sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Homenagem ao Sopapo


   MOSTRA CULTURAL EM HOMENAGEM               AO SOPAPO

No próximo sábado, dia 19, a população de Pelotas terá a oportunidade de prestigiar uma importante Mostra Cultural em Homenagem ao Sopapo, que será realizada no Clube Cultural Fica Ahi Pra Ir Dizendo, a partir das 19 horas. Por um valor simbólico de R$ 5,00 o público poderá conferir uma programação deveras representativa da riqueza da cultura afro-pelotense. Estarão reunidos grupos musicais e de dança, como Kako Xavier e Grupo Tamborada, Grupo Odú Èmí e Grupo Odara. Alguns artistas plásticos negros integram a programação, expondo suas obras, com realização de leilão. Finalmente, haverá a exibição do documentário O Grande Tambor, produzido pelo Coletivo Catarse de Porto Alegre, em parceria com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com vistas a erigir o instrumento em patrimônio imaterial devidamente reconhecido pelo Estado brasileiro.
        O evento está sendo promovido pelo Clube Cultural Fica Ahi, Grupo Odara, Ação Griôt de Pelotas, Grupo de Artistas Plásticos Negros, Coletivo Catarse e Projeto NEAB ICH/UFPel, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas. Além de homenagear um dos instrumentos musicais que, segundo pesquisas históricas e antropológicas, é específico da região Sul do Estado, cuja origem remonta à escravidão nas charqueadas, o evento tem por objetivo arrecadar fundos para os cuidados de saúde de Mestre Batista, que há anos vem travando uma dura batalha contra o câncer. Toda a verba arrecadada no evento será direcionada para este fim.
Mestre Batista tem 74 anos, e é um dos principais responsáveis pela persistência do Sopapo no cenário musical e cultural da região e do estado, pois é uma das únicas pessoas que domina a sua arte de confecção. Sua trajetória comporta uma participação ativa em várias escolas de samba da cidade, a fundação do Grupo Cultural Odara, e uma contumaz militância em prol do tambor Sopapo enquanto símbolo de resistência da cultura negra da região. Esta militância resultou na realização, em 2000 e 2001, de duas edições do Projeto CABOBU em Pelotas, que contou com a participação do músico Giba Giba, chamando a atenção para a possível extinção do instrumento. Pode-se dizer que este Projeto tornou o Sopapo conhecido em todo o Brasil, tendo Mestre Batista enviado vários destes instrumentos fabricados por ele para outros estados e, inclusive, para fora do país. Desde então, Mestre Batista vem participando de vários projetos sociais e culturais em centros comunitários e instituições assistenciais da cidade, como a Escola Louis Braille e o Instituto de Menores.
         A homenagem que será realizada ao Sopapo, no dia 19, não poderia deixar de ser, portanto, uma forma de prestar solidariedade ao seu principal defensor, reconhecido Mestre Batista, um dos personagens mais singulares e queridos da cultura negra da cidade e região.
        
Para saber mais sobre o documentário “O grande tambor”, acessar: http://tambordesopapo.blogspot.com
Ou entrar em contato com:

Para saber mais sobre o evento, contatar:
- Dilermando Martins Freitas (Ação Griôt e Grupo Odara): dilermandofreitas@hotmail.com; fone: 3223-3759 ou 81298873
- Rubinei da Silva Machado (Clube Fica Ahi):
rubinei53@gmail.com; fone: 84515594
- Sérgio Valentim (Coletivo Catarse)
valentim@coletivocatarse.com.br; fone: (51) 99080013

Local de aquisição dos Convites:
Clube Fica Ahi Pra Ir Dizendo
Rua Marechal Deodoro, n. 368, fone: 33057874




--
Rubinei Silva Machado
telefone: 53 - 84515594
email: http://br.mc1123.mail.yahoo.com/mc/compose?to=rubinei53@gmail.com

mensagem:

Quando duas mãos  se encontram refletem uma sombra da mesma cor.






--
Cláudio Rodrigues
91426114
http://www.mechamaqueeupinto.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim