sábado, 9 de abril de 2011

Blog do João Amaro

NA INTEGRA A COLUNA DE SABADO NO CORREIO.

Contraponto
Por: João Amaro Borges

UNIVERSITÁRIOS? A solução para o impasse deve acontecer na tarde de hoje no Centro Socioeducacional Dom Orlando Dotti. Os universitários estarão reunidos com o promotor de justiça que vai comandar o encontro. A necessidade da volta dos ônibus e o funcionamento da associação é crucial para o retorno às aulas. Quanto à participação dos pais, acho interessante, sem esquecer que os universitários todos são maiores e responsáveis pelos seus atos. PINGA-FOGO? O entrevistado dessa vez foi Mario Bala. Como já era esperado, confirmou que é candidato a prefeito. Entre outras coisas listou com quem não coliga, ou seja, Susin, Appio e PT. Coliga com PSDB e PPS que atualmente são os maiores defensores do PT. Nesse caso, de certa forma, estaria coligando com a atual administração. CASA DO POVO? As obras continuam conforme informou o maior responsável. Paulo Osani vai em busca de mais recursos e a conclusão está próxima. Cabe ressaltar que as ações começaram no governo passado com a criação da Associação dos Amigos da Casa do Povo e toda a arrecadação da verba passa por este empresário Paulo Ossani e mesmo assim pessoas tentam faturar em cima. CONFUSÃO NA CÂMARA? Na noite de segunda-feira um simples aplauso causou um tumulto sem precedentes na história da Casa. Após essa manifestação, tal pessoa foi advertida pelo presidente e tudo voltou ao normal, ou quase, eis que o vereador Osnir resolveu chamar a Brigada alegando que essa pessoa estava causando tumulto e precisava ser retirada do recinto. Nesse caso duas irregularidades: 1- Quem teria que requisitar a força policial era o presidente; 2- Quem faz a segurança dos bens do município é a Guarda Municipal, tanto que um guarda estava presente e no caso deveria agir. Coisas do nosso Legislativo. NOVAS EMPRESAS? A logística e a facilidade de mão de obra são alguns dos atrativos para a instalação de novas empresas no município. Além da laminadora de aço, já anunciada, outras pretendem se instalar. Um empresário de Caxias me disse que está pensando em trazer uma de suas empresas e mais cinco outras para instalar um condomínio industrial. Nossa cidade é a bola da vez, mas por causa do aeroporto, ferrovia e estradas. Apenas isso.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

CÂMARA DE VEREADORES.

Na noite de terça feira durante a sessão do legislativo aconteceu um fato no mínimo inusitado, um assistente se manifestou por aplausos após o discurso do vereador Mario Bala, sendo advertido pelo presidente da casa e a sessão continuou dentro do normal; ou melhor, quase normal; acontece que o vereador Osnir Domingues ligou para o delegado ou para a brigada militar e disse que estava sendo ameaçado pelo manifestante, e assim sendo uma guarnição da brigada militar compareceu ao legislativo com o objetivo de prender o manifestante. Quando chegou ao local ficou sabendo que não era verdade e que a denuncia não procedia e encaminhou as partes para fazer registro na DP local. Com relação ao fato quero dizer o seguinte: Houve precipitação por parte da brigada militar, pois o local já recebe o serviço de segurança da guarda municipal e caso realmente existisse algum tumulto a guarda deveria intervir, afinal esse é uma atribuição da guarda municipal, cuidar do patrimônio municipal; por outro lado a atitude do vereador foi leviano, intempestiva e expos o legislativo mais uma vez ao ridículo; deveria ser no mínimo advertido pela direção.

Código Florestal

O congresso nacional esta discutindo o novo código florestal, esse é um tema polemico e deve ser analisado com critério e muito coerência. A nova legislação ou o novo código pretende impor mais rigor na preservação do meio ambiente, como reserva legal, área de preservação permanente e, esse é o centro das discussões, pois essa tal de reserva legal em alguns casos inviabiliza o agro negócio; outra discussão é quanto a esse passivo, ou seja, aquelas agressões ´´ feitas antes da lei; entretanto, a lei não pode punir quem produz e esquecer-se das agressões praticadas pelos grandes empreendimentos como construções das barragens que sob a alegação de produzir energia cometem absurdos e nada acontece. A construção da Usina de Belo monte segundo informações vai inundar uma área de quinhentos quilômetros quadrados de floresta e mesmo assim o governo pretende liberar a sua construção, por outro lado, a lei quer obrigar os produtores rurais a destinar parte de sua propriedade para reserva, isso é uma grande incoerência.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

UNIVERSITÁRIOS.

Os universitários que estudam em Lages SC; começam a vislumbrar uma solução no grave problema gerado após a proibição das viagens de ônibus para estudar. Uma reunião na tarde de ontem na promotoria de justiça com o promotor Luís Augusto começou a indicar o caminha para uma solução. Uma assembleia no sábado pretende resolver as questões pendentes. Conversei na tarde de ontem com vários universitários para saber o motivo de tanta polemica, segundo as informações tudo foi gerada pela falta de ação da atual diretoria, que segundo eles não representa os alunos já que concorreu sozinha e mesmo assim consegui pouco mais de 20% dos votos, ficando claro que não representava a vontade da maioria, e não tomou providencias necessárias para resolver os problemas como enviar a relação dos alunos que viajam para estudar e segundo eles esse foi o motivo da suspensão da autorização de viagem, a péssima qualidade dos ônibus também gerou polemica, a falta de pontualidade da empresa e até motorista embriagado fazem parte da lista de problemas. A reunião de sábado esta marcada para as 14 horas e a participação do promotor vai dar uma segurança do ponto de vista jurídico e credibilidade ao ato; em minha opinião deveriam aproveitar essa oportunidade e já eleger uma nova e única direção que represente a vontade e os interesses dos alunos

terça-feira, 5 de abril de 2011

UNIVERSITÁRIOS.

A promotoria de justiça marcou para sábado a tarde uma reunião com os universitários que estudam em Lages SC, a participação do MP é sem duvida alguma uma luz no final do túnel e a maneira mais fácil de resolver esse problema; por isso, a participação é de extrema importância. Uma solução urgente para esse problema é esperada por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim