terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Oscar

 
'O Discurso do Rei' lidera indicações ao Oscar; Brasil entra na disputa com 'Lixo Extraordinário'
25/01/2011 12h48 -  O Globo
RIO - Depois de ter saído do Globo de Ouro com apenas um prêmio - de melhor ator para Colin Firth - o drama britânico "O Discurso do Rei" é o líder em indicações ao Oscar 2011, concorrendo em 12 categorias. O longa disputa as principais estatuetas da premiação, como melhor filme, melhor roteiro original, melhor direção para Tom Hooper e melhor ator para Firth - considerado o favorito. O Brasil, que ficou de fora da disputa de melhor filme de língua estrangeira com "Lula, o Filho do Brasil", garantiu sua presença na cerimônia deste ano com "Lixo Extraordinário". O longa de de Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores do lixão do Jardim Gramacho concorre à estatueta de melhor documentário.

Veja a lista completa de indicados
O anúncio dos indicados aconteceu na manhã desta terça-feira, em Los Angeles. A atriz M'onique - vencedora do Oscar de atriz coadjuvante no ano passado - foi a apresentadora dos concorrentes.
Completamente ignorado pelo Globo de Ouro, a que não concorreu em nenhuma categoria, "Bravura Indômita", refilmagem dos Irmãos Coen para o clássico do faroeste, é o segundo com mais indicações: são dez no total, incluindo filme, direção, roteiro adaptado, ator para Jeff Bridges e atriz coadjuvante para Hailee Steinfeld, de apenas 14 anos.
"Cisne Negro", "O Vencedor", "A Origem", "Minhas Mães e Meu Pai", "127 Horas", "A Rede Social", "Toy Story 3" e "Inverno da Alma" disputam com "O Discurso do Rei" e "Bravura Indômita" o prêmio de melhor filme .
O Oscar deste ano promete ser um duelo entre dois favoritos: ''O Discurso do Rei" e ''A Rede Social'. O longa de David Fincher levou a melhor no Globo de Ouro e recebeu os principais prêmios da crítica especializada, enquanto o drama de Tom Hooper mostrou sua força no último fim de semana ao conquistar o PAG, troféu do Sindicato dos Produtores, cujos vencedores frequentemente levam o Oscar de melhor filme.
Duas categorias são consideradas "barbadas" este ano. Especialistas consideram certeira a entregas das estatuetas de melhor ator para Firth, por "O discurso do rei", e de melhor ator coadjuvante para Christian Bale, por "O vencedor" - ambos já levaram para casa o Globo de Ouro. Já na categoria de melhor atriz, a disputa promete ser acirrada entre Annette Bening por "Minhas mães e meu pai", que levou o Globo de Ouro de melhor atriz de comédia ou musical, e Natalie Portman por ''Cisne negro'', que ganhou o mesmo prêmio na categoria dramática.
Com "Lula, o Filho do Brasil" fora da disputa, a categoria de melhor filme de língua estrangeira tem como concorrentes o mexicano "Biutiful", de Alejandro Gonzalez Inarritu - que rendeu ao espanhol Javier Barden uma indicação a melhor ator -; o grego ''Dogtooth'', de Yorgos Lanthimos; o argelino "Fora da lei", de Rachid Bouchareb; o canadense ''Incendies'', de Denis Villeneuve; e o dinamarquês ''Em um Mundo Melhor'', de Susanne Bier.
A cerimônia de entrega do Oscar acontece no dia 27 de fevereiro, Kodak Theatre, em Hollywood. Este ano, os mestres de cerimônia serão os atores James Franco - indicado a melhor ator por "127 horas", e Anne Hathaway, de "Amor e Outras Drogas", recentemente anunciada como a nova Mulher-Gato.
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim