segunda-feira, 2 de maio de 2011

Libertadores

Olhos na Libertadores


Depois do clássico, Inter e Grêmio voltam as suas atenções para dois confrontos decisivos pela Copa Libertadores
O Gre-Nal acabou. Perdedores e ganhadores não terão muito tempo para lamentações ou comemorações acerca da Taça Farroupilha. Grêmio e Inter têm jogos importantíssimos na quarta-feira pela Libertadores da América. Os azuis vão a Santiago para enfrentar a Universidad Católica e tentar reverter a derrota sofrido no Olímpica. Os colorados têm um pouco mais de tranquilidade. Depois de empatar por 1 a 1 no Uruguai, satisfazem-se até com um novo empate, desde que seja sem gols, ou vitória de qualquer tipo.

A direção gremista não fala abertamente sobre o assunto, mas uma nova derrota para a Universidad Católica pode custar o emprego de Renato Portaluppi. E o pior é que o treinador terá vários desfalques para o jogo decisivo no Chile. Dos 25 inscritos na competição sul-americana, apenas 18 estão à disposição.

Além de Victor, Lúcio e André Lima, lesionados, Borges, suspenso, e Carlos Alberto, dispensado, ontem o treinador ganhou mais dois problemas. Gabriel e Willian Magrão machucaram-se durante o Gre-Nal e dificilmente viajarão com a delegação, que embarca hoje à tarde para o Chile. "Se eu perder mais jogadores na quarta-feira, não sei se vou ter gente para escalar no domingo", lamentou Renato, já projetando o primeiro clássico decisivo do Gauchão, marcado para o próximo domingo, no Beira-Rio.

"Eu sempre costumo valorizar o meu grupo e esse é um problema que só o treinador e a direção podem resolver", acrescentou Renato. "A partir de amanhã (hoje) vamos focar nessa partida no Chile. O Grêmio viaja ciente das dificuldades", destacou o presidente Paulo Odone. O Tricolor perdeu o primeiro jogo por 2 a 1 e precisa vencer por dois gols de diferença para avançar às quarta de final da Libertadores.

"Evidente que o Grêmio vai ao Chile preocupado, afinal estamos em desvantagem", alerta o vice de futebol Antônio Vicente Martins. Marcelo Grohe, Mário Fernandes, Rodolfo, Rafael Marques, Gilson, Fábio Rochemback, Adilson, Douglas e Leandro devem ter presença garantida na quarta-feira. Resta saber quem entra no meio-campo e no ataque. Júnior Viçosa, que ontem entrou bem no Gre-Nal e fez o gol do empate do Grêmio, pode ficar com a vaga de Borges. O caso do centroavante, aliás, ainda é controverso. Ele errou o primeiro pênalti cobrado pelo Grêmio, chutando a bola por cima do travessão. "Isso é um problema que eu vou resolver com a direção. Não quero falar agora sobre o Borges", enfatizou Renato, visivelmente irritado com o atacante.

Como surpreendeu na escalação da equipe ontem, Renato também pode adotar um esquema emergencial na Libertadores em função dos desfalques. Hoje, o grupo de jogadores se reapresenta no estádio Olímpico e treina pela manhã. À tarde, ocorre a viagem para o Chile.

No Inter, o clima é muito mais ameno. Bolatti, desfalque no clássico de ontem, volta à equipe Com isso, Falcão deve ter todos os titulares contra o Peñarol. "O futebol é assim. Acabamos de conquistar um título importante, mas sequer podemos comemorar. A partir de amanhã (hoje), temos de pensar no Peñarol e na Libertadores", observa Renan.

Falcão, como o empate de ontem, continua invicto no comando do Inter. Além disso, começa a fazer o time entender o posicionamento tático que deseja implementar. A consequência é a melhora das atuações. "Devíamos ter ganho o jogo no tempo normal, não nos pênaltis. Estou satisfeito e orgulhoso com a produção do time. Apesar da pressão do Grêmio no final, o Renan não fez defesas importante", diz.








--------------------------------------------------------------------------------

ESPORTES > esportes@correiodopovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim