
- Airbag._,___

Inter perde para Nóia

* O Inter perdeu para o Novo Hamburgo com um time de reservas, mas infelizmente a RBSTV fez o time colorado jogar ontem, mas infelizmente os clubes ficam escravos do dinheiro da TV. A TV fechada está matando o futebol brasileiro nós os pobres que não temos condições de assinar uma TV cabo somos obrigados assistir as porcarias do Faustão, do Sílvio Santos e do Gugu Liberato aos domingos. Não possuímos canais alternativos na rede aberta de esportes. Tudo que é de boa qualidade é caro e temos que pagar altos preços neste país.
Paulo Furtado
Editor

Lula Inicia Campanha de Dilma



VIVA O POVO BRASILEIRO!! !


"Queridas companheiras, Queridos companheiros




Para quem teve a vida sempre marcada pelo sonho e pela esperança de mudar o Brasil, este é para mim um dia extraordinário.

Meu partido -- o Partido dos Trabalhadores -- me confere a honrosa tarefa de dar continuidade à magnífica obra de um grande brasileiro.

A obra de um líder -- meu líder -- de quem muito eu tenho orgulho: o presidente Lula, o Lula.

Jamais pensei que a vida me reservasse tamanho desafio. Mas me sinto absolutamente preparada para enfrentá-lo - com humildade, com serenidade e com confiança.


Neste momento, ouço a voz da minha Minas Gerais, terra de minha infância e de minha juventude. Dessa Minas que me deu o sentimento de que vale a pena lutar, sim, pela liberdade e contra a injustiça. Ouço os versos de Drummond:

"Teus ombros suportam o mundo

E ele não pesa mais do que a mão de uma criança"


Até hoje eu sinto o peso suave da mão de minha filha, quando nasceu.

Que força naquele momento ela me deu. Quanta vida ela me transmitiu. Quanta fé na humanidade me passou. Eram, naquela época, tempos difíceis.

Ferida no corpo e na alma, fui acolhida e adotada pelos gaúchos --- pelos gaúchos generosos, solidários, insubmissos, como são os gaúchos.

Naqueles anos de chumbo, onde a tirania parecia eterna, encontrei nos versos de outro poeta -- Mário Quintana -- a força necessária para seguir em frente. Mário Quintana disse:


"Todos estes que aí estão

Atravancando o meu caminho,

Eles passarão.

Eu passarinho."



Eles passaram e nós hoje voamos livremente.

Voamos porque nascemos para ser livres.

Sem ódio, sem revanchismo e com serena convicção afirmo que nunca mais viveremos numa gaiola, numa jaula ou numa prisão.

Hoje estamos construindo um novo país na democracia. Um país que se reencontrou consigo mesmo. Onde todos, todos, mas todos mesmo, expressam livremente suas opiniões e suas idéias.

Mas um país que não tolera mais a injustiça social. Que descobriu que só será grande e forte se for de todos.

Vejo nesta manhã -- já quase tarde -- nos jovens que nos acompanham e nos mais velhos que aqui estão -- um extraordinário encontro de gerações. De gerações que, como a minha, levaram nosso compromisso do país e com o país às últimas consequências.

Amadureci. Amadurecemos nós todos.

Amadureci na vida. No estudo. No trabalho duro. Nas responsabilidades de governo no Rio Grande do Sul e, sobretudo, aqui no governo do Brasil.

Mas esse amadurecimento não se confunde com perda de convicções.

Não perdemos a indignação frente à desigualdade social, à privação de liberdade, às tentativas de submeter nosso país.

Não sucumbimos aos modismos ideológicos. Persistimos em nossas convicções, buscando, a partir delas, construir alternativas concretas e realistas.

Continuamos movidos a sonhos. Acreditando na força do povo brasileiro, em sua capacidade de construir um mundo melhor.

A história recente mostrou que estávamos certos.

Tivemos um grande mestre -- o Presidente Lula nos ensinou o caminho.

Em um país, com a complexidade e as desigualdades do Brasil, ele foi capaz de nos conduzir pelo caminho de profundas transformações sociais em um clima de paz, de respeito e fortalecimento da democracia.

Não admitimos, portanto, que alguém queira nos dar lições de liberdade. Menos ainda aqueles que não tiveram e não têm compromisso com ela.

Companheiras, Companheiros

Recebo com humildade a missão que vocês estão me conferindo. Com humildade, mas com coragem e determinação. Coragem e determinação que vêm do apoio que recebo de meu partido e de seu primeiro militante mais ilustre -- o Presidente Lula.

Do apoio que espero ter dos partidos aliados que, com lealdade e competência, também são responsáveis pelos êxitos do nosso Governo. Com eles quero continuar nossa caminhada. Participo de um governo de coalizão. Quero formar um Governo de coalizão.

Estou consciente da extraordinária força que conduziu Lula à Presidência e que deu a nosso Governo o maior respaldo da história de nosso país --a força do povo brasileiro. Esta é a força que nos conduziu até aqui e que nos mantém.

A missão que me confiam não é só de um partido ou de um grupo de partidos.

Recebo-a como um mandato dos trabalhadores e de seus sindicatos.

Dos movimentos sociais.

Dos que labutam em nossos campos.

Dos profissionais liberais.

Dos intelectuais.

Dos servidores públicos.

Dos empresários comprometidos com o desenvolvimento econômico e social do país.

Dos negros. Dos índios. Dos jovens.

De todos aqueles que sofrem ainda distintas formas de discriminação.

Enfim, das mulheres.


Para muitos, elas são "metade do céu". Mas queremos mesmo é metade da terra também. Com igualdade de direitos, salários e oportunidades.

E como disse o presidente Lula, não há limite para nós mulheres. É esse, inclusive, um dos preceitos da primeira vez nós termos uma candidata mulher.

Quero com vocês -- mulheres do meu país -- abrir novos espaços na vida nacional.

É com este Brasil que quero caminhar. É com ele que vamos discutir e seguir, avançando com segurança, mas com a rapidez que nossa realidade social exige sistematicamente de nós.

Nessa caminhada encontraremos milhões de brasileiros que passaram a ter comida em suas mesas e hoje fazem três refeições por dia.

Milhões que mostrarão suas carteiras de trabalho, pois têm agora emprego e melhor renda.

Milhões de homens e mulheres com seus arados e tratores cultivando a terra que lhes pertence e de onde nunca mais serão expulsos.

Milhões que nos mostrarão suas casas dignas e os refrigeradores, fogões, televisores ou computadores que puderam comprar.

Outros milhões acenderão as luzes de suas modestas casas, onde reinava a escuridão ou predominavam os candeeiros. E estes milhões de pontos luminosos pelo Brasil afora serão como uma trilha incandescente que mostra um novo caminho.

Nessa caminhada, veremos milhões de jovens mostrando seus diplomas de universidades ou de escolas técnicas com a convicção de quem abriu uma porta para o futuro, para o seu futuro.

Milhões -- mas muitos milhões mesmo -- expressarão seu orgulho de viver em um país livre, justo e, sobretudo, respeitado em todo o mundo.

Muitos me perguntam por que o Brasil avançou tanto nos últimos anos. Digo que foi porque soubemos construir novos caminhos, e ter a vontade política de um grande líder, como o presidente Lula com a sua vontade de fazer trilhar, derrubando velhos dogmas que funcionavam como barreiras nos caminhos do Brasil.

O primeiro caminho é o do crescimento com distribuição de renda -- o verdadeiro desenvolvimento. Provamos que distribuindo renda é que se cresce. E se cresce de forma mais rápida e sustentável.

Essa distribuição de renda permitiu construir um grande mercado de bens de consumo de massa, de consumo popular. Ele nos protegeu dos efeitos da crise mundial. O nosso consumo, o consumo do povo brasileiro sustentou o país diante do medo que se abateu sobre o sistema financeiro internacional e privado nacional.

Criamos 12 milhões de empregos formais. A renda dos trabalhadores aumentou. O salário mínimo real cresceu como nunca. Expandimos o crédito para o conjunto da sociedade. Estamos construindo um Brasil para todos. Não o Brasil para uma minoria, como fizemos sistematicamente desde os tempos da escravidão.

O segundo caminho foi o do equilíbrio macro-econômico e da redução da vulnerabilidade externa.

Eliminamos as ameaças de volta da inflação. Reduzimos a dívida em relação ao Produto Interno Bruto.

Aumentamos nossas reservas de 38 bilhões de dólares para mais de 241 bilhões. Multiplicamos por três nosso comércio exterior, praticando uma política externa soberana, que buscou diversificar mercados.

Deixamos de ser devedores internacionais e passamos à condição de credores. Hoje não pedimos dinheiro emprestado ao FMI. É o Fundo que pede dinheiro a nós.

Grande ironia é essa: os mesmos 14 bilhões de dólares que foram sacados do empréstimo, que antes o FMI nos emprestava, agora somos nós que emprestamos ao FMI.

E isso faz a diferença no que se refere à nossa postura soberana.

O terceiro caminho foi o da redução das desigualdades regionais. Invertemos nos últimos anos o que parecia uma maldição insuperável. Quando o país crescia, concentrava riqueza nos estados e regiões mais prósperos. Quando estagnava, eram os estados e regiões mais pobres que pagavam a conta.

Governantes e setores das elites viam o Norte e o Nordeste como regiões irremediavelmente condenadas ao atraso.

A vastos setores da população não restavam outras alternativas que a de afundar na miséria ou migrar para o sul em busca de oportunidades. É o que explica o inchaço das nossas grandes cidades e das médias também.

Essa situação está mudando por decisão do governo do presidente Lula que focou nessas questões, num grande conjunto de sua política de desenvolvimento.

O Governo Federal começou um processo consistente de combate às desigualdades regionais. Passou a ter confiança na capacidade do povo das regiões mais pobres. O Norte e o Nordeste receberam investimentos públicos e privados. O crescimento dessas duas regiões passou a ser sensivelmente superior ao do Brasil como um todo no período da crise.

Nós vamos aprofundar esse caminho e esse compromisso de acabar com esse desequilíbrio. O Brasil não mais será visto como um trem em que uma única locomotiva puxa todos vagões, como nos tempos da "Maria Fumaça". O Brasil de hoje é como alguns dos modernos trens de alta velocidade, onde vários vagões são como locomotivas e contribuem para que o comboio avance, se desenvolva e cresça. Nós queremos 27 locomotivas puxando o trem do Brasil.

O quarto caminho que trilhamos e continuaremos a trilhar é o da reorganização do Estado.

Alguns ideólogos chegavam a dizer que quase tudo seria resolvido pelo mercado. O resultado foi desastroso para muitos países.

Aqui, no Brasil, o desastre só não foi maior -- como em outros países -- porque os brasileiros resistiram a esse desmonte e conseguiram impedir a privatização parcial e integral da Petrobrás, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica ou de FURNAS.

Alguns falam todos os dias de "inchaço da máquina estatal". Omitem, no entanto, que estamos contratando basicamente médicos e profissionais de saúde, professores e pessoal na área da educação, diplomatas, policiais federais e servidores para as áreas de segurança, controle e fiscalização.

Escondem, também, que a recomposição do corpo de servidores do Estado está se fazendo por meio de concursos públicos.

Vamos continuar valorizando o servidor e o serviço público. Reconstituindo o Estado. Recompondo sua capacidade de planejar, gerir e induzir o desenvolvimento do país.

É muito bom lembrar que diante da crise, quando o crédito secou, não sacrificamos os investimentos públicos e privados. Ao contrário, utilizamos nossos bancos para impulsionar o desenvolvimento e a garantia de emprego no País. Por isso, quando em muitos países, o emprego caia, em 2009, aqui, nós conseguimos criar quase um milhão de empregos.

Na verdade, quando a crise mundial apenas começava, Lula disse em seu discurso na ONU em 2008:

É chegada a hora da política!

Nada mais apropriado do que essa frase. A maior prova nós demos ao mundo: o Brasil só pôde enfrentar com sucesso a crise porque tivemos políticas públicas adequadas. Soubemos articular corretamente Estado e mercado, porque colocamos o interesse público no centro de nossas preocupações.

O quinto caminho foi o de nossa presença soberana no mundo.

O Brasil não mais se curva diante dos poderosos. Sem bravatas e sem submissão, o país hoje defende seus interesses e, como diz minha mãe, se dá ao respeito. É solidário com as nações pobres e em desenvolvimento. Tem uma especial relação com a América do Sul, com a América Latina e com a África. Estreita os laços Sul-Sul, sem abandonar suas relações com os países desenvolvidos. Busca mudar instituições multilaterais obsoletas, que impedem a democratização econômica e política do mundo.

Essa presença global, e o corajoso enfrentamento de nossos problemas domésticos em um marco democrático, explicam o respeito internacional que hoje gozamos.

O sexto caminho para onde convergem todos os demais foi o do aperfeiçoamento democrático.

No passado, tivemos momentos de grande crescimento econômico. Mas faltou democracia. E nós sabemos como faltou!

Em outros momentos tivemos democracia política, mas faltou democracia econômica e social. E sabemos muito bem que quando falta democracia econômica e social, é a democracia como um todo que começa a ficar ameaçada. O país fica à mercê das soluções de força ou de aventureiros.

Hoje nós estamos crescendo e distribuindo renda, com equilíbrio macro-econômico, com expansão da democracia, com forte participação social na definição das políticas públicas e com respeito aos Direitos Humanos.

Quem duvidar do vigor da nossa democracia que leia, que escute ou que veja o que dizem os jornais livremente, o que dizem nos jornais livremente as vozes oposicionistas. Mas isso não nos perturba. Preferimos as vozes dessas oposições -- ainda quando mentirosas, injustas e caluniosas -- ao silêncio das ditaduras.

Como disse o Presidente Lula, a democracia não é a consolidação do silêncio, mas a manifestação de múltiplas vozes defendendo seus direitos e interesses. Nela, vai desaparecendo o espaço para que velhos coronéis e os velhos senhores tutelem o povo. Este passa a pensar com sua cabeça e a se constituir uma nova e verdadeira opinião pública.

As instituições funcionam no país. Os poderes são independentes. A Federação é respeitada. Diferentemente de outros períodos de nossa história, o Presidente relacionou-se de forma republicana com governadores e prefeitos, não fazendo qualquer tipo de discriminação em função de suas filiações partidárias.

Não praticamos nenhum casuísmo. Basta ver a reação firme e categórica do Presidente Lula ao frustrar as tentativas de mudar a Constituição para que pudesse disputar um terceiro mandato. Não mudamos -- como se fez no passado -- as regras do jogo no meio da partida.

Como todos podem ver, temos um extraordinário alicerce e uma herança bendita sobre a qual construir o terceiro Governo Democrático e Popular. Temos rumo, experiência e impulso para seguir o caminho iniciado por Lula. Não haverá retrocesso, nem aventuras. Mas podemos avançar muito mais. E muito mais rapidamente.

Queridas companheiras, queridos companheiros.

Não é meu propósito apresentar aqui um Programa de Governo.

Este Congresso aprovou as Diretrizes para um programa que será submetido ao debate com os partidos aliados e com a sociedade.

Hoje quero assumir alguns compromissos como pré-candidata, para estimular nossa reflexão e indicar como pretendemos continuar este processo iniciado há sete anos.

Vamos manter e aprofundar aquilo que é marca do Governo Lula -- seu olhar social, seu compromisso social. Queremos um Brasil para todos. Nos aspectos econômicos e em suas projeções sociais, mas também um Brasil sem discriminações, sem constrangimentos. Ampliaremos e aperfeiçoaremos os programas sociais do Governo Lula, como o Bolsa Família, e implantaremos novos programas com o propósito de erradicar a miséria na década que se inicia.

Vamos dar prioridade à qualidade da educação, essencial para construir o grande país que almejamos, fundado no conhecimento e na justiça social. Mas a educação será, sobretudo, um meio de emancipação política e cultural do nosso povo. Uma forma de pleno acesso à cidadania. Daremos seguimento à transformação educacional em curso -- da creche ao pós-graduação.

Os jovens serão os primeiros beneficiários da era de prosperidade que começamos a construir no primeiro governo do presidente Lula, que continuamos no segundo e que continuaremos. Nosso objetivo estratégico é oferecer a eles a oportunidade de começar a vida com segurança, liberdade, trabalho e realização pessoal.

No Brasil temos hoje 50 milhões de jovens, entre os 15 e os 29 anos de idade. Mais de um quarto da nossa população. É para eles que estamos construindo um Brasil melhor. Eles têm direito a um futuro melhor.

O Brasil precisa muito da juventude. De profissionais qualificados. De mulheres e homens bem formados.

Isto se faz com escolas que propiciem boa formação teórica e técnica, com professores contratados, concursados, bem treinados e bem remunerados. Isso não é inchaço da máquina, é imprescindível para todos. Com bolsas de estudo e apoio para que os alunos não sejam obrigados a abandonar a escola. Com banda larga gratuita para todos, computadores para os professores, salas de aula informatizadas para os estudantes. Com acesso a estágios, cursos de especialização e ajuda para entrar no mercado de trabalho.

Serão esses jovens bem formados e preparados que vão nos conduzir à sociedade do conhecimento nas próximas décadas.

Protegeremos as crianças e os mais jovens da violência, do assédio das drogas, da imposição do trabalho em detrimento da formação escolar e acadêmica.

As crianças e os mais jovens devem ser, sim, protegidos pelo Estado, desde a infância, para que possam se realizar, em sua plenitude, como brasileiros.

Companheiros e companheiras,

Um País se mede pelo grau de proteção que dá a suas crianças. São elas a essência do nosso futuro. E é na infância que a desigualdade social cobra seu preço mais alto. Crianças desassistidas do nascimento aos cinco anos serão jovens e adultos prejudicados nas suas aptidões e oportunidades. Cuidar delas adequadamente é combater a desigualdade social na raiz.

Vamos ampliar e disseminar por todo o Brasil a rede de creches, pré-escolas e escolas infantis. Um tipo de creche onde a criança tem acesso à socialização pedagógica, aos bens culturais e aos cuidados de nutrição e saúde indispensáveis ao seu pleno desenvolvimento. E o governo federal vem fazendo isso. E é isso é o que está previsto no PAC 2.

Vamos resolver os problemas da saúde, pois temos um incomparável modelo institucional -- o SUS. Com mais recursos e melhor gestão vamos aprimorar a eficácia do sistema. Vamos reforçar as redes de atenção à saúde e unificar as ações entre os níveis de governo. Darei importância às Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs --pretendemos chegar até 2010, até o fim do governo do presidente Lula, a 500 UPAs. Daremos prioridade também ao SAMU, aos hospitais públicos e conveniados, aos programas Saúde da Família, Brasil Sorridente, que o presidente Lula tanto se empenha para implantar, e Farmácia Popular.

Vamos cuidar das cidades brasileiras. Colocar todo o empenho do Governo Federal, junto com estados e municípios, para promover uma profunda reforma urbana, que beneficie prioritariamente as camadas mais desprotegidas.

Vamos melhorar a habitação e vamos perseguir a universalização do saneamento. Implantar transporte seguro, barato e eficiente. Tudo isso está previsto no chamado PAC 2.

Vamos reforçar, também, os programas de segurança pública.

A conclusão do PAC 1 e a implementação do PAC 2, junto com a continuidade do programa Minha Casa, Minha Vida serão decisivos para realizar esse compromisso. Serão decisivos para melhorar as condições de vida dos brasileiros. Naquilo que é talvez uma das maiores chagas da história do Brasil, que é o fato de uma parte da população ter sido obrigada a morar em favelas, em áreas de riscos, como beiras de córregos e, quando caem as grandes chuvas, são eles os mais afetados e os que mais sofrem conseqüências dramáticas, incluindo a morte.

Vamos fortalecer a proteção de nosso meio ambiente. Continuaremos reduzindo o desmatamento e impulsionando a matriz energética mais limpa do mundo. Vamos manter a vanguarda na produção de biocombustíveis e desenvolver nosso potencial hidrelétrico. Desenvolver sem agredir o meio ambiente, com usinas a fio d'água e utilizando o modelo de usinas-plataforma. Aprofundaremos nosso zoneamento agro-ecológico. Nossas iniciativas explicam a liderança que alcançamos na Conferência sobre a Mudança do Clima, em Copenhague. As metas voluntárias de Copenhague, assumidas pelo Brasil, serão cumpridas, haja ou não acordo internacional. Este é o nosso compromisso haja, ou não, acordo internacional. Esse é o compromisso do presidente Lula e o meu compromisso.

Vamos aprofundar os avanços já alcançados em nossa política industrial e agrícola, com ênfase na inovação, no aperfeiçoamento dos mecanismos de crédito, aumentando nossa produtividade.

Agregar valor a nossas riquezas naturais é fundamental numa política de geração de empregos no País. Tudo que puder ser produzido no Brasil deve ser -- e será -- produzido no Brasil. Sondas, plataformas, navios e equipamentos aqui produzidos, para a exploração soberana do Pré-sal. Essa decisão vai gerar emprego e renda para os brasileiros. Emprego e renda que virão também da produção em indústrias brasileiras de fertilizantes, combustíveis e petroquímicos derivados do óleo bruto. Assim, com este modelo soberano e nacional, a exploração do Pré-sal dará diversidade e sofisticação à nossa indústria.

Os recursos do Pré-sal, aplicados no Fundo Social, sustentarão um grande avanço em nossa educação e na pesquisa científica e tecnológica. Recursos que também serão destinados para o combate à pobreza, para a defesa do meio ambiente e para a nossa cultura.

Vamos continuar mostrando ao mundo que é possível compatibilizar o desenvolvimento da agricultura familiar e do agronegócio. Assegurar crédito, assistência técnica e mercado aos pequenos produtores e, ao mesmo tempo, apoiar os grandes produtores, que contribuem decisivamente para o superávit comercial brasileiro.

Todas as nossas ações de governo têm, sem sombra de dúvida, uma premissa: a preservação da estabilidade macro-econômica.

Vamos manter o equilíbrio fiscal, o controle da inflação e a política de câmbio flutuante.

Vamos seguir dando transparência aos gastos públicos e aperfeiçoando seus mecanismos de controle.

Vamos combater a corrupção, utilizando todos os mecanismos institucionais, como fizemos até agora.

Vamos concretizar, junto com o Congresso, as reformas institucionais que não puderam ser completadas ou foram apenas parcialmente implantadas, como a reforma política e a tributária.

Uma coisa é estratégica. Vamos aprofundar nossa postura soberana no complexo mundo de hoje. É como diz o presidente Lula: "Quem não se respeita, não pode ser respeitado". Seremos intransigentes na defesa da paz mundial e de uma ordem econômica e política mais justa.

Enfim, vamos governar para todos. Com diálogo, tolerância e combatendo as desigualdades sociais e regionais.

Companheiras e companheiros,

Faremos na nossa campanha um debate de idéias, com civilidade e respeito à inteligência política dos brasileiros e das brasileiras. Um debate voltado para o futuro.

Nós somos aqueles que temos o que apresentar.

Recebo essa missão especialmente como um mandato das mulheres brasileiras, como mais uma etapa no avanço de nossa participação política e como mais uma vitória contra a discriminação secular que nos foi imposta. Gostaria de repetir: quero com vocês, mulheres do meu País, abrir novos espaços na vida nacional.

Queridas amigas e amigos

No limiar de uma nova etapa de minha vida, quando sou chamada a tamanha responsabilidade, penso em todos aqueles que fizeram e fazem parte de minha trajetória pessoal.

Em meus queridos pais.

Em minha filha, meu genro e em meu futuro neto ou neta.

Nos tantos amigos que fiz.

Nos companheiros com quem dividi minha vida.

Mas não posso deixar de ter uma lembrança especial para aqueles que não mais estão conosco. Para aqueles que caíram pelos nossos ideais. Eles fazem parte de minha história.

Mais que isso: eles são parte da história do Brasil.

Quero recordar três companheiros que se foram na flor da idade.

Carlos Alberto Soares de Freitas.

Beto, você ia adorar estar aqui conosco.

Maria Auxiliadora Lara Barcelos

Dodora, você está aqui no meu coração. Mas também aqui com cada um de nós.

Iara Yavelberg.

Iara, que falta fazem guerreiras como você.

O exemplo deles me dá força para assumir esse imenso compromisso.

A mesma força que vem de meus companheiros de partido, sobretudo daquele que é nosso primeiro companheiro -- o presidente Lula.

Este ato de proclamação de minha candidatura tem uma significação que transcende seu aspecto eleitoral.

Estamos hoje concluindo o Quarto Congresso do Partido dos Trabalhadores.

Mais do que isso: estamos celebrando os Trinta Anos do PT.

Trinta anos desta nova estrela que veio ocupar lugar fundamental no céu da política brasileira.

Em um período histórico relativamente curto mudamos a cara de nosso sofrido e querido Brasil.

O PT cumpriu essa tarefa porque não se afastou de seus compromissos originais. Soube evoluir. Mudou, quando foi preciso.

Mas não mudou de lado.

Até chegar à Presidência do país, o PT dirigiu cidades e estados, gerando práticas inovadoras políticas, econômicas e sociais que o mundo observa, admira e muitas vezes reproduz. Fizemos isso, preservando e fortalecendo a democracia.

Mas, a principal inovação que o PT trouxe para a política brasileira foi colocar o povo -- seus interesses, aspirações e esperanças -- no centro de suas ações.

Olhando para este magnífico plenário o que vejo é a cara negra, branca, índia e mestiça do povo brasileiro.

Esta é a cara do meu partido.
O rosto daqueles e daquelas que acrescentam à sua jornada de trabalho, uma segunda jornada -- ou terceira, no caso das mulheres: a jornada da militância.

Quero dizer a todos vocês que tenho um enorme orgulho de ser petista. De militar no mesmo partido de vocês. De compartilhar com Lula essa militância.

Companheiros e companheiras,

Estou aceitando a honrosa missão que vocês me delegam com tranquilidade e determinação.

Sei que não estou sozinha.

A tarefa de continuar mudando o Brasil é uma tarefa de milhões. Somos milhões.

Vamos todos juntos, até a vitória.

Viva o povo brasileiro!"


Postado por RIZOMA BEATRICE
http://www.grupobea trice.blogspot. com/



--------------------------------------------------------------------------------










--------------------------------------------------------------------------------



Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.
Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br
Versão: 8.5.435 / Banco de dados de vírus: 271.1.1/2700 - Data de Lançamento: 02/20/10 19:34:00


-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Indonésia Acessa o :Blog do Jornal Negritude


Parabéns! Você só teve a sua primeira visita de Indonésia.




Visite Indonésia na Wikipedia

Programa de Prevenção Contra a Violência

Estado dobra o valor do incentivo para municípios do PIM habilitados ao Programa de Prevenção à Violência
21/02/2010 18:44


Os municípios habilitados ao programa Primeira Infância Melhor (PIM) que também participam do Programa de Prevenção à Violência (PPV) foram beneficiados com um reajuste de 100% no incentivo pago pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). São 11 cidades que agora recebem R$ 1 mil por mês por cada visitador do PIM em atividade nos bairros selecionados pelo PPV, totalizando um investimento de R$ 185 mil mensais. A verba é aplicada em ações dos programas.

Mais de 80 mil crianças beneficiadas
Desde sua criação pelo governo do Estado, em abril de 2003, o PIM capacitou 355 e habilitou 233 municípios, que recebem incentivo mensal e contam com o trabalho de 2.174 visitadores. Com foco no estímulo ao desenvolvimento integral das crianças na fase dos zero aos seis anos de idade, o programa atende 81.525 crianças e 6,5 mil gestantes, em benefício de 54.350 famílias gaúchas.


Parceria com o PPV
Com o objetivo de prevenir a violência na infância, o PIM desenvolve ações em parceria com o PPV, em áreas consideradas prioritárias pelos altos índices de violência. Cada visitador do PIM/PPV atende em média 25 famílias. Os municípios beneficiados com o aumento do incentivo, as áreas atendidas e o número de visitadores de cada região são os que seguem:


Alvorada (Americana e Umbú): 11 visitadores
Caxias do Sul (Canyon): 9
Novo Hamburgo (Canudos): 16
Pelotas (Fragata): 86
Santa Cruz do Sul (Bom Jesus): 6
Santo Ângelo (Harmonia): 5
Esteio (Primavera): 4
Montenegro (Senai): 7
São Lourenço do Sul (Santa Terezinha): 10
São Luiz Gonzaga (Vila Floresta): 9
Torres (Zona Sul): 22.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Condutores Embriagados

Brigada Militar flagra nove condutores embriagados em rodovias gaúchas
21/02/2010 18:53


Durante a noite da sexta-feira (19) e a madrugada do sábado (20) as operações de combate a criminalidade e fiscalização de trânsito, efetuadas pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), em todas as rodovias e estradas estaduais, flagrou nove condutores embriagados.

O primeiro caso foi constatado na RS 155, Km 2, em Ijui, quando uma guarnição do Grupo Rodoviário de Cruz Alta foi chamada para atender um acidente de trânsito com danos materiais e constatou que o condutor de um dos veículos apresentava visíveis sinais de embriaguez. O acusado foi submetido ao teste de alcoolemia, efetuado por etilômetro (bafômetro), sendo constatada alta concentração de álcool. O condutor foi autuado e apresentado preso na delegacia de polícia local. Às 23h25, o condutor de uma motocicleta foi flagrado embriagado na RS 401, Km 21, em Charqueadas, por policiais militares do Grupo Rodoviário de Taquari. Os policiais efetuaram a comprovação através de teste com etilômetro e, após comprovada a embriaguez, encaminharam o acusado preso para a delegacia de polícia local.

Outro caso de embriaguez foi flagrado, já na madrugada de sábado (20), na RS 118, Km 35, em Viamão. Os policiais militares do Grupo Rodoviário de Viamão efetuaram a abordagem de um motociclista e, novamente, houve a comprovação de embriaguez por teste de alcoolemia. O acusado foi encaminhado para a delegacia de polícia local. Também na madrugada de sábado (20/2), por volta das 04h50, outro acidente de trânsito, ocorrido na RS 115, Km 6, em Taquara, levou os policiais militares do Grupo Rodoviário de Taquara, a efetuarem registro de embriaguez ao volante. Nesse caso a embriaguez foi atestada por exame clínico, feito no hospital de Igrejinha, onde o acusado foi encaminhado para atendimento, em decorrência do acidente de trânsito.

Outros três casos de embriaguez foram flagrados entre a meia noite e a 01h de sábado (20) em Charqueadas. Todos os casos foram registrados na RS 401, Km 21, local onde os policiais militares do Grupo Rodoviário de Taquari, efetuaram barreira de fiscalização e contenção da criminalidade. Em duas situações houve somente a atuação administrativa, visto a baixa concentração de álcool, aferida por teste de etilômetro. Os dois acusados foram notificados por cometimento de infração de trânsito de natureza gravíssima e tiveram seus veículos liberados para condutores habilitados. No terceiro caso, o acusado foi encaminhado preso para a delegacia de polícia local, visto a constatação de alta concentração de álcool, também verificada por teste de alcoolemia.

Já em São Jerônimo, outros dois casos de embriaguez foram flagrados pelos policiais militares do Grupo Rodoviário de Taquari. Ambos foram flagrados na RS 401, Km 16, quando da realização de barreira policial. Nas duas situações os condutores foram autuados por cometimento de infração de trânsito de natureza gravíssima e, em conseqüência da baixa concentração de álcool, atestada por teste com etilômetro, tiveram seus veículos liberados para condutores habilitados, conforme previsão legal do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Fonte: Ascom BM

Cursos de Teatro

Programação dos Cursos
Espaço Aberto Vánacontramão


--------------------------------------------------------------------------------

TEATRO INFANTIL
Tem como objetivo sensibilizar e desenvolver as potencialidades artísticas das crianças
Turma: Segundas-Feiras e Quartas-Feiras, das 16:30 às 18:00h -Período: 01/03/10 a 16/06/10

Turma: Terças-Feiras e Sextas-Feiras, das 14:30 às 16:00h -Período: 02/03/10 a 18/06/10


Idade: De 6 a 12 anos - Professor: Marconi Araponga e Luciana Comin. Saiba+


--------------------------------------------------------------------------------

TEATRO ADULTO
--- "ABRINDO PORTAS" ---

A proposta do curso tem como base a preparação do ser-artista com foco no autoconhecimento. Fazer teatro ensina a: lidar com as emoções; falar em público com desenvoltura; vencer a timidez; expressar os sentimentos e desenvolver a comunicação.

NOVAS TURMAS

Módulo I: Turma Quintas-Feiras Vespertina, das 14:00 às 17:30h - Período: de 25/02/10 até 17/06/10


Módulo I:Turma Sextas-Feiras Noturna, das 18:30 às 22:00h - Período: de 26/02/10 até 18/06/10


Professor: Walter Rozadilla - Faça sua reserva!!! Para marcar entrevista, favor ligar 3240-7267
Metodologia - Horários -Investimento; neste Link- http://www.vanacontramao.com.br/teatro_info.asp

--------------------------------------------------------------------------------


ORATÓRIA
"FALANDO EM PÚBLICO"
Visa atender a demanda de profissionais que buscam melhorar seu desempenho.

Dias:Terças e quintas-feiras, das 19:00h às 22:00h - Período: 02/03/10 a 08/04/10 - Saiba +

--------------------------------------------------------------------------------


CANTO INFANTIL

O curso fornece ferramentas para o encontro da criança com a própria voz, sua musicalidade.

Dias: Sextas-feiras, das 14:30 às 16:30h -Período: 05/03/10 a 11/06/10
Idade: De 6 a 12 anos. Saiba +


--------------------------------------------------------------------------------

DRENAGEM LINFÁTICA

O Curso visa a qualificação do aluno para o mercado de trabalho.

Dias: Quintas e Sextas, das 15:00 às 17:00h - Período: 11/03/10 a 23/04/10 - Saiba +


--------------------------------------------------------------------------------

O local do curso é movimentado e bem iluminado. O espaço conta com porteiro para maior segurança das pessoas e dos automóveis.


Seu endereço de e-mail está em nossa lista porque algum conhecido em comum o indicou. Mas, não é nossa intenção incomodar você, caso seja assim, solicite remover da lista que não enviaremos mais e-mails. Agora, se achou interessante nosso trabalho, ajude-nos a crescer encaminhando este e-mail para seus conhecidos.



Mais Informações e inscrições (das 14:00 às 21:00):
Tel: 71 3240-7267 / 3346-6286
Travessa Dr. Artur Napoleão Carneiro Rego, 190 - Pituba - Salvador - Bahia -
www.vanacontramao.com.br / contato@vanacontramao.com.br
REMOVER DA LISTA

Diretoria do Sindicom


Empossada a nova diretoria do Sindicom de Vacaria


Com a presença de diversos sócios e pessoas convidadas que foram até o Restaurante Casa de Pedra para prestigiar o ato, no sábado, dia 20, foi realizada a solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Vacaria (Sindicom), quando Marlene Mattos foi novamente conduzida ao cargo de presidente da entidade de classe por mais três anos.

O ato contou também com a presença de Paulo Pacheco, representante da Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado do Rio Grande do Sul, que salientou a nossa reportagem, que a Federação acompanha os trabalhos do Sindicato de Vacaria desde que o mesmo ainda era Associação e que a Marlene está desenvolvendo um bom trabalho a frente do mesmo.
Falando sobre os planos futuros da entidade, Marlene Mattos que está na presidência do Sindicato desde 1995, destacou:

“Estamos assumindo novamente a diretoria do Sindicato com grande trabalho pela frente que teremos esse ano a respeito do horário livre, a respeito do fator previdenciário que é uma luta nacional em que trabalhamos conjuntamente com os Sindicatos da região e Federação. Creio que este ano, teremos muito trabalho de uma grande luta para o Sindicato e tudo o que buscamos são prioridades”.

A nova diretoria da entidade de classe para o triênio 2010/2013 cuja eleição foi efetuada ainda no ano passado, ficou da seguinte maneira:

Presidente: Marlene Mattos.
Vice-presidente: Gilnei Borges do Prado.
Suplente da Diretoria: Rossano Luciano Ribeiro e Marco Antônio Letti.
Secretária Geral: Ivete Terezinha Tamagno Talamini.
2ª Secretária: Rosane de Fátima Pereira Candido.
Tesoureiro: João Clóvis de Campos Borges.
Conselho Fiscal Efetivo: Nereu Cabral do Nascimento, Manoel Domingos Caxambu e Nelson Alves da Silva.
Suplente do Conselho Fiscal: Heloisa Helena Moraes Borges.
Após a solenidade, os sócios e convidados participaram de um jantar dançante de confraternização que foi animado pelo ótimo conjunto “Os Vacarianos”.

Na foto, a presidente Marlene Mattos posa em frente aos vários troféus conquistados pela entidade de classe.


Data: 21/02/2010 - 17:08
Fonte: Adelar Gonçalves/Rádio Esmeralda FM

Desconto de IPTU em Vacaria RS

IPTU tem desconto de 15% para quem pagar nesta segunda

Após esta data desconto passa a ser de 10% até o dia 15 de março.

Os contribuintes que pagarem o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), em cota única, até esta segunda-feira, 22/02, terão um desconto de 15%. Já quem pagar até o dia 15 de março, o desconto será de 10%.
O IPTU também poderá ser parcelado em oito vezes com o primeiro pagamento no dia 15 de abril. A estimativa da Prefeitura de Vacaria é arrecadar em 2010 aproximadamente R$ 3 milhões. Neste ano, o imposto não teve reajuste, permanecendo os mesmos valores de 2009. Ainda este mês serão entregues 3.536 carnês de Alvarás de Localização, para os comerciantes e profissionais liberais.


Tags: Prefeitura, IPTU, carnês, desconto
Rádio Fátima AM (Jornalismo), 22/02/2010, 09h04

11 mil Consultas em Vacaria RS

Secretaria vai disponibilizar mais de 11 mil consultas

Atendimento será contratado através de licitação e compreende, inclusive, áreas como a de ortopedia e oftalmologia.

A Secretaria Municipal de Saúde abriu uma licitação para fornecer 11.200 consultas à comunidade de Vacaria. Entre as especialidades a que se destinam estes atendimentos estão as áreas de cardiologia, fisioterapia, psiquiatria e ortopedia. As consultas compreendem desde o diagnóstico até o tratamento indicado para o paciente.
De acordo com o Secretário de Saúde, Paulo Gilberto dos Santos Silva algumas especialidades terão lista de espera, mas o atendimento deverá ser feito conforme a demanda. Segundo ele, a maior dificuldade está no atendimento para a ortopedia e oftalmologia em virtude da grande procura e a falta de um convênio para atendimento à comunidade.
O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Reinaldo Tessaro explica que esta é também uma antiga reivindicação da entidade, pois a contratação deste serviço poderá amenizar as dificuldades no agendamento de consultas.
O processo licitatório prevê 1.600 consultas de cardiologia, 1.600 interpretações de eletrocardiogramas e laudos especializados, 3.600 sessões de fisioterapia, 600 consultas de nefrologia, 1.200 para psiquiatria, 1.500 de oftalmologia, 700 para dermatologia e 2.000 de ortopedia.

Tags: Saúde, consultas
Rádio Fátima AM (Jornalismo), 22/02/2010, 08h19

Emirado Árabes Unidos Acessa o Blog do Jornal Negritude


Parabéns! Você só teve a sua primeira visita de Emirados Árabes Unidos.




Visite Emirados Árabes Unidos na Wikipedia



Modificar a minha alertas

Atropelamentos na Região de Vacaria RS

Corpo de homem atropelado é exumado para identificação
Segundo os parentes, ele havia saído da Bahia para vir trabalhar em Vacaria, na colheita da maçã.

Com auxilio da policia da Bahia foram localizados uma irmã e um sobrinho de Lídio Pereira Rodrigues, de 37 anos. Ele morreu atropelado por um caminhão na última terça-feira, 16/02, na BR 285, em Muitos Capões, quando caminhava em cima da pista central. O sepultamento havia sido determinado pelo Delegado Vitor Fernando Boff, pois o IML de Vacaria não disponibiliza de estrutura e os familiares não haviam sido localizados.
A identificação feita através dos documentos de Lídio. Segundo os parentes, o homem havia saído da Bahia de ônibus para vir trabalhar em Vacaria, na colheita da safra da maçã.
O corpo foi exumado na manhã dessa sexta-feira, 20/02, no Cemitério Público Municipal São Francisco de Assis e está sendo transladado para o município de Bom Jesus da Lapa, na Bahia , onde deverá ser sepultado neste domingo, 21/01.
Já o pedestre que foi atropelado no ultimo dia 12, também na BR 285, próximo ao trevo de acesso ao Município de Esmeralda permanece sem identificação. O corpo está no IML de Caxias do Sul para uma possível identificação.

Tags: BR 285, atropelamento, homem, identificação
Rádio Fátima AM (Jornalismo), 20/02/2010, 08h59

Governo Federal libera Verbas para Vacaria RS

Governo Federal libera recursos para instalação de câmeras
Investimento será de R$ 1,5 milhão, através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania

O Governo Federal liberou cerca de R$ 1,5 milhão para a instalação de 20 novas câmeras de monitoramento. Os recursos são destinados através do através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).
A prioridade é instalar os equipamentos nos bairros Jardim dos Pampas, Monte Claro e Imperial, nas BRs 116 e 285, no cemitério Santa Clara e na estação rodoviária.
O edital de licitação para a compra das câmeras deverá ser lançado nos próximos dias. O sistema entra em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano. A central será instalada na Guarda Municipal e monitorada por um guarda municipal e um policial militar que trabalharão juntos para agilizar as ações de combate a criminalidade.


Tags: Pronasci, governo federal, segurança, câmeras de monitoramento
Rádio Fátima AM (Jornalismo), 19/02/2010, 10h15

BM apresenta Projeto Polícia Cidadã


BM apresenta projeto Policia Cidadã a comerciantes de Vacaria

Na próxima semana o projeto será apresentado à outras entidades.


Comerciantes no lançamento do projeto O projeto Policia Cidadã desenvolvido pelo 10° BPM, que na semana passada foi apresentado aos presidentes de associações de bairros, ontem a noite foi lançado para os empresários de Vacaria. Estiveram presentes membros da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, alguns comerciantes do centro e da estação rodoviária e a direção da empresa Transfatima. O presidente da CDL César Silva enaltece a iniciativa e fala que a entidade tem participação no projeto desde o inicio. Ele convida a todos os lojistas a participarem. O gerente administrativa da Transfátima Leandro Jacob, fala que toda iniciativa, onde vise a segurança da população é bem vinda, Jacob acredita que a tendência é que nos próximos encontros a participação da comunidade será maior. O responsável pelo Projeto Policia Cidadã tenente Artêmio Luis de Oliveira Poltozi destaca que objetivo é melhorar a segurança dos moradores de Vacaria com a participação de todos os setores da comunidade. Na próxima semana o projeto Policia Cidadã será apresentado ao setor de produção, Fruticultura, Associação Rural e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.


Rádio Fátima AM (Produção), 19/02/2010, 09h18

Liminar em Vacaria RS

Liminar determina suspensão de mudança de órgãos públicos
Para o Ministério Público, Procon e Assessoria Jurídica ficariam em locais de difícil acesso para idosos e portadores de deficiências.

A Promotoria de Justiça Especializada, através do promotor de Justiça Luís Augusto Gonçalves Costa, ajuizou uma ação civil pública contra a Prefeitura de Vacaria, para garantir a permanência do Procon e da Assessoria Jurídica Gratuita em locais que facilitem o acesso de idosos e portadores de deficiências.
A Prefeitura tinha a intenção de mudar de local os dois órgãos, para o espaço onde se localizava a Secretaria de Educação, que não tem acesso para deficientes e dificulta o para os idosos, público este que procura rotineiramente tais serviços.
Segundo o promotor, se futuramente a Prefeitura continuar omissa, será ajuizada ação para que todos os órgãos públicos municipais de atendimento a comunidade estejam aptos ao acesso de deficientes e idosos com dificuldade de locomoção.
A liminar foi deferida pelo Juiz Mauro Freitas da Silva, determinando que a Prefeitura de Vacaria se abstenha de efetuar a mudança do local de funcionamento do Procon e da Assistência Judiciária Municipal, enquanto o novo prédio não esteja adaptado a receber pessoas deficientes físicas e idosas, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 500,00, para o caso de descumprimento, sem prejuízo de outras sanções previstas em lei.

Tags: Ministério público, procon, assessoria jurídica, deficientes, idosos
Rádio Fátima AM (Jornalismo), 19/02/2010, 09h07

Glória vence o Sapucaiense


Glória goleia a Sapucaiense e reassume a liderança


Jogo foi disputado em Vacaria(foto:Rádio Fátima) O Glória manteve a invencibilidade e reassumiu a liderança da Chave 03 da Segundona 2010 neste domingo. Jogando em casa fez 4 a 1 na Sapucaiense na quinta rodada da primeira fase da competição.
O adversário saiu na frente após um erro do zagueiro André Alagoano que entregou a bola para o atacante Tiago Matos marcar aos sete minutos da primeira etapa.
Depois de sofrer o gol o Glória tentava ir ao ataque de forma desorganizada. Aos 15 minutos, o meia Léo Maringá fez o mais bonito gol dos últimos anos no Altos da Glória. Depois de um cobrança de lateral a bola chegou para o meia que de “bicicleta” tocou no canto esquerdo do goleiro Larri.
Foi o mesmo Léo Maringá que virou o jogo aos 30 minutos em uma jogada individual pelo lado direito. Com o 2 a 1 o Glória conseguiu organizar um pouco mais as jogadas. O sistema defensivo, no entanto, mantinha instabilidade. O atacante da Sapucaiense Tiago Matos continuava a oferecer perigo. Na segunda etapa Marcinho e Silvano fecharam a goleada: 4 a 1.
No intervalo o meia Rodrigo Couto sentiu um entorce no tornozelo esquerdo e foi substituído por Fabinho. O meia passa a ser dúvida para a partida contra o Garibaldi na quarta-feira.
Com a vitória o Glória soma 11 pontos e é líder da Chave 03.
Glória: Márcio, Tiago Machado, André Alagoano(Jucimar), Valdemar, Edimar, Ivanildo, Márcio Souza, Léo Maringá, Rodrigo Couto(Fabinho),Marcinho, Silvano.
Técnico: Paulo Porto.



Rádio Fátima AM (Jornalismo), 21/02/2010, 20h13

Curso de Teatro

Programação dos Cursos
Espaço Aberto Vánacontramão


--------------------------------------------------------------------------------

TEATRO INFANTIL
Tem como objetivo sensibilizar e desenvolver as potencialidades artísticas das crianças
Turma: Segundas-Feiras e Quartas-Feiras, das 16:30 às 18:00h -Período: 01/03/10 a 16/06/10

Turma: Terças-Feiras e Sextas-Feiras, das 14:30 às 16:00h -Período: 02/03/10 a 18/06/10


Idade: De 6 a 12 anos - Professor: Marconi Araponga e Luciana Comin. Saiba+


--------------------------------------------------------------------------------

TEATRO ADULTO
--- "ABRINDO PORTAS" ---

A proposta do curso tem como base a preparação do ser-artista com foco no autoconhecimento. Fazer teatro ensina a: lidar com as emoções; falar em público com desenvoltura; vencer a timidez; expressar os sentimentos e desenvolver a comunicação.

NOVAS TURMAS

Módulo I: Turma Quintas-Feiras Vespertina, das 14:00 às 17:30h - Período: de 25/02/10 até 17/06/10


Módulo I:Turma Sextas-Feiras Noturna, das 18:30 às 22:00h - Período: de 26/02/10 até 18/06/10


Professor: Walter Rozadilla - Faça sua reserva!!! Para marcar entrevista, favor ligar 3240-7267
Metodologia - Horários -Investimento; neste Link- http://www.vanacontramao.com.br/teatro_info.asp

--------------------------------------------------------------------------------


ORATÓRIA
"FALANDO EM PÚBLICO"
Visa atender a demanda de profissionais que buscam melhorar seu desempenho.

Dias:Terças e quintas-feiras, das 19:00h às 22:00h - Período: 02/03/10 a 08/04/10 - Saiba +

--------------------------------------------------------------------------------


CANTO INFANTIL

O curso fornece ferramentas para o encontro da criança com a própria voz, sua musicalidade.

Dias: Sextas-feiras, das 14:30 às 16:30h -Período: 05/03/10 a 11/06/10
Idade: De 6 a 12 anos. Saiba +


--------------------------------------------------------------------------------

DRENAGEM LINFÁTICA

O Curso visa a qualificação do aluno para o mercado de trabalho.

Dias: Quintas e Sextas, das 15:00 às 17:00h - Período: 11/03/10 a 23/04/10 - Saiba +


--------------------------------------------------------------------------------

O local do curso é movimentado e bem iluminado. O espaço conta com porteiro para maior segurança das pessoas e dos automóveis.


Seu endereço de e-mail está em nossa lista porque algum conhecido em comum o indicou. Mas, não é nossa intenção incomodar você, caso seja assim, solicite remover da lista que não enviaremos mais e-mails. Agora, se achou interessante nosso trabalho, ajude-nos a crescer encaminhando este e-mail para seus conhecidos.



Mais Informações e inscrições (das 14:00 às 21:00):
Tel: 71 3240-7267 / 3346-6286
Travessa Dr. Artur Napoleão Carneiro Rego, 190 - Pituba - Salvador - Bahia -
www.vanacontramao.com.br / contato@vanacontramao.com.br
REMOVER DA LISTA

Glória vence o Sapucaiense


Domingo, 21 de Fevereiro de 2010
Com dois gols de Maringá, Glória vence Sapucaiense

Na tarde deste domingo com a temperatura na casa dos 30ºC, o Leão recebeu o Sapucaiense no Altos da Glória com a obrigação de vencer, visto que os resultados de ontem da chave 3 não ajudaram e com isso a equipe havia caído para a 4ª colocação.
As duas equipes iniciaram a partida com cautela, estudando o modo de jogar do adversário. Mas logo aos 7 minutos, o zagueiro e capitão André Alagoano demorou para afastar a bola e quando chutou, acertou o atacante adversário, Tiago Mattos, e a bola foi parar no fundo das redes do goleiro Márcio Kesler, que nada pôde fazer. Glória 0 x 1 Sapucaiense.
Após o gol, a equipe de Vacaria parecia confusa em campo, errando lances simples acabou escutando algumas vaias do maior público que tivemos no Altos da Glória até hoje.
Então, aos 15 minutos, Márcio Souza mandou uma cobrança de lateral pelo lado direito de ataque para dentro da área do visitante, André Alagoano escorou para trás e Léo Maringá, de fora da grande área, fez o gol mais bonito dos últimos tempos em Vacaria, dando uma bicicleta magnífica e empatando o marcador. Um golaço. Glória 1 x 1 Sapucaiense.
A partida seguiu com boas chances para ambos os lados, e quem chegou ao segundo gol foi o Leão. Léo Maringá escapou pelo lado direito, puxou a bola para a perna esquerda e foi em direção à grande área, tirou quatro marcadores e bateu sem chances para o goleiro Larri. Virada em Vacaria, Glória 2 x 1 Sapucaiense.
Na segunda etapa os ânimos esquentaram, com divididas mais fortes e com lances perigosos os jogadores se desentenderam, Guilherme exagerou na força e atingiu Silvano perto do grande círculo do gramado, a confusão estava formada, jogadores dos dois times discutiram por alguns minutos, mas felizmente tudo voltou ao normal na sequência. O árbitro Ademir Zulianello optou por dar cartão amarelo para Guilherme e Silvano na jogada.
Aos 9 minutos, Marcinho ampliou, em jogada individual pelo lado direito de ataque, ele invadiu a área em diagonal livrando-se de dois marcadores e chutando no canto direito do goleiro adversário. Glória 3 x 1 Sapucaiense.
Após isso o Leão naturalmente baixou o ritmo, cadenciando mais as jogadas, fazendo a bola rolar de pé em pé.
O Sapucaiense ainda teve boas chances para diminuir a diferença, em alguns lances o atacante Tiago Mattos, destaque da equipe, saía sozinho contra o goleiro Márcio Kesler, que com muita competência conseguia fazer as defesas.
Para fechar o marcador faltava o gol do atacante, Silvano, muito esforçado na partida, lutou, correu, deu assistências, finalizava sempre que possível e então aos 42 minutos da etapa complementar foi recompensado. Lançamento de Marcinho deixou o camisa 9 cara a cara com o goleiro Larri, mostrando muita calma e qualidade, o atacante driblou o goleiro e na sequência ainda passou por um zagueiro que recuperava-se no lance, fazendo mais um belíssimo gol na tarde de hoje e fechando o marcador.
Final em Vacaria, Glória 4 x 1 Sapucaiense.
Segundo o presidente Ivar Saraiva, um atacante poderá ser anunciado nos próximos dias.
Na quarta-feira o Leão entra em campo novamente, agora para enfrentar o Garibaldi fora de casa.

Glória: Márcio Kesler; Tiago Machado, Valdemar, André Alagoano(C)(Jucimar), Edimar(Vagson); Ivanildo, Márcio Souza, Léo Maringá, Rodrigo Couto(Fabinho), Marcinho; Silvano.

Sapucaiense: Larri; Caju, Maurício, Júnior(C), Gelson; Ícaro, André(Fernandinho), Guilherme, Edimar dos Santos; Miguel(Juliano) e Tiago Mattos.

Gols: Tiago Mattos(S) 7 minutos 1ª etapa, Léo Maringá(G) 15 e 30 minutos 1ª etapa, Marcinho(G) 9 minutos 2ª etapa e Silvano 42 minutos 2ª etapa.

Cartões amarelos: André Alagoano(G), Silvano(G), Ícaro(S), Gelson(S) e Guilherme(S).

Arbitragem: Ademir Zulianello auxiliado por Marcos Moraes e André Bittencourt.

por Neto Ferreira

Resultados da chave 3 do Glória


Domingo, 21 de Fevereiro de 2010
Resultados e classificação da chave 3

Ontem

17:00 - Lajeadense 2x0 Guarani
17:00 - Cruzeiro 2x1 Garibaldi
18:00 - Brasil-Far 3x0 Cerâmica

Hoje

17:00 - Glória 4x1 Sapucaiense

Classificação - Chave 3:

1º Glória: 11 pontos
2º Lajeadense: 10 pontos
3º Cruzeiro: 9 pontos, saldo 3
4º Brasil-Far: 9 pontos, saldo 2
5º Guarani-VA: 7 pontos
6º Aimoré: 5 pontos, saldo -1
7º Cerâmica: 5 pontos, saldo -2
8º Sapucaiense: 5 pontos, saldo -8
9º Garibaldi: 1 ponto

Próxima rodada:

24/02/2010 - 17:00 - Cerâmica x Lajeadense
24/02/2010 - 20:30 - Garibaldi x Glória
24/02/2010 - 20:30 - Aimoré x Brasil-Far
24/02/2010 - 20:30 - Guarani x Cruzeiro

por Neto Ferreira

Inter Fora da Decisão do Primeiro Turno




22 de fevereiro de 2010 | N° 16254AlertaVoltar para a edição de hojeINTER
Abalo pré-Emelec
Antes da estreia na Libertadores, a queda no Gauchão. O misto de reservas com o time B do Inter foi insuficiente para superar o Novo Hamburgo. A derrota de virada, por 2 a 1, ontem, no Beira-Rio, além de tirar a equipe da final da Taça Fernando Carvalho, acendeu a luz vermelha no vestiário. Mesmo que a formação fosse emergencial e sequer tivesse treinado junto, ninguém contava com o abalo antes de encarar o Emelec, amanhã.

A derrota para o Novo Hamburgo fez parte de estatégia de risco calculado. O projeto da Libertadores, cuja montagem começou em junho, treinou ontem pela manhã para enfrentar os equatorianos. Com Abbondanzieri no gol e Giuliano na armação. Os dois, mais Kleber e Guiñazu, assistiram à vitória do Novo Hamburgo no estádio. A lista dos 25 inscritos, com a presença do goleiro argentino, será entregue hoje à Conmebol. Por Pato, o Inter atrasou o envio dos relacionados e pagará multa de R$ 9 mil.

Na antessala do vestiário, o vice de futebol, Fernando Carvalho, abatido, ensaiava discurso forte para mobilizar a torcida. O coro restante era de lamentações pela eliminação e severas críticas à Federação Gaúcha de Futebol (FGF). A queixa era de que, por medo do Grêmio, a FGF se negou a mudar a data da semifinal.

– Estou triste, abatido, não gosto de perder. Mas nosso objetivo principal é a Libertadores. Espero que a torcida lote o Beira-Rio contra o Emelec, é fundamental começar vencendo – disse Carvalho.

Jorge Fossati estava ainda mais cabisbaixo do que Carvalho. Mesmo com improviso, projetava decidir o turno no Gre-Nal e ganhar o primeiro título no Brasil. No gol da virada, levou as mãos à cabeça. A derrota de ontem, além de eliminar o time, trouxe pressão para a estreia na Libertadores.

– Sou treinador, não sou mágico – reagiu Fossati, reclamando do calendário que encontrou no futebol brasileiro. – Jamais vou colocar um jogador em campo antes de 48 horas da Libertadores. E se um titular leva uma pancada, o que faço?

Perguntado sobre o Emelec, a quem enfrentou como técnico da LDU em 2009, Fossati foi sucinto:

– Trata-se de um time forte, entrosado. Será um jogo difícil para nós.

Uma semana antes de acertar com o Inter, a LDU, comandada por ele, foi alijada da Libertadores ao perder para o Emelec em um mata-mata classificatório à Libertadores.

ZEROHORA.COM

> Confira os melhores momentos da partida entre Inter e Novo Hamburgo em www.zerohora.com/esportes


LEANDRO BEHS

Grêmio decide Final com o Galacticos do Vale


Grêmio decide Taça Fernando Carvalho no Olímpico
Novo Hamburgo é o adversário do Tricolor na final do primeiro turno do Gauchão

Grêmio decide Taça Fernando Carvalho no Olímpico
Crédito: Mateus Bruxel
Grêmio decide Taça Fernando Carvalho no Olímpico
Crédito: Mateus Bruxel
Grêmio e Novo Hamburgo vão decidir no próximo domingo, no Estádio Olímpico, quem ficará com a Taça Fernando Carvalho, referente ao prmeiro turno do Gauchão 2010. Curiosamente as duas equipes são egressas do grupo 1, em que a pontuação dos clubes durante a primeira fase da competição foi bem inferior a da chave 2. Enquanto muitos aguardavam por um clássico Gre-Nal na decisão, o Novo Hamburgo surpreendeu o Inter em pleno Beira-Rio, ao vencer, por 2 a 1 de virada, na tarde de domingo. A diferença para o Inter no primeiro turno era de 14 pontos em favor do time da Capital.

"A competição quando afunila é assim, vira um torneio, e os clubes do Interior acabam chegando", explica o vice-presidente do Grêmio, César Pacheco. O Novo Hamburgo é uma das equipes que mais investiu para este Campeonato Gaúcho e terá do outro lado, um time que não vence a competição desde 2007, e que também não poupou esforços para montar um time forte para este ano. No Grêmio, mesmo com a surpresa pela desclassificação do maior rival, o discurso é o respeito ao Noia.

"Será um jogo muito difícil. Eles têm um time muito bom, contam com ex-jogadores experientes da dupla Gre-Nal. Não temos salto alto, temos apenas a vantagem de jogar na nossa casa, mas não é por isso que somos favoritos", afirma Pacheco.

No lado do Novo Hamburgo prega cautela

"Será outra parada difícil, mas temos que acreditar no nosso potencial. Chegar no Olímpico e tentar de jogar de igual para igual com o Grêmio, como fizemos hoje (ontem) com o Inter", disse Gilmar Iser, que brincou relembrando que esta é a sua sexta passagem no clube do Vale do Sinos: "Estou me sentindo como o Alex Ferguson, no Manchester United".

As duas equipes terão tempo para se preparar para a final. "Isso vai ser muito importante depois de uma maratona de onze jogos seguidos entre meio e final de semana", comemorou o zagueiro do Grêmio Rafael Marques, após a vitória contra o Inter-S.M.. "Por ter vencido na Copa do Brasil, teremos uma semana para fazer o que não deu até agora. Estou contente por isso", completou o técnico Silas.

No jogo do sábado, nenhum jogador que estava pendurado com dois cartões amarelos recebeu o terceiro. Desta maneira, Silas terá a oportunidade de repetir pela terceira vez consecutiva a escalação do time. O volante Adílson, ainda sem recuperação total das dores lombares, dificilmente terá condições de ficar à disposição. Quem poderá ser alternativa são os dois jogadores contratados na semana passada, o zagueiro Rodrigo e o lateral-direito Edílson. Os dois participam de um jogo treino que o Grêmio realiza amanhã contra o Porto Alegre, no Olímpico.

Fonte: João Paulo Fontoura / Correio do Povo



--------------------------------------------------------------------------------

» Tags:Grêmio Gauchão