terça-feira, 25 de maio de 2010

Não vote em Edson Portilho

Appio e Schio Solicitam Recursos ao Hospital de Vacaria RS



Com o objetivo de pleitear recursos para o Hospital Nossa Senhora da Oliveira, de Vacaria, o deputado estadual e Líder Partidário do PP, Francisco Appio , foi recebido hoje (21/05), pelo Chefe da Casa Civil, Bercilio Silva. Appio estava acompanhado pelo empresário e presidente do Conselho Consultivo do Hospital, Francisco Schio, pelo novo Diretor do Banrisul, César Antônio Cechinatto, (filho de Vacaria, na foto ao lado) e pelo assessor Hipólito Brites de Freitas.



Na oportunidade, foi solicitado apoio aos projetos de implantação do novo bloco cirúrgico, lavanderia e reforma do Hospital, bem como recursos para a pintura do estabelecimento, método de combate à infecção hospitalar.



Os projetos foram protocolados junto à Secretaria da Saúde e contam com o apoio do Governo Yeda, por tratar-se de Hospital Regional, que atende mais de vinte municípios da região dos Campos de Cima da Serra.



Francisco Schio chamou a atenção para o fato da fruticultura atrair de 12 a 15 mil trabalhadores por safra, que utilizam os serviços da saúde, sem que o SUS, Estado e União aumentem os recursos para atendimento destas demandas, sacrificando o estabelecimento filantrópico, administrado pelas Irmãs de São José, há 75 anos.



Francisco Appio apelou ao Governo por recursos para reforma e equipamentos para o Hospital, referência no Estado, em vários procedimentos.



“O novo Bloco Cirúrgico se impõe, pelas ocorrências de acidentes nas BRs116 e 285, que cortam a cidade, aumentando as demandas em trauma, cirurgia e UTI”, afirma o parlamentar.






























Cesar Cechinato, Schio, Bercilio Silva, Appio e Hipólito B. de Freitas







Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Campanha do Agasalho 2010

Ação Solidária
Governo lança a Campanha do Agasalho 2010
Início de atividades será anunciado por Tarsila Crusius, às 10h, em solenidade no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Neste ano, o tema é "Não deixe o frio assustar neste inverno". Em 2009, foram arrecadados 1,4 milhão de itens, entre agasalhos, cobertores, roupas e calçados, além de 165 toneladas de alimentos.
Meio Ambiente
Yeda autoriza licenciamento e fiscalização florestal para novos municípios
Convênio delega competência aos municípios em relação ao manejo em atividades e empreendimentos locais no setor. O Estado acompanhará a execução dos processos, prestará apoio técnico e criará infraestrutura de monitoramento das ações.
Estradas
Pardais começaram a ser trocados nas rodovias estaduais nesta segunda-feira
A ERS-030 (Osório e Tramandaí) e a ERS-040 (Viamão e Capivari do Sul) foram as primeiras contempladas. Os equipamentos entrarão em funcionamento, de forma gradual, nos mesmos locais anteriores de monitoramento.
Procergs
Companhia é finalista em concurso nacional de Governo Eletrônico
O Sistema de Administração de Medicamento (AME) - desenvolvido para a Secretaria Estadual da Saúde - foi selecionado pelo 16º Prêmio de Excelência e já figura entre as 16 iniciativas mais inovadoras do país na área de Governo Eletrônico.
.
Ensino
Governo promove capacitação de 140 professores no Lições do Rio Grande
Projeto se iniciou na manhã desta segunda-feira, no campus da Ulbra, em Gravataí. Coordenado pela Secretaria Estadual da Educação, objetiva implementar a proposta de Referencial Curricular para os estabelecimentos de ensino da rede estadual.

Fonte: Palácio Piratini

Sepé Tiaraju

Olá, amigos!
Vale a pena ler esta notícia a respeito deste herói nacional, que ainda não tem espaço nos nossos livros de história do Brasil: o índio Sepé Tiaraju. E também a história das missões jesuíticas dos Sete Povos, cujo livro pode ser acessado publicamente através do atalho no final desta matéria. Visitem também meu endereço na internet: "denilsoncontador.blogspot.com".

Um abraço.
Denilson

Câmara edita livro sobre o herói nacional Sepé Tiaraju

Organizado pela 1ª Vice-Presidência e publicado pela Edições Câmara, o livro "Sepé Tiaraju: herói guarani, missioneiro, rio-grandense e, agora, herói brasileiro" resgata a história do índio missioneiro que liderou a resistência dos guarani contra a implantação do Tratado de Madri, em 1750.

A Câmara lança nesta quarta-feira (19) o livro "Sepé Tiaraju: herói guarani, missioneiro, rio-grandense e, agora, herói brasileiro", organizado pela 1ª Vice-Presidência e publicado pela Edições Câmara. O lançamento será às 9h30, no Salão Nobre.

Em setembro do ano passado, o vice-presidente da República, José Alencar, sancionou a Lei 12.032, que inscreveu o nome de Sepé Tiaraju no Livro dos Heróis da Pátria. A Lei teve origem no projeto de lei 5516/05, de autoria do 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS).

O deputado defendeu que Sepé Tiaraju foi um herói ao liderar a resistência dos índios guaranis contra a implementação do Tratado de Madri, em 1750. O deputado ressaltou que o tratado era altamente prejudicial aos índios por obrigá-los a abandonar suas casas e bens.

Sepé Tiaraju

Nascido em um dos aldeamentos jesuíticos dos Sete Povos das Missões, foi batizado com o nome de Joseph. Por ser um bom combatente e estrategista, ficou conhecido como Sepé, "facho de luz", em tupi-guarani. Tornou-se líder das milícias indígenas que atuaram contra as tropas luso-brasileiras e espanholas na chamada Guerra Guaranítica.

Sepé Tiaraju era corregedor da Redução Jesuítica de São Miguel, eleito pelos índios guaranis, quando da assinatura do Tratado de Madri, em 1750, pelo qual os reis de Portugal e Espanha trocavam os Sete Povos das Missões pela Colônia do Sacramento. O Tratado obrigava cerca de 50 mil índios cristãos a abandonarem a terra de seus ancestrais, onde haviam construídos igrejas e fazendas e exerciam a agricultura e a pecuária. Insurgindo-se contra a medida, Sepé liderou a resistência dos índios guarani.

Morreu em 7 de fevereiro de 1756, enfrentando tropas portuguesas e espanholas no local chamado Batovi, hoje cidade de São Gabriel. Três dias depois, 1.500 índios foram trucidados na batalha do Caiboaté.

Livro dos Heróis Nacionais

O nome de Sepé Tiaraju é a 11ª inscrição no Livro dos Heróis Nacionais. A inscrição marcou a passagem dos 250 anos da morte do índio missioneiro. Desde novembro de 2005, Sepé Tiaraju já constava como herói guarani declarado pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Para baixar gratuitamente o livro, acesse através do endereço abaixo a Biblioteca Digital da Câmara:










-----Anexo incorporado-----

_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

SSP e Empresa Privada firmam Convênios

SSP e empresa privada firmam convênio para estágios no Hospital da BM
24/05/2010 20:43

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Brigada Militar, estabeleceu convênio para a realização de estágios profissionalizantes aos alunos matriculados na Escola D+, Ensino e Capacitação Técnica Ltda., curso de Instrumentação Cirúrgica, junto ao Hospital da Brigada Militar.

Após o acordo, caberá à BM informar a Escola quanto às oportunidades de estágio, com a especificação detalhada das atividades a serem desenvolvidas e os requisitos a serem atendidos pelos candidatos a estágio. Além disso, caberá à Brigada Militar assegurar aos alunos em estágio as condições adequadas ao desenvolvimento das atividades de aprendizagem profissional, social e cultural, com acompanhamento e avaliação do supervisor da Escola.
A seleção dos alunos a serem encaminhados a estágio será feita pela Escola, que é dirigida por Márcia Teresinha Barcellos Aronne. A governadora Yeda Crusius, o secretário Edson Goularte e o coronel João Carlos Trindade Lopes, comandante-geral da BM, assinaram o documento pelo Governo do Estado.

Imagens do Piratini





Destaques do Dia
[Exibir Imagem]

Yeda Crusius recebe comitiva árabe que pretende investir no RS
A governadora Yeda Crusius em audiência com investidores árabes, liderada pelo presidente do banco de investimentos Makaseb, Ahmed El Helw, dos Emirados Árabes(3ºesq/dir) e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, manisfestando interesse do grupo em abrir uma fábrica de fertilizantes no município de Canoas.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 24/05/2010
Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini
Código: 34583
[Exibir Imagem]

Yeda Crusius inaugura o Centro de Referência da Criança e do Adolescente Associação Educacional São José, em Guaíba
A governadora Yeda Crusius participa da solenidade de inauguração do Centro de Referência da Criança e do Adolescente Associação Educacional São José, no município de Guaíba.

Local: Guaíba - RS
Data: 24/05/2010
Foto: Silvio Alves / Palácio Piratini
Código: 34581
[Exibir Imagem]

Yeda Crusius assina ordem de início para obras do sistema de esgoto de Guaíba
A governadora Yeda Crusius discursa durante a solenidade de inauguração do Centro de Referência da Criança e do Adolescente Associação Educacional São José e da assinatura da Autorização para Início das Obras da ETE Corsan e de um trecho da Rede de Esgoto do Município.

Local: Guaíba - RS
Data: 24/05/2010
Foto: Silvio Alves / Palácio Piratini
Código: 34580
[Exibir Imagem]

Yeda Crusius assina ordem de início para obras do sistema de esgoto de Guaíba
A governadora Yeda Crusius assina a ordem de início de obras do sistema de esgoto sanitário de Guaíba.

Local: Guaíba - RS
Data: 24/05/2010
Foto: Silvio Alves / Palácio Piratini
Código: 34578
[Exibir Imagem]

Yeda Crusius realiza audiências temáticas na sede da Farsul
A governadora Yeda Crusius, acompanhada do presidente da Farsul, Carlos Sperotto(C) e do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Gilmar Tietböhl, discursa durante a realização de audiências temáticas com entidades ligadas ao Agronegócio, na sede da Farsul, em Porto Alegre.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 24/05/2010
Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini
Código: 34575
[Exibir Imagem]

Yeda Crusius realiza audiências temáticas na sede da Farsul
A governadora Yeda Crusius discursa durante a realização de audiências temáticas com entidades ligadas ao Agronegócio, na sede da Farsul, em Porto Alegre.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 24/05/2010
Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini
Código: 34574
[Exibir Imagem]

Governo anuncia vencedores do concurso Cidade Mais Florida
A gerente do projeto Prefeitura Parceira, Helena Hermany, acompanhada do secretário de Estado do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto(D), durante a entrega do troféu Concurso Cidade Mais Florida ao prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 24/05/2010
Foto: Paula Fiori / Palácio Piratini
Código: 34573
[Exibir Imagem]

Governo anuncia vencedores do concurso Cidade Mais Florida
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, representando a Governadora Yeda Crusius, discursa durante a cerimônia de premiação do Concurso Cidade Mais Florida, que integra o Programa Estruturante Nossas Cidades, premiando os três municípios mais floridos do Estado.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 24/05/2010
Foto: Paula Fiori / Palácio Piratini
Código: 34572

África

QUAL ÁFRICA?

25 de maio, dia da África. Não é à toa que a África é chamada de terra-mãe. A humanidade nasceu em seu ventre. Mas isso foi há tanto tempo que as pessoas nem se dão conta disso. Mais inaceitável é o povo brasileiro esquecer sua afrodescendência, afinal a África está muito presente em nosso país.

Mas a maioria de nosso povo não só não pára pra pensar que descende de africanos, como fica espantada quando tal fato é lembrado. Experimente dizer a alguém que você é descendente de africanos e prepare-se para receber um olhar de estranheza ou dúvida da outra pessoa. Afinal, nas escolas fala-se de "nossos avós" portugueses, nossos avós italianos, espanhóis, japoneses... Poucos falam dos nossos avós africanos, e a minoria fala disso sem demonstrar ignorância.

Mas com a Copa do Mundo a África está em evidência na mídia, com visões que mostram tanto uma simpatia pelas cores vibrantes e pela alegria, musicalidade e força do povo africano quanto preconceito por suas mazelas. Quem sabe é o momento de olhar para nossa mãe e redescobri-la?

Aqui, somos brasileiros de origem africana, ainda marginalizados, expostos à violência. (Quem nos protege da polícia, por exemplo?) A nossa África mítica, guardada carinhosamente em nosso inconsciente coletivo, que se expressa em nosso jeito de ser, essa África que é patrimônio único nosso, contrasta com a África atual, que precisamos (re)conhecer.


25 DE MAIO

A data de 25 de maio faz referência à criação da Organização da Unidade Africana, que ocorreu em 1963, na Etiópia. Nesse ano reuniram-se, de 22 a 25 de maio, 32 países africanos independentes para traçar uma estratégia de unidade do continente. Em 1972, a Organização das Nações Unidas instituiu o 25 de maio como Dia da Libertação Africana e em 2002, em Durban, África do Sul, 53 países instituíram a União Africana (UA).

A África é um continente com aproximadamente 30,27 milhões de quilômetros quadrados de terra. Ao norte é banhado pelo Mar Mediterrâneo, ao leste pelas águas do oceano Índico e a oeste pelo oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas desses dois oceanos.

É o segundo continente mais populoso do Mundo (depois da Ásia), com aproximadamente 800 milhões de habitantes.

É basicamente agrário, pois cerca de 63% da população habita no meio rural, enquanto somente 37% mora em cidades.

O principal bloco econômico é a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), formada por 14 países, dentre os quais Angola e África do Sul.

O continente foi subdesenvolvido pelas seguidas dominações europeias que ocorreram, tendo sido drenadas de suas terras não só a riqueza de seu solo e subsolo, mas um grande contingente humano.

Os africanos e seus descendentes dispersos pelo mundo formam a diáspora negra e são responsáveis, consciente ou inconscientemente, pela perpetuação da cultura, de hábitos e modos de vida herdados de civilizações ancestrais (como a ideia de energia vital, o axé, e a celebração da vida por meio dos ritmos e danças). A África é o continente onde a vida se originou e ali floresceram fantásticas civilizações, como a egípcia, os impérios do Mali, de Gana; a Etiópia, um dos Estados mais antigos do mundo e onde pode ter surgido a espécie Homo sapiens.

A tradição oral africana (que tem nos griots, contadores de histórias, seu símbolo) não impediu que florescesse uma literatura que teve, inclusive, importante papel nas guerras de libertação africana das décadas de 60 e 70. Em termos de língua portuguesa, por exemplo, há a a obra de Agostinho Neto, Pepetela, Jorge Macedo, José Craveirinha, entre outros. Segue um poema de um dos mais importantes escritores de Angola, Jorge Macedo:

POEMA DE AMOR

Adoro-te, África semente,
amor profundo,
nobre fruto do meu eu vivente.

Adoro a calidez das tuas tranças,
manta preta do meu primeiro calafrio.

E o dorso largo em que dormi o sono infantil
e acordei já homem feito.

Aproveitamos para divulgar um espetáculo com a atriz Débora Almeida, uma das autoras do Cadernos Negros 32:

SETE VENTOS
baseado em depoimentos de mulheres negras e em Iansã
Até 07 de junho
sextas, sábados e segundas às 20h

Teatro Sede da Cia. dos Atores
Rua Manoel Carneiro, 10 / 12 - Lapa - Tel.: (21) 2242-4176
Rio de Janeiro/RJ

E repassamos aqui a informação sobre um evento bem interessante:
3º TRANÇANDO ARTE
13 de Junho de 2010
das 13h às 21h

Em Várzea Paulista
Espaço Cidadania
Av. Ipiranga, 151 - centro



DAS 13HORAS ÁS 15HORAS

SIMPÓSIO

"A BELEZA NEGRA E A SUA AUTO ESTIMA, CONSTRUINDO UM MUNDO SOLIDÁRIO E DE PAZ" COM A PALESTRANTE BYANE SANCHES ATIVISTA DO MOVIMENTO NEGRO E TRANÇADEIRA.

DAS 15HORAS ÀS 21HORAS

ATIVIDADES CULTURAIS

*ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS - OLD CARS E LOW RIDERS

*FEIRA DE ARTES, ARTESANATOS E PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

* CORAL AFRO TULANY

*DESFILE DE CABELOS AFRO ( TRANÇAS AFRICANAS)

*BANDA ZAMBABEM

* GRUPO SAMBA ROCK - EQUIPE BLACK WITE, NEGO DA FUNÇÃO BLACK E CIA DESEMBARAÇANDO NÓ (MARQUINHO)

* BANDA LET'S GROOVE

*IMPÉRIO Z/O.


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

www.trancandoarte.com.br

FONE: (11) 4596-2729


Se não quiser mais receber nossos e-mails, clique em "responder" e coloque "excluir" na linha do assunto

Campanha do Agasalho 2010

Solidariedade marca abertura da Campanha do Agasalho 2010
25/05/2010 13:27

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (25), nos jardins do Palácio Piratini, a Campanha do Agasalho 2010, com o tema Não deixe o frio assustar neste inverno. No início da solenidade, foi lida uma mensagem da governadora Yeda Crusius, em seguida o cantor nativista Beto Maier interpretou Desgarrados, de Mário Barbará.

A apresentação das ações foi feita pela presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius. "A campanha tem a finalidade de obter o engajamento da sociedade na solidariedade às famílias em situação de vulnerabilidade no enfrentamento do inverno. Os atos individuais de apoio serão bem aproveitados e beneficiarão muitas pessoas", disse Tarsila. "Temos orgulho de liderar e participar da Campanha do Agasalho, pois sabemos da importância que tem para as comunidades carentes do nosso Estado", avaliou.

Tarsila solicitou a participação do povo gaúcho na doação de agasalhos e alimentos. "O foco da campanha neste ano é a mobilização social e a doação. Doe aquilo que você não usa mais", afirmou. A presidente agradeceu o apoio da população na Campanha de 2009, assim como das empresas que a apóiam como Braskem, Zaffari, Refinaria Alberto Pasqualini, General Motors e Nescafé. "Foi formada desde 2007 uma grande rede de solidariedade", afirmou.

A Campanha do Agasalho 2010 segue até 31 de agosto, quando todos os postos de coleta estarão recebendo, no interior e em Porto Alegre, doações de agasalhos e alimentos. Tarsila explicou que a distribuição dos donativos será feita com "o máximo de transparência, como ocorreu nos três anos". O material arrecadado será enviado à Central de Doações, onde é feita a triagem e o registro em um sistema informatizado. "A partir da solicitação, por meio de ofício, seja de prefeituras ou entidades de assistência social, o repasse será feito", explicou Tarsila.

Participaram da cerimônia de lançamento da Campanha do Agasalho 2010, secretários estaduais, representantes do Judiciário e Legislativo, primeiras-damas de diversos municípios e convidados de diversos setores que integram o movimento de solidariedade.

Como ajudar
Para doar, as pessoas devem se dirigir aos postos de arrecadação – como supermercados, farmácias, prefeituras e órgãos do Estado. No ano passado, a Campanha do Agasalho arrecadou 1,4 milhão de itens entre agasalhos, cobertores, roupas, calçados e 165 toneladas de alimentos não perecíveis, distribuídos entre 429 entidades assistenciais e 252 prefeituras.

Informações podem ser obtidas na Central de Doações, pelo telefone (51) 3212-4678.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Manuel 3

Poa, 25/05/10


Excelente terça-feira pra você!!!


Beijos.


Deise Nunes.


Um puta temporal, enxurrada descendo e o amigo fala pro Manoel:
-Manoel, a enxurrada levou teu carro!!
-Ah...levou nada!! A chave está aqui comigo!

Mano Empossado Vereador


Empossado vereador suplente
Foi empossado na sessão ordinária desta segunda-feira pelo presidente da Câmara Municipal Amadeu de Almeida Boeira, o vereador suplente Ademar Valdir Lírio(Mano Lírio) PPS. Ele assumiu por 10 dias no lugar do vereador Mário Bala que pediu licença sem remuneração, para tratar de assuntos particulares.

Mano Lírio fez o seu juramento na Tribuna da Câmara e foi saudado pelos demais pares da Casa Legislativa, que desejaram as boas vindas ao vereador.

O vereador Mário Bala do Democratas nesta legislatura tem dado a oportunidade para que outros vereadores assumam o cargo. Segundo ele é preciso que todos tenham a oportunidade de conhecer o trabalho legislativo na sua prática.

Data: 24/05/2010
Fonte/Crédito: Assessoria de Imprensa

Perícia Para Apontar Acidente de Ônibus da Penha


Profissionais iniciam perícia para apontar causas de acidente com ônibus
Tacógrafo e outros materiais deverão ser analisados pelo laboratório de mecância da UFRGS


Acidente teve uma vítima fatal (Foto: RD Fátima) Os peritos do Departamento de Criminalística do Instituto Geral de Perícias estiveram nesta segunda-feira, 25/05, em Vacaria, onde iniciaram os trabalhos de perícia no ônibus da empresa Penha, envolvido em um acidente na madrugada do último sábado, 22/05, na BR 116, próximo a ponte do Rio Canabarro, em Campestre da Serra.

A perícia foi solicitada pela Polícia Civil, para verificar se houve algum problema mecânico que ocasionou o acidente. Na oportunidade, os peritos receberam o tacógrafo e o disco dele, que serão aferidos e deverão apontar se o ônibus estava em alta velocidade. Outros materiais coletados deverão ser analisados por responsáveis do Laboratório de Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Os peritos profissionais da perícia devem retornar nessa quarta-feira, 26/05, à Vacaria. A nova etapa do inquérito policial será o início dos depoimentos das pessoas envolvidas, entre elas, os passageiros, policiais rodoviários e o motorista.
Dos 41 passageiros feridos, cinco permanecem internados no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, sendo dois na Unidade de Tratamento Intensivo.


Tags: acidente, ônibus, BR 116, Campestre, feridos, perícia

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 25/05/2010, 08h25

Semana Municipal do Trânsito


Semana Municipal de Trânsito inicia com registro de ocorrências na rodovias

O foco principal será a prevenção


Caminhão tombou na BR 285 esta manhã(foto:Rádio Fátima) A partir das 15h desta segunda-feira,24/05, iniciam as atividades da programação da Semana Municipal do Trânsito. Os integrantes do Departamento Municipal do Trânsito, da Guarda Municipal, dos Centros de Formação de Condutores, entre outros órgãos estarão realizando palestras e comandos educativos.

Nesta segunda-feira,24/05, a blitz educativa terá como público alvo os pilotos de motos. Nesta terça-feira a palestra de conscientização será para os alunos do colégio Irmão Getúlio. Na quarta, para os estudantes do colégio Zezinho e da unidade da Uergs.

No dia 27 de maio os organizadores da Semana farão palestra aos alunos da Escola Duque de Caxias. No próximo sábado,29/05, está previsto um simulado de acidentes de trânsito na praça Daltro Filho a partir das 13h30min.

O foco principal das palestras é prevenir as causas que provocam acidentes. Neste final de semana, entre outros acidentes, um caminhão carregado de cereais tombou na Avenida Antonio RIbeiro Branco. O motorista não teve ferimentos.

