quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Arquivo de Noticias

Questão agrária | 21/08/2009 | 22h09min

Morte de sem-terra no RS vai na contramão dos esforços pela paz no campo, diz governo federal

Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Incra divulgaram nota nesta sexta-feira


O Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Incra divulgaram nota onde lamentam a morte do agricultor Elton Brum da Silva, em São Gabriel. De acordo com o texto, o ministro Guilherme Cassel determinou o deslocamento do ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho à área do conflito. "A morte deste agricultor vai na contramão dos esforços do Governo Federal no sentido da construção de um ambiente de paz no campo", informa o comunicado.

Confira a íntegra da nota à imprensa:

1.O Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária lamentam profundamente o trágico desfecho da ação de desocupação da fazenda Southall em São Gabriel, realizada pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que resultou na morte do agricultor Elton Brum da Silva.

2.Após o conhecimento do triste episódio, o Ministro Guilherme Cassel determinou a ida do Ouvidor Agrário Nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, à área do conflito de maneira a acompanhar a apuração dos fatos e a identificação dos responsáveis. O Ouvidor Agrário Nacional está no Estado e estabeleceu contatos com Procuradoria de Justiça, Ministério Público, Poder Judiciário do RS e Polícia Civil, com o objetivo de assegurar uma investigação célere e transparente.

3.A morte deste agricultor vai na contramão dos esforços do Governo Federal no sentido da construção de um ambiente de paz no campo. A análise da realidade brasileira revela uma diminuição das situações de conflito no campo e, principalmente, no número de vítimas fatais decorrentes destes conflitos. Em 2003 houve 42 casos de morte confirmados em conflitos agrários. Em 2008 foram nove casos e nenhum deles em ação da polícia.

4.Este ambiente é resultado de esforços do MDA/Incra, por meio da Ouvidoria Agrária Nacional e apoio dos comandos das forças policiais da maior parte dos estados brasileiros, Ministério Público e órgãos do Poder Judiciário. Esses órgãos formularam diretrizes para cumprir mandados de reintegração de posse em situações de conflito. Fosse esta a orientação seguida pela força policial do RS, o desfecho poderia ser outro, sem violência e, principalmente, sem uma vítima fatal.

5.O Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Incra se solidarizam com a dor dos familiares do agricultor vitimado e reafirmam seu compromisso em transformar o campo brasileiro em um espaço de paz, produção e prosperidade.

As polêmicas que envolvem a fazenda Southall:


Veja imagens feitas na fazenda Southall

Veja onde fica a fazenda Southall:


Visualizar Onde fica a fazenda Southall em um mapa maior

ZEROHORA.COM
Catorze pessoas ficaram feridas durante a ação da BM. Clique para ver mais fotos
Foto: Reprodução

Notícias Relacionadas

  • 21/08/2009 20h30min
  • BM usou 232 homens para retirar cerca de 270 integrantes do MST de área ocupada
  • 21/08/2009 19h09min
  • Morte de sem-terra é "bastante preocupante", diz ouvidor do Desenvolvimento Agrário
  • 21/08/2009 16h18min
  • "Eles foram extremamente profissionais", diz promotora sobre a ação da BM em São Gabriel
  • 21/08/2009 14h53min
  • BM matou sem-terra, diz ex-ouvidor agrário
  • 21/08/2009 11h46min
  • Governadora pede apuração "com rigor" sobre morte de sem-terra em São Gabriel
  • 21/08/2009 10h52min
  • Sem-terra é morto durante desocupação na fazenda Southall

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim