quinta-feira, 3 de março de 2011

Bete Negra

Date: Wed, 2 Mar 2011 16:16:32 -0300




Queridos amigos e companheiros de luta!!!
 
É com muita tristeza que partilho com vcs o que hoje aflige o meu coração...
Acabo de chegar do velório da Bete Negra, uma grande amiga, militante do SUS, batalhadora por uma política pública de saúde mais humanizada, justa e igualitária.
Quem conheceu a Bete Negra sabe a que me refiro, uma pessoa simples mas que dedicou toda a sua vida por uma causa: a saúde pública brasileira.
Escrevo este e-mail como forma de reconhecimento a esta pessoa que foi protagonista na construção do SUS e esta perda irreparável não é só uma perda pra saúde de Caxias do Sul ou do RS, mas é uma perda para o SUS em todo o Brasil.
Conheci a Bete quando foi minha professora no primeiro curso que fiz de conselheiros de saúde em meados de 2001.
Foi uma batalhadora desde os primórdios da Reforma Sanitária Brasileira, estudiosa da legislação do SUS e tb da Reforma Psiquiátrica nos ensinou muito. Foi conselheira local de saúde e conselheira municipal durante muito tempo em diferentes gestões. participou ativamente como usuária de conferencias de saúde em todas as instâncias e com certeza suas ideias e sua postura ética e política muito contribuíram para a saúde.
Por ironia do destino (ou descaso de gestores e trabalhadores???) não sei...ela morreu em decorrência do seu estado de saúde vulnerável nos últimos tempos, mas o que mais nos indiguina é saber que ao baixar hospital após uma cirurgia grave de coração, e por ter tomado medicação em dosagem maior do que poderia ela estava no Pronto Socorro do Hospital Geral de Caxias do Sul, a sua filha conversou com trabalhadores e gestores do referido hospital para poder permanecer acompanhando-a, pelo seu estado grave de saúde e não obteve autorização. Ela ainda estava consciente e pedia a filha que ficasse.
Na madrugada a Bete caiu da maca e teve um traumatismo craniano, entrando em coma e vindo a óbito na noite passada.
Puxa vida!!! Logo ela que mesmo no leito hospitalar ficava tentando ajudar as pessoas e esclarecendo aos usuários sobre seus direitos. Uma pessoa que não falava só de direitos, mas tb falava dos deveres do usuário de cuidado com a própria saúde, uma pessoa que estava sempre de armas em punho na batalha pela saúde e por ironia (ou descaso??) morre numa situação dessa...é lamentável!!!!
O que mais me entristece é que num momento em que estamos implementando o Pacto pela saúde que pressupõe a implantação dos dispositivos da PNH - Política Nacional de Humanização e que um desses dispositivos é justamente a garantia dos familiares de acompanhar o paciente na internação nos deparamos com essa situação...
Espero que o exemplo da Bete Negra que literalmente DEU A VIDA PELA SAÚDE, possa nos ensinar que é possível sim uma saúde mais humanizada e a garantia de direitos num país que se diz democrático que que ainda tem muitos desafios pela frente...
Descanse em Paz Bete e que o teu exemplo de vida nos fortaleça em nossa luta cotidiana por um mundo melhor e por uma verdadeira política pública de saúde com participação.
Abraço a todos e saudações Antimanicomiais!!!
 
 

Loiva Maria De Boni Santos
Mestranda em Psicologia Social pela UFRGS
Assessoria em Saúde Mental e Álcool e Drogas
Apoiadora Institucional da Humanização do SUS
54-9167.1713
 
"Deleuze dizia que o problema não era ter de atravessar, mas nascer em desertos; ao que eu acrescentaria, "viver" e morrer neles sem tê-los experimentado. (Costa,2005)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim