segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Comunicação




Artigos


Comunicação como direito humano

[Por Cristian Góes - 18.08.11] Existe um enorme fosso entre a realidade das pessoas, especialmente as mais pobres ou empobrecidas e seus direitos mais elementares, como educação pública, gratuita e de qualidade, saúde nessa mesma condição, água, energia, segurança, trabalho, habitação, transporte, entre tantos outros. Ocorre que há um direito que o cidadão desconhece. Refiro-me ao direito elementar e basilar: o de comunicação. Entende-se como comunicação o direito de não apenas receber informações, tornando-se um receptor passivo, mas principalmente refletir sobre elas e fundamentalmente reagir, produzir, emitir, falar. Leia o texto completo em nossa página.


Comunicação: uma semana, duas derrotas da desregulamentação

Os protestos em Londres, por Naomi Klein
[Por Beto Almeida - 23.08.11] Neste artigo o jornalista Beto Almeida critica a aprovação, na Câmara, do projeto que flexibiliza a veiculação da Voz do Brasil. Fala também do projeto, aprovado no Senado, que transfere o oligopólio da TV paga no Brasil, até agora sob domínio de grupos nacionais, para o controle do capital estrangeiro que domina as empresas de telecomunicações e lembra que ambos foram aprovados com aplausos da esquerda. Leia o texto completo em nossa página.
[Por Naomi Klein - 08.2011 ] Claro que os tumultos de rua em Londres não foram protesto político. Mas o pessoal dos saques noturnos com certeza absoluta sabe que suas elites passaram o dia dedicadas aos saques diários. Saques são contagiosos. Alimentados por um sentido patológico de "direitos adquiridos" pelos ricos, o grande saque global está em andamento à luz do dia, como se nada houvesse a esconder. Mas há, sim, temores ocultados. No início de julho, o Wall Street Journal, citando pesquisa recente, noticiava que 94% dos milionários temiam "a violência nas ruas". Leia o texto completo.
Fonte: NPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim