terça-feira, 8 de junho de 2010

Operação Centauro

Brigada Militar efetua mais de 1.600 prisões em 15 dias da Operação Centauro Caixa Forte e Segmentos
08/06/2010 17:15


A Operação Centauro Caixa Forte e Segmentos teve início na manhã de 25 de maio último, às 7h, e está sendo realizada pela Brigada Militar em todo o Estado. A ação prioriza locais de concentração de estabelecimentos bancários, farmácias, lotéricas, postos de combustíveis e transporte coletivo. Até aqui a BM já efetuou 1.619 prisões, sendo 75 foragidos da Justiça.

Os dados da operação, acumulados, até às 6h desta terça-feira (8) são os seguintes:



AÇÕES



TOTAL


Posse de Entorpecentes

119


Tráfico de Entorpecente

37


Total de Veículos Fiscalizados

278.158


Total de Veículos Autuados

4.445


Total de Veículos Recolhidos

1.560


Total de Veículos Recuperados

93


CNH Apreendidas

119


Prisões Realizadas (Exceto Foragidos)

1.541


Foragido

75


Total de Prisões Realizadas

1.619


Armas Brancas

34


Armas de Fogo Apreendidas

58


Armas Impróprias

1


Apreensão Maconha (Gr)

4.942


Apreensão Cocaina (Gr)

333


Apreensão Crack (Gr)

567


Apreensão Outras Drogas

56


Apreensão de Munições

148


Apreensão de Espécie (R$)

81.783


Agências Lotéricas

5.834


Estabelecimentos Comerciais Fiscalizados

30.811


Inspeções a Bancos

32.359


Art 306 - Dirigir Embriagado

18


Art. 165 - Embriaguez

46


Barreiras Policiais Realizadas

8.868




Fonte: PM5-Imprensa/BM

Uol Esportes

Coreia usa truculência para barrar estranhos em treino antes de enfrentar o Brasil
Coreia do Norte, uma das nações mais fechadas do mundo, faz juz à sua cultura
e breca a tentativa do UOL Esporte de assistir a um treino da 1ª rival do Brasil



Espertinhos!
Coreia tenta inscrever atacante no lugar de goleiro, mas Fifa veta: atacante é atacante Na seleção, ninguém consegue dizer não ao camarada J. Cesar


Top 5 - 1
Conheça os principais metrossexuais da Copa; C. Ronaldo está na lista Top 5 - 2
Veja os "vira-casacas" que não defenderão o país de origem na Copa Ausência
Inglaterra confirma corte do experiente Ferdinand após lesão no joelho

Fórum - Qual é a camisa mais bonita da Copa? Escolha o seu uniforme predileto e comente!

ESCOLHA O TIME SÉRIE A Atlético-GO Atlético-MG Atlético-PR Avaí Botafogo Ceará Corinthians Cruzeiro Flamengo Fluminense Goiás Grêmio Grêmio Barueri Guarani Internacional Palmeiras Santos São Paulo Vasco Vitória SÉRIE B América-MG América-RN ASA Bahia Bragantino Brasiliense Coritiba Duque de Caxias Figueirense Guaratinguetá Icasa Ipatinga Náutico Paraná Ponte Preta Portuguesa Santo André São Caetano Sport Vila Nova


Sósia de Messi causa confusão surreal em praça famosa da capital Johanesburgo

Conhece as mais belas mulheres dos jogadores da Copa? Veja o álbum de fotos



Futebol Confira as 5 principais especulações do mercado europeu antes da Copa
--------------------------------------------------------------------------------

Política e esporte Lula cobra metas olímpicas e fiscalização nos gastos públicos
--------------------------------------------------------------------------------

Vôlei Vôlei Futuro acerta contratações das estrelas Ricardinho e Paula Pequeno
--------------------------------------------------------------------------------

F-1 Massa está perto de renovar com a Ferrari, e Bruno Senna corre risco de sair
--------------------------------------------------------------------------------


Receba notícias: Celular | Clipping | Widgets | RSS

--------------------------------------------------------------------------------

Assine o UOL Receba Outros Boletins Cancelar Recebimento
UOL Fone:ligue de seu micro para o Brasil e o mundo com preços muito baixos

Seminário de Políticas Indígenas

Seminário de Políticas de Ensino Superior e Povos Indígenas
SID/MinC participa do evento em Brasília
O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), realiza de 07 a 09 de junho de 2010, em Brasília, o Seminário de Políticas de Ensino Superior e Povos Indígenas: construindo as bases para uma política pública diferenciada de acesso e permanência. O evento conta com o apoio da Coordenação Geral de Educação da Fundação Nacional do Índio (CGE/FUNAI).

O seminário pretende apresentar as novas diretrizes/orientações que irão nortear o Programa de apoio à formação superior e licenciaturas indígenas (PROLIND) e debater as condições de acesso e permanência de estudantes indígenas em instituições de ensino superior no país e, a partir desse panorama, construir uma agenda interinstitucional para a efetivação de diretrizes governamentais direcionando para uma política pública que atenda adequadamente às demandas desses estudantes e suas comunidades.
O painel de abertura, realizado na tarde desta segunda-feira, no Hotel Nacional, contou com a participação do secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC), Américo Córdula, do reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEAM), Dr. Carlos Eduardo; do representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Dr. Jorge Guimarães, do secretário da SECAD/MEC, André Lázaro, do presidente da FUNAI, Márcio Meira, e do representante da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI), Joaquim Maná Kaxinawá.

O secretário da SID/MinC apresentou o projeto Encontro de Saberes, resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade de Brasília (UnB), que tem como objetivo promover diálogos entre os saberes acadêmicos e os saberes tradicionais e populares.

O projeto busca reconhecer os mestres de artes e ofícios populares e indígenas como docentes no ensino superior, aliando os saberes tradicionais aos conhecimentos científicos. Serão realizadas diversas ações interculturais, como, por exemplo, um seminário sobre o tema Interculturalidade e a oferta de uma disciplina no calendário da graduação, ministrada por mestres de conhecimentos tradicionais e populares, em conjunto com docentes da UnB.

O projeto tem, ainda, referência nos princípios e objetivos da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da Unesco, especialmente no seu artigo 10, que trata da Educação e Conscientização Pública. Além disso, visa concretizar a aplicação da lei 11.645 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Programação do seminário

Amanhã, dia 08, às 11h, será realizada uma mesa sobre o Mapeamento de Políticas Línguisticas dos Povos Indígenas e suas relações com o Ensino Superior com a participação da Coordenadora de Fomento à Identidade e Diversidade Étnica da SID/MinC, Giselle Dupin, e de representantes do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPI/IPHAN), do Museu do Índio (FUNAI), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MCT) e do Fórum PROLIND.

Confira, aqui, a programação completa do seminário.

(Comunicação/SID)



Comunicação SID/MinC

Telefone: (61) 2024-2379

E-mail: identidadecultural@cultura.gov.br

Acesse: www.cultura.gov.br/sid

Nosso Blog: blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural

Nosso Twitter: twitter.com/diversidademinc







Prezado usuário,
O envio desta mensagem foi realizado por meio da lista de endereços da Secretaria da Identidade e da Divrsidade Cultural do Ministério da Cultura - SID/MinC
As mensagens são enviadas a pessoas que se cadastraram, previamente, ou foram indicadas por terceiros.
Caso não deseje receber mensagens da SID, por favor, responda este email com o título "remover" como assunto. Se quiser ser cadastrado nessa lista, envie um email com seus dados para elisangela.souza@cultura.gov.br com o título "inscrever" no campo assunto.

Mulher Presa Suspeita de Tráfico

Polícia Civil de Rio Grande prende mulher suspeita de traficar drogas
08/06/2010 12:15


A Polícia Civil, através dos agentes da 1ª DP de Rio Grande, prendeu, nessa segunda-feira (07/6), uma mulher, de 25 anos, suspeita de tráfico de drogas naquele município. A detida, conhecida por "Lu", foi localizada por volta das 16h30min durante o cumprimento a mandado de busca e apreensão na Rua Campos de Assunção, vila Santo Antonio, em Rio Grande.

Com ela foram apreendidos dinheiro, telefones celulares, 36 pedras de crack, um revólver calibre .38 municiado, documentos diversos e um veículo da marca VW/Gol CLI 1.8. De acordo com a delegada Ligia Marques Furlanetto, titular da 1ª DP, que coordenou a ação, a mulher vinha sendo investigada a mais de trinta dias. No local também foi identificado um usuário de psicotrópicos, que foi encaminhado a 1ª DP, ouvido e, após, liberado.

Fonte: Ascom/ PC

Boletim Sindicato dos Jornalistas RS


A trajetória do polêmico Paulo Francis no Cinebancários
O CineBancários coloca em cartaz, com exclusividade, a partir do dia 15 de junho, o documentário inédito em Porto Alegre, Caro Francis, de Nelson Hoineff, um revelador retrato de uma das principais e mais polêmicas personalidades da imprensa brasileira, o jornalista Paulo Francis.

Francis tornou-se conhecido como um dos membros da redação do jornal O Pasquim, publicação de esquerda que teve atuação importante durante a ditadura militar. Mas a partir dos anos 80, já radicado em Nova York, o jornalista assume um discurso de direita, ganhando popularidade como comentarista internacional da Rede Globo e, mais adiante, como um dos apresentadores do programa Manhattan Connection, no canal a cabo GNT, ao lado de Nelson Motta, Lucas Mendes e Caio Binder. Sem papas na língua, Francis atacava a tudo e a todos com um tom irreverente, o que acabou lhe movendo um processo por parte da direção da Petrobrás, o que, segundo seus amigos, teria apressado sua morte, em fevereiro de 1997. Esta rica trajetória é recuperada por Nelson Hoineff, que já dedicou documentários a outros dois brasileiros ilustres, Santos Dumont (O Homem Pode Voar) e Chacrinha (Alô, Alô, Terezinha!).

Caro Francis traz depoimentos de amigos e admiradores de Francis, como Fernanda Montenegro, Nelson Motta, Diogo Mainardi, Ziraldo, Fausto Wolff, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Ruy Castro, Daniel Piza e Sonia Nolasco (viúva do jornalista), entre outros.


Foto Divulgação


Caro Francis. Direção de Nelson Hoineff. Brasil, 2009, 95 minutos. Gênero: documentário.

Ingressos:
R$ 5,00 (inteiras) para público em geral
R$ 2,50 (Meias) para Bancários e Jornalistas Sindicalizados, Idosos, Estudantes e Funcionários do Grupo Hospitalar GHC

Horários
De 16 de junho a 1º de julho – segunda a segunda
Às 15h, 17h e 19h
NÃO haverá sessões nos dias 20 (domingo) e 25 (sexta-feira)

Endereço
CineBANCÁRIOS
Rua General Câmara, 424 - Centro
Porto Alegre/RS - Fone: (51) 3433.1205










Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Boletim Sindicato dos Jornalistas RS

Operação Centauro

Brigada Militar efetua mais de 1.600 prisões em 15 dias da Operação Centauro Caixa Forte e Segmentos
08/06/2010 17:15


A Operação Centauro Caixa Forte e Segmentos teve início na manhã de 25 de maio último, às 7h, e está sendo realizada pela Brigada Militar em todo o Estado. A ação prioriza locais de concentração de estabelecimentos bancários, farmácias, lotéricas, postos de combustíveis e transporte coletivo.

Os dados da operação, acumulados, até às 6h desta terça-feira (8) são os seguintes:


AÇÕES
TOTAL

Posse de Entorpecentes
119

Tráfico de Entorpecente
37

Total de Veículos Fiscalizados
278.158

Total de Veículos Autuados
4.445

Total de Veículos Recolhidos
1.560

Total de Veículos Recuperados
93

CNH Apreendidas
119

Prisões Realizadas (Exceto Foragidos)
1.541

Foragido
75

Total de Prisões Realizadas
1.619

Armas Brancas
34

Armas de Fogo Apreendidas
58

Armas Impróprias
1

Apreensão Maconha (Gr)
4.942

Apreensão Cocaina (Gr)
333

Apreensão Crack (Gr)
567

Apreensão Outras Drogas
56

Apreensão de Munições
148

Apreensão de Espécie (R$)
81.783

Agências Lotéricas
5.834

Estabelecimentos Comerciais Fiscalizados
30.811

Inspeções a Bancos
32.359

Art 306 - Dirigir Embriagado
18

Art. 165 - Embriaguez
46

Barreiras Policiais Realizadas
8.868

Fonte: PM5-Imprensa/BM

Figura

Destaque Vermelho

DESTAQUES DA EDIÇÃO DE
HOJE DO PORTAL VERMELHO

TV Vermelho

Isolamento: mídia de Israel condena ataques à navios pró-Gaza

Saiba por que a mídia tem tanta raiva dos movimentos sociais


Renato Rabelo e Lula debatem campanha presidencial


Dilma abre seu coração
Eleições
Dilma: Lula construiu o alicerce do futuro

A pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, abre seu coração e detalha o significado do bordão "avançar, avançar, avançar", deixando claro que é a candidata de um projeto, não de uma pessoa.



Acordo em Minas
Pimentel anuncia acordo PT-PMDB, com Hélio Costa governador
Pesquisas
Pente-fino mostra que Dilma e Serra não estão tão empatados
Socialismo x Capitalismo
Atílio Borón: A desumanidade do sistema capitalista
Expectativa
Dieese indica que BC não tem razão para elevar juros


Quem precisa de dossiês?


Claudio Gonzalez
Meu filhote com tucupi ficou show de bola. Alex Atala que se cuide!

Rubens Diniz
Conferência do TNP - empate com gosto de vitória

Samuel Sérgio Salinas
A batalha do Oriente Médio

Augusto César Petta
Unidade, CTB e Conclat

Marco Albertim
Uma noite com Valquíria

Bruno Padron "Porpeta"
Bruno Padron "Porpeta"



Esta é uma mensagem automática, favor não responder

Destaques do Vermelho é um serviço diário gratuito do www.vermelho.org.br

Negritude x Estado do RS

Estivemos numa audiência hoje ás 14:00 contra o Estado do RS no processo 038/1.08.0002035-3 de um fato ocorrido em 2006 de uma abordagem policial sofrida pela minha pessoa. Foi uma audiência tranquila, com um bom juiz e de apesar da testemunha da Ré que era o Estado do RS em querer não reconhecer e saber deste Jornal Negritude na época editado em PDF hoje um blog. Mas vamos continuar na luta esperar o resultado deste processo civel. Sabemos que tem muitos interesses em destruir esse espaço democrático em Vacaria chamado Jornal Negritude e a minha pessoa. Nós somos guerreiros e vamos lutar até o fim pelos nossos direitos.

Drama de Bruno

Abandonado, Bruno não tem mágoa da mãe
08 de Junho de 2010 09:24
34 Recomendações

* Recomendar
* Comentar

Poucos sabem, mas o goleiro Bruno só conheceu sua mãe, que o abandonou quando tinha apenas três meses de vida, em 2006, quando atuava pelo Corinthians. O camisa 1 da Gávea foi criado por sua avó Estela, por quem seus olhos enchem de lágrimas sempre que cita o seu nome.

– Minha velhinha (Dona Estela) é minha vida. Aprendi muito com ela e sempre que puder vou ajudá-la. Não só na parte financeira, mas também com carinho e abraços. Ela é a minha mãe – disse o emocionado goleiro.

Apesar de chamar sua avó de mãe, Bruno diz não ter mágoa da pessoa que o colocou no mundo.

– Conheci minha mãe e não tenho mágoa. Conversamos e ela me explicou os motivos que tinha. Entendi.

Naquela época, tudo era mais complicado. Porém, eu sei que nunca faria o que ela fez. Pode anotar aí, o Bruno nunca vai abandonar as suas filhas (Bruna e Maria Eduarda) – disse o arqueiro rubro-negro.

Bruno também só conheceu o seu pai depois de virar goleiro. Quando completou 18 anos, foram apresentados. Mas o convívio durou pouco. No ano seguinte, seu pai faleceu.
Fonte: Yahoo

Uol Esportes

Para: destinatários-ocultosSexta-feira, 04 de Junho de 2010

Coreia usa truculência para barrar estranhos em treino antes de enfrentar o Brasil
Coreia do Norte, uma das nações mais fechadas do mundo, faz juz à sua cultura
e breca a tentativa do UOL Esporte de assistir a um treino da 1ª rival do Brasil



Espertinhos!
Coreia tenta inscrever atacante no lugar de goleiro, mas Fifa veta: atacante é atacante Na seleção, ninguém consegue dizer não ao camarada J. Cesar


Top 5 - 1
Conheça os principais metrossexuais da Copa; C. Ronaldo está na lista Top 5 - 2
Veja os "vira-casacas" que não defenderão o país de origem na Copa Ausência
Inglaterra confirma corte do experiente Ferdinand após lesão no joelho

Fórum - Qual é a camisa mais bonita da Copa? Escolha o seu uniforme predileto e comente!

ESCOLHA O TIME SÉRIE A Atlético-GO Atlético-MG Atlético-PR Avaí Botafogo Ceará Corinthians Cruzeiro Flamengo Fluminense Goiás Grêmio Grêmio Barueri Guarani Internacional Palmeiras Santos São Paulo Vasco Vitória SÉRIE B América-MG América-RN ASA Bahia Bragantino Brasiliense Coritiba Duque de Caxias Figueirense Guaratinguetá Icasa Ipatinga Náutico Paraná Ponte Preta Portuguesa Santo André São Caetano Sport Vila Nova


Sósia de Messi causa confusão surreal em praça famosa da capital Johanesburgo

Conhece as mais belas mulheres dos jogadores da Copa? Veja o álbum de fotos



Futebol Confira as 5 principais especulações do mercado europeu antes da Copa
--------------------------------------------------------------------------------

Política e esporte Lula cobra metas olímpicas e fiscalização nos gastos públicos
--------------------------------------------------------------------------------

Vôlei Vôlei Futuro acerta contratações das estrelas Ricardinho e Paula Pequeno
--------------------------------------------------------------------------------

F-1 Massa está perto de renovar com a Ferrari, e Bruno Senna corre risco de sair
--------------------------------------------------------------------------------


Receba notícias: Celular | Clipping | Widgets | RSS

--------------------------------------------------------------------------------

Assine o UOL Receba Outros Boletins Cancelar Recebimento
UOL Fone:ligue de seu micro para o Brasil e o mundo com preços muito baixos

José Serra

Artigo semanal: José Serra e a Bolívia
01/06/2010 | Breno Altman

www.operamundi.com.br

Por que José Serra ataca a Bolívia?



As declarações do pré-candidato tucano, acusando o governo Evo Morales por suposta conivência com o narcotráfico, provocaram celeuma na última semana de maio. Apesar das reações, o ex-governador paulista reiterou sua opinião em diversas oportunidades. Fez questão, enfim, de desmentir quem havia considerado sua afirmação momento de destempero.

O mais provável é que suas palavras correspondam a um cálculo frio, focado na disputa eleitoral. Diversos estudos indicam que a questão das drogas se apresenta como drama urbano de ampla repercussão. José Serra resolveu abordar o problema através de estímulo ao sentimento xenófobo. O objetivo aparente: associar a política internacional do governo Lula ao aumento da criminalidade.

As dificuldades reveladas por pesquisas recentes, afinal, podem empurrar o PSDB e seus aliados para atitudes belicosas. Estão diante do desafio de dinamitar o governo Lula para evitar que seja ponte desimpedida à transferência de votos entre o presidente e sua candidata. Os principais feitos da administração petista precisariam, nesse caso, ser desconstruídos e embaralhados.


São alvos dessa ofensiva a estratégia de integração latino-americana e o papel mundial que o Brasil passou a jogar. A envergadura das ações diplomáticas, cujo ponto mais alto foi o acordo com o Irã, repercute na auto-estima dos eleitores e reforça a percepção positiva sobre o governo. Serra necessita correr atrás do prejuízo. Os ataques contra a Bolívia são armas que escolheu para essa batalha.

Talvez não tenha sido uma boa tentativa. Não há qualquer fato concreto que dê guarida às acusações. Os relatórios da Polícia Federal sequer confirmam a fronteira boliviana como origem principal do tráfico. Nem mesmo o poderoso DEA, agência norte-americana de combate às drogas, apesar de eventuais escaramuças da Casa Branca com o governo boliviano, corrobora afirmações como as de Serra. Mas o candidato do PSDB não recua.

Sua insistência parece expressar abandono ou abrandamento do chamado discurso pós-lulista. A pasteurização do programa tucano, afinal, não está se demonstrando eficaz como fórmula para diluir o enfrentamento entre projetos e demarcar a sucessão como choque de biografias. O esforço para despolitizar a campanha não tem permitido a Serra conquistar votos indecisos ou de admiradores do governo Lula. Ao contrário: seu próprio campo vai perdendo musculatura.

A inflexão do candidato eventualmente busca resolver esse problema. Aturdido pelo relativo esvaziamento de sua base eleitoral, o tucano trata de radicalizar seus pontos de vista, de sorte a preservar e ampliar o apoio do eleitorado mais conservador. A política internacional foi o terreno escolhido para a nova tática. Serra está sendo levado para um cenário que jamais desejou: o da polarização programática.

Não seria razoável que essa mudança de atitude fosse testada, por exemplo, no debate sobre privatizações ou políticas sociais, no qual o erro poderia se transformar em desastre. O tema definido, além de pautado pela evidência dos fatos internacionais, hipoteticamente é menos sensível à maioria do eleitorado. Por isso Serra se arriscou com a cara e a coragem.

A política internacional do governo Lula possivelmente seja a principal ruptura de fundo com a administração anterior. A geopolítica do período tucano tinha como coluna vertebral o aprofundamento da associação com os países capitalistas centrais. O Brasil deveria buscar seu espaço, nessa doutrina, como sócio menor das potências ocidentais, particularmente dos Estados Unidos.

O norte da política econômica alinhada pelo PSDB era a atração dos fluxos financeiros mundiais, pela qual avidamente trabalharam através de privatizações, desregulamentação do comércio exterior, elevação da taxa de juros e redução da intervenção estatal. A diplomacia tinha função estratégica nessa dinâmica, como vanguarda na aproximação dos círculos decisórios do capital.

Recordemo-nos que o governo Fernando Henrique Cardoso, sob aplausos do então ministro José Serra, foi defensor entusiasta da Alca, a Área de Livre Comércio das Américas. Aceitou participar de negociações secretas, ao redor de um projeto que praticamente eliminaria as salvaguardas das economias nacionais latino-americanas, além de tornar supérfluos blocos regionais como o Mercosul.

A eleição do presidente Lula significou o enterro dessa concepção. A política internacional do novo governo passou a ter como agenda a integração da América Latina, a formação de alianças contrapostas ao unilateralismo e a diversificação dos mercados brasileiros. Passou paulatinamente a deslocar o centro de gravidade das relações diplomáticas e de comércio exterior para fora da órbita de hegemonia dos Estados Unidos.

O núcleo duro dessa política se situa no hemisfério sul do continente. Nessa região concentra-se a estratégia para formar um bloco integrado, com instrumentos independentes de desenvolvimento econômico, soberania política e defesa. Ao menos é essa a aposta do governo brasileiro: um mercado comum com 400 milhões de habitantes, produto interno de USD 4 trilhões, poderosas reservas energéticas e importante nível de industrialização.

Contra essa política se insurge o ex-governador José Serra, ao golpear o Mercosul e, agora, a Bolívia. Parece desejar um retorno à velha doutrina segundo a qual é melhor ser rabo de elefante que cabeça de formiga. Não esconde sua apatia e indisposição contra qualquer projeto nacional que seja concebido como autônomo em relação aos países imperialistas.

Aproveita para flertar com o peculiar nacionalismo das elites, que costuma mesclar o preconceito contra os povos mais pobres e o encantamento pelas nações mais ricas. De alguma maneira vê nesse recurso combustível para inflamar parte do eleitorado contra o governo Lula e sua candidata. Não é propriamente novidade na cultura política de direita.


*Breno Altman é jornalista e diretor editorial do Opera Mundi (www.operamundi.com.br)

Parceria

Susepe faz parceria dos MC´s para a Paz com grupo AfroReggae
05/06/2010 12:48


A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da coordenação do programa MCs´s para a Paz, está firmando parceria com o Grupo Cultural AfroReggae. De acordo com a coordenadora do programa na Susepe, psicóloga Fernanda Bassani, o objetivo é ampliar e fortalecer as ações desenvolvidas no Estado pelos MC’s Para a Paz, coletivo que reúne apenados e egressos do sistema carcerário gaúcho em torno da cultura do hip-hop (break, grafite e rap).

Conforme Fernanda Bassani, a parceria entre o programa MC´s para Paz e o Grupo Cultural AfroReggae teve início ainda em agosto de 2009, quando da realização na Capital da I Conferência Estadual da Segurança Pública. Em maio deste ano, ela reuniu-se com com o coordenador de Relações Institucionais do Grupo Cultural AfroReggae, João Madeira e também com o coordenador do Projeto Empregabilidade, Norton Guimarães, onde ocorreu uma definição das metas da parceria, bem como a discussão da operacionalização da Carta de Intenção assinada entre AfroReggae e MC’s pelo intercâmbio de profissionais e experiências. Em paralelo, a coordenadora do MC´s para a Paz também visitou as instalações do Núcleo da Favela, um prédio de 1,4 mil m2 , e que tem como proposta a atração de jovens, com atividades gratuitas e vasta programação.

Hip Hop como caminho para a reinserção social

Na última semana, uma oficina de grafite na Penitenciária Modulada de Charqueadas com a turma do Hip Hop Sul deu nova decoração à sala de aula da unidade. Na ocasião, o grupo dos MC´s recebeu os oficineiros com música e letras de rap. Rimas de improviso foram o ponto alto do encontro no que diz respeito às ações educativas no programa MC´s Para a Paz.

Dividido em duas partes, o trabalho proposto reuniu grafiteiros e proporcionou debate sobre acesso aos serviços e recursos sociais, e pontos de cultura para multiplicarem os conhecimentos aos seus familiares e aos outros apenados. Os participantes puderam manifestar suas opiniões e mostrar interesse sobre cursos de qualificação profissional.

Fonte: Ascom Susepe

Mito da Loira

Poa, 06/06/10

O mito caiu por terra.

Beijos.

Deise Nunes.

Um colega de trabalho fala para sua colega loira: Conheço uma maneira de conseguir uns dias de folga.
E como é que vai fazer isso? Pergunta a loira..
Vou demonstrar, diz o empregado.Nisto, ele sobe pela viga, e pendura-se de cabeça para baixo no teto.
Nesse momento o chefe entrou, viu o empregado pendurado no teto e perguntou: Que diabo estás fazendo?
Sou uma lâmpada, respondeu o empregado.
Hummm... acho que você precisa de uns dias de folga. Vá pra casa.
Ouvindo isto, o homem desceu da viga e dirigiu-se para a porta.
A loira preparou-se imediatamente para sair também.
O chefe puxou-a pelo braço e perguntou-lhe: Onde você pensa que vai?
Eu vou pra casa! Não consigo trabalhar no escuro!!!

Aparelhos Eletrônicos

Brigada Militar prende duas pessoas e apreende aparelhos eletrônicos em Gramado dos Loureiros
08/06/2010 09:21


Na tarde dessa segunda-feira (07/6), em Gramado dos Loureiros, policiais militares prenderam dois suspeitos de contrabando e apreenderam diversos materiais eletrônicos. Os detidos foram abordados por servidores do 1º Batalhão de Operações Especiais em dois veículos nas imediações da cidade que, segundo denúncia, voltavam do Paraguai. Os dois condutores dos carros e o material apreendido foram encaminhados à Polícia Federal de Passo Fundo.

No interior dos automóveis foram localizados 1320 pacotes de cigarros, 53 notebooks, 50 videogames PlayStation 3 e 123 PlayStation 2, 11 netbooks, 50 rádios com CD, dez aparelhos Datashow, três calculadoras científicas, nove sistemas GPS, 11 equipamentos de modem DLink, 20 cartões de memória, 16 casacos femininos, quatro teclados, 200 CDs virgens, dez pendrives, uma câmera digital e outros acessórios.

Fonte: Ascom/BM

Mulher Presa por Tráfico

Polícia Civil prende mulher por tráfico de entorpecentes em Novo Hamburgo
08/06/2010 09:52



Após dois meses de investigação, policiais da 2ª DP Novo Hamburgo, conseguiram prender em flagrante delito, nesta segunda-feira (07/6), Rosane Kirchow em sua casa na Avenida Pedro Adams Filho, 6377 (distante de 50 metros do Hospital Geral de Novo Hamburgo).

Na residência, foram apreendidas 30 buchas entre crack e cocaína, quatro pedras de crack, que se transformariam em aproximadamente 700 buchas; duas bolotas de cocaína, que resultariam em 200 petecas de cocaína; e uma bucha de maconha, que daria para fabricar cinco cigarros de maconha, além de 835 reais.

De acordo com informações policiais, Rosane Kirchow, vulga "Gorda", comercializava cocaína, pedras de crack e maconha no seu estabelecimento comercial, que ficava aberto à noite, esperando clientes, inclusive pessoas que visitavam enfermos no Hospital Geral. Rosane Kirchow já tinha sido detida em flagrante delito no ano de 2007 pela Brigada Militar, juntamente com seu marido, que se encontra cumprimento pena por tráfico de entorpecentes.

Em 2009, Gorda foi presa juntamente com seu marido pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico. Atualmente, ela se encontrava em liberdade condicional. A operação policial foi administrada pelo delegado Clóvis Nei da Silva.

Fonte: Ascom/ PC

Duas Pessoas Presas na Restinga

Polícia Civil da Capital prende duas pessoas na Restinga por tráfico de drogas
05/06/2010 17:56


Operação da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (1ª DIN), na Restinga, extremo sul da Capital, resultou na prisão de um indivíduo que seria um dos responsáveis pela guarda de drogas na região. Os policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão expedidos pelo Foro local, por volta das 9 horas deste sábado (05/06).

Em um dos imóveis, os agentes apreenderam um veículo Fiat Palio, o qual foi conduzido ao DENARC para ser vistoriado, à procura de drogas. Em outra residência, na Alameda S, os policiais localizaram sob a cama no quarto em que dormia um homem de 38 anos, sem antecedentes, um tijolo de crack com formato trapezoidal, semelhante ao de barras de ouro, pesando 1 kg.

Segundo o delegado Márcio Zachello, titular da 1ª DIN, os agentes localizaram ainda um revólver calibre 38 e munições. O investigado foi conduzido ao DENARC e autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. As investigações prosseguirão visando responsabilizar o proprietário da droga ali depositada e os locais onde a mesma seria distribuída para ser comercializada.

De acordo com o diretor do DENARC, delegado João Bancolini, a ação é importante, pois a quantidade de crack apreendido resultaria em cerca de 5 a 7 mil pedras que seriam vendidas a usuários, sendo um trabalho que vem a somar com a intensa repressão ao tráfico local que tem sido desenvolvido pela 16a DP da Capital - Restinga. O autuado, depois de ouvido, foi encaminhado ao Presídio Central. O Dernarc recebe denúncias através do número 0800 518 518.

Fonte: Ascom PC

Irã

Irã: quem atira a primeira pedra?
Escrito por Frei Betto
02-Jun-2010

O presidente Lula empreendeu uma delicada operação diplomática para evitar que o Irã utilize a energia nuclear para fins bélicos. As nações mais poderosas do mundo, capitaneadas pelos EUA, logo expressaram sua indignação e discordância: como um "paiseco" como o Brasil ousa querer ditar regras na política internacional?

Marx, Reich e Erich Fromm já nos haviam prevenido que preconceito de classe costuma ser um tabu arraigado. Como alguém que nasceu na cozinha tem o direito de ocupar a sala de jantar?

Pelo critério de George Bush, lamentavelmente preservado por Obama, o Irã faz parte das nações que integram o "eixo do mal". Não morro de amores pela terra dos aiatolás, considero o governo iraniano uma autocracia fundamentalista e discordo do modo patriarcal que o Irã trata as suas mulheres, como seres de segunda classe. Diga-se de passagem, assim também faz o Vaticano, razão pela qual as mulheres são impedidas de acesso ao sacerdócio.

Mas não custa questionar o cinismo dos senhores do mundo com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU: por que Israel tem o direito de possuir arsenal nuclear e o Irã não? Ele jogaria uma bomba nuclear sobre outras nações? Ora, isso os EUA já fizeram, em 1945, sacrificando milhares de vidas inocentes em Hiroshima e Nagasaki.

O Irã desencadearia uma guerra mundial? Ora, o Ocidente civilizado já promoveu duas, a segunda vitimando 50 milhões de pessoas. O nazismo e o fascismo surgiram no Oriente? Todos sabemos: foram criação diabólica de dois países considerados altamente civilizados, Alemanha e Itália.

Os árabes, ao longo de 800 anos, ocuparam a Península Ibérica. Deixaram um lastro de cultura e arte. A Europa ocupou e saqueou a África e a Ásia, e o lastro é de miséria, mortandade e extorsão. O Irã é uma ditadura? Quantas não foram implantadas na América Latina pela Casa Branca? Inclusive a do Brasil, que durou 21 anos (1964-1985). Há pouco, a Casa Branca apoiou o golpe militar que derrubou o governo democrático de Honduras.

Fortalecido belicamente o Irã poderia ocupar países vizinhos? E o que dizer da ocupação usamericana de Porto Rico, desde 1898, e agora do Iraque e do Afeganistão? E com que direito os EUA mantêm uma base naval, transformada em cárcere clandestino de supostos terroristas, em Guantánamo, território cubano?

Respaldado em que lei internacional os EUA implantaram 700 bases militares em países estrangeiros? Só na Itália existem 14. Na Colômbia, 5. E quantas bases militares estrangeiras há nos EUA?

Há que se admitir: o Irã não está preparado para se integrar ao seio das nações civilizadas... Nações que financiam, pelo consumo, os cartéis das drogas, tratam imigrantes estrangeiros como escória da humanidade, fazem do consumismo o ideal de vida.

E convém lembrar: fundamentalismo não é apenas uma síndrome religiosa. É, sobretudo, uma enfermidade ideológica, que nos induz a acreditar que o capitalismo é eterno, fora do mercado não há salvação e que a desigualdade social é tão natural quanto o inverno e o verão.

Lula candidato era discriminado pelo elitismo brasileiro por não dominar idiomas estrangeiros. Surpreendeu a todos por falar a linguagem dos pobres e revelar-se exímio negociador em questões internacionais.

Sem o apoio do Brasil não avançaria essa primavera democrática que, hoje, semeia esperança de tempos melhores em toda a América Latina. Os eleitores dão as costas às velhas oligarquias políticas e escolhem governantes progressistas.

Essa nova geopolítica latino-americana, que oficializará em 2011 a União das Nações Latino-Americanas e Caribenhas, certamente preocupa Washington. A crise financeira bate as portas das nações mais poderosas do mundo e a Europa entra num período de recessão. O livre mercado, o Estado mínimo, a moeda única (euro), a ciranda especulativa, mergulham numa crise sem precedentes.

Tudo indica que, daqui pra frente, o mundo será diferente. Se melhor ou pior, depende do resultado do embate entre duas forças contrárias: os que pensam a partir do próprio umbigo, interessados apenas em obter fortunas, e os que buscam um projeto alternativo de sociedade, menos desigual e mais humano. É a antiética em confronto com a ética.


Frei Betto é escritor, autor de "Calendário do Poder" (Rocco), entre outros livros. http://www.freibetto.org/




-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Capitalismo

Saiba o que é o capitalismo

Atilio A. Boron [*]

O capitalismo tem legiões de apologistas. Muitos o são de boa fé, produto de sua ignorância e pelo fato de que, como dizia Marx, o sistema é opaco e sua natureza exploradora e predatória não é evidente aos olhos de mulheres e homens. Outros o defendem porque são seus grandes beneficiários e amealham enormes fortunas graças às suas injustiças e iniquidades. Há ainda outros (‘gurus’ financeiros, ‘opinólogos’ e ‘jornalistas especializados’, acadêmicos ‘pensantes’ e os diversos expoentes desse "pensamento único") que conhecem perfeitamente bem os custos sociais que o sistema impõe em termos de degradação humana e ambiental. Mas esses são muito bem pagos para enganar as pessoas e prosseguem incansavelmente com seu trabalho. Eles sabem muito bem, aprenderam muito bem, que a "batalha de ideias" para a qual nos convocou Fidel é absolutamente estratégica para a preservação do sistema, e não aplacam seus esforços.

Para contra-atacar a proliferação de versões idílicas acerca do capitalismo e sua capacidade de promover o bem-estar geral, examinemos alguns dados obtidos de documentos oficiais do sistema das Nações Unidas. Isso é extremamente didático quando se escuta, ainda mais no contexto da crise atual, que a solução dos problemas do capitalismo se consegue com mais capitalismo; ou que o G-20, o FMI, a Organização Mundial do Comércio e o Banco Mundial, arrependidos de seus erros passados, poderão resolver os problemas que asfixiam a humanidade. Todas essas instituições são incorrigíveis e irreformáveis, e qualquer esperança de mudança não é nada mais que ilusão. Seguem propondo o mesmo, mas com um discurso diferente e uma estratégia de "relações públicas" desenhada para ocultar suas verdadeiras intenções. Quem tiver duvidas, olhe o que estão propondo para "solucionar" a crise na Grécia: as mesmas receitas que aplicaram e continuam aplicando na América Latina e na África desde os anos 80!

A seguir, alguns dados (com suas respectivas fontes) recentemente sistematizados pelo CROP, o Programa Internacional de Estudos Comparativos sobre a Pobreza, radicado na Universidade de Bergen, Noruega. O CROP está fazendo um grande esforço para, desde uma perspectiva crítica, combater o discurso oficial sobre a pobreza, elaborado há mais de 30 anos pelo Banco Mundial e reproduzido incansavelmente pelos grandes meios de comunicação, autoridades governamentais, acadêmicos e "especialistas" vários.

População mundial: 6.800 bilhões, dos quais...

• 1,020 bilhão são desnutridos crônicos (FAO, 2009)

• 2 bilhões não possuem acesso a medicamentos (www.fic.nih.gov)

• 884 milhões não têm acesso à água potável (OMS/UNICEF, 2008)

• 924 milhões estão "sem teto" ou em moradias precárias (UN Habitat, 2003)

• 1,6 bilhão não têm eletricidade (UN HABITAT, "Urban Energy")

• 2,5 bilhões não têm sistemas de drenagens ou saneamento (OMS/UNICEF, 2008)

• 774 milhões de adultos são analfabetos (www.uis.unesco.org)

• 18 milhões de mortes por ano devido à pobreza, a maioria de crianças menores de 5 anos (OMS).

• 218 milhões de crianças, entre 5 e 17 anos, trabalham precariamente em condições de escravidão e em tarefas perigosas ou humilhantes, como soldados, prostitutas, serventes, na agricultura, na construção ou indústria têxtil (OIT: A eliminação do trabalho infantil: um objetivo ao nosso alcance, 2006).

Entre 1988 e 2002, os 25% mais pobres da população mundial reduziram sua participação na renda global de 1,16% para 0,92%, enquanto os opulentos 10% mais ricos acrescentaram mais às suas fortunas, passando de dispor de 64,7% para 71,1% da riqueza mundial. O enriquecimento de uns poucos tem como seu reverso o empobrecimento de muitos.

Somente esse 6,4% de aumento da riqueza dos mais ricos seria suficiente para duplicar a renda de 70% da população mundial, salvando inumeráveis vidas e reduzindo as penúrias e sofrimentos dos mais pobres. Entenda-se bem: tal coisa se conseguiria se simplesmente fosse possível redistribuir o enriquecimento adicional produzido entre 1988 e 2002 dos 10% mais ricos. Mas nem sequer algo tão elementar como isso é aceitável para as classes dominantes do capitalismo mundial.

Conclusão: se não se combate a pobreza (que nem se fale de erradicá-la sob o capitalismo) é porque o sistema obedece a uma lógica implacável centrada na obtenção do lucro, o que concentra riqueza e aumenta incessantemente a pobreza e a desigualdade socioeconômica.

Depois de cinco séculos de existência eis o que o capitalismo tem a oferecer. O que estamos esperando para mudar o sistema? Se a humanidade tem futuro, será claramente socialista. Com o capitalismo, em compensação, não haverá futuro para ninguém. Nem para os ricos e nem para os pobres. A frase de Friedrich Engels e também de Rosa Luxemburgo, "socialismo ou barbárie", é hoje mais atual e vigente do que nunca. Nenhuma sociedade sobrevive quando seu impulso vital reside na busca incessante do lucro e seu motor é a ganância. Mas cedo que tarde provoca a desintegração da vida social, a destruição do meio ambiente, a decadência política e uma crise moral. Ainda temos tempo, mas já não tanto.

12 de Maio de 2010

[*] Atilio A. Boron é diretor do PLED, Programa Latinoamericano de Educación a Distancia em Ciências Sociais, Buenos Aires, Argentina

Sítio: www.atilioboron.com/

Traduzido por Gabriel Brito, jornalista

Reproduzido de Correio da Cidadania

Esta página encontra-se em www.cecac.org.br



-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Samblog

Samblog - clicRBS


--------------------------------------------------------------------------------
Vem aí o Festival dos Imperadores do Samba

Posted: 04 Jun 2010 11:08 PM PDT

Festival escolherá o samba que será entoado pelo intérprete Vinicius Machado em 2011 - Foto PMPACom a sinopse do enredo sobre Santa Maria definida (leia ao pé do post) e o time de destaques todo montado, os Imperadores do Samba precisam de um hino para embalar os leões na avenida...
You are subscribed to email updates from Samblog - clicRBS
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

Manoel 4

Poa, 06/06/10


Bom domingo.


Beijos.


Deise Nunes.


Manoel pescando na maior folga, com os pés fora do barco, dentro d'agua..
-Nisso, ele começa a gritar:
Aí Jesus um jacaré comeu o meu pé!!!
O amigo pergunta:
-Qual deles?
- Eu lá vou saber, porra!! Eles são todos iguais!!!

Manoel 5

Poa, 06/06/10


Bom dia!!


Beijos.


Deise Nunes.


Manoel foi servir o exército. Chegando lá, o sargento manda o
português pro fim da fila.
Ele vai e volta rapidinho.
O sargento berra:
-Eu não mandei ir pro final da fila?!!!
-Sim, eu fui!! Mas eu cheguei lá e já tinha outro no meu lugar...então voltei!

Deputado Estadual Francisco Appio

O deputado Francisco Appio protocolou hoje (07/06) o Projeto de Lei que denomina a Rodovia Armando Waldemar De Zorzi a RS020, no trecho da interseção com a RS453 Rota do Sol – Rodovia Euclides Triches (Tainhas), à interseção com a BR285 (São José dos Ausentes).

De acordo com o parlamentar, o PL visa homenagear Waldemar De Zorzi, que foi um empresário que muito contribuiu para o desenvolvimento e o incentivo do reflorestamento e aproveitamento de energia renovável da região.

Veja no site www.appio.com.br o Projeto de Lei na íntegra e sua justificativa.



As últimas notícias/opiniões no www.twitter.com/franciscoappio



*DALAIO Claudio, defende marketing/propaganda para maçã. *ROSSI Túlio (Extrema) elogia resgate da história do Tiro de Laço (cultura/história).
*OLIVEIRA Lauro, voltou de Vila Velha-ES sem ver cirurgia do cunhado caminhoneiro. *PINTO Samuel - autônomo- sofreu acidente dia 21 de maio.

*OSSANI Paulo, levará Centronor à TRANSPO SUL.
*RIGOTTI Carlos, artista plástico, fará 80 anos dia 13/6. *COSTA Rosa Corso, viúva de Pedro Luiz Costa, um pouco mais, 101 anos em 1/9.
*NEVES Eduardo, reconhecido e premiado arquiteto em Porto Alegre. *MILMANN Túlio, colocou Vacaria no Informe Especial (ZH 05/06). *DEZORZI Valdemar, grande empreendedor da Celulose Cambará nas placas da RS020. *DIAS Ronaldo Cunha, cirurgião, faz sucesso como cartunista.
*SECCHI Omar e irmãos (Rodoplast-Vacaria) empregam 150 e aproveita plásticos reciclados. *PAIM Cassiano, em Portugal (com grupo folclórico).

*TESSARO Favarino emprega 150 pessoas (tem vagas) na fábrica de pincéis de N.Roma. *PASUCH Douglas (vice) e Camilo (prefeito) asfaltam a RS448

CAMARGO Homero (UCS) anunciará os resultados da Pesquisa das Àguas. *UCS Campus Vacaria, pesquisou a qualidade e potencial da região.


Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Esforço Concentrado

Comando Rodoviário da Brigada Militar prende 57 pessoas na Operação Esforço Concentrado de Feriadão
07/06/2010 14:25


A Brigada Militar, por meio do Comando Rodoviário, está divulgando o balanço da Operação Esforço Concentrado Feriadão, do Comando Rodoviário da Brigada Militar, que tem como objetivo o combate à criminalidade, de modo a cumprir sua função preventiva.

A operação teve os seguintes resultados:



AÇÕES


TOTAL

Posse de Entorpecentes

2

Total de Veículos Fiscalizados

14.583

Total de Veículos Autuados

2.832

Total de Veículos Recolhidos

354

Total de Veículos Recuperados

2

CNH Apreendidas

74

Prisões Realizadas (Exceto Foragidos)

57

Total de Prisões Realizadas
57

Bares Fiscalizados

22

Casas Noturnas Fiscalizadas

11

Acidente de Trânsito - Danos Materiais

71

Acidente de Trânsito - Lesões Corporais

64

Acidente de Trânsito - Morte

10

Art 306 - Dirigir Embriagado

6

Art. 165 - Embriaguez

13

Barreiras Policiais Realizadas

90



Fonte: Ascom BM

Destaque Vermelho

DESTAQUES DA EDIÇÃO DE
HOJE DO PORTAL VERMELHO



Saiba por que a mídia tem tanta raiva dos movimentos sociais

Sinfociência: imagens monstram que ciência é poesia da realidade




Renato Rabelo e Lula debatem campanha presidencial

Manifestações na Turquia contra
violência de Israe
Fúria assassina Israel ataca barco palestino e mata cinco pessoas
Em mais uma demonstração de que escolheu o caminho da violência e do desrespeito ao direito internacional, Israel comete novos crimes contra os palestinos, atacando mais um barco no litoral de Gaza.





Flávio Dino
"Brasil está no rumo certo, Maranhão na contramão" Oposição perdida
Sem vice nem discurso, Serra busca votos em MG
Preparando a Rio 2016
Conferência do Esporte faz plano de 10 anos de olho nos 10 mais Oposição golpista
Segundo Chávez, oposição venezuelana "procura um Pinochet"



Quem precisa de dossiês?


Walter Sorrentino
Companheiros camaradas

Augusto César Petta
Unidade, CTB e Conclat

Marco Albertim
Uma noite com Valquíria

Bruno Padron "Porpeta"
O Império da confusão

Diorge Konrad
A história de célia e bona barcia: ousar lutar, ousar filmar*

Eduardo Bomfim
Crise, eleições e partidos





Esta é uma mensagem automática, favor não responder

Destaques do Vermelho é um serviço diário gratuito do www.vermelho.org.

Tragédia na Balada



TRAGÉDIA NA BALADA
Pistola da BM foi usada em crime
Polícia apura se munição que matou universitário também era do EstadoA bala que matou o universitário Wagner Boeira Cardoso, 26 anos, na madrugada de domingo, na Capital, foi disparada por uma pistola calibre .40 de propriedade do Estado. A arma era empunhada pelo soldado da Brigada Militar (BM) Thiago de Lima Garcia Vieira, há seis anos na corporação e que trabalhava como segurança da casa noturna Roseplace, no bairro Moinhos de Vento.

O policial de 26 anos teria perseguido o jovem por duas quadras e, após agredi-lo a socos e pontapés, efetuado disparo que atingiu a cabeça da vítima. A polícia apura se a munição era de propriedade do Estado.

Tudo teria começado na fila do caixa. Amigo de infância de Cardoso, o universitário Ricardo Paz Gross, 28 anos, também agredido pelos seguranças, conta que a dupla se preparava para deixar a casa noturna quando um incidente teria deflagrado a violência.

– Dois caras tentaram furar a fila na hora de pagar, aí a gente reclamou. Na saída, um deles me deu um encontrão e, em seguida, uma cabeçada. Mas não reagimos. Então, cerca de seis seguranças nos tiraram para fora a socos e chutes – conta o estudante.

As agressões continuaram no lado de fora da boate, localizada na Rua 24 de Outubro. Os jovens tentaram correr até o estacionamento onde estava o carro deles, há cerca de duas quadras do local, na Rua Doutor Timóteo, mas foram seguidos por três seguranças, entre eles, o soldado Thiago.

– Caímos no chão e continuaram dando coronhadas. Estavam enlouquecidos. De repente, pararam e saíram correndo. Quando olhei, vi ele baleado na cabeça. Entrei em pânico e pedi socorro a um taxista que passava – revela Gross.

Imagens de câmeras podem auxiliar nas investigações

A indignação de familiares levou-os a um protesto ontem à tarde em frente à casa noturna. Na esquina onde ocorreu o crime, fizeram um oração para a vítima, estudante de Administração, que estava no último ano da faculdade e trabalhava como auxiliar administrativo na Vonpar.

– Ele havia passado nos últimos concursos do Banrisul e da Trensurb. Era um garoto tranquilo, feliz, que morava com os pais, e aguardava ser chamado em uma das duas seleções – lembra a prima da vítima Jaqueline Boeira Izzolotto, 38 anos.

O PM Thiago foi preso no domingo, em Osório, para onde havia se refugiado. Conforme o delegado de Homicídios, Arthur Teixeira Raldi, um segundo soldado do 9º BPM, também autuado em flagrante, teve a liberdade provisória concedida pela Justiça.

– Isso não quer dizer que ele também não seja indiciado, já que, como PM, teria a missão de evitar o homicídio. Estamos buscando identificar quem seria o terceiro segurança envolvido – ressalta o delegado.

Em depoimento, Thiago afirmou que o disparo teria sido acidental. Conforme o coronel Antero Batista, comandante do Policiamento da Capital (CPC), o PM disse que a vítima teria tentado pegar sua pistola.

– Segundo o PM, nesse momento, a arma teria disparado. Foi isso que disse à Brigada e à Polícia Civil, que investigará o caso – explicou.

O oficial reagiu indignado ao ser informado de que a arma usada no crime era da corporação:

– A Brigada não compra arma para PM fazer bico.

As imagens das câmeras de segurança da casa noturna já foram encaminhadas ao Departamento de Criminalística para serem analisadas. O delegado espera, até quarta-feira, receber ainda cópias das câmeras de rua e de um estacionamento próximo.

– Por enquanto, não tenho elementos para apontar responsabilidade criminal dos donos da casa noturna, mas temos muitas pessoas para ouvir ainda. Quero concluir o inquérito na próxima semana – adiantou Raldi.

francisco.amorim@zerohora.com.br

FRANCISCO AMORIM

Operação Caixa-Forte

Brigada Militar prende 90 pessoas na Operação Centauro Caixa-Forte e Segmentos
07/06/2010 14:50


A Brigada Militar findou às 6h desta segunda-feira (07) a Operação Centauro Caixa-Forte e Segmentos, iniciada na manhã do último dia 25 de maio.

A ação prioriza, em todo o Estado, locais de concentração de estabelecimentos bancários, farmácias, lotéricas, postos de combustíveis e transporte coletivo.

O resultado acumulado da Operação, até 6h desta segunda-feira, é o seguinte:



AÇÕES


TOTAL

Posse de Entorpecentes

7


Tráfico de Entorpecente

1


Total de Veículos Fiscalizados

14.737


Total de Veículos Autuados

271


Total de Veículos Recolhidos

70


Total de Veículos Recuperados

4


CNH Apreendidas

4


Prisões Realizadas (Exceto Foragidos)

88


Foragido

2


Total de Prisões Realizadas
90

Armas Brancas

4


Armas de Fogo Apreendidas

5


Apreensão Maconha (Gr)

27,9


Apreensão Cocaina (Gr)

0,6


Apreensão Crack (Gr)

0,2


Apreensão de Munições

5


Apreensão de Espécie (R$)

150


Agências Lotéricas

79


Estabelecimentos Comerciais Fiscalizados

948


Inspeções a Bancos

392


Art 306 - Dirigir Embriagado

2


Art. 165 - Embriaguez

3


Barreiras Policiais Realizadas

444



Fonte: Ascom BM

Duas Galinhas

Poa, 07/06/10

Pura realidade!!

Beijos.

Deise Nunes.


- "Se você tivesse dois apartamentos de luxo, doaria um para o partido?"
- "Sim" - respondeu o militante.
- "E se você tivesse dois carros de luxo, doaria um para o partido?"
- "Sim" - novamente respondeu o valoroso militante.
- "E se tivesse um milhão na conta bancária, doaria 500 mil para o partido?"
- "É claro que doaria" - respondeu o orgulhoso companheiro.
- "E se você tivesse duas galinhas, doaria uma para o partido?"
- "Não" - respondeu o camarada.
- "Mas porque você doaria um apartamento de luxo se tivesse dois, um carro de luxo se tivesse dois e 500 mil se tivesse um milhão, mas não doaria uma galinha se tivesse duas?"
- "Porque as galinhas eu tenho."



Como disse o Presidente francês Jacques Chirac sobre o Lula:
-"Para o Presidente Lula, o que é dele é dele, e o que é dos outros pode ser dividido."


Esperidião Amim (ex-governador), disse:
"O pior atentado que se pode cometer contra Lula, além de alvejá-lo com um Mortífero Dicionário, é atirar-lhe uma Carteira de Trabalho".

Funarte

Prorrogadas as inscrições para dois programas de fomento da Funarte
Prazo para as inscrições finaliza hoje, dia 07 de junho.
A Fundação Nacional de Artes prorrogou os prazos para inscrição em dois de seus programas de fomentos às artes. Interessados em concorrer à Bolsa Funarte de Circulação Literária e à Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet terão até 7 de junho para enviar seus projetos.

Com investimento total de R$ 56,8 milhões, a Funarte e o Ministério da Cultura lançaram em abril deste ano 34 editais de fomento às áreas de teatro, dança, circo, artes visuais, fotografia, música, literatura, cultura popular e arte digital. Ao todo, serão concedidos mil prêmios e bolsas de até R$ 260 mil, para projetos de produção, formação de público, pesquisa, residência artística, festivais e produção crítica sobre arte.

Saiba mais sobre os editais que tiveram inscrições prorrogadas:

Bolsa de Circulação Literária – Edital para apoio a 50 projetos de atividades de promoção e difusão da literatura, em municípios do Programa Territórios da Cidadania, com bolsas de R$ 40 mil.

Bolsa de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet - 60 pesquisadores receberão R$ 30 mil para desenvolver textos críticos sobre arte em mídia digital, ou produzir conteúdo digital para a web.

Saiba mais sobre os editais da Funarte

Mais notícias em www.funarte.gov.br



Comunicação SID/MinC

Telefone: (61) 2024-2379

E-mail: identidadecultural@cultura.gov.br

Acesse: www.cultura.gov.br/sid

Nosso Blog: blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural

Nosso Twitter: twitter.com/diversidademinc







Prezado usuário,
O envio desta mensagem foi realizado por meio da lista de endereços da Secretaria da Identidade e da Divrsidade Cultural do Ministério da Cultura - SID/MinC
As mensagens são enviadas a pessoas que se cadastraram, previamente, ou foram indicadas por terceiros.
Caso não deseje receber mensagens da SID, por favor, responda este email com o título "remover" como assunto. Se quiser ser cadastrado nessa lista, envie um email com seus dados para elisangela.souza@cultura.gov.br com o título "inscrever" no campo assunto.

Delegado Começa a Ouvir as Testemunhas

Delegado começa a ouvir hoje as testemunhas do crime


O 9 BPM iniciou procedimento administrativo para apurar se os policiais trabalhavam como seguranças na casa noturna onde a briga com a vítima teria começado. Caso seja comprovado que os suspeitos faziam "bico" na boate (o que não é permitido pela BM), eles poderão ser advertidos ou até expulsos da corporação. Segundo o titular do Comando de Policiamento da Capital, coronel Antero Batista Homem, como o crime ocorreu no horário de folga dos suspeitos, não caberá à BM iniciar um Inquérito Policial Militar. O Delegado de Homicídios, Arthur Raldi, começa a ouvir as testemunhas hoje.








--------------------------------------------------------------------------------

POLÍCIA > correio@correiodopovo.com.br

Jovem é Assassinado por PMS em Boate


Manifestação pede justiça

Familiares do jovem estão inconformados e exigem explicações das autoridades
Crédito: PAULO NUNES
Familiares do jovem estão inconformados e exigem explicações das autoridades
Crédito: PAULO NUNES


Amigos e parentes do acadêmico em administração de empresas Wagner Boeira Cardoso, 27 anos, morto com um tiro na cabeça, na madrugada do último domingo, após sair de uma boate na Capital, fizeram uma manifestação. Portando cartazes por justiça e vestindo camisetas com a foto de Cardoso, cerca de 60 pessoas, segundo a EPTC, caminharam da frente da boate até a esquina das ruas Tobias da Silva com Doutor Timóteo, onde ocorreu o assassinato. No próximo domingo, uma nova passeata sairá às 15h do Parcão e irá até o Palácio da Justiça, na Praça da Matriz.

Conforme a prima de Cardoso, Nara Mani, a família exige explicação das autoridades e quer que o dono da boate onde os suspeitos do crime trabalhavam se pronuncie a respeito. Segundo o primo da vítima, Émerson Boeira, Cardoso e um amigo estavam na fila para pagar a conta, quando um comentou com o outro que a conta estava muito alta e seria bom falar com o gerente. Então, um dos seguranças teria interferido de forma ríspida. "Meu primo e o outro pagaram a conta e saíram da boate", relatou. Já na rua, uns seis homens teriam atacado Cardoso e o amigo. Eles teriam corrido, provavelmente para pegar o carro na garagem, mas foram perseguidos pelos dois suspeitos, interpreta Boeira. Duas quadras depois, Cardoso foi atingido pelo tiro. "Ele tinha passado nos concursos do Banrisul e Trensurb. Estava muito feliz. Faltava pouco para se formar em administração na Fapa, onde cursava o sexto semestre", disse o primo.

Ontem, um dos PMs suspeitos de envolvimento no assassinato teve liberdade provisória decretada pela Justiça. O soldado está afastado das atividades de rua, mas atua administrativamente no 9 BPM. O outro brigadiano, também suspeito, está preso preventivamente. A Justiça entendeu que ele poderia ter prestado socorro à vítima, mas fugiu alegando ter disparado acidentalmente. Ele foi detido na BR 290.








--------------------------------------------------------------------------------

POLÍCIA > correio@correiodopovo.com.br

Tríplice Coroa


Inter celebra três anos da conquista da Tríplice Coroa
Na segunda partida, Colorado goleou o Pachuca por 4 a 0 no Beira-Rio

Inter comemora três anos da conquista da Tríplice Coroa
Crédito: Luis Gonçalves/CP Memória
Inter comemora três anos da conquista da Tríplice Coroa
Crédito: Luis Gonçalves/CP Memória
Há três anos, o Inter conquistava no Beira-Rio a Tríplice Coroa. Depois de ser campeão da América e do Mundial no ano anterior, o Colorado alcançou a final da Recopa Sul-Americana para enfrentar o Pachuca. Após 180 minutos de confronto, a equipe vermelha garantiu um dos títulos que marcou a história recente do clube com uma goleada de 4 a 0 na segunda partida.

No primeiro jogo, os mexicanos surpreenderam os colorados. O resultado de 2 a 1 não desestimulou a equipe de Alexandre Gallo, que iria decidir em casa. Alexandre Pato foi o autor do gol qualificado que permitia ao Inter uma vitória simples contra o Pachuca no jogo do Beira-Rio.

Mas simplicidade foi deixada de lado em Porto Alegre. Com o apoio de 51 mil torcedores, o Inter realizou uma atuação de luxo. Goleou os mexicanos por 4 a 0. Alex, de pênalti, Pinga, Mosquera (contra) e Pato marcaram para o Colorado. Iarley, o capitão da equipe, levantou a taça, ao lado de Fernandão, que estava fora da final. Na oportunidade, o Inter tornou-se o terceiro clube da América a conquistar a Tríplice Coroa. Antes dele, apenas o Nacional, de Montevidéu, e o São Paulo, conseguiram este feito.

Fonte: Correio do Povo

Operação Esforço Concentrado

Brigada Militar prende 59 pessoas e fiscaliza cerca de 15.800 veículos na Operação Esforço Concentrado Feriadão do CRBM
07/06/2010 18:23


Durante o feriadão de Corpus Christ (2/6 a 6/6), a Brigada Militar, através do Comando Rodoviário (CRBM), desenvolveu, em todo o Estado, a Operação Esforço Concentrado Feriadão do CRBM.
Dentre as ações realizadas, a operação apresentou os seguintes números finais:



AÇÕES
TOTAL

Posse de Entorpecentes
2

Total de Veículos Fiscalizados
15.780

Total de Veículos Autuados
3.036

Total de Veículos Recolhidos
387

Total de Veículos Recuperados
2

CNH Apreendidas
76

Prisões Realizadas (Exceto Foragidos)
59

Total de Prisões Realizadas
59

Bares Fiscalizados
22

Casas Noturnas Fiscalizadas
11

Acidente de Trânsito - Danos Materiais
83

Acidente de Trânsito - Lesões Corporais
68

Acidente de Trânsito - Morte
10

Art 306 - Dirigir Embriagado
6

Art. 165 - Embriaguez
13

Barreiras Policiais Realizadas
106



Fonte: PM5-Imprensa/BM

Inter


Notícias do Inter
--------------------------------------------------------------------------------


Confira as últimas notícias sobre o Internacional nesta newsletter do Clube, no site oficial www.internacional.com.br e no portal da TV Inter www.tvinter.tv !

Pausa para a Copa do Mundo

Agora todas as atenções se voltam para a África do Sul, onde a partir do próxima sexta-feira (11/6) será disputada a 19ª edição da Copa do Mundo. O Brasileirão entra em recesso durante a realização do Mundial, retornando no dia 14 de julho, quando será disputada a oitava rodada. O adversário do Inter será o Guarani, em Campinas. Clique aqui e leia mais!

Há três anos, o Inter conquistava a Tríplice Coroa

Como não lembrar daquela goleada contra o Pachuca no dia 7 de junho de 2007? Os 4 a 0 contra os mexicanos na decisão no Beira-Rio rendeu ao Internacional o título da Recopa Sul-Americana, e mais, a consagração da famosa Tríplice Coroa, dada ao Clube pelas conquistas ainda da Copa Libertadores da América e do Mundial Fifa no ano anterior. Leia mais!

'Jogadores Laureados' é o tema do Histórias Coloradas

Os jogadores que mais tempo atuaram pelo Internacional. Atletas que superaram a marca de 10 anos com a camisa do Inter. Este é o tema do programa Histórias Coloradas desta terça-feira que contará com a participação de Zangão (ex-lateral e centro-médio na década de 50 e 60), o vice-presidente de Comunicação Social Gelson Pires e representando o maior artilheiro da história do Inter, o atacante Carlitos, estará o seu filho Ivan, que com toda a certeza poderá compartilhar com todos, momentos e fatos marcantes de um dos maiores ídolos da história do Colorado. Leia mais!

Loja Coza Gaúcha lança seu site oficial

Com o intuito de suprir as necessidades de consumo do gaúcho colorado, há mais de três anos a Coza Gaúcha, situada no Estádio Beira Rio (em frente ao centro de eventos), lançou neste mês de maio mais uma comodidade para o seu público: a loja virtual do torcedor gaúcho e colorado. A partir de agora, acessando o site www.cozagaucha.com, poderá contar com os produtos tradicionalistas, que levam a customização do Sport Club Internacional. Leia mais!

Fique ligado no blog de notícias do Museu do Inter

Saiba das novidades e muito mais visitando o Museu do Sport Club Internacional - Ruy Tedesco. O espaço funciona de terça a domingo das 10h às 18h, fechando a bilheteria às 17h30min. É importante ressaltar que a bilheteria fecha 30 minutos antes do encerramento das atividades do Museu. O valor da entrada inteira é de R$ 10,00. Crianças, idosos, estudantes e professores pagam meia entrada. Sócios em dia com o clube são isentos. O contato com Museu pode ser feito através do telefone (51) 3230-4669 ou museu@internacional.com.br. Leia mais!

Rádio Colorada recheia sua programação diária

A Colorada chegou para ficar! A Rádio oficial do Sport Club Internacional, que elimina a distância entre o torcedor colorado e o seu clube do coração, começa a rechear sua programação diária para melhor atender à demanda de informação para o seu público. Ao melhor estilo FM, com um conteúdo musical diferenciado, a Rádio Colorada, além de transmitir ao vivo os jogos do Internacional, promove novos programas para a semana. Leia mais!

Interagir promove rifa em prol do ex-jogador Sérgio Galocha

O Interagir está reeditando a rifa da camisa oficial da seleção brasileira, emoldurada em um quadro, que foi doada pelo técnico da Seleção Brasileira Dunga à Sauna Porto Alegre em benefício ao ex-atleta Sérgio Galocha. No sorteio realizado no dia 10 de abril, o número sorteado foi o 56, mas o ganhador devolveu ao Intergir para que novas arrecadações fossem feitas. Leia mais!

Criança Colorada homenageia colorados do Brasil

O projeto Criança Colorada prestou uma bonita homenagem aos colorados da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo da África do Sul. A partida deste domingo, entre Inter e Palmeiras, não havia começado, e a garotada, vestindo camisas das cores verde e amarelo, desfilaram pelo gramado do Beira-Rio. Leia mais!

Consulados de Porto Alegre promovem confraternização

Os consulados de bairros de Porto Alegre comemoraram a conquista, pelo segundo ano consecutivo, do troféu de maior vendedor de camisetas da Corrida Contra o Diabetes. A celebração foi realizada na última quinta-feira (3/6), nas dependêmcias da União Gaúcha dos Policiais Civis (UGAPOCI). O ex-jogador do Inter e presidente do conselho de administração do Instituto da Criança com Diabees, Paulo Roberto Falcão, marcou presença no evento. Leia mais!

Handebol colorado é vice na Copa Mercosul

As equipes masculina e feminina de handebol do Internacional foram vices-campeãs da Copa Mercosul de handebol. O torneio terminou no último domingo (6/6), em Santa Maria. Foi a primeira grande competição que o handebol colorado participou. O título não veio desta vez, mas as duas equipes do Inter demonstraram muita garra e vontade frente a excelentes times gaúchos, catarinenses, paranaeses, argentinos e uruguaios. Leia mais!

Os porões


Os porões da privataria
Amaury Ribeiro Jr.




Introdução





Quem recebeu e quem pagou propina. Quem enriqueceu na função pública. Quem usou o poder para jogar dinheiro público na ciranda da privataria. Quem obteve perdões escandalosos de bancos públicos. Quem assistiu os parentes movimentarem milhões em paraísos fiscais. Um livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr., que trabalhou nas mais importantes redações do País, tornando-se um especialista na investigação de crimes de lavagem do dinheiro, vai descrever os porões da privatização da era FHC. Seus personagens pensaram ou pilotaram o processo de venda das empresas estatais. Ou se aproveitaram do processo. Ribeiro Jr. promete mostrar, além disso, como ter parentes ou amigos no alto tucanato ajudou a construir fortunas. Entre as figuras de destaque da narrativa estão o ex-tesoureiro de campanhas de José Serra e Fernando Henrique Cardoso, Ricardo Sérgio de Oliveira, o próprio Serra e três de seus parentes: a filha Verônica Serra, o genro Alexandre Bourgeois e o primo Gregório Marin Preciado. Todos eles, afirma, têm o que explicar ao Brasil.








Ribeiro Jr. vai detalhar, por exemplo, as ligações perigosas de José Serra com seu clã. A começar por seu primo Gregório Marin Preciado, casado com a prima do ex-governador Vicência Talan Marin. Além de primos, os dois foram sócios. O “Espanhol”, como Marin é conhecido, precisa explicar onde obteve US$3,2 milhões para depositar em contas de uma empresa vinculada a Ricardo Sérgio de Oliveira, homem-forte do Banco do Brasil durante as privatizações dos anos de 1990. E continuará relatando como funcionam as empresas offshores semeadas em paraísos fiscais do Caribe pela filha – e sócia — do ex-governador, Verônica Serra, e por seu genro, Alexandre Bourgeois. Como os dois tiram vantagem das suas operações, como seu dinheiro ingressa no Brasil…




Atrás da máxima “siga o dinheiro!”, Ribeiro Jr perseguiu o caminho de ida e volta dos valores movimentados por políticos e empresários entre o Brasil e os paraísos fiscais do Caribe, mais especificamente as Ilhas Virgens Britânicas, descoberta por Cristóvão Colombo em 1493 e por muitos brasileiros espertos depois disso. Nestas ilhas, uma empresa equivale a uma caixa postal, as contas bancárias ocultam o nome do titular e a população de pessoas jurídicas é maior do que a de pessoas de carne e osso. Não é por acaso que todo dinheiro de origem suspeita busca refúgio nos paraísos fiscais, onde também são purificados os recursos do narcotráfico, do contrabando, do tráfico de mulheres, do terrorismo e da corrupção.




A trajetória do empresário Gregório Marin Preciado, ex-sócio, doador de campanha e primo do candidato do PSDB à Presidência da República, mescla uma atuação no Brasil e no exterior. Ex-integrante do conselho de administração do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), então o banco público paulista, nomeado quando Serra era secretário de Planejamento do governo estadual, Preciado obteve uma redução de sua dívida no Banco do Brasil de R$448 milhões(1) para irrisórios R$4,1 milhões. Na época, Ricardo Sérgio de Oliveira era diretor da área internacional do BB e o todo-poderoso articulador das privatizações sob FHC. (Ricardo Sérgio é aquele do “estamos no limite da irresponsabilidade. Se der m…”, o momento Péricles de Atenas do Governo do Farol – PHA)





Ricardo Sérgio também ajudaria o primo de Serra, representante da Iberdrola, da Espanha, a montar o consórcio Guaraniana. Sob influência do ex-tesoureiro de Serra e de FHC, mesmo sendo Preciado devedor milionário e relapso do BB, o banco também se juntaria ao Guaraniana para disputar e ganhar o leilão de três estatais do setor elétrico(2).




O que é mais inexplicável, segundo o autor, é que o primo de Serra, imerso em dívidas, tenha depositado US$3,2 milhões no exterior por meio da chamada conta Beacon Hill, no banco JP Morgan Chase, em Nova Iorque. É o que revelam documentos inéditos obtidos dos registros da própria Beacon Hill em poder de Ribeiro Jr. E mais importante ainda é que a bolada tenha beneficiado a Franton Interprises. Coincidentemente, a mesma empresa que recebeu depósitos do ex-tesoureiro de Serra e de FHC, Ricardo Sérgio de Oliveira, de seu sócio Ronaldo de Souza e da empresa de ambos, a Consultatun. A Franton, segundo Ribeiro, pertence a Ricardo Sérgio.




A documentação da Beacon Hill levantada pelo repórter investigativo radiografa uma notável movimentação bancária nos Estados Unidos realizada pelo primo supostamente arruinado do ex-governador. Os comprovantes detalham que a dinheirama depositada pelo parente do candidato tucano à Presidência na Franton oscila de US$17 mil (3 de outubro de 2001) até US$375 mil (10 de outubro de 2002). Os lançamentos presentes na base de dados da Beacon Hill se referem a três anos. E indicam que Preciado lidou com enormes somas em dois anos eleitorais – 1998 e 2002 – e em outro pré-eleitoral – 2001. Seu período mais prolífico foi 2002, quando o primo disputou a Presidência contra Lula. A soma depositada bateu em US$1,5 milhão.




O maior depósito do endividado primo de Serra na Beacon Hill, porém, ocorreu em 25 de setembro de 2001. Foi quando destinou à offshore Rigler o montante de US$404 mil. A Rigler, aberta no Uruguai, outro paraíso fiscal, pertenceria ao doleiro carioca Dario Messer, figurinha fácil desse universo de transações subterrâneas. Na operação Sexta-Feira 13, da Polícia Federal, desfechada no ano passado, o Ministério Público Federal apontou Messer como um dos autores do ilusionismo financeiro que movimentou, por intermédio de contas no exterior, US$20 milhões derivados de fraudes praticadas por três empresários em licitações do Ministério da Saúde.




O esquema Beacon Hill enredou vários famosos, dentre eles o banqueiro Daniel Dantas. Investigada no Brasil e nos Estados Unidos, a Beacon Hill foi condenada pela justiça norte-americana, em 2004, por operar contra a lei.




Percorrendo os caminhos e descaminhos dos milhões extraídos do País para passear nos paraísos fiscais, Ribeiro Jr. constatou a prodigalidade com que o círculo mais íntimo dos cardeais tucanos abre empresas nestes édens financeiros sob as palmeiras e o sol do Caribe. Foi assim com Verônica Serra. Sócia do pai na ACP Análise da Conjuntura, firma que funcionava em São Paulo em imóvel de Gregório Preciado, Verônica começou instalando, na Flórida, a empresa Decidir.com.br, em sociedade com Verônica Dantas, irmã e sócia do banqueiro Daniel Dantas, que arrematou várias empresas nos leilões de privatização realizados na era FHC.




Financiada pelo Banco Opportunity, de Dantas, a empresa possui capital de US$5 milhões. Logo se transfere com o nome Decidir International Limited para o escritório do Ctco Building, em Road Town, ilha de Tortola, nas Ilhas Virgens Britânicas. A Decidir do Caribe consegue trazer todo o ervanário para o Brasil ao comprar R$10 milhões em ações da Decidir do Brasil.com.br, que funciona no escritório da própria Verônica Serra, vice-presidente da empresa. Como se percebe, todas as empresas têm o mesmo nome. É o que Ribeiro Jr. apelida de “empresas-camaleão”. No jogo de gato e rato com quem estiver interessado em saber, de fato, o que as empresas representam e praticam é preciso apagar as pegadas. É uma das dissimulações mais corriqueiras detectada na investigação.




Não é outro o estratagema seguido pelo marido de Verônica, o empresário Alexandre Bourgeois. O genro de Serra abre a Iconexa Inc no mesmo escritório do Ctco Building, nas Ilhas Virgens Britânicas, que interna dinheiro no Brasil ao investir R$7,5 milhões em ações da Superbird.com.br que depois muda de nome para Iconexa S.A. Cria também a Vex capital no Ctco Building, enquanto Verônica passa a movimentar a Oltec Management no mesmo paraíso fiscal. “São empresas-ônibus”, na expressão de Ribeiro Jr., ou seja, levam dinheiro de um lado para o outro.




De modo geral, as offshores cumprem o papel de justificar perante ao Banco Central e à Receita Federal a entrada de capital estrangeiro por meio da aquisição de cotas de outras empresas, geralmente de capital fechado, abertas no País. Muitas vezes, as offshores compram ações de empresas brasileiras em operações casadas na Bolsa de Valores. São frequentemente operações simuladas tendo como finalidade única internar dinheiro nas quais os procuradores dessas offshores acabam comprando ações de suas próprias empresas… Em outras ocasiões, a entrada de capital acontecia pelos sucessivos aumentos de capital da empresa brasileira pela sócia cotista no Caribe, maneira de obter do BC a autorização de aporte do capital no Brasil. Um emprego alternativo das offshores é usá-las para adquirir imóveis no País.




Depois de manusear centenas de documentos, Ribeiro Jr. observa que Ricardo Sérgio, o pivô das privatizações – que articulou os consórcios usando o dinheiro do BB e do fundo de previdência dos funcionários do banco, a Previ, “no limite da irresponsabilidade”, conforme foi gravado no famoso “Grampo do BNDES” –, foi o pioneiro nas aventuras caribenhas entre o alto tucanato. Abriu a trilha rumo às offshores e às contas sigilosas da América Central ainda nos anos de 1980. Fundou a offshore Andover, que depositaria dinheiro na Westchester, em São Paulo, que também lhe pertenci




Ribeiro Jr. promete outras revelações. Uma delas diz respeito a um dos maiores empresários brasileiros, suspeito de pagar propina durante o leilão das estatais, o que sempre desmentiu. Agora, porém, existe evidência, também obtida na conta Beacon Hill, do pagamento da US$410 mil por parte da empresa offshore Infinity Trading, pertencente ao empresário, à Franton Interprises, ligada a Ricardo Sérgio.




(1) A dívida de Preciado com o Banco do Brasil foi estimada em US$140 milhões, segundo declarou o próprio devedor. Esta quantia foi convertida em reais tendo-se como base a cotação cambial do período de aproximadamente R$3,2 por um dólar.




(2) As empresas arrematadas foram a Coelba, da Bahia, a Cosern, do Rio Grande do Norte, e a Celpe, de Pernambuco.


-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Preso em Canoas

Polícia Civil prende condenado por homicídio em Canoas
08/06/2010 08:48


Policiais civis capturaram nessa segunda-feira (07/6) João Antonio Peres Menezes, 46 anos de idade, que possui duas condenações pelos crimes de homicídio e porte ilegal de arma, totalizando a pena em 12 anos e quatro meses de reclusão. O foragido foi localizado numa residência na Rua Guilherme Schell, bairro Rio Branco, em Canoas, e encaminhado ao Presídio Central.

Menezes foi detido por agentes da Delegacia de Capturas, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), sob o comando do delegado Eduardo de Oliveira César. Os policiais estavam munidos com mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Criminais do Foro Central de Porto Alegre/RS. A Delegacia de Capturas recebe denúncias anônimas pelo número 0800.510.46.68.

Fonte: Ascom/ PC

Prisões em Gramado dos Loureiros

Brigada Militar realiza prisões por contrabando em Gramado dos Loureiros
07/06/2010 20:50


Na tarde de segunda-feira (07/6), em Gramado dos Loureiros, policiais militares do 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE), da Brigada Militar, abordaram nas imediações da cidade dois veículos que, segundo denúncia, voltavam do Paraguai.

No interior dos veículos, foram localizados 1320 pacotes de cigarros, 53 notebooks, 50 videogames Playstation 3 e 123 Playstation 2, 11 notebooks, 50 aparelhos de rádio com CD, dez datashows, três calculadoras científicas, nove GPS, 11 modem DLink, 20 cartões de memória, 16 casacos femininos, quatro teclados, 200 CDs virgens, dez pen drive, uma câmera digital e outros acessórios.

Os dois condutores dos veículos e o material apreendido foram encaminhados à Polícia Federal de Passo Fundo.

Fonte: Ascom BM

Homicidio de Gêmeo em Vacaria RS

Tamanho do texto: A- A+Polícia investiga mais uma morte este ano no município
Crime ocorreu na noite de sábado

A polícia civil de Vacaria instaurou inquérito para tentar esclarecer os motivos e as circunstâncias da morte de Fagner Ribas da Silvam 21 anos.
A vítima foi atingida por um disparo de arma de fogo na cabeça na noite de sábado,05/06. Fagner tinha pelo menos 32 passagens pela polícia principalmente por furtos, roubos e até um homicídio praticado em 2006.
O irmão gêmeo dele foi atingido de raspão nas costas por um disparo, foi atendido no hospital e após liberado.
A polícia já tem a identificação do suspeito de ser o autor do crime. Até agora já foram registrados 12 homicídios este ano em Vacaria. Esse já é o mesmo número de todo o ano passado.


Tags: homicídio, inquérito, Vacaria, polícia

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 07/06/2010, 09h33

Tempo de Internação

Pais buscam apoio do MP para ampliar tempo de internação de dependentes

Pais querem nove meses de internação

Pais de dependentes químicos que estão internados no Creta Fazenda Terapêutica em São José, Santa Catarina encaminharam a Promotoria Publica de Justiça de Vacaria abaixo assinado com aproximadamente 800 assinaturas reivindicando a ampliação do tempo de internação na instituição.

Segundo a organizadora do documento Soleci atualmente o tempo de internação é de três meses quando o ideal segundo ela, são nove meses. Outra solicitação é um psiquiatra para quando os dependentes voltam para a casa.

Ela destaca que atualmente grande maioria dos dependentes que retornam do tratamento de desintoxicação voltam a dependência.

Os pais de dependentes químicos falam da importância em fazer o tratamento completo, pois existe medo de recaída.


O Promotor de Justiça Luís Augusto Gonçalves da Costa revela que vai estudar o pedido, mas destaca que o Vacaria é um dos poucos municípios que mantém convênio com entidade que cuidam da dependência química. Luís Augusto reitera que o tempo de internação segue estritamente a gravidade de cada dependência.

Tags: drogas, promotor, creta, pais

Rádio Fátima AM (Produção), 07/06/2010, 09h46

Resultados do Rodeio Crioulo Internacional

Porteira apresenta resultado do Rodeio Crioulo Internacional
Lucro foi superior a R$ 498.000,00

Título Jóia R$ 4.160,00
Mensalidade Associados R$ 27.660,00
Departamento Artístico R$ 8.415,00
Espaço comercial R$ 401.326,00
Estacionamento R$ 114.949,00
Estacionamento (outras receitas) R$ 5.430,00
Bilheteria R$ 316.015,50
Estacionamento e Passaportes R$ 29.210,00
Veda de terrenos no mato R$ 197.220,00
Incentivos fiscais R$ 260.000,00
Patrocinadores diversos R$ 339.239,00
Campeira R$ 381.575,00
Receita Ministério do Turismo (à receber) R$ 221.174,00
Ministério do Turismo - Prefeitura R$ 25.300,00
Doações recebidas R$ 16.786,00

Realização de bailes R$ 8.480,00

Aluguel diversos R$ 340,00

Aluguel de Baias R$ 11.800,00

TOTAL R$ 2.429.079,50



Tags: Rodeio Vacaria, prestação de contas

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 08/06/2010, 08h21