Com as galerias do plenário lotadas, foi aprovado ontem (14/09), o PLC 120/2010, relativo à emancipação dos municípios gaúchos. De autoria do deputado Cassiá Carpes (PTB) e outros 14 parlamentares, incluindo o deputado Francisco Appio , o PLC devolve ao Estado o direito de Legislar sobre a criação, incorporação, fusão e desmembramento de novos municípios. A Prerrogativa aguarda apenas a sanção da Governadora para entrar em vigor.

Appio foi o relator de mais de 30 processos de emancipação na década de 90, transformando em luta diária a defesa dos municípios e do interior. “Foi o nosso partido, um partido de interior, que mais se empenhou na autonomia dos Municípios, especialmente em Pinto Bandeira ”, ressalta o parlamentar.




“Se uma atitude isolada de um líder político municipal causou constrangimentos e impediu autonomia ou retrocesso daquele Município, não culpem a nossa instituição, muito menos os nossos deputados, que têm sido coerentes”, afirma Appio.

Foto: Deputados Appio e Cassiá Carpes e a comitiva de Silveira

Últimas do www.twitter.com/franciscoappio

JUIZ admitiu a queima-de-campo, com autorização do órgão ambiental. E na Liminar reconheceu: "sapecada da palha seca" não é queimada.

CAMPOS DE CIMA DA SERRA são diferentes e sofrem com a geada e neve do inverno. Precisam do fogo controlado, que até o STJ já reconheceu.

PECUARISTAS comemoram esta vitória do Sindicato Rural de São Francisco de Paula. Leia em www.appio.com.br

EMANCIPAÇÕES na pauta da Assembleia. Aprovamos Projeto de Lei Complementar. Será promulgado por Cherini e viabilizará novos municípios.

SILVEIRA , distrito de São José dos Ausentes, poderá ser um dos novos. Processo inicia agora para ser concluído em 2012.

Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br