sexta-feira, 13 de maio de 2011

Deise Nunes







13 de Maio

sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 de maio, data para refletir

Mesmo assim, a data está um pouco desprestigiada desde que os movimentos negros brasileiros, nos anos 70, instituíram o Dia da Consciência Negra para ressaltar o papel dos próprios negros no processo de sua emancipação. Com isso, o dia 20 de novembro, que rememora a execução de Zumbi, tornou-se contraponto ao 13 de maio. Progressivamente, o Dia Nacional da Consciência Negra ganhou prestígio, até ser incluído no calendário escolar brasileiro, pela lei 10 639, de 9 de janeiro de 2003, que tornou obrigatório incluir no currículo escolar nacional a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira”. O debate que pode ser aberto a partir disso é: existem ou não motivos para a comemoração do 13 de maio? A data tem seu valor histórico. Ela assinala a vitória do movimento abolicionista e do parlamento brasileiro. A campanha abolicionista atingiu seu êxito no exato momento que a princesa Isabel assinou a lei. Para César Jacinto, coordenador de projetos especiais do Ceafro Kilombo de Bagé e que também participa da coordenação política estadual do Movimento Negro, a data é de reflexão. Ele comentou que, das entidades nacionais ligadas aos movimentos negros, somente o Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) festeja o 13 de maio. Jacinto revelou que o movimento negro em Bagé está bem avançado em relação ao cenário estadual. São diversas realizações e é destaque o entrosamento com a comunidade. O líder negro enumerou várias conquistas do movimento que se iniciou com as ações do Ceafro Kilombo, há praticamente 10 anos. Uma delas foi a garantia de 20% das vagas para cargos públicos municipais oferecidos por concurso. Na área da educação, Jacinto comemora a formação de aproximadamente 500 professores na região para o ensino de cultura e história afro-brasileira e africana. Na área cultural e artística são diversos os eventos ligados à música e à dança promovidos pelo movimento negro, e é constante o incentivo à criação de políticas públicas que promovam a cultura negra. Na área da saúde ele salienta a criação do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, focado em doenças como a anemia falciforme, o diabetes e a hipertensão, entre outras que na população negra requerem cuidados diferenciados no diagnóstico e no tratamento. Jacinto revelou que o grupo quer, num futuro próximo, agir na área de geração de trabalho e renda. Para tanto os jovens negros bajeenses poderão participar de cursos de capacitação e formação obtidos graças ao esforço do movimento negro de Bagé que, através de parcerias proveitosas ganhou destaque estadual.

Negros

Deise Nunes



Glória na Semifinal

Glória vence e está na fase semifinal da Segