segunda-feira, 16 de maio de 2011

Inter SuperCampeão Gaúcho 2011

Relembre a campanha do título colorado jogo a jogo

Inter troca de comando, vira no Olímpico e conquista o Gauchão<br /><b>Crédito: </b> Cristiano Estrela
Inter troca de comando, vira no Olímpico e conquista o Gauchão
Crédito: Cristiano Estrela
Inter troca de comando, vira no Olímpico e conquista o Gauchão
Crédito: Cristiano Estrela
Foi quase uma montanha russa a campanha do Inter no Gauchão 2011. Alternando bons e maus momentos, goleadas convincentes com resultados frustrantes, o Inter chegou à conquista deste ano. Ao longo dos 21 jogos da estreia até a hora em que Bolívar levantou o troféu, o clube começou com uma equipe, trocou de técnico e quebrou tabu de não ser campeão no estádio Olímpico há 29 anos. Relembre abaixo, jogo a jogo, a campanha do Inter no Gauchão 2011. Clique na galeria ao lado e veja as imagens de cada partida.

Começo instável

Como a estreia do Inter no Campeonato Gaúcho 2011 ocorreu cerca de um mês depois da participação no Mundial de Clubes, em Abu Dhabi, a direção optou por colocar o time B para disputar o Estadual. Logo no primeiro jogo, a equipe comandada por Enderson Moreira foi derrotada pelo Cruzeiro, por 1 a 0, que retornava da segunda divisão.

Na rodada seguinte, o Inter aplicou um modesto 1 a 0 no Porto Alegre e deu um suspiro de alívio frente a receosa torcida colorada. No entanto, apenas na quarta rodada o time B mostrou serviço, ao aplicar 4 a 1 no xará de Santa Maria, no estádio Presidente Vargas. Foi a primeira vitória colorada longe do Beira-Rio na temporada.

Vitória, essa, que não se repetiu em Rivera, no primeiro Gre-Nal da história disputado fora do Brasil. Sem os técnicos Celso Roth e Renato Portaluppi nas casamatas do estádio Atílio Paiva – e com os times recheados de reservas – deu Grêmio: 2 a 1, de virada.

Inter A estreia, mas perde para Veranópolis

Após a derrota no clássico, o time principal foi a campo, numa espécie de preparação para a Libertadores. Os titulares deram conta do recado do Juventude e, de virada, venceram os caxienses por 3 a 1 – um de Leandro Damião e dois de D'Alessandro. A animação pelo triunfo do Inter A, porém, não durou muito. Em Veranópolis, o time foi derrotado por 2 a 1, nos acréscimos, depois de cair de produção na segunda etapa.

Quase uma semana depois do revés, a volta por cima. Em casa, o Inter venceu o Pelotas por 3 a 2 e garantiu um lugar nas quartas de final da Taça Piratini. E mostrou um camisa 9 afiado: Leandro Damião marcou os três.

Fim da linha para o time B

No entanto, a Taça Piratini acabou no jogo seguinte para o Inter. Representado pelo time B, o clube foi eliminado do primeiro turno do Gauchão em casa, após ter empatado com o Cruzeiro em 1 a 1 e ver a vaga ir embora nos pênaltis.

Um dia depois derrota, o vice de futebol Roberto Siegmann anunciou o fim do Inter B e a liberação de alguns atletas e do técnico Enderson Moreira. “Vamos enfrentar essas dificuldades com um único grupo, que pode contar tanto com a equipe principal, quanto com reservas e jogadores do Inter B”, disse o dirigente na época.

Taça Farroupilha começa com goleada

A Taça Farroupilha haveria de ser a redenção do Inter no Gauchão. Para tanto, o time começou com tudo. Em outra grande noite de Leandro Damião, o Colorado goleou por 4 a 0 o Ypiranga, sendo três gols do centroavante. Ele manteve a pontaria na partida seguinte. Em uma disputa emocionante, Inter e Caxias empataram em 3 a 3 no Centenário, na Serra. Os gols colorados foram feitos por Damião – que já despontava como um dos principais artilheiros do País.

Em meio a Libertadores, Roth mandou uma equipe quase reserva para enfrentar o Novo Hamburgo, no Beira-Rio, pela terceira rodada da Taça Farroupilha. O placar terminou zerado. Diante do Zequinha, no jogo seguinte, novamente o Inter foi representado por um time misto. Num embate complicado sobre o campo sintético do Passo D'Areia, Andrezinho fez o único gol da vitória.

Com os olhos voltados para Libertadores, o Inter foi ao México e de lá voltou derrotado pelo Jaguares, o que ocasionou a demissão de Celso Roth. Com André Döring na casamata, os colorados receberam o Canoas, pela última rodada do segundo turno e em 15 minutos, os visitantes abriram 2 a 0. O azar deles foi que Rafael Sobis e D'Alessandro estavam em tarde inspirada. E o jogo terminou 6 a 2.

Falcão assume e comanda ao título

Para a estreia de Paulo Roberto Falcão, o Inter recebeu o Santa Cruz, pelas quartas de final do segundo turno. Apesar do maior volume de jogo, o placar foi magro: 1 a 0. A emoção esteve reservada para o duelo seguinte, contra o Juventude, no Alfredo Jaconi. Com um a menos e lambreta de Leandro Damião, deu Inter, 2 a 1.

Maio chegou prometendo muitos Gre-Nais. Havia a possibilidade de cinco clássicos em 18 dias se a Dupla avançasse às quartas de final da Libertadores – o que não aconteceu. Grêmio e Inter se encontraram apenas no Gauchão.

No primeiro enfrentamento de Falcão e Renato, o Inter dominou o primeiro tempo, mas fez apenas 1 a 0. No segundo, o Grêmio cresceu e empatou a partida. O título da Taça Farroupilha foi decidido nos pênaltis. Renan brilhou e o Inter forçou uma grande final do Gauchão.

Os melhores Gre-Nais dos últimos tempos

Em dois grandes jogos, Inter e Grêmio testaram os torcedores cardíacos e protagonizaram os dois melhores embates entre os times dos últimos anos. No primeiro confronto, no Beira-Rio, o Colorado começou melhor. Andrezinho, logo no início, abriu o placar. O time de Falcão se manteve no ataque, contudo pecou nas finalizações. Pagou caro e o Tricolor empatou ainda na etapa inicial. No segundo tempo, o Grêmio virou diante dos torcedores colorados. Damião chegou a empatar no fim, mas o time de Renato teve Junior Viçosa, que decretou o 3 a 2 no fim.

A vantagem conquistada no primeiro jogo deixou o Grêmio muito perto do título. O clima de favoritismo para o lado azul mexeu com os brios do time do Inter, que devolveu o placar no Olímpico, com gols de Leandro Damião, Andrezinho e D'Alessandro – Lúcio e Borges anotaram os do Tricolor. O resultado obrigou os pênaltis e o goleiro Renan brilhou. O camisa 1 colorado defendeu três cobranças e o Inter ganhou por 5 a 4 nas disputas penais. Do Olímpico, o Inter saiu com a taça de campeão gaúcho – a 40ª na sua história.

Bookmark and Share


Fonte: Josine Haubert / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim