sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Pronasci

Governador e secretário de Segurança articulam reingresso do Estado no Pronasci13/01/2011 09:25

O governador Tarso Genro recebeu, na tarde desta quarta-feira (12), o secretário de Segurança Pública, Airton Michels. A pauta da reunião, que ocorreu no Palácio Piratini, priorizou o processo de reingresso do Rio Grande do Sul no Pronasci.

De acordo com o secretário o Termo de Cooperação entre o Estado e o Ministério da Justiça está vencido, precisando ser renovado, e o Governo gaúcho está trabalhando para restabelecê-lo. "Feito isso, queremos adequar na mesma lógica do programa federal o nosso Programa Estadual de Segurança Cidadã (Proesci), a fim de implementá-lo rapidamente no Estado e nos habilitarmos a receber verbas federais" afirmou Michels.

O programa gaúcho mapeou cinco territórios no RS, onde a criminalidade está mais aguda, para aplicar as políticas transversais que regem o projeto. A reunião com o governador tratou, também, reestruturação administrativa da secretaria de Segurança.
Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no País. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais, priorizando a prevenção, enfrentando as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Entre os principais eixos do Pronasci destaca-se a valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o Governo Federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.
Fonte: Portal do Estado do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim