terça-feira, 18 de outubro de 2011

Secretário Airton Michels

Secretário Airton Michels participa de reunião em Brasília
17/10/2011 08:25

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, participa de reunião que tratará do enfrentamento à violência homofóbica no Brasil, segunda-feira (17), em Brasília. O encontro - organizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - ocorre das 9h às 16h, na sede daquela Secretaria e debaterá as ações de combate à violência, à discriminação e promoção da cidadania, bem como da garantia de direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).
Texto: Nilza do Carmo Scotti
Edição: Redação Secom (51) 32104305




Governo realiza Jornada da Escola de Gestão
17/10/2011 09:29

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública - Departamento de Ensino e Treinamento -, promove no próximo dia 26 de outubro, a III Jornada da Escola de Gestão. O principal objetivo é aproximar as instituições de segurança, proporcionando intercâmbio de conhecimentos para a melhoria e desenvolvimento dos seus servidores. As atividades têm início às 8h30min, no Teatro do Grêmio Náutico União, na Rua João Obino, nº 300, sede Alto Petrópolis. Interessados podem inscrever-se até 24 de outubro, pelo e-mail: esgjs@ssp.rs.gov.br.
A III Jornada da Escola de Gestão faz parte das ações comemorativas da semana do Servidor Público, para construir alternativas que possam gerar soluções e projetos em conjunto, aperfeiçoando o ensino em segurança pública e a valorizando o servidor público.O evento contará com a presença do secretário da SSP, Airton Michels, na abertura e apresentará palestras de representantes do Instituto-Geral de Perícias, Polícia Civil, Brigada Militar e Superintendência dos Serviços Penitenciários.

Texto: Kenia Almeida Ferraz
Edição: Redação Secom - fone (51) 3210-4305




Governo do Estado instala núcleo para o desenvolvimento das fronteiras
18/10/2011 17:33

Com o objetivo de integrar as políticas dos governos federal, estadual e municipais voltadas ao desenvolvimento da região de fronteira no Rio Grande do Sul, o Governo do Estado instala, na quinta-feira (20), o Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira do Rio Grande do Sul (Núcleo-RS). O ato de instalação será realizado no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, a partir das 15h, com a presença do governador Tarso Genro, seguido da primeira reunião de trabalho do Núcleo.
Criado oficialmente no dia 29 de julho deste ano, durante a interiorização realizada em Santana do Livramento, o Núcleo será uma instância local e operacional da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), órgão federal ligado ao Ministério da Integração Nacional que coordena as ações de desenvolvimento das regiões fronteiriças no País. Para o Governo do Estado, a instituição de uma instância local permitirá a adoção de políticas próprias, mais condizentes com a realidade de cada região.
O grupo será composto por representantes dos governos, instituições de ensino, parlamentares, Coredes e entidades representativas dos trabalhadores e da sociedade civil. Todas as 197 prefeituras situadas na faixa de fronteira estarão representadas. Os integrantes serão divididos em grupos técnicos, que ficarão responsáveis pela elaboração dos Planos Regionalizados de Desenvolvimento e Integração Fronteiriços (PDIFs), a serem encaminhados à Secretaria Executiva da CDIF. Estes grupos participarão de plenárias e reuniões periódicas para discussão de temas específicos relacionados à faixa de fronteira.
Para o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado, Tarson Nuñez, a iniciativa cria um importante fórum de alinhamento e diálogo interno e externo com os governos e sociedades do Uruguai e da Argentina. "Com este desenho, o Núcleo se constituirá em um espaço de diálogo e formulação de políticas para a região de fronteira, compartilhando-as com as representações sociais e políticas de cada região. Dessa forma, ele proverá um espaço institucionalizado e previsível de construção de políticas públicas", afirmou.
O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com o maior número de municípios situados na faixa da fronteira. Das 588 cidades fronteiriças, 197 estão situadas em solo gaúcho. Além do Rio Grande do Sul, os estados do Paraná e Amapá também possuem um núcleo de fronteiras.
Texto: Juliano Meira Pilau
Edição: Redação Secom (51)3210-4305




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim