sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Tropeirismo

A governadora Yeda Crusius instituiu através da Lei 13.577 o Dia Estadual do Tropeirismo. A data, a ser comemorada no dia 20 de abril, foi uma proposta do deputado Francisco Appio, através do PL 222/10, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. 
O parlamentar ressalta que a data serve para resgatar a importância dos tropeiros no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, em seus primórdios e incentivar o estudo, pesquisa e divulgação do momento de nossa história.  
Appio lembra o trabalho de Paixão Côrtes, na pesquisa do Tropeirisimo Biriva e os seminários realizados pela Professora Lucila Sgarbi, na cidade de Bom Jesus, e os livros de Luiz Antonio Alves, ao justificar o Projeto. 
JUSTIFICATIVA - A instituição do DIA ESTADUAL DO TROPEIRISMO, na data de 20 de abril de cada ano, no Calendário Oficial do Estado, resgata a importância dos tropeiros no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, em seus primórdios e incentiva o estudo, pesquisa e divulgação do extraordinário momento de nossa história. 
Responsáveis pelo comércio e transporte de mercadorias, quando não havia estradas, trens e aviões, os tropeiros marcaram a história dos gaúchos, com a marca do heroísmo, coragem, desbravamento e desenvolvimento. 
Foram eles, os tropeiros, os responsáveis pela demarcação da maioria das estradas e rotas do Estado, bem como a definição de municípios, cidades e pousadas. Na cultura, tiveram um papel primordial, na introdução de usos e costumes, na música, dança, gastronomia e comportamento. 
Os historiadores e pesquisadores Paixão Côrtes, Lucila Sgarbi dos Santos e Luiz Antonio Alves, entre outros, dedicam-se a resgatar, promover, divulgar e preservar a cultura do TROPEIRISMO, em seus seminários, livros, palestras e conferências. 
O mais importante dos eventos, realizado anualmente em abril na cidade de Bom Jesus, destaca com profissionalismo e seriedade a história dos velhos tropeiros e sua importância regional. 
Dedicar o 20 DE ABRIL - DIA ESTADUAL DO TROPEIRISMO – aos verdadeiros descobridores de boa parte do Estado é fazer justiça e oportunizar o bom debate do papel dos tropeiros na história rio-grandense. 
Sala de Sessões - Deputado Francisco Appio


Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim