sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Associações de Transporte de Cargas

Audiência pública em Minas Gerais discutiu a legalização das associações de transporte de cargas

O reconhecimento legal das associações e cooperativas de transporte de cargas no país voltou a ser tema de audiência pública. Depois da reunião realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em junho, por requerimento do deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), nesta semana a questão foi o assunto de audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Devido a compromissos em Brasília, o deputado Gilmar Sossella foi representando em Belo Horizonte pelo chefe de gabinete Artur Alexandre Souto. Em discurso, Souto voltou a afirmar o posicionamento de Sossella de trabalhar para que a legalização do trabalho das associações e cooperativas seja realizada através de uma lei f eder al. “Entendemos que os caminhoneiros já são muito penalizados com estradas em condições precárias, insegurança, alto custo dos pedágios e do combustível, entre outros, para ainda serem obrigados a pagar um seguro caro até mesmo porque muitos não terão condições para isso e ficarão sem assistência nenhuma”, comentou Souto.
A audiência pública em Belo Horizonte reuniu lideranças do setor de vários estados brasileiros. Pelo Rio Grande do Sul ainda estiveram presentes o presidente da Associação de Transportes de Cargas AG-1 de Camargo, Adriano Dalla Corte; o também representante da AG-1, Lorileno Bernardi; e o assessor jurídico da Cooral de Marau , Lorileno Cerato Reveilleau.
Cerato fez uma manifestação na audiência denunciando que há um lobby na Superintendência de Seguros Privados (Susep), ligada ao Ministério da Fazenda. "Nossas associações já foram multadas em até R $ 50 milhões, sob a alegação de que estaríamos atuando como seguradoras", afirmou. Ele explicou que as entidades não têm fins lucrativos e só cobram contribuição dos trabalhadores quando há sinistros. "Isso não configura seguro de veículo", concluiu.
Sossella destacou que a audiência pública em Minas Gerais foi muito importante porque mostra que a mobilização pelo reconhecimento legal das cooperativas e associações de transporte de carga está crescendo. “Além do apoio político de parlamentares de diferentes estados, as entidades estão unidas, a Fenacat (F eder ação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores) faz um grande trabalho, e desta forma acreditamos que o objetivo será alcançado”, destacou o deputado.

Foto: Divulgação ALMG
Legenda: Chefe de gabinete do deputado Sossella, Artur Souto, com representantes dos transportadores de cargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim