sexta-feira, 29 de julho de 2011

Situação das Presas

Susepe cria projeto para melhorar situação das presas
28/07/2011 17:17

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Delegacia Penitenciária da Mulher em parceria com a Escola Penitenciária (ESP), criou o Programa de Capacitação das Servidoras para Atenção Especial às Mulheres em Privação de Liberdade. Uma cópia do projeto foi entregue à ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, nesta quinta-feira (28), durante evento realizado na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre.
Maria do Rosário, após conhecer detalhes do programa, ressaltou os esforços para se construir um sistema prisional feminino com as condições necessárias e melhorias no atendimento às mulheres privadas de liberdade. O processo de recuperação através do trabalho e educação são "fundamentais para a reinserção das detentas na sociedade", disse.
Atualmente, 1.981 mulheres estão presas no Estado, sendo que 741 estão em locais apropriados para mulheres. A maioria encontra-se nos presídios mistos. A primeira penitenciária construída exclusivamente para mulheres é a de Guaíba, pois a Penitenciária Feminina Madre Pelletier foi adaptada para este fim, assim como o Presídio Feminino de Torres. Segundo a delegada Penitenciária da Mulher, Maria José Diniz, o que se quer é um olhar diferenciado para o encarceramento feminino.
Projeto
O projeto tem como objetivo capacitar as servidoras da Susepe, que trabalham diretamente com as mulheres privadas de liberdade, tanto em estabelecimentos femininos como nos mistos. A intenção é o entendimento das relações de gênero, proporcionando atenção integral nas diversas dimensões da execução penal. O projeto também prevê implementar o Centro de Educação Permanente em estudos de gênero e sistema penitenciário, na ESP.
Participaram do evento o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, a secretária de Políticas Para Mulheres, Márcia Santana, o ouvidor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, Marcelo Schmidt, o superintendente substituto da Susepe, Mario Pelz, a diretora da ESP, Christiane Freire, a diretora da PFMP, Roselena Gonçalves, além de outras autoridades, convidados e funcionários da Susepe.
Texto: Marco Vieira
Foto: Camila Domingues
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim