sexta-feira, 1 de julho de 2011

Segurança

Cancelado segundo dia de atividades do Encontro Estadual de Políticas e Ações em Segurança Pública
30/06/2011 09:03

Conforme anúncio feito quarta-feira (29), as atividades do Encontro Estadual de Políticas e Ações em Segurança Pública previstas para esta quinta-feira (30) foram canceladas. A programação, que aconteceria na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), foi suspensa porque representantes do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), que viriam de Brasília,  não puderam comparecer.




Ações dos municípios para garantir segurança da população são destaque em encontro no Piratini
30/06/2011 09:07

O envolvimento dos municípios e das comunidades nas questões de segurança pública foi o tema predominante na abertura do Encontro Estadual de Políticas e Ações em Segurança Pública e na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), promovidas pelo Governo do Estado. Os atos ocorreram nesta quarta-feira (29), no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, com a participação do governador Tarso Genro, do secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e membros dos demais poderes estaduais, além de autoridades municipais, estaduais e da União. No mesmo local, e logo após a solenidade, foi constituída e realizada a reunião do GGI-E, com a participação de prefeitos e secretários municipais ligados à área da Segurança Pública.
O secretário Michels citou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), criado por Tarso Genro quando ministro da Justiça, como um novo paradigma de política de segurança pública. Ele entende que o item mais importante do programa é a participação dos municípios. "Isto é uma resposta ao que os prefeitos vinham pedindo", enfatizou Michels, referindo-se à participação direta na definição e execução de políticas de segurança em nível municipal.
Tarso Genro definiu o GGI-E como centro de uma estratégia e o ingresso das prefeituras é o elemento chave para a implantação de uma segurança cidadã. Para Tarso, a diretrizes que ora entram em debate colaboram com a melhoria da segurança pública no Estado. "E já está melhorando com o trabalho da Brigada Militar e Polícia Civil, que trabalham com devoção para garantia da ordem e da segurança de todos", observou o governador.
Reunião do Gabinete de Gestão Integrada Estadual
Logo depois do discurso do governador, foi instalado e teve início a primeira reunião de trabalho do GGI-E, na qual foram tratados temas como policiamento comunitário, campanha do desarmamento e diretrizes do Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania (Proesci). O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Mariovane Weis, o primeiro a se manifestar, frisou a importância da participação dos municípios nas questões de segurança. Segundo ele, é nos municípios que se pode ter o testemunho das melhorias que ocorrem na segurança pública. Weis acredita que em muitas localidades, sobretudo nas áreas de fronteira, se percebe que índices de crimes como abigeato e homicídio já apresentam diminuição.
Coordenador do Proesci, Carlos Sant'Ana, entende que é o papel da prefeitura é fundamental. Para o coordenador, é preciso dar condições aos municípios fazerem suas políticas e ele cita dados estatísticos confiáveis, que já estão sendo disponibilizados, como uma forma de possibilitar estas condições. Sant'Ana destacou que não há hierarquia dentro do GGI-E, onde também há respeito à autonomia as instituições. O coordenador disse, ainda, que o grande desafio é que as decisões a serem tomadas pelo GGI sejam consensuais.
Entre os municípios que participam do GGI-E, o secretário de Segurança Pública de Canoas, Eduardo Pazinato, disse que a atuação do Estado é fundamental para potencializar as ações do Pronasci e do Proesci. Nos cinco primeiros meses de 2011, medidas adotadas em Canoas provocaram uma queda de 36,7% nos homicídios. Já o secretário de Segurança e Direitos Humanos de Cachoeirinha, Airton Espíndola, entende que o município é um dos mais seguros da Região Metropolitana, o que não permite que se descuide de adoção de medidas na área. Por isso, serão instaladas 32 câmaras de videomonitoramento em 37 pontos da cidade.

Texto: Renato Araújo
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Secom




Delegacias e batalhões da BM começarão a coletar armas na Campanha do Desarmamento
30/06/2011 09:09

Durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), realizada na manhã desta quarta-feira (29), foram anunciadas medidas para ampliação da Campanha do Desarmamento no Estado. O delegado Mauro Vasconcelos, diretor da Divisão de Armas, Munições e Explosivos (Dame), da Polícia Civil, anunciou que está sendo encaminhada para o Ministério da Justiça a relação de delegacias de polícia de 104 municípios gaúchos habilitadas a receber armas entregues pela população.
Procedimento semelhante está sendo adotado pela Brigada Militar. O chefe de Operações da BM, tenente-coronel Luiz Henrique Oliveira, disse que todos os batalhões e companhias da corporação estarão prontos, em poucos dias, para se tornarem também pontos de coleta de armas doadas pela população. Nos dois casos (Polícia Civil e Brigada Militar), as pessoas que entregarem as armas voluntariamente receberão um protocolo para obter a indenização necessária.
Até o momento, somente 13 unidades da Polícia Federal estão habilitadas a receber armas, conforme o acordo de cooperação assinado entre o governador Tarso Genro e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Em pouco mais de um mês, mais de 600 armas foram encaminhadas aos pontos de coleta. O Rio grande do Sul foi o segundo Estado a aderir à nova Campanha do Desarmamento. O primeiro foi o Rio de Janeiro, em 6 de maio, quando ocorreu também o lançamento nacional. O objetivo, conforme as instituições ligadas à campanha, é sensibilizar a população a recolher o maior número possível de armas de fogo, visando à redução dos homicídios.
Texto: Renato Araújo
Edição: Redação Secom, (51) 3210.4305




Governo do Estado realiza entrega de viaturas e medalhas para marcar o Dia do Bombeiro
30/06/2011 09:13

O governador Tarso Genro e o secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, participam nesta quinta-feira (30) de uma cerimônia alusiva ao Dia do Bombeiro (comemorado no dia 2 de julho). O evento ocorre às 10h30 na Escola de Bombeiros (Avenida Silva Só, 300, Porto Alegre). Na ocasião serão entregues medalhas de Honra ao Mérito do Serviço de Bombeiro. Estarão presentes o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu, o subcomandante-geral da BM, coronel Altair de Freitas Cunha e do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Henrique Vanderlei Lampert Silva.
Depois, o secretário-adjunto e o governador seguem para o Palácio Piratini para realizar a entrega de 10 viaturas para o Corpo de Bombeiros, adquiridos por meio da Consulta Popular e que representam um investimento de R$ 2,81 milhões.
Os veículos, modelo auto bomba tanque (ABT), serão enviados para as cidades de Caçapava do Sul, Cidreira, São Lourenço do Sul, Jaguarão, Lajeado, Pelotas, São Borja, Osório, Rio Pardo, Santa Maria.
Texto: Alexandra Camargo Saraiva
Edição: Redação Secom, (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim