quarta-feira, 27 de abril de 2011

Missa para Sebastião Flores

Samblog - clicRBS


Posted: 26 Apr 2011 08:54 AM PDT
Há uma semana, o Carnaval se despedia de Sebastião Flores, o pai da Protegidos da Princesa Isabel (veja aqui). Nesta quarta-feira, dia 27, os corações que choraram a perda do amigo, do personagem, do mestre e do familiar se unem para orar por sua partida. A missa será realizada às 19h, na Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo.
Um dia depois do sepultamento, o carnavalesco Israel Ávila enviou um texto relatando como o Carnaval despediu-se do ‘Tio Brás’. Leia abaixo o texto emocionado e emocionante. No pé do post, republicamos o episódio de Personagens da Folia com Tião.
>
Um triste e bonito Adeus…
É tão complicado relatar momentos tristes, mas se tratando do Seu Sebastião, não poderia me negar a isso, pois sempre ensinou todos a terem força…
É triste ter de aceitar determinadas coisas, e saber que não mais verei o Tio Bras (assim o chamava) é uma delas. Ele se foi em um dia tudo a ver com ele. Foi no dia 19 de abril que ele fez a primeira carteira de identidade dele. Está lá, na data de emissão. Dia 19/04 também é dia do índio, e só quem o conhecia pode dizer o quanto ele andava de pés no chão naquela quadra e quanto gostava de ervas e dos poderes que a natureza tinha. Dia 19/04 também é aniversário de um rei… e nós relatamos a perda da “nossa majestade Bastião”.
Embora saibamos que nada se compara à dor da família, a minha missão também não era fácil, como assessoria de imprensa da escola, cabia a mim dar a noticia a imprensa e as pessoas de que o Seu Sebastião que era um imortal, contraditoriamente havia morrido.
Cheguei no local do velório na noite daquele dia, o corpo ainda não havia chegado, mas a tristeza já. Quando Tião chegara ao local, já havia cerca de 150 pessoas que lá estavam para então ver que era verdade, que não era brincadeira, como tantas que ele mesmo costumava fazer conosco, ele realmente tinha partido. Não quis arredar o pé de lá, junto da família da qual já me sinto parte. Durante toda a noite, as pessoas chegavam, assim como chegavam aos ensaios da escola que ele fundou, mas não com aquela alegria de Carnaval.
Eu posso dizer que foi a noite mais longa que já existiu pra mim.
O dia amanheceu, um dia lindo exatamente como ele gostava, de sol, quente! Se lá ele estivesse, diria: “Hoje é dia de tomar uma gelada…”. A quantidade de pessoas ia aumentando cada vez mais, demonstrações de carinho de afeto e de respeito ao imoral Sebastião eram feitas a cada momento. Incontáveis coroas e vasos de flores chegavam a todo o momento.
Por volta de 15h, quase 400 pessoas acompanhavam o velório.  O Padre chegou para fazer a encomendação do corpo e pra nossa surpresa a primeira pergunta dele foi: “Onde está a bateria?”, pois até os desavisados sabiam, não tinha como falar em Sebastião Flores sem falar em Carnaval, da mesma forma como não se fala em Carnaval sem falar em Sebastião.
Após as orações, duas das crias da escola (Lu Astral e Césinha) começaram a cantar a música que expressava exatamente o fato do momento: “quando eu não puder pisar mais na avenida, quando as minhas pernas não puderem aguentar, levar meu corpo, junto com o meu samba, o meu anel de bamba entrego a quem mereça usar…”
Ao som de ‘não deixe o samba morrer’, a bateria de mestre Jean e o canto dos intérpretes e de todos os que conseguiam cantar tomaram conta do local. O caixão ainda aberto saiu da capela para que todos pudessem dar seu adeus ao nosso eterno presidente. Devido a tanto que demorava até cada um chegar próximo ao corpo, uma decisão inusitada faria com que Tio Bras fizesse seu último desfile naquele dia… a família e a equipe funerária decidiram levar o caixão aberto até o local do sepultamento. Como já mencionei, ao som de ‘não deixe o samba morrer’, Tio Bras fez seu último desfile “descendo os morros” até o local onde seu corpo iria descansar.
É contraditório dizer, mas isso mas foi lindo e triste. De longe via-se o corpo coberto pelas bandeiras das duas paixões, a Protegidos e o Inter, empurrado por uma nação verde, vermelha em branco, que naquele momento se tingiu de luto.
O prefeito de Novo Hamburgo discursou sobre a importância do Tio Bras não pro Carnaval, mas pra cultura num todo do Vale dos Sinos.
Por volta de 17h30min, o caixão descia vagarosamente, com a mesma paciência que o próprio tinha até o seu lugar de destino, embalado por vários sambas da Protegidos e por uma interminável salva de palmas.
Quero muito agradecer o carinho de todos, ao Samblog pela atenção e à toda imprensa. Agradecer em nome da Família Flores pelos abraços emocionados, pelo conforto de todos. Pedimos que lembrem dos momentos de alegria que cada um viveu ao lado do nosso eterno presidente, assim permitindo que ele lá de cima em paz, comande a Protegidos e todo o nosso Carnaval! Ag ente vai continuar lá, como ele dizia: “De porta aberta e luz acesa…”
Valeu Tio Bras… a gente te ama!Sempre!!
Israel Ávila
Carnavalesco
You are subscribed to email updates from Samblog
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim