domingo, 13 de fevereiro de 2011

A Importância da Polícia

A importância da Polícia e o valor da sociedade participativa






Importância do apoio da comunidade.



O inspetor da polícia civil João Carlos Pinto de Abreu, responsável pelo Serviço de Inteligência Policial e Análise Criminal na área da 25ª Região Policial, aproveita a oportunidade em que a Polícia prendeu um traficante de drogas, de 56 anos, que corrompia e assediava uma jovem de 16 anos, após o crime ser denunciado pela mãe ao órgão de segurança, para pedir novamente o apoio da população, no sentido de que denunciem crimes que tenham conhecimento, podendo procurar uma Delegacia de Polícia ou até mesmo utilizar o sistema DISQUE-DENÚNCIA, através do telefone 181, de forma anônima.



A denúncia anônima, a certeza da presença da polícia e a prisão dos criminosos têm provocado, com efeito positivo, mais participação da comunidade, que se sente protegida e atendida. “O cidadão se sente participando da operação”, explica o inspetor de polícia.



O Disque Denúncia é um serviço destinado a mobilizar a sociedade na luta contra o crime e a violência, foi criado com o objetivo de criar uma parceria das Polícias com a sociedade permitindo uma resposta rápida e efetiva ao combate ao crime.



As ligações para o Disque Denúncia, que funciona de forma ininterrupta 24 horas por dia são realizadas por meio do número 181.



Sua principal característica é o caráter sigiloso dos procedimentos, já que em momento algum o denunciante precisa identificar-se.



O nosso compromisso é checar as informações sem o envolvimento da fonte, evitando assim sua exposição a qualquer tipo de risco.



O Disque Denúncia tem recebido uma resposta significativa da população. Exatamente por isso, ele representa uma importante arma na luta contra a violência e a criminalidade.



Esse serviço vem obtendo bons resultados desde a sua criação. Boa parte das denúncias recebidas procede, ajudando na prisão de traficantes, apreensão de drogas e armas, prisão de criminosos condenados e foragidos.



OBJETIVO:

• Permitir que a sociedade colabore com a Secretaria de Segurança Pública, aumentando a eficiência das polícias.

• Estimular o cidadão a adotar um comportamento pro ativo caso testemunhe ou tome conhecimento da existência de algum delito.

• Reunir provas que resultem na punição de atos delituosos.

• Desencorajar a prática de crimes, contravenção penal e ações anti-sociais, erradicando a sensação de impunidade em razão da possibilidade de constante monitoramento.



ATUAÇÃO

O Disque-Denúncia é mantido pela Secretaria de Segurança Pública . O serviço atende 24 horas por dia, garante o anonimato do denunciante e as ligações à sua Central não são rastreadas.



Durante a ligação telefônica, o denunciante recebe um número/ protocolo para que posteriormente acompanhe o desdobramento das investigações e, caso queira, forneça mais informações sobre o caso.



Depois de recebida, a denúncia é analisada e despachada ao setor competente dos Órgãos de Polícia.



Após investigações e providências dos Órgãos de Polícia, os resultados são informados ao Sistema Disque Denúncia para registros estatísticos.

“Colabore com a Polícia, denuncie! Disque 181."



Inspetor de Polícia JOÃO CARLOS PINTO DE ABREU

Chefe do SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA POLICIAL e ANÁLISE CRIMINAL – SIPAC, Especialista em SEGURANÇA PÚBLICA pela PUC-RS.

Delegacia de Polícia Regional - DPR

Membro do Conselho Municipal Antidrogas - COMAD

E-mail.: jcarlos-abreu@policiacivil.rs.gov.br

telefone: (54) 3231 - 2931



DISQUE-DENÚNCIA - Nº 181



COMBATA o CRIME, a OMISSÃO, a IMPUNIDADE e a VIOLÊNCIA.

DENUNCIE. ATENDIMENTO 24 HORAS.





Data: 11/02/2011 - 16:58

Fonte: Inspetor de Polícia João Carlos de Abreu



+ notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim