sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Segurança

Territórios da Paz recebem mais quatro caminhonetes01/11/2011 13:03

A Secretaria da Segurança Pública entrega, às 14h30 desta terça-feira (1º), quatro caminhonetes Ford Ranger para os Territórios da Paz de Porto Alegre, no bairro Rubem Berta. Participam da cerimônia o secretário adjunto da SSP, Juarez Pinheiro, e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio de Abreu.
Os veículos vão reforçar a segurança pública nos bairros atendidos pelo RS na Paz - Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania: Restinga, Lomba do Pinheiro e Santa Teresa, além do Rubem Berta.
A entrega ocorre junto ao posto móvel da BM, na Praça México, na rua Sílvio Delmar Rolembach, próximo à escola Baltazar de Oliveira Garcia, no Jardim Leopoldina.
Texto: Nilza Scotti
Edição: Redação Secom - fone (51) 3210-4305




Secretário de Segurança é o entrevistado no programa RS Sem Fronteiras
04/11/2011 09:48

O Governo disponibilizou, nesta terça-feira (1º), o segundo RS Sem Fronteiras, programa de rádio que traz entrevistas com os secretários estaduais. Nesta segunda edição, o entrevistado pela equipe de jornalismo da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) foi o secretário de Segurança Pública, Airton Michels. O áudio está disponível no site http://www.estado.rs.gov.br/, clicando em seguida na guia Rádio Piratini.
Ao fazer um balanço do trabalho realizado por sua pasta nos primeiros dez meses de Governo, Airton Michels ressaltou a integração entre as polícias civil e militar, sobretudo nas ações empreendidas nos bairros atendidos pelo programa RS na Paz, ramificação estadual do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Ao salientar a redução dos índices de violência no bairro Guajuviras, em Canoas, o secretário falou sobre os próximos Territórios da Paz, no bairro Mathias Velho e nos municípios de Passo Fundo e Caxias do Sul. "A partir do próximo ano, também implementaremos ginásios multidisciplinares, com salas destinadas para ações educativas, e programas de financiamento para incentivar a economia local", antecipou Michels.
Respondendo às questões enviadas pelos veículos do interior do Estado, o titular da pasta relatou os projetos para recuperar o sistema carcerário. "Primeiramente, nós precisamos resolver a questão do Presídio Central de Porto Alegre, que é um problema histórico. Após essa etapa, investiremos nas casas prisionais do interior do Estado, como de Lajeado e Caxias do Sul, por exemplo, que também enfrentam diversos problemas".
O secretário antecipou, ainda, a construção de uma casa prisional em Canoas, a partir do próximo ano. "Esta casa terá um perfil ressocializador, com geração de 600 vagas e espaço para trabalho e educação dos presos", afirmou. Airton Michels também abordou questões referentes à segurança nas fronteiras, quadro fucional e melhorias nas delegacias.

RS Sem Fronteiras
O programa RS Sem Fronteiras é gravado uma vez por semana, sempre às terças-feiras, com duração de aproximadamente 45 minutos. Na próxima semana, será veiculada a entrevista com o secretário de Estado da Saúde, Ciro Simoni.
Além de responder às perguntas formuladas pelos jornalistas da Secom, o entrevistado aborda questões levantadas pelas emissoras de rádio do interior do Estado, que podem ser enviadas para e-mail semfronteiras@secom.rs.gov.br. As questões não respondidas durante o programa são encaminhadas à assessoria de imprensa do órgão e respondidas diretamente para o veículo.
Clique nos links abaixo para fazer o download da entrevista com o secretário Airton Michels:
1º bloco
http://www.estado.rs.gov.br/governo/download.php?arq=arquivos/boletim/20111024programapilotosegurancaairton_michelsbloco1.mp3 
2º bloco
http://www.estado.rs.gov.br/governo/download.php?arq=arquivos/boletim/20111024programapilotosegurancaairton_michelsbloco2.mp3 
3º bloco
http://www.estado.rs.gov.br/governo/download.php?arq=arquivos/boletim/20111024programapilotosegurancaairton_michelsbloco3.mp3 
4º bloco
http://www.estado.rs.gov.br/governo/download.php?arq=arquivos/boletim/20111024programapilotosegurancaairton_michelsbloco4.mp3 

Texto: Juliano Meira Pilau
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305




Governo apresenta proposta salarial para delegados da Polícia Civil
04/11/2011 18:58

Um aumento de 10% sobre os vencimentos básicos dos delegados de polícia, pagos em duas parcelas - a primeira em janeiro de 2012 e a segunda em abril do mesmo ano-, foi a proposta apresentada nesta sexta-feira (04) pelo Governo do Estado durante entrevista coletiva realizada na Casa Civil. O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, ressaltou que o trabalho que a Polícia Civil vem desempenhando é "extremamente satisfatório e as negociações com o Executivo buscam o reconhecimento, por meio de uma melhor remuneração".
No entanto, Michels admitiu que o reajuste oferecido ainda não contempla totalmente as reivindicações dos delegados de polícia. Porém, as negociações seguem em 2012, quando o orçamento do Estado poderá prever essas questões.
Airton Michels destacou, ainda, que o Governo está propondo o mês de junho de 2012 para a retomada das discussões sobre a pauta da categoria, quando estará vigorando o orçamento elaborado pela atual gestão e com informações mais consolidadas sobre as condições financeiras do Estado. "Ao lado da educação e da saúde, a segurança pública é uma de nossas políticas prioritárias. Implementamos, em 2011, uma série de iniciativas que demonstram que queremos construir uma realidade melhor para os servidores e para a população gaúcha", afirmou.
O secretário da Segurança Pública, acompanhado da chefe adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, e do chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, lembrou que a atual gestão concedeu, entre outras vantagens, aposentadoria especial, atendendo a uma reivindicação histórica da categoria, aumento salarial para os agentes de Polícia, reajuste de 45% na etapa alimentação - que estava com valor congelado há cinco anos; pagamento de promoções por merecimento e antiguidade e criação de 1.541 vagas para promoção de inspetor, escrivão, comissário e delegado de polícia, permitindo novos ingressos nas classes iniciais e um maior número de promoções.
Na área da segurança pública, explicou Michels, foram aplicados mais de R$ 52 milhões entre investimentos e verbas de custeio, garantindo a continuidade das obras, aquisição de viaturas e quitação de despesas, tais como processo de implantação do projeto de modernização da Delegacia Online, quatro delegacias de polícia móveis, aquisição de helicóptero, aquisição de 126 veículos, obras e reformas na estrutura da Polícia Civil, conclusão da Central de Polícia de Passo Fundo e de Novo Hamburgo, conclusão de reformas em várias DPs, além das obras na Academia Civil Integrada da Segurança Pública e compra de kits de proteção individual.

Texto: Alexandra C. Saraiva e Nilza Scotti
Foto: Alexandra C. Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim