terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Noticias de Arquivo

Boletim Carta Maior
27/01/2005 Expediente







CONTRA A POBREZA - Lula participou da quinta edição do Fórum Social Mundial no evento de lançamento da Campanha Global para a Ação Contra a Pobreza, aliança internacional de organizações da sociedade civil. Grupos de manifestantes presentes ao ginásio Gigantinho protestaram contra as políticas do governo federal, mas a maioria dos presentes aplaudiu o presidente."









VISITA PRESIDENCIAL



Disputa teatral prejudica campanha contra pobreza

MARCO AURÉLIO WEISSHEIMER E MAURÍCIO HASHIZUME

"Torcida" petista foi mais eficiente do que a de seus oponentes e dominou local onde ocorreu atividade com Lula.

(leia mais)





NAS RUAS



Marcha mostra vitalidade da nova esquerda

MARCELO AULER, CRIS GUTKOSKI E MARCO AURÉLIO WEISSHEIMER

Denúncia da guerra e das políticas militaristas do governo Bush foram temas centrais da passeata.

(leia mais)





LIMITES DO FÓRUM



Tragédia dos tsunamis não foi só desastre natural

MAURÍCIO HASHIZUME

Organizadores disseram que desastre natural apenas evidenciou a questão da exclusão.

(leia mais)





DONOS DA MÍDIA



Contra censura, democracia nas comunicações

DIOGO MOYSES

Fórum Mundial da Comunicação quer união entre diversos setores para combater a censura imposta pela concentração dos meios.

(leia mais)





PODER PÚBLICO



Dulci: Governo acolherá críticas e sugestões

MAURÍCIO HASHIZUME

O ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência, ressaltou que o Fórum, realizado pela quarta vez na capital gaúcha, “está alterando a pauta de debates no mundo”.

(leia mais)





DIVERGÊNCIAS SUPERADAS



Trabalhadores planejam central internacional única

PATRÍCIA BONILHA

As duas maiores confederações internacionais dos trabalhadores, juntamente com as centrais nacionais independentes, preparam-se para efetivar uma união histórica em nível internacional dos trabalhadores. Reunidas no Fórum Mundial Sindical, organizações pretendem também dar início a um novo sindicalismo.

(leia mais)





AUTORIDADES LOCAIS



Autoridades locais buscam atuação concreta em 2005

MAURÍCIO THUSWOHL

O quinto encontro do FAL definiu ações políticas como a criação de uma rede internacional de prefeituras, o fortalecimento da organização das cidades periféricas e a adesão à Comissão Global de Localidades Unidas (CGLU).

(leia mais)



Análise e Opinião



Uma amostra grátis de outro mundo possível?

MARIA RITA KEHL

O risco do FSM é o de tornar-se um inocente simulacro de um inócuo sonho socialista.

(leia mais)



Sem vaia e empolgação

GILBERTO MARINGONI

Lula não recebeu uma grande vaia, como haviam prometido os críticos de seu governo.

(leia mais)



Além da resistência

RICARDO CARNEIRO

Fórum une agentes econômicos não beneficiários da globalização.

(leia mais)



O que falta para a paz?

FRANCISCO TEIXEIRA

Na marcha, a maioria das bandeiras falavam da guerra no Iraque e atacavam Bush.

(leia mais)



O concerto do coreano que fugiu do frio

ENIO SQUEFF

Valem todas as palavras de ordem na marcha. Inclusive a proibição de proibir.

(leia mais)



Novos horizontes

MÁRCIO POCHMANN

O processo de exclusão social, até então centrado no indivíduo, é hoje mais complexo.

(leia mais)



Problema da identidade

MARIA RITA KEHL

Ideólogos do capitalismo confundem direitos políticos com direitos do consumidor.

(leia mais)



Além da diversidade

VENÍCIO LIMA

Entidades definem diretrizes de ação para a democratização da comunicação.

(leia mais)



Paz e desmilitarização

PAULO VIZENTINI

Há perspectivas de ampliação e consolidação de um grande movimento pacifista mundial.

(leia mais)



Proposta de irmandade

MARCOS ROLIM

Monumento à diversidade, o Fórum é a demonstração mais impressionante de espaço público.

(leia mais)



Novas concepções

LEONILDE MEDEIROS

A transformação da terra e dos recursos naturais em mercadoria gera problemas.

(leia mais)













Agência Carta Maior



Av. Ibirapuera, 680 - Indianópolis

Cep 04028-000 - São Paulo - SP

Tel/fax: (11) 5573-6664





Sucursal Brasília

SCN Qd 02 Bl D Torre A Sala 1212

70710-500 - Asa Norte - Brasília - DF

Tel/Fax: (61) 327-3008



Correio Eletrônico : redacao@cartamaior.com.br





Caso deseje cancelar o recebimento, acesse Cancelamento

Arquivo de Noticias

Nota de Repúdio da Marcha Mundial das Mulheres
Movimento social não é caso de polícia
 
 
A Marcha Mundial das Mulheres foi com milhares de ativistas para as ruas neste 8 de março: manifestações, passeatas, debates públicos e ações diretas foram realizadas pelas feministas Brasil afora que em uníssono afirmaram que é preciso mudar o Brasil para mudar a vida das mulheres, que a violência não faz parte do mundo que queremos construir, que o aborto e saúde integral são um direito.
 
Nos causa espanto e indignação a repressão sofrida por feministas da Marcha de Natal (RN) durante a madrugada do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Quatro companheiras que faziam colagem de cartazes expressando as bandeiras de luta do movimento feminista foram abordadas por policiais militares de forma repressora e discriminatória. Ao ler a frase “Eu aborto, tu abortas, somos todas clandestinas”, os policiais deram voz de prisão acusando-as de Formação de Quadrilha e Apologia ao Crime.
           
Ficaram detidas na 10ª Delegacia de Polícia de Plantão da Zona Sul, das 00h40 às 05h30 deste 8 de março, e vivenciaram situações que ilustram preconceito, desinformação e autoritarismo.
 
Repudiamos a ação policial intimidatória, preconceituosa e machista. A mesma ação que costumeiramente trata os movimentos sociais como um “caso de polícia”. Reafirmamos nosso direito à livre manifestação de idéias, assim como nos manteremos firmes na luta pela legalização e descriminalização do aborto.
 
 Nossa solidariedade às companheiras de Natal.
 
 
 
Transformar o mundo para transformar a vida das mulheres.
 
  Coordenação Executiva da Marcha Mundial das Mulheres
 
Brasil, 9 de março de 2006.


Yahoo! doce lar. Faça do Yahoo! sua homepage.
-----Anexo incorporado-----

Arquivo Noticias

Carta O Berro.
repassem.
 
 
A escolha de Alckmin é a vitória dos liberais de direita no ninho tucano.
 
Acabou em pizza?

José Dirceu
Ex-Chefe da Casa Civil
A cena é patética. Sem Serra, a cúpula tucana comemorou, mas não parecia a escolha do seu candidato à Presidência da República. Sem discussão programática, sem debates democráticos, consultas ou prévias, o quase ex-governador de São Paulo foi ungido, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o AntiLula.
A escolha de Alckmin é a vitória dos liberais de direita no ninho tucano, com total apoio e cobertura da cúpula pefelista, uma derrota fragorosa para a chamada social democracia tucana. Assim ela foi recebida pelo chamado mercado, e são os serristas que estão espalhando essa pequena verdade, que só não vê quem não quer.
Ficou decidido que tudo continuará como antes, ou seja, continua a hegemonia liberal paulista-fernandista no PSDB, o resto é discurso de campanha. O programa, que já tem seus contornos definidos, dará continuidade aos oito anos de FHC.
De acordo com matéria publicada, no dia 15, no site Carta Maior, uma das principais idéias que orienta o grupo de especialistas, que se vem reunindo com Alckmin para discutir seu programa de governo, é o ''choque de gestão'' com o objetivo de pôr em prática os princípios da eficiência e do combate ao desperdício do Estado. Diz a matéria: ''Reforma trabalhista radical, com corte de encargos e direitos; privatização de todos os bancos estaduais; fusão dos ministérios da Agricultura e da Reforma Agrária; adoção da política de déficit nominal zero; menor peso ao Mercosul e retomada das negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca)''. Essas são algumas das idéias defendidas no esboço de um eventual programa de governo.
Não adianta o candidato falar em projeto nacional ou em banho de ética, pois o discurso não bate com a prática e com a realidade histórica. O país não se esqueceu dos oito anos de FHC, época em que falar em desenvolvimento, política industrial e tecnológica, em Estado e planejamento era uma heresia. Projeto nacional era palavrão de dinossauros da esquerda burra, ou o candidato já se esqueceu?
Causa espanto à sociedade ouvir, agora, da boca de um grão-tucano, ungido candidato, que ''dará um banho de ética no Brasil''. Se, de fato, se preocupa com a ética, seria mais eficiente e mais prático começar pelas atuais CPMIs e investigar as denúncias que atingem a oposição e envolvem o senador Antero de Barros, Furnas, o ex-governador Eduardo Azeredo, os fundos de pensão no governo FHC. Ou, ainda, permitir a instalação das CPIs que estão nas gavetas das Assembléias Legislativas de MG, PA, BA e São Paulo. Ou a ética, defendida pelos tucanos, só vale para o governo e a situação?
A desenvoltura tucana, ao falar em ética, só é superada pelo cinismo golpista pefelista que transformou a CPI dos Bingos em instrumento de um complô para derrubar o governo Lula. Aí vale tudo, investigam qualquer notícia ou denúncia, sobre o PT e o governo, não importa que o ato seja ilegal e inconstitucional. Essa farsa só tem tido continuidade porque conta com a cobertura e a cumplicidade, quando não, com o apoio, de certa mídia, a verdadeira tropa de choque das CPMIs, que perdeu a compostura e a vergonha, como nos idos de 61 e 64, e toma partido abertamente, abandonando um dos princípios do bom jornalismo, como o é a apuração isenta dos fatos.
No final da semana passada, assistimos a cenas explícitas de partidarização, falta de imparcialidade no trato da notícia e editorialização do noticiário, começando pelas matérias articuladas com o firme objetivo de atingir o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e o presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, tendo, como alvo final, o presidente.
A verdade nua e crua é que Geraldo Alckmin e o PSDB não têm autoridade moral para falar em ética. Nada expressa melhor essa verdade do que a declaração do líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Jutahy Magalhães Jr, para justificar o voto tucano pela absolvição do deputado Roberto Brant: ''Caixa dois é crime eleitoral punível com multa pela Justiça, não com perda de mandato''.
A questão que se coloca para o PT e para o governo Lula é responder à movimentação golpista pefelista, lançando um amplo movimento de mobilização da sociedade em apoio a um segundo mandato de Lula, com um programa de desenvolvimento nacional, baseado nas conquistas de seu primeiro mandato.


-----Anexo incorporado-----

Angola

Convite para o lançamento do livro "Paulo Flores o Talento da Utopia" de Gabriel Baguet Jr. no Museu da Água.
To: http://br.mc1123.mail.yahoo.com/mc/compose?to=direccao@casadeangola.net
Date: Thursday, January 27, 2011, 10:40 PM

Sugestão de leitura
 
O poder das ideias acima das ideias de poder,porque não se é Jornalista (digo eu)seis ou sete horas por dia
a uns tantos euros por mês,
mas sim 24 horas por dia,
mesmo estando (des)empregado.

 
 IDEIAS DO SUL (Eldmir Faria e Gabriel Baguet Jr)  e a Dinalivro Edições  têm o prazer de o convidar a participar no evento " Lançamento do Livro Paulo Flores - O Talento da Utopia",  no próximo dia *04 de Fevereiro de 2011*, no *Museu da Água.*

O formato do evento integra um Tributo Musical com Participação de Consagrados Musicos Africanos.

--
        Orlando Castro
     Jornalista (CP 925)
A força da razão acima da razão da força
http://www.altohama.blogspot.com/
http://www.artoliterama.blogspot.com/
http://www.orlandopressroom.com/









--


Filomena Malva
http://www.minhaangola.org/
Por uma Angola Melhor

Video

Michael Jackson

Poa, 20/07/09
 
TRIBUTO A ALTURA DE MICHAEL JACKSON.
 
ELE MERECE.
 
Beijos.
 
Deise Nunes.
 
 

Mensagem

Boletim Fama

ilustração
Boletim 123 – janeiro 2011
 
O Boletim Famaliá é uma iniciativa da Famaliá Produções LTDA. que objetiva divulgar as principais notícias relativas ao universo das culturas populares e dos povos e comunidades tradicionais ocorridas no mês anterior. As notícias são captadas através de uma grande rede de informantes e serão atualizadas frequentemente no sítio http:// http://www.famalia.com.br/?cat=3
Informações poderão ser obtidas e colaborações poderão ser feitas através do endereço famalia@terra.com.br.
Marcelo Manzatti
 
 
Por Sandoval Amparo Não cessa o debate em torno da questão indígena, demonstrando quão vivaz é ainda a nossa ancestralidade no momento em que o Brasil aspira tornar-se, enfim, potência mundial. Para tornar-se potência, como sabemos, é preciso superar todo … Continue lendo
 
Em entrevista à Carta Maior, o deputado Paulo Teixeira (SP), novo líder do PT na Câmara Federal, avalia o episódio da retirada da licença Creative Commons do site do Ministério da Cultura. Crítico da decisão, Teixeira afirma que a licença … Continue lendo
 
“Cumadres” e “Cumpadres”!!! É praticamente impossível explicar com palavras o que foi “A Viola Em Noite De Gala Em Belo Horizonte/MG”, no dia 18/01/2011!!! Verdadeiro Momento Histórico para a Viola e para a autêntica Música Caipira Raiz, esse evento, que … Continue lendo
 
São Paulo, sábado, 29 de janeiro de 2011 ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO Aos sete anos, após fraturar o fêmur, Rita Amaral foi diagnosticada com osteogênese imperfeita, doença conhecida como “ossos de cristal” por torná-los frágeis. A partir de então, … Continue lendo
 
Autor: Tião Simpatia A Lei Maria da Penha Está em pleno vigor Não veio pra prender homem Mas pra punir agressor Pois em “mulher não se bate Nem mesmo com uma flor”. II A violência doméstica Tem sido um grande … Continue lendo
 
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 A arte de fazer figuras de barro, tão presente no Vale do Paraíba, ganha um espaço exclusivo e permanente de difusão em São José dos Campos e foi inaugurado oficialmente dia 22 de janeiro. … Continue lendo
 
Por Sandra Martins (*) Mais do que um desfile sobre as tendências do outono/inverno 2011, a OEstudio, no último dia do Fashion Rio, sábado (15/01/2010), levou para a passarela a reflexão sobre a “Com Ciência Negra”. Rostos pintados no telão … Continue lendo
 
http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=15828&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia 20/01/2011 O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan publicou no Diário Oficial da União do último dia 10 notificação sobre o processo de tombamento do Terreiro Jeje Zogbodo Male Bogum Seja Unde, no município baiano de … Continue lendo
 
Salvador, 24 de janeiro de 2011 Fui escolhido pelo governador Jaques Wagner para dirigir a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia no seu segundo mandato. Quero agradecer sua confiança; dizer da honra desta missão; afirmar minha satisfação e assumir … Continue lendo
 
Entrevista – 25/01/2011 16:05 Por Vitor Castro   “O livro é um documento sobre o Hip-Hop”. Esse seria uma síntese do recém-lançado livro “Hip-Hop: dentro do movimento”, descrita pelo próprio autor, o escritor, apresentador, produtor cultural e cineasta Alessandro Buzo. … Continue lendo
 
24/01/2011 10:43 O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vai implantar 43 bibliotecas em comunidades rurais dos municípios Governador Nunes Freire, Buriti Bravo e Chapadinha. A ação abrange os Territórios da Cidadania Alto … Continue lendo
 
É impossível separar a vida de Egon Heck, coordenador do Conselho Indigenista Missionário – Cimi, regional do Mato Grosso do Sul, da causa indígena brasileira. Ele não é índio, mas compartilha dos mesmos sentimentos, da vontade de viver em uma … Continue lendo
 
Colonos e Quilombolas A Obra Colonos e Quilombolas registra histórias dos territórios negros urbanos formados em Porto Alegre, findo o trabalho escravizado, por meio do testemunho e da voz iconográfica de seus protagonistas, moradores da região conhecida como Colônia Africana. … Continue lendo
 
Nessa quarta-feira (19.01.11) às 22h, os jovens da aldeia Pitaguary de Maracanaú embarcarão para a Itália e levarão na bagagem a cultura indígena. Viajarão nove jovens e um representante adulto indígena, além da coordenadora da articulação indígena do Movimento de … Continue lendo
 
Jornal Diário do Nordeste. Quinta-Feira 20/1/2011 RAÇA BRASIL A Companhia de Dança Txai resgata o folclore brasileiro no Ceará ao apresentar um espetáculo que harmoniza dança, música e cores e emociona. A dança é mais que um ritmo exato. É … Continue lendo
 
Brasília, 21 de janeiro de 2011 – A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, define a equipe com que vai implementar as políticas culturais do governo da presidenta Dilma Rousseff. São duas as mudanças estruturais. Uma é a criação de … Continue lendo
 
Maciel de Aguiar 20/01/2011 – 21h55 – Atualizado em 20/01/2011 – 21h55 A Gazeta – para ler a matéria no site do Jornal Clique Aqui A tentativa de julgar a futura gestão de Frei Paulão (PSB) como secretário de Estado … Continue lendo
 
21/01/2011 O Dia Grupo que encurta a distância entre favela e asfalto atinge a maioridade POR MARIA INEZ MAGALHÃES Rio – ‘Chegamos. Já era hora de alguém tomar essa iniciativa’. O trecho de apresentação do número zero do jornal Afro … Continue lendo
 
21/01/2011 A câmera do cineasta brasileiro Ivy Goulart atrai crianças nativas na cidade de Uidá, capital mundial do Vodu, em Benin, no continente africano A viagem a Benin é continuação do documentário independente produzido por Ivy Goulart da “Lavagem da … Continue lendo
 
Estudantes apresentam ensinamentos recebidos de mestres da Cultura Popular Alunos da disciplina Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais apresentaram na manhã desta quarta-feira, 19 de janeiro, no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB), o que aprenderam … Continue lendo
 
Muito pouco se conhece sobre os Pimenteiras, povo que foi exterminado no início do século 19, por ocasião da conquista do alto Piauí 20/01/2011 Benedito Prezia Porantim Muito pouco se conhece sobre os Pimenteiras, povo que foi exterminado no início … Continue lendo
 
www.professoresassociados.com 19/01/2010 A Fundação Nacional do Índio (Funai) nomeou nesta quarta-feira (19/1) diversos aprovados no último concurso promovido pelo órgão, lançado em janeiro de 2010. Serão contemplados os candidatos que conseguiram se habilitar para os cargos de auxiliar em indigenismo, … Continue lendo
 
20/1/2011 Estrela das mais brilhantes no início do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, o Ministério do Desenvolvimento Agrário adentra o governo de Dilma Rousseff em meio a uma polêmica envolvendo seu papel no programa de … Continue lendo
 
Publicado em segunda-feira, 17, janeiro, 2011 02:51:09 por União – Campo, Cidade e Floresta Entrevista especial com Mércio Gomes Para Mércio Gomes, a política indigenista atual vive uma situação de anomia. Em entrevista concedida por email à IHU On-Line, Mércio … Continue lendo
 
Jornal do Tocantins – TO 18/01/2011 – 10:32 Economia Principais projetos serão no sentido de fortalecer econômica e estruturalmente os fóruns regionais e seus empreendimentos e, por consequência, garantir maior apoio à economia solidária no Tocantins Tatiane Souza Foi realizada … Continue lendo
 
MARTA PORTO A cultura, sob todas as formas de arte, de amor e de pensamento, através dos séculos, capacitou o homem a ser menos escravizado. André Malraux Preâmbulo O ano de 2010 começa com o signo de uma nova época, … Continue lendo
 
Leonardo Brant | sexta-feira, 14 janeiro 2011 Um Ponto de Cultura caracteriza-se por ser uma atividade cultural continuada, que age local e pensa global. Faz-se presente nas questões que envolvem a comunidade onde está inserido, articula-se em rede com outros … Continue lendo
 
15 Jan. 2011 BRASIL! BRASIL! da Agência Brasil Daniel Mello “Os movimentos sociais que lutam por moradia no centro paulistano mudaram o foco de atuação. Eles não querem mais apenas imóveis para viver, mas também acesso à infraestrutura da cidade, … Continue lendo
 
Publicado em segunda-feira, 17, janeiro, 2011 15:11:43 por União – Campo, Cidade e Floresta fonte: http://www.mst.org.br/ Por Fabíola Ortiz Da IPS Nos oito anos de governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011), foram homologadas no Brasil apenas 88 terras … Continue lendo
 
Fábio Konder Comparato   Em todas as religiões, o ingresso de neófitos exige um período de instrução mais ou menos longa do candidato sobre os dogmas da fé. No período da minha infância (e já lá se vão várias dezenas … Continue lendo
 
Qui, 13 de Janeiro de 2011 16:42 Clipping – Clipping 2011 Tele Síntese Plantão – Ministério das Comunicações por Lúcia Berbert Ministro Paulo Bernardo (Comunicações) disse que a recomendação da presidente Dilma Rousseff é de tratar o assunto com carinho … Continue lendo
 
14/1/2011 Discurso progressista e prática conservadora marcaram a gestão do governo Lula na questão indígena, constata o vice-presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). “Em termos políticos e ideológicos, há um indigenismo retrógrado, atrelado à perspectiva integracionista que pensa que a … Continue lendo
 
SÍTIO FUNAI, 12.01.2011 O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Piauí iniciou processo de regularização fundiária de terras que podem vir a pertencer a maior comunidade quilombola no Brasil em número de famílias. A comunidade remanescente de … Continue lendo
 
por Jorge Eremites SÍTIO DOURADOS NEWS, 13.01.2011 Jorge Eremites de Oliveira A partir da promulgação da Carta Constitucional de 1988, o Brasil entrou em outro momento de sua história. Findado o regime militar imposto com o golpe de 1964 e … Continue lendo
 
SÍTIO FUNAI, 13.01.2011 PANORAMA BRASIL ONLINE Agência Brasil BRASÍLIA – A Fundação Nacional do índio (Funai) vai restringir, por dois anos, a entrada de pessoas na Terra Indígena Ituna/Itatá, no Pará. O objetivo é fazer estudos sobre a presença de … Continue lendo
 
O primeiro Curso de Licenciatura Plena em Educação Quilombola a Faculdade Kalunga que será implantado no país, atenderá as comunidades remanescentes de quilombos do Território Kalunga localizada na Chapada dos Veadeiros, nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de … Continue lendo
 
A Tarde – BA 13/01/2011 – 09:12 Os recursos para 2011já estão alocados e serão aplicados pelos órgãos competentes Da Redação Diante da expectativa em relação à Copa de 2014, o que o senhor espera do turismo no Recôncavo baiano … Continue lendo
 
SÍTIO AGORA MS, 06.01.2011 Fonte: Diário MS A Funai (Fundação Nacional do Índio) finalizou em dezembro os estudos demarcatórios que visam a identificação de áreas indígenas em 26 municípios de Mato Grosso do Sul. Segundo a coordenadora regional do órgão … Continue lendo
 
SÍTIO FUNAI, 10.01.2011 A TARDE-BA Editoria: BAHIA Assunto: INDÍGENA Fonte: CAMILA OLIVEIRA Olivença A festa começou cedo ontem em Olivença (460 km de Salvador). Antes mesmo do galo cantar a Paróquia de São Sebastião estava cheia de fiéis para celebrar … Continue lendo
 
DE Fato – on-line 08/01/2011 07h50 Museu do Tropeiro de Ipoema, distrito de Itabira, se integra ao projeto Tropeiro Brasil, para transformar o tropeirismo brasileiro reconhecido pela UNESCO Os trabalhos estão apenas começando, mas as expectativas são otimistas quanto ao … Continue lendo
 
O museu do terreiro será reaberto em fevereiro 12.01.2011 | Atualizado em 12.01.2011 – 21:49 Redação CORREIO Márcio Meirelles, secretário de Cultura do Estado e técnicos da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac/Secult), visitaram, na … Continue lendo
 
AfroPress – Agência de informação multiétnica Editorial   Altivo, propositivo, amplo e equilibrado. São as palavras que definem e resumem o discurso de posse da nova ministra chefe da SEPPIR, socióloga Luiza Bairros, na tarde desta segunda-feira (03/01), no Salão … Continue lendo
 
Cinco publicações do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) estão disponíveis para download no site da Secretaria de Cultura (SecultBA), www.cultura.ba.gov.br. Vale a pena dar uma olhada nesse material! Grande abraço. Profª Ms Ceiça Ferreira Faculdade de Comunicação e … Continue lendo
 
TELA VIVA NEWS Leis de incentivo terça-feira, 11 de janeiro de 2011, 16h45 O Ministério da Cultura publicou no Diário Oficial da União a Instrução Normativa (IN) nº 3, de 31 de dezembro de 2010, trazendo alterações e incluindo dispositivos … Continue lendo
 
27/12/2010 Jean Marconi Levantei-me às 5h da manhã para, junto com a Sarah, cair na estrada e chegar a tempo do inicio das festividades do II Encontro de Cultura Negra Kalunga, em Cavalcante – GO. A viagem foi bastante agradável … Continue lendo
 
07/01/2011 O Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan disponibiliza hoje, sexta-feira (7), em caráter experimental, a interface pública de acesso pela internet do Sistema do Inventário Nacional de Referências Culturais — S-INRC. A iniciativa permitirá a divulgação de parte das … Continue lendo
 
A posse do novo ministro das Comunicações alimenta a expectativa de que, ao lado de outras prioridades, o caos generalizado nas concessões e as relações espúrias entre políticos no exercício do mandato e o serviço público de radiodifusão serão enfrentados. … Continue lendo
 
A notícia abaixo foi publicada em 08/janeiro no jornal Folha de São Paulo, no endereço http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0801201125.htm Em “The Last of the Tribe”, Monte Reel relata “aposta” da Funai de deixar o indígena sem contato com brancos Afastado de qualquer contato … Continue lendo
 
11/1/2011 Mapeamento é feito por ONG internacional com colaboração de consumidores; até agora, mais de 700 produtos foram catalogados em 48 países. O Brasil tem 21 produtos alimentícios em risco de extinção, segundo o catálogo Arca do Gosto, que lista … Continue lendo
 
10/01/2011 10:44 O Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário capacita agentes de leitura e entrega bibliotecas para comunidades rurais de Oeiras do Pará, no Território Baixo Tocantins, e de Tucumã, no Sul do Pará/Alto Xingu. A ação … Continue lendo
 
06 / 01 / 2011 Por clipping Uma árvore de cerca de 200 anos, que simbolizava a cultura negra em Araxá, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais, morreu. Mesmo após tentativas de recuperação, a cidade perdeu a Árvore dos Enforcados, … Continue lendo
 
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/856630-operacao-xavante-um-etnografo-a-servico-da-ditadura.shtml 09/01/2011 – 08h00 BERNARDO CARVALHO DE SÃO PAULO Esquecido por seus contemporâneos, o controverso etnógrafo Luís Gomes Santos (1941-84), autor de uma tese sobre um suposto “mito da recepção” xavante, teria sido um agente da ditadura incumbido de conciliar … Continue lendo
 
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 Acadêmica Janice de Ávila Ricardo defendeu trabalho de conclusão de curso intitulado: “O Clube negro 24 de Agosto: Lugares de História e de Memória”, tendo como orientadora a Professora Doutora Maria de Fátima Bento … Continue lendo
 
A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) completa sete anos de existência apresentando importantes resultados na valorização dos diversos segmentos culturais existentes no país, bem como na promoção de políticas públicas para esses setores. … Continue lendo
 
Agência Brasil Publicação: 08/01/2011 12:39   Rio de Janeiro – O alongamento das férias, com o carnaval no início de março, traz ganhos para o turismo brasileiro, que se traduzem em entrada de divisas e geração de empregos, disse neste … Continue lendo
 
Sex, 7 de Jan de 2011 2:19 pm http://www.telesurtv.net/secciones/noticias/86794-NN/el-guarani-se-convierte-en-idioma-oficial-en-paraguay-junto-al-castellano/ El Gobierno de Paraguay adoptó este miércoles a la lengua indígena guaraní como idioma oficial junto con el castellano, luego de que se promulgara la Ley de Lenguas que tiene el … Continue lendo
 
Do Central HipHop O rapper Mano Brown, do pioneiro grupo de rap paulista Racionais MCs, prepara, juntamente com a agência M3 Criatividade, um piloto para um programa de auditório para televisão. Ainda sem nome, o programa contará com atrações musicais … Continue lendo
 
Nova ministra da Seppir defende potencialização de ações que consolidem cidadania negra (03/01/2011 – 22:08) Para Luiza de Bairros, a Seppir terá um grande desafio em relação à gestão. Ela disse que é preciso dotar a secretaria de uma estrutura … Continue lendo
 
Empresas do setor sucroalcooleiro como a Elcana Goiás Usina de Álcool e a Usina Fortaleza de Açúcar entraram na “lista suja” do trabalho escravo pela primeira vez. A Energética do Cerrado Açúcar e Álcool retorna após a queda de uma … Continue lendo
 
Portugal Digital – Brasil/Portugal 06/01/2011 – 09:30 Blocos carnavalescos do Rio pedem ajuda do governador para PM liberar desfile. Da Redação, com agência Rio de Janeiro – O governador do Rio Sérgio Cabral disse quarta-feira (5), que vai negociar com … Continue lendo
 
06/01/2011 – 10:52 Jornal iTeia – Com informações da Ascom Secult SE Sancionada a lei que inclui o ‘Afoxé Omo Oxum’ no calendário cultural de Sergipe pelo governador Marcelo Déda. O Afoxé, como é conhecido, é uma manifestação cultural composta … Continue lendo
 
Leonardo Brant | quinta-feira, 6 janeiro 2011 O Brasil é o país da América Latina com o maior saldo positivo no comércio exterior de produtos e serviços ligados à indústria criativa – que abrange áreas tradicionais da cultura (como música, … Continue lendo
 
06/01/2011 Gabriel Mestieri, do R7, em Brasília Promessa de campanha de Dilma, novas ações são prioridades do início do mandato Dida Sampaio/6.jan.2011/Agência Estado O governo federal prepara um novo programa de combate à pobreza, focado na erradicação da miséria, que … Continue lendo
 
6 de janeiro de 2011 Por Iara Tatiana Bonin Do Conselho Indigenista Missionário Amanhece. Entre os diversos sons daquela manhã destaca-se um choro que atravessa a aldeia guarani de Itapuã. Mais uma criança nasce anunciando a vida em seu contínuo … Continue lendo
 
http://www1.folha.uol.com.br/poder/855119-monica-bergamo-funai-estuda-implantar-turismo-em-terras-indigenas.shtml A Funai (Fundação Nacional do Índio) estuda um projeto para turismo em terras indígenas, em que o visitante pode fazer trilha na floresta com os índios, participar com eles de pescas artesanais e dormir em tabas servidos com comida … Continue lendo
 
Mais de R$ 1,6 bi. Esse é o orçamento do Ministério da Cultura para o ano de 2011, que foi enviado ao Congresso Nacional. Esse valor representa um aumento de 20% em relação ao orçamento de 2010, orçado inicialmente em … Continue lendo
 
[06/01/2011 11:37] O historiador e antropólogo paraense Márcio Augusto Meira, 47 anos, disse em entrevista ao ISA que aceitou permanecer na presidência Fundação Nacional do Índio (Funai) a convite do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para continuar a promover … Continue lendo
 
Só existem relações sociais com atos simbólicos. A afirmação da antropóloga inglesa Mary Douglas se vincula intensamente à prática religiosa do candomblé. Uma religião repleta de muitos rituais, tabus e uma imensidão de segredos. A fiel discípula do sociólogo Émile … Continue lendo
 
06/01/2011 – 08h35 leia relato Publicidade DEPOIMENTO A JULIANA ROCHA DE BRASÍLIA Meu pai foi agente de portaria, um contínuo (…) O preconceito nunca se apresenta claramente. No campo das relações humanas, você nota reação positiva ou negativa (…) É … Continue lendo
 
www.blogdojucaferreira.com.br Despeço-me do Ministério da Cultura com a certeza do dever cumprido. Aliás, fomos além do dever e das obrigações. Nos dedicamos de corpo e alma. Mas não me iludo, sei que muito ainda se poderia fazer e que muito … Continue lendo
 
2/01/2011 Priscila Chammas | Redação CORREIO A nova ministra da Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, é gaúcha, mas teve todo o seu histórico de militância negra e feminista construído na Bahia, estado onde ganhou a Secretaria de Promoção da … Continue lendo