quinta-feira, 9 de junho de 2011

Battisti é Libertado


Decisão sobre Battisti é ato indigno de nação civilizada, diz ministra italiana


STF decidiu nesta quarta-feira não extraditar Cesare Battisti. Supremo também decidiu soltar o ativista italiano, em uma prova que, ao contrário do "choro" da ministra, o Brasil é sim um país democrático e "civilizado".


A direita está em polvorosa com a  a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de libertar Cesare Battisti, ao ponta da ministra italiana da Juventude, Giorgia Meloni, qualificar o de "ato indigno de Nação civilizada e democrática". E o que sobra para a Itália de Berlusconi e suas aventuras sexuais?

O Supremo recusou nesta quarta a extradição de Cesare Battisti para a Itália, confirmando a decisão do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, adotada no final de dezembro passado. O tribunal também decidiu pela libertação do ex-ativista italiano de extrema esquerda, detido no Brasil há quatro anos.
O presidente do STF, Cezar Peluso, firmou a ordem de libertação de Battisti, e o documento segue para a Polícia Federal (PF). O italiano está detido na penitenciária da Papuda, em Brasília.
O advogado de Battisti, Luis Roberto Barroso, revelou que seu cliente já foi informado da decisão, e que deverá sair da prisão na manhã desta quinta-feira (9)

Seis votos a três

A extradição foi negada por seis ministros do Supremo: Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ayres Britto e Marco Auréio Mello. Mas Gilmar Mendes, Cezar Peluso e Ellen Gracie defenderam a análise do pedido.

Informações da AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim