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terça-feira, 27 de julho de 2010

Fogaça em Vacaria RS

Fogaça retoma roteiros pelo interior nesta quarta-feira, 28




O candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, José Fogaça, retoma seus roteiros de campanha pelo interior do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 28. Acompanhado do seu vice na Coligação Juntos pelo Rio Grande, Pompeo de Mattos (PDT), o peemedebista passa pelas cidades de Vacaria, Lagoa Vermelha, Ibiraiaras, Sananduva, Ibiaçá, Tapejara, Passo Fundo e Marau.

Na agenda estão previstos compromissos como entrevistas para emissoras de rádio e para jornais, reuniões com líderes partidários e entidades de classe, caminhadas e visitas a eventos e empresas.


Confira agenda completa

Data: 28.07.2010 (Quarta-feira)

VACARIA

12horas - Coletiva de Imprensa
Local: Centro de Eventos Bortolon
Endereço: Rua Ramiro Barcelos, s/n centro

12h30 - Reunião da CIC
Palestrante: José Fogaça
Tema: Desenvolvimento Regional
Local: Centro de Eventos Bortolon
Endereço: Rua Ramiro Barcelos, s/n centro

14horas - Caminhada no centro
Parada no Café Esplanada
Endereço: Rua Dr. Flores, 405 (em frente à Panvel)

15horas - Rasip I Fábrica Queijos - Randon Agropecuária
Endereço: BR 116 - Km 28 - passando o Portal lado esquerdo da BR

16h30min - Visita à Agropecuária Schio
Complexo de seleção de maçãs
Endereço: BR 285

17h30min - Visita à Floricultura Lazzari
Endereço: BR 285 - km 8


LAGOA VERMELHA

19h30 - Reunião com Lideranças
Local: Pavilhão da Paróquia São Paulo
Endereço:Rua Borges de Medeiros (atrás da Igreja)


Data: 29.07.2010 (Quinta-feira)

IBIRAIARAS

8h45min - Entrevista na Rádio Nativa FM 105.9
Endereço: Rua Angelo Sgarbossa, 27 54.9909.2799

9h15 - Encontro de Lideranças PMDB/PDT
Local: Câmara de Vereadores
Endereço: Rua João Stella (ao lado da Prefeitura)

10h30min - Visita a Cereais Bocchi
Empresa de beneficiamento de batatas
Endereço: RS 126 Km 48, caminho para Sananduva.


SANANDUVA

12horas - Coletiva de Imprensa
Local: Centro Comunitário
Endereço: Av. Fiorentino Bachi (ao lado da Igreja Matriz São João)

12h30min - Encontro de Lideranças
Local: Centro Comunitário
Endereço: Av. Fiorentino Bachi (ao lado da Igreja Matriz São João)


IBIAÇÁ

15horas - Visita ao Santuário Nossa Senhora Consoladora - Em frente à praça central


TAPEJARA


16horas - Gravação na Rádio Caiobá FM
Endereço: Av.7 de Setembro,923 - sala 201

17horas - Visita à Empresa FEMINI - Indústria de confecções
Endereço: Rua 15 de Novembro - próximo ao posto de gasolina

18horas - Reunião com Entidades Representativas e Sindicatos
Local: Prefeitura Municipal
Endereço: Rua do Comércio,1468

20horas - Encontro Regional de Lideranças
Local:Salão Paroquial da Capela São Paulo
Endereço: Rua Alberto Pasqualini s/nº, Bairro São Paulo


Data: 30.07.2010 (Sexta-feira)

PASSO FUNDO

9h30min - Visita ao Hospital São Vicente
Endereço: Rua Teixeira Soares, 808

MARAU

11h30min - Carreata na entrada da cidade
Ponto de encontro: Avenida Presidente Vargas
Junto ao posto de gasolina em construção

12horas - Reunião de Lideranças
Local: SERP (Sociedade Esportiva Recreativa Perdigão)
Endereço:Antônio Pedro Rigo, 93


PASSO FUNDO

15horas - Caminhada no Centro da Cidade
Local: Em frente ao Natus Lanches na Rua Moron até a Rua 7 setembro retornando pela Av. Brasil, até o mesmo ponto.
Os carros aguardam no estacionamento do Natus Lanches

17horas - Visita a UPF - Universidade de Passo Fundo
Endereço: BR 285, Km 171 - Bairro São José

18horas - Visita à BS Bios
Endereço: BR 285, Km 174

21horas - Lançamento da candidatura Dr. Basegio (Diógenes Basegio)
Local: Igai Eventos
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1121 -Bairro São Cristovão



Data: 31.07.2010 (Sábado)

PASSO FUNDO

9h30min até 11horas Entrevista na Rádio Uirapuru AM
Endereço: Av. 7 de Setembro,366

Fonte: Site do PMDB
www.pmdb-rs.org.br

Possa da Agua na Praça Daltro Filho em Vacaria RS











Alagamento na Praça Daltro Filho de Vacaria RS




Buracos no Passeio Público Vacaria RS



Na rua Júlio de Castilhos em direção ao centro do lado direito da Coordenadoria de Educação do lado do terreno do Colégio Irmão Getúlio no final da calçada.

Show da Banda Lingerie



Ápresentação da Banda Ligerie na Praça Daltro Filho dia 25 de Julho 2010

Agradecimentos

Gostaria muito de agradecer as todas manifestações de carinho que recebi pelo meu orkut pessoal pela passagem do meu aniversário no dia 24 de Julho. Quando puder responderei a todos. Muito obrigado

Comentário do Leitor

Angélica Miquelin deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Boletim Deputada Marisa Formolo":

VOCÊ GOSTARIA DE GANHAR R$ 25.000.000,00????
O GOVERNO BRASILEIRO DOOU ESSE VALOR PARA RECOSTRUÇÃO DE GAZA NA PALESTINA.








Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 12.292, DE 20 DE JULHO DE 2010.



Autoriza o Poder Executivo a realizar doação para a reconstrução de Gaza.


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Fica o Poder Executivo autorizado a doar recursos à Autoridade Nacional Palestina, em apoio à economia palestina para a reconstrução de Gaza, no valor de até R$ 25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de reais).

Parágrafo único. A doação será efetivada mediante termo firmado pelo Poder Executivo, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, e correrá à conta de dotações orçamentárias daquela Pasta.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 20 de julho de 2010; 189o da Independência e 122o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Celso Luiz Nunes Amorim
Paulo Bernardo Silva


SERÁ QUE ESTÁ SOBRANDO POR AQUI?
QUÃO IMPORTANTE É P/ NÓS BRASILEIROS UMA DESPESA DESSA MONTA?
ACORDA BRASIL!



Postado por Angélica Miquelin no blog Jornal Negritude em 27 de julho de 2010 16:07

São Sebastião



São Sebastião
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de São Sebastião, veja São Sebastião (desambiguação).

São Sebastião, por Marco Palmezzano.

São Sebastião (França, 256 d.C. — 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).

De acordo com Actos apócrifos, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal - a Guarda Pretoriana. Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), foi depois levado novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que lhe fosse espancado até a morte. Mesmo assim, ele não teria morrido.

Acabou sendo morto transpassado por uma lança.
São Sebastião, por Botticelli.

Existem inconsistências no relato da vida de São Sebastião: Historicamente o edito que autorizava a perseguição sistemática dos cristãos pelo Império foi publicado apenas em 303 (depois da Era Comum), pelo que a data tradicional do martírio de São Sebastião parece um pouco precoce. O simbolismo na História, como no caso de Jonas, Noé e também de São Sebastião, é vista, pelas lideranças cristãs atuais, como alegoria, mito, fragmento de estórias, uma construção histórica que atravessou séculos.

O bárbaro método de execução de São Sebastião fez dele um tema recorrente na arte medieval - surgindo geralmente representado como um jovem amarrado a uma estaca e perfurado por várias setas (flechas); de resto, três setas, uma em pala e duas em aspa, atadas por um fio, constituem o seu símbolo heráldico.

Tal como São Jorge, Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge na Baixa Idade Média, designadamente nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa. Embora os seus martírios possam provocar algum ceticismo junto dos estudiosos atuais, certos detalhes são consistentes com atitudes de mártires cristãos seus contemporâneos.
[editar] São Sebastião no folclore, na literatura e no cinema

São Sebastião foi o ícone de várias expressões artísticas. A Pintura há muito o nomeou como modelo de pintores da Renascença.

Na literatura, São Sebastião teve sua trajetória contada no livro "Perseguidores e Mártires" , do escritor italiano Tito Casini. Ainda na literatura, foi um dos personagens centrais do romance "Fabíola" (também intitulado "A Igreja das Catacumbas"), escrito em 1854 pelo Cardeal Nicholas Wiseman.

A Obra de Wiseman foi levado para as telas de cinema em 1949, num filme francês homônimo dirigido por Alessandro Blasetti, e estrelado por Michèle Morgan, e com o ator italiano Massimo Girotti no papel de São Sebastião. Um Remake cinematográfico do romance de Wiseman foi realizada em 1961, na Itália, com o título "La Rivolta degli Schiavi ("A Revolta dos Escravos ), dirigido por Nunzio Malasomma, e protagonizada pela estrela norte-americana Rhonda Fleming, tendo o romano Ettore Manni como o santo mártir.
[editar] Festejos em homenagem a São Sebastião

No Brasil, ele é celebrado com festas e feriados no dia 20 de janeiro como padroeiro de várias cidades:

* Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Barra Mansa, Três Rios, Aperibé, Araruama.

* Goiás: Rio Verde e Palmeiras de Goiás

* Pará: Altamira e Parauapebas.

* Mato Grosso: Alto Garças.

* Bahia: Alcobaça, Caravelas, Itambé, Trancoso e Maraú (No sul do estado a festa também é chamada de Cavalhada).

* Ceará: Apuiarés, Choró, Ipu, Monsenhor Tabosa, Mulungu, Nova Olinda e Pedra Branca.

* Minas Gerais: Montes Claros, Alpinópolis, Andradas, Cruzília, Coronel Fabriciano, Leopoldina, Bom Jardim de Minas, São Sebastião do Paraíso Papagaios,Curral Moreira/Belo Vale e Pedralva.

* Estado de São Paulo: São Sebastião, Andradina, Cajamar, Valinhos, Ibiúna, Suzano, Porto Ferreira, Presidente Prudente e Ribeirão Preto.

* Pernambuco: Caruaru, Jataúba, Limoeiro, Cabo de Santo Agostinho, Belo Jardim e Ouricuri.

* Acre: Xapuri.

* Paraná: Paranavaí , Sengés , Jacarezinho , Andirá e Rio Branco do Sul .

* Rio Grande do Sul: Bagé, São Sebastião do Caí e Venâncio Aires.

* Santa Catarina: Sombrio.

* Santa Catarina: Bom Retiro - São Ludgero.

* Paraíba: São Sebastião de Lagoa de Roça, Picuí e São Bento.

* Rio Grande do Norte: Caraúbas, Equador, Governador Dix-Sept Rosado, Encanto e Parelhas.

Em Portugal, há comemorações semelhantes em Santa Maria da Feira, na conhecida Festa das Fogaceiras, a maior festa do conselho, a cargo da Câmara Municipal. Comemora-se ainda, em várias localidades do concelho de Mirandela, entre outras, no Bairro de S. Sebastião (no segundo Domingo de Setembro), em Cabanelas (no dia 20 de Janeiro), em Vale de Prados (no terceiro Domingo de Janeiro). É Santo Padroeiro de Vale de Juncal, do mesmo concelho, cujas festividades seculares ocorriam no primeiro Domingo de Fevereiro de cada ano.
[editar] Bibliografia

* Jacopo da Voragine, Legenda Áurea

Commons
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre São Sebastião

São jorge




Fotos wikipédia

São Jorge






São Jorge
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de São Jorge, veja São Jorge (desambiguação).

São Jorge
Stgeorge-dragon.jpg
São Jorge e o Dragão, de Gustave Moreau.
O Santo Guerreiro
Falecimento c. 23 de abril de 303 em Nicomédia
Veneração por Igreja Católica
Igreja Ortodoxa
Igreja Anglicana
Umbanda
Principal templo Igreja de S.Jorge (Lida,Israel)
Festa litúrgica 23 de Abril e 3 de Novembro
Atribuições Cavaleiro combatendo dragão, Cruz de São Jorge, espada
Portal dos Santos

São Jorge é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, da cidade de Moscovo e, extra-oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião), além de ser padroeiro dos escoteiros, do S.C Corinthians Paulista e da Cavalaria do Exército Brasileiro. No dia 23 de Abril comemora-se seu martírio. Ele também é lembrado no dia 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. A devoção a São Jorge pode ter também suas origens na mitologia nórdica, pela figura de Sigurd, o caçador de dragões[carece de fontes?] (ver sincretismo religioso).
Índice
[esconder]

* 1 História
o 1.1 Disseminação da devoção a São Jorge
* 2 Padroeiro da Inglaterra
* 3 Padroeiro de Portugal
* 4 Padroeiro da Catalunha
* 5 A Lenda do Dragão e da Princesa
* 6 São Jorge, a Lua e os Orixás
* 7 São Jorge na cultura popular
* 8 Referências
* 9 Ver também

[editar] História

De acordo com a lenda, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da República da Turquia. Ainda criança, mudou-se para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Sua mãe, ela própria originária da Palestina, Lida, possuía muitos bens e o educou com esmero. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade — qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Nicomédia, exercendo a função de Tribuno Militar.

Nesse tempo sua mãe faleceu e ele, tomando grande parte nas riquezas que lhe ficaram, foi-se para a corte do Imperador. Jorge, ao ver que urdia tanta crueldade contra os cristãos, parecendo-lhe ser aquele tempo conveniente para alcançar a verdadeira salvação, distribuiu com diligência toda a riqueza que tinha aos pobres.

O imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos e no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.
Ícone de São Jorge, Museu Cristão-Bizantino, Atenas
Brasão de Armas de Moscou, cidade que tem São Jorge como Padroeiro.

Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo. Indagado por um cônsul sobre a origem dessa ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da Verdade. O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: "O que é a Verdade?". Jorge respondeu-lhe: "A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade."

Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio aos poucos ganhado notoriedade e muitos romanos tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia (Ásia Menor).

Os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lida (Antiga Dióspolis), cidade em que crescera com sua mãe. Lá ele foi sepultado, e mais tarde o imperador cristão Constantino mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente.

Pelo século V, já havia cinco igrejas em Constantinopla dedicadas a São Jorge. Só no Egito, nos primeiros séculos após sua morte, construíram-se quatro igrejas e quarenta conventos dedicados ao mártir. Na Armênia, em Bizâncio, no Estreito de Bósforo na Grécia, São Jorge era inscrito entre os maiores santos da Igreja Católica.
[editar] Disseminação da devoção a São Jorge
Castelo de São Jorge, Lisboa

Na Itália, era padroeiro da cidade de Gênova. Frederico III da Alemanha dedicou a ele uma Ordem Militar. Desde Dom Nuno Álvares Pereira, o santo é reconhecido como padroeiro de Portugal e do Exército. Na França, Gregório de Tours era conhecido por sua devoção ao santo cavaleiro; o Rei Clóvis dedicou-lhe um mosteiro, e sua esposa, Santa Clotilde, mandou erguer várias igrejas e conventos em sua honra. A Inglaterra foi o país ocidental onde a devoção ao santo teve papel mais relevante.

O monarca Eduardo III colocou sob a proteção de São Jorge a Ordem da Jarreteira, fundada por ele em 1330. Por considerá-lo o protótipo dos cavaleiros medievais, o rei inglês Ricardo I, comandante de uma das primeiras Cruzadas, constituiu São Jorge padroeiro daquelas expedições que tentavam conquistar a Terra Santa dos muçulmanos. No século XIII, a Inglaterra já celebrava o dia dedicado ao santo e, em 1348, criou a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge. Os ingleses acabaram por adotar São Jorge como padroeiro do país, imitando os gregos, que também trazem a cruz de São Jorge na sua bandeira.

Ainda durante a Grande Guerra, muitas medalhas de São Jorge foram cunhadas e oferecidas aos enfermeiros militares e às irmãs de caridade que se sacrificaram ao tomar conta dos feridos de guerra.

As artes, também, divulgaram amplamente a imagem do santo. Em Paris, no Museu do Louvre, há um quadro famoso de Rafael, intitulado São Jorge vencedor do Dragão. Na Itália, existem diversos quadros célebres, como um de autoria de Donatello.

A imagem brasileira de São Jorge seria, possivelmente, de autoria de Martinelli.[1]
[editar] Padroeiro da Inglaterra

Não há consenso, porém, a respeito da maneira como teria se tornado patrono da Inglaterra. Seu nome era conhecido pelos ingleses e irlandeses muito antes da conquista normanda, o que leva a crer que os soldados que retornavam das cruzadas influíram bastante na disseminação de sua popularidade. Acredita-se que o santo tenha sido escolhido o padroeiro do reino quando o rei Eduardo III fundou a Ordem da Jarreteira, também conhecida como Ordem dos Cavaleiros de São Jorge, em 1348.De acordo com a história da Ordem da Jarreteira, Rei Artur, no século VI,colocou a imagem de São Jorge em suas bandeiras.[2] Em 1415, a data de sua comemoração tornou-se um dos feriados mais importantes do país.

Hoje em dia na Inglaterra, todavia, a festa de São Jorge comemorada todo dia 23 de abril tem tido menos popularidade ao longo das últimas décadas. Algumas rádios locais, como a BBC já chegaram a promover enquetes perguntando qual seria, de acordo com a opinião pública, o orago dos ingleses, e eis que o eleito foi Santo Alba. Muitos fatores contribuíram a isso. Primeiramente por ter sido substituído, segundo bula do Papa Leão XIII de 2 de junho de 1893, por São Pedro como padroeiro da Inglaterra — recomendação que perdura até hoje.

Posteriormente, pelas reformas do Papa Paulo VI, São Jorge foi rebaixado a santo menor de terceira categoria (segundo hierarquia católica), cujo culto seria opcional nos calendários locais e não mais em caráter universal. No entanto, a reabilitação do santo como figura de primeira instância, e arcanjo, lembrando a figura do próprio Jesus Cristo; pelo Papa João Paulo II em 2000, conferiu nova relevância a São Jorge. Atualmente, haja vista a grande popularidade e apelo turístico de festas como a escocesa St. Andrew's Day, a irlandesa St. Patrick's Day e mesmo a galesa St. Dave's Day, têm-se formado grande iniciativa de setores nacionalistas para que o St. George's Day volte a gozar da mesma popularidade entre os ingleses como antigamente.
[editar] Padroeiro de Portugal

Pensa-se que os Cruzados ingleses que ajudaram o Rei Dom Afonso Henriques a conquistar Lisboa em 1147 terão sido os primeiros a trazer a devoção a São Jorge para Portugal. No entanto, só no reinado de Dom Afonso IV de Portugal que o uso de São Jorge!! como grito de batalha se tornou regra, substituindo o anterior Sant'Iago!! O Santo Dom Nuno Álvares Pereira, Condestável do Reino, considerava São Jorge o responsável pela vitória portuguesa na batalha de Aljubarrota. O Rei Dom João I de Portugal era também um devoto do Santo, e foi no seu reinado que São Jorge substituiu Santiago como patrono de Portugal. Em 1387, ordenou que a sua imagem a cavalo fosse transportada na procissão do corpo de Cristo. Assim, séculos mais tarde, chegaria ao Brasil.
[editar] Padroeiro da Catalunha

A presença documental da devoção a São Jorge em terras catalãs remonta ao século VIII: documentos da época falam de um sacerdote de Tarragona chamado Jorge que fugiu para a Itália. Já no século X, um bispo de Vic tinha o nome de Jorge, e no século XI o abade Oliba consagrou um altar dedicado ao santo no mosteiro de Ripoll. Encontram-se exemplos do culto a São Jorge dessa época, na consagração de capelas, altares e igrejas em diversos pontos da Catalunha. Os reis catalães mostraram a sua devoção a São Jorge: Tiago I de Catalunha explica em suas crônica que foi visto o santo ajudando os catalães na conquista da cidade de Malorca; Pedro o Cerimonioso fundou uma ordem de cavalaria sob a sua proteção; Afonso, o Magnânimo dedicou-lhe capelas nos reinos da Sardenha e Nápoles.

Os reis e a Generalidade da Catalunha impulsionaram a celebração da festa de São Jorge por todas as regiões catalãs. Em Valência, em 1343, já era uma festa popular; em 1407, Mallorca celebrava-a publicamente. Em 1436, a Generalidade da Catalunha propôs, nas côrtes reunidas em Montsó, a celebração oficial e obrigatória de São Jorge; em 1456, as côrtes reunidas na Catedral de Barcelona ditaram uma constituição que ordenava a festa, inclusa no código das Constituições da Catalunha. As remodelações do Palácio da Generalidade (sede do governo catalão) feitas durante o século XV são a prova mais clara da devoção impulsionada por esse órgão público, ao colocar um medalhão do santo na fachada gótica e ao construir no interior a capela de São Jorge.
[editar] A Lenda do Dragão e da Princesa
Imagem do santo localizada na Igreja de São Jorge no Centro do Rio de Janeiro

Baladas medievais contam[3] que Jorge era filho de Lorde Albert de Coventry. Sua mãe morreu ao dá-lo à luz e o recém nascido Jorge foi roubado pela Dama do Bosque para que pudesse, mais tarde, fazer proezas com suas armas. O corpo de Jorge possuia três marcas: um dragão em seu peito, uma jarreira em volta de uma das pernas e uma cruz vermelho-sangue em seu braço. Ao crescer e adquirir a idade adulta, ele primeiro lutou contra os sarracenos e, depois de viajar durante muitos meses por terra e mar, foi para Syle´n, uma cidade da Líbia.

Nesta cidade, Jorge encontrou um pobre eremita que lhe disse que toda a cidade estava em sofrimento, pois lá existia um enorme dragão cujo hálito venenoso podia matar toda uma cidade, e cuja pele não poderia ser perfurada nem por lança e nem por espada. O eremita lhe disse que todos os dias o dragão exigia o sacrifício de uma bela donzela e que todas as meninas da cidade haviam sido mortas, só restando a filha do rei, Sabra, que seria sacrificada no dia seguinte ou dada em casamento ao campeão que matasse o dragão.
Casamento de São Jorge e Sabra

Ao ouvir a história, Jorge ficou determinado em salvar a princesa. Ele passou a noite na cabana do eremita e quando amanheceu partiu para o vale onde o dragão morava. Ao chegar lá, viu um pequeno cortejo de mulheres lideradas por uma bela moça vestindo trajes de pura seda árabe. Era a princesa, que estava sendo conduzida pelas mulheres para o local do sacrifício. São Jorge se colocou na frente das mulheres com seu cavalo e, com bravas palavras, convenceu a princesa a voltar para casa.

O dragão, ao ver Jorge, sai de sua caverna, rosnando tão alto quanto o som de trovões. Mas Jorge não sente medo e enterra sua lança na garganta do monstro, matando-o. Como o rei do Marrocos e do Egito não queria ver sua filha casada com um cristão, envia São Jorge para a Pérsia e ordena que seus homens o matem. Jorge se livra do perigo e leva Sabra para a Inglaterra, onde se casa e vive feliz com ela até o dia de sua morte, na cidade de Coventry.

De acordo com a outra versão[4], Jorge acampou com sua armada romana próximo a Salone, na Líbia. Lá existia um gigantesco crocodilo alado que estava devorando os habitantes da cidade, que buscaram refúgio nas muralhas desta. Ninguém podia entrar ou sair da cidade, pois o enorme crocodilo alado se posicionava em frente a estas. O hálito da criatura era tão venenoso que pessoas próximas podiam morrer envenenadas. Com o intuito de manter a besta longe da cidade, a cada dia ovelhas eram oferecidas à fera até estas terminarem e logo crianças passaram a ser sacrificadas.

O sacrifício caiu então sobre a filha do rei, Sabra, uma menina de quatorze anos. Vestida como se fosse para o seu próprio casamento, a menina deixou a muralha da cidade e ficou à espera da criatura. Jorge, o tribuno, ao ficar sabendo da história, decidiu pôr fim ao episódio, montou em seu cavalo branco e foi até o reino resgatá-la. Jorge foi até o reino resgatá-la, mas antes fez o rei jurar que se a trouxesse de volta, ele e todos os seus súditos se converteriam ao cristianismo. Após tal juramento, Jorge partiu atrás da princesa e do "dragão". Ao encontrar a fera, Jorge a atinge com sua lança, mas esta se despedaça ao ir de encontro à pele do monstro e, com o impacto, São Jorge cai de seu cavalo. Ao cair, ele rola o seu corpo, até uma árvore de laranjeira, onde fica protegido por ela do veneno do dragão até recuperar suas forças.

Ao ficar pronto para lutar novamente, Jorge acerta a cabeça do dragão com sua poderosa espada Ascalon. O dragão derrama então o veneno sobre ele, dividindo sua armadura em dois. Uma vez mais, Jorge busca a proteção da laranjeira e em seguida, crava sua espada sob a asa do dragão, onde não havia escamas, de modo que a besta cai muito ferida aos seus pés. Jorge amarra uma corda no pescoço da fera e a arrasta para a cidade, trazendo a princesa consigo. A princesa, conduzindo o dragão como um cordeiro, volta para a segurança das muralhas da cidade. Lá, Jorge corta a cabeça da fera na frente de todos e as pessoas de toda cidade se tornam cristãs.

O dragão (o demônio) simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé. Já a donzela que o santo defendeu representaria a província da qual ele extirpou as heresias.
[editar] São Jorge, a Lua e os Orixás

A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. Tal associação se dá porque na religião do candomblé, predominantemente na Bahia, o santo é associado a Oxossi, orixá associado à lua. Na religião da umbanda, o santo é associado a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.[5]
[editar] São Jorge na cultura popular

* Dia 23 de abril, para algumas das religiões afro-brasileiras, é o dia em que se fazem homenagens ao santo.
* Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben, interpretada também por Caetano Veloso, Fernanda Abreu e pelos Racionais MC's.
* As tatuagens com o santo estão entre as que fazem mais sucesso no Brasil.[carece de fontes?]
* Atualmente existe uma grande variedade de produtos de moda que possuem a estampa de São Jorge, desde simples camisas a até mesmo bolsas de marcas famosas.{{Elo7 Produtos artesanais São Jorge . Acessado (ou Visitado) em 6 de Abril de 2010.}}
* São Jorge é tido como o padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à Verdade cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo "Fiel", popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.
* Existe um romance sobre São Jorge criado pelo escritor italiano Tito Casini chamado Perseguidores e Mártires (no Brasil, editado pelas Edições Paulinas, por volta de 1960). No livro, São Jorge é retratado como o verdadeiro paladino da Capadócia que, apesar de ser perseguido pelo tirano imperador Diocleciano, manteve-se fiel ao Império Romano, mas também a Cristo e se recusou a contrair alianças com o genro do imperador, Galério, que pretendia ter o apoio do conde da Capadócia para deliberar um golpe contra Diocleciano, o que terminantemente, o santo militar recusou.
* A banda inglesa Iron Maiden fala de São Jorge na música "Flash of the Blade", no álbum Powerslave.
* A banda brasileira Angra utilizou a imagem do santo na capa do álbum Temple of Shadows.
* Zeca Pagodinho gravou recentemente em seu álbum "Uma Prova de Amor" a música "Ogum" com uma letra com um forte apelo ao sincretismo, a oração de São Jorge é feita no trecho final da música pelo cantor e compositor Jorge Ben.
* Moacyr Luz e Aldir Blanc fizeram a música "Medalha de São Jorge" em homenagem ao santo.

Referências

1. ↑ Sobre imagens de São Jorge
2. ↑ [Ashmole, Elias, The History of the most Noble Order of the Garter: And the several Orders of Knighthood extant in Europe. A Bell; E.Curll; J.Pemberton; A Collins; W.Taylor; J.Baker, London 1715.]
3. ↑ [Bishop Percy's folio manuscript: loose and humorous songs ed. Frederick J. Furnivall. London, 1868.]
4. ↑ [The Golden Legend or Lives of the Saints. Compiled by Jacobus de Voragine, Archbishop of Genoa, 1275. First Edition Published 1470. Englished by William Caxton, First Edition 1483, Edited by F.S. Ellis, Temple Classics, 1900 (Reprinted 1922, 1931.) ]
5. ↑ [Santos, Georgina Silva dos.Ofício e sangue: a Irmandade de São Jorge e a Inquisição na Lisboa moderna.Lisboa: Colibri; Portimão: Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, 2005.]

[editar] Ver também

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Grosseria de funcionário da Corsan

Conversei com a senhora que teve a visita da equipe da Corsan de Vacaria RS para o corte de agua. A senhora que estava cuidando das suas netas, recebeu a visita da tal equipe da empresa estadual que mantém o fornecimento de agua em nossa cidade. Um funcionário da Corsan de Vacaria RS tentou entrar no terreno para efetuar o corte da água e de forma grosseira mandou os cachorros calarem a boca e falou o porque que a dona não pagou a conta. O Vencimento da conta da agua é para o dia 26 mas o seu esposo que é funcionário público municipal somente recebe no dia 30. Na Corsan os mesmos sabem pois moramos numa cidade pequena onde todos se conhecem. Mas infelizmente alguns funcionários públicos ainda não sabem lidar com o povo e não tem sensibilidade com as dificuldades dos vacarianos, ainda mais que moramos numa cidade pobre onde a maioria vive de salário mínimo ou até de bicos. O proprietário da residência foi até a Corsan reclamar da falta de educação do tal funcionário mas não conseguiu encontrar o gerente. Vai mandar a reclamação para os seus superiores em Porto Alegre. Esta questão do contrato da Prefeitura e a Corsan é um problema há muitas reclamações com a falta da tolerância do órgão aqui em nossa cidade sobre a questão dos serviços prestados e até esta questão dos cortes do fornecimento em atraso de pagamento. Mas vamos aguardar que as coisas melhorem no atendimento da Corsan ao público de Vacaria RS.