Uma tentativa de ultrapassagem no final da manhã por pouco não acabou em mais uma tragédia nas rodovias da região.
Segundo os ocupantes do caminhão, o condutor de uma camionete de cor amarela tentou ultrapassar o Agrale boaideiro na BR 285 próximo a Vacaria. Como não pode, em seguida no trevo de acesso a entrada da sede da Embrapa, no quilômetro 114, acabou obrigando o condutor do caminhão a sair para o acostamento.
O motorista perdeu o controle e tombou. Dos dez animais que estavam na carroceria dois morreram na hora.

Os ocupantes do caminhão que tem placas de Ibiaçá identificados como Valdecir Leonildo Teles e Adriano José Negreti tiveram ferimentos foram atendidos na emergência do Hospital Nossa Senhora de Oliveira.

O paciente Valdecir Leonildo Teles,44 anos, foi transferido para um hospital em Passo Fundo,pois, precisará passar por cirurgia na face. Adriano Negreti está internado em observação.(notícia atualizada às 16h20min).


Tags: trânsito, palestras, condutores, motos

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 24/05/2010, 10h28

Machismo Vacariano

Vacaria RS como toda cidade para alguns tem muita qualidade e poucos defeitos, para os que amam essa terra aqui é o paraíso, para os que a odeiam ela somente tem defeitos. Não sou a pessoa que odeia tanto a terra que nasci, mas sou honesto a declarar que tem muita coisa aqui que não aprovo e me sinto envergonhado de ser vacariano, já passei por muita humilhação aqui e desrespeito pessoal e até profissional. Passei por muitas injustiças aqui, esta cidade para mim é um ambiente sujo, cheio de fofocas, intrigas e muita coisa deixa a gente triste apesar de eu ter um personalidade forte que luta até a morte se for preciso pelos meus direitos.
A questão do machismo vacariano que não é só por parte de homens mas também de mulheres que pensam em vida fácil, em casamentos de aparências com homens ricos, às vezes nem dormem na mesma cama e nem fazem sexo só mostram a vida de fingimento para ostentar riqueza e mostrar a falsa felicidade. Na outra fase do Jornal Negritude escrevemos um artigo sobre "as burgas invisíveis" onde mencionamos sobre as mulheres vacarianas que se submetem aos maridos machistas e possessivos, e muitos impedem que suas companheiras tenham uma vida social, amizades e lazer, elas tem ficar escravas deles nem podem respirar viver a vida da ditadura machista. Vivemos na época medieval onde as mulheres ficam escondidas em castelos. Hoje chegam a matar por ciúmes e quando não matam os homens que ousarem a pelos menos conversarem com suas propriedades femininas. Infelizmente tem mulheres que aceitam essa situação e esses tipo de homem trogoditas e agressivos. Outras mulheres machistas jogam homens contra homens para provocar ciúmes e ser disputada como troféu valioso. Os machistas chegam a ficar com fúria até dos amigos de suas propriedades que dão um sorriso ou cumprimentam elas. Eu já sofri os dois lados da moeda com mulheres machistas, que se vendem por dinheiro e automóvel bonito. Aliás não dou sorte com amulher vacariana, que precisam evoluir e buscar companheiros inteligentes e cultos e não semi-analfabetos, grossos e trogoditas.
Esperamos que um dia essa realidade mude em nossa sociedade vacariana.

EUA Financia Blogueiros Contra Cuba

terça-feira, 25 de maio de 2010
EUA financiam “blogueiros” contra Cuba
Com base em documentos recentemente desclassificados, a socióloga estadunidense-venezuelana Eva Golinger acaba de comprovar que os EUA têm investido milhões de dólares na propaganda contra a Cuba através da internet. Isto talvez ajude a explicar a gigantesca badalação em torno da blogueira cubana Yoani Sánchez, que virou estrela da mídia mundial e nativa. No mês passado, ela foi destaque nos jornalões, revistonas e emissoras de televisão do Brasil. O seu livro, lançado no início do ano, já figura na lista dos mais vendidos da revista Veja – o que não é lá uma grande coisa.

A farta documentação, que veio à tona devido à Lei de Acesso à Informação (FOIA), revela que a USAID, agência ianque famosa por interferir nos assuntos internos de várias nações, inverteu mais de US$ 2,3 milhões para disseminar “propaganda suja” contra Cuba nos últimos anos. Ela inclui os contratos originais entre a USAID e a organização CubaNet, formada por “blogueiros” raivosos contra o regime cubano. Criada em 1999, ela tem sede em Miami e hoje recebe o grosso dos recursos da USAID e também da NED (National Endowment for Democracy).

“A estreita relação de controle”

“Os documentos demonstram um padrão de financiamento que aumenta a cada ano no esforço de promover informações distorcidas sobre Cuba – tudo com a intenção de provocar uma ‘transição à democracia’ ou ‘cambio de regime’ na ilha caribenha. Há cinqüenta anos, Washington executa uma guerra suja contra Cuba. Um componente dessa agressão é o uso dos meios de comunicação para manipular e distorcer a realidade cubana junto à opinião pública internacional e, ao mesmo tempo, infiltrar e disseminar informações falsas dentro de Cuba”, explica Golinger.

Até recentemente, os maiores inversões eram destinadas à Rádio e TV Marti, também sediados nos EUA. Diante do fracasso destes meios, o império ianque passou a investir mais na internet. O dinheiro é utilizado para “assalariar” jornalistas e manter sítios e blogs. “Embora não seja mais segredo que a CubaNet recebe financiamento e diretrizes de Washington, os documentos agora desclassificados da USAID demonstram a estreita relação de controle que esta agência mantém sobre esta organização propagandística”, afirma a pesquisadora.

Que dá dinheiro cobra a fatura

A cláusula 16 de um dos contratos com a CubaNet, intitulada “os entendimentos de participação substancial”, confirma a ingerência. “Se entende e se acorda que a USAID manterá participação substancial durante a execução do Acordo de Cooperação da seguinte maneira: Pessoal chave: O assessor principal da USAI para Cuba aprovará com antecipação a seleção de qualquer chefia ou subalternos. Plano de monitoramento e avaliação: O assessor principal da USAID para Cuba aprovará os planos para avaliar e monitorar o progresso dos objetivos do programa durante o transcurso do Acordo de Cooperação”. Em síntese: o governo ianque manda na CubaNet.

A pesquisa de onze documentos recentes evidencia o aumento do financiamento anual dos EUA à CubaNet. “Também revelam outros dados sobre a natureza do programa. O documento de 19 de abril de 2005 autoriza o envio de ‘fundos privados’ ‘avançar nos objetivos do acordo’. Devido às restrições do Departamento do Tesouro sobre o envio de dólares a Cuba, os ‘fundos privados’ seriam camuflados com a autorização que já têm as agências estadunidenses para financiar o programa CubaNet”, explica Golinger, que acrescenta uma informação estarrecedora:

Planilha da ingerência imperialista

“O mesmo documento revela que CubaNet não realiza apenas seu trabalho dentro de Cuba, mas também ‘continua publicando reportagens e promovendo sua disseminação nos meios massivos dos Estados Unidos e na imprensa mundial’. É proibido por lei nos EUA disseminar propaganda financiada pelo governo e utilizá-la como ‘informação nos meios de comunicação’. Não obstante, o documento desclassificado evidencia que a USAID age em plena violação da lei”.

Como aponta Eva Golinger, “a campanha de agressão contra Cuba está mais intensa hoje do que nunca. E neste ano de 2010, a USAID maneja um orçamento de mais de US$ 20 milhões para financiar grupos dentro e fora de Cuba que promovam a agenda de Washington. CubaNet segue sendo um dos principais atores na guerra suja contra Cuba”. Daria para acrescentar: mas não é o único. Basta acompanhar a cobertura da “grande mídia” brasileira sobre o tema.

Abaixo a planilha dos “investimentos” da USAID para os “blogueiros independentes” de Cuba:

1999: US$ 98 mil;
2000: US$ 245 mil;
2001: US$ 260 mil;
2002: US$ 230 mil;
2003: US$ 500 mil;
2005: US$ 330 mil;
2006: US$ 300 mil;
2007: US$ 360 mil;

Total: US$ 2.323 milhões.

Fonte: Blog do Miro