sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pasc

Michels anuncia mudanças na segurança da Pasc
13/06/2011 18:01
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e o superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson Treiesleben, anunciaram nesta segunda-feira (13), em entrevista coletiva, que a SSP está trabalhando para que, efetivamente, a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) se torne uma unidade de segurança máxima. Umas das prioridades é a reforma total do sistema de videomonitoramento.
Inaugurada em 1992, a casa prisional sofre com a falta de investimentos desde a sua abertura. Para o secretário, a Pasc, na atual situação, tem status de média segurança. "A estrutura está deteriorada, mas a Secretaria da Segurança e a Susepe já estão fazendo uma pesquisa técnica e orçamentária para reformular o sistema que irá monitorar as instalações internas e externas da casa prisional", afirmou Michels.
Treiesleben complementou, ao afirmar que o estabelecimento foi projetado para ser totalmente informatizado, mas nunca foi. Atualmente, 224 presos cumprem pena na Pasc, onde há 282 vagas.
Com um investimento de cerca de R$ 3 milhões, o sistema contará com duas centrais de videomonitoramento. Uma delas será dentro do presídio, a outra será na SSP. O sistema deve começar a operar no início de 2012. Para evitar novas fugas, também será feita uma reestruturação de quadros e da estratégia de distribuição dos agentes penitenciários.
Durante a coletiva, o secretário Michels informou que já foi instaurada uma sindicância na Pasc para apurar como um detento conseguiu fugir no dia 12 de junho. As investigações sobre a fuga de Sandro Alexandre de Paula devem estar concluídas em 30 dias, prorrogáveis em mais 30. Serão ouvidos os servidores penitenciários que estiveram de plantão no domingo.
Michels afirmou estar tão perplexo com a fuga quanto a sociedade, por se tratar de uma penitenciária que, em tese, deveria ser de segurança máxima. Para ele, é possível que tenha ocorrido falha humana, pois 27 agentes faziam a custódia dos presos, número que está de acordo com as normas do sistema prisional.
Pouco depois do final da coletiva de imprensa, por volta das 16h, Sandro Alexandre de Paula foi recapturado. A operação contou com 30 agentes da Susepe e 200 policiais militares. O serviço de inteligência da Susepe já tinha informações sobre o paradeiro do foragido, que foi recapturado a 8 quilômetros de distância da Pasc, nas proximidades da Colônia Penal de Charqueadas.

Texto: Alexandra Camargo Saraiva
Foto: Gustavo Frota
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim