terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sempre Oliveira

algumas informações, para nos fortalecermos!
SEMPRE OLIVEIRA



Neste mês de novembro, vai aí a dica, no endereço abaixo, de um documentário com base na poesia de um dos responsáveis por essa agitação que toma conta deste mês.




O documentário SOU é um registro histórico-poético sobre a identidade afro-gaúcha, tendo como base a vida e a obra do poeta gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009). Oliveira também é conhecido como o poeta da Consciência Negra, por ter sido um dos idealizadores da proposta de resgate da história do Quilombo das Palmares, que resultou na criação do 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra.
Muito legal!





NÃO TOQUEM NAS NOSSAS CRIANÇAS!


Nas últimas semanas a gente tem visto um aumento da violência em relação às crianças negras nas escolas. Desde a pichação do muro de um colégio com frases racistas em São Paulo até o espancamento com chutes e socos de uma adolescente em Curitiba (essa aluna recebia ameaças e foi xingada com termos racistas enquanto apanhava), passando pela agressão, em que também foram usados termos racistas, de um garoto de dez anos (que também era ameaçado e foi hospitalizado) em uma escola na Grande São Paulo, no município de Suzano, o que vemos é uma atitude insuportável, inadmissível, em relação à qual não podemos ficar passivos.


Como se já não bastasse a violência psicológica (cristalizada na ausência de imagens e referências positivas e até - por que não? - na ausência de carinho e atenção por parte de alguns professores), que tem influência direta na autoestima das crianças afrodescendentes, a violência física vem mostrar a verdadeira face do racismo brasileiro. É preciso exigir do Estado que coíba exemplarmente tais atitudes, que a grande mídia tem procurado não mostrar com o devido destaque.


Além disso, quantos casos não ocorrem diariamente e não vêm à tona? Em quantos casos o fator racial pode não ser levado em conta por quem sofre a violência?


As escolas não podem compactuar com essa situação (sabemos que a primeira atitude de muitas é negar o componente racial na agressão), oferecendo instrumentos pedagógicos para que ela não aconteça, e pais, responsáveis e o próprio Ministério Público devem fiscalizar para que essa oferta efetivamente ocorra. Só assim nossas crianças de todas as cores poderão sentir que estão vivendo numa sociedade verdadeiramente democrática.


IRBr oferece bolsa para afrodescendentes interessados na carreira de diplomata


Maiores informações:
http://www.cespe.unb.br/concursos/irbrbolsa2011

O IRBr (Instituto Rio Branco) e o CNPq (Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico) realizam processo seletivo para a concessão de bolsas destinadas ao custeio de estudos de candidatos afrodescendentes para ingresso no concurso de admissão à carreira de diplomata.

Para participar da seleção é preciso ser afrodescendente; ter idade mínima de 18 anos até o resultado final do processo seletivo; ter curso de graduação ou previsão de conclusão até o final de 2012; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.
Bolsa


Os aprovados terão direito a Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia no valor de R$ 25 mil (desembolsado parceladamente ao longo do ano de 2012) para o custeio de material bibliográfico e para o pagamento de cursos preparatórios ou de professores especializados nas disciplinas exigidas pelo concurso de admissão à carreira de diplomata.
Inscrição

Os interessados devem se inscrever, entre 10h do dia 4 de novembro e 23h59 do dia 20 de novembro, no site do Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília). O valor da taxa é de R$ 86.
Prova

A seleção será realizada em duas etapas: prova objetiva com 65 questões de língua inglesa (15), língua portuguesa (20), história do brasil (15) e noções de política internacional (15); e analise de documentação e entrevista técnica.

As provas objetivas serão aplicadas, às 14h do dia 18 de dezembro, nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

A segunda etapa do processo seletivo será realizada somente na cidade de Brasília (DF). Os candidatos selecionados para a segunda etapa receberão passagens aéreas de ida e volta e ajuda de custo.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 22 de março de 2012.



SEMANA SEFAZ 2011
A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ), por meio do Programa Qualivida, está organizando sua III Semana da Consciência Negra. A Semana tem como objetivo geral promover o resgate, a ressignificação e a valorização da história e cultura afro brasileira, uma vez que a maioria dos servidores públicos estaduais é negra ou Afrodescendentes.
A Semana será realizada de 08 a 10 de novembro de 2011, no horário das 11h às 14h e contará com apresentações artísticas e uma feira com stands de organizações sociais e órgãos públicos municipais, estaduais e federais que tratam da temática.

O Quilombhoje estará presente com seus livros.


UESPI e Nepa realizam II Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas
O África Brasil – II Encontro Internacional De Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas e IV Colóquio de Literatura Afro-Brasileira e Africana é uma realização do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Piauí- UESPI e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro – NEPA e terá como tema: Memória e Construções Literárias.
As atividades se estenderão durante os dias 15, 16, 17 e 18 de novembro do corrente ano, nos turnos da manhã, tarde e noite. Este evento proporcionará à comunidade acadêmica e à sociedade em geral conhecimentos de Literatura, História e Cultura da África e da Diáspora negra, bem como de temas relacionados a Gênero e à Cultura Indígena, que constitui uma das ações estratégias e indispensáveis à inclusão dos conteúdos disciplinares referidos pela Lei 11.645/2008, do Presidente da República.
Um dos organizadores, o porfessor Elio Ferreira, colaborador de Cadernos Negros, é também organizador do livro Literatura Afrodescedente - Memória e Construção de Identidades.


No dia 20 a Marcha da Consciência Negra em São Paulo sairá da Av. Paulista. Programe-se e participe!



Em dezembro, dias 17 e 18 rola a décima edição da Feira Preta. A parte de literatura terá lançamentos de livros. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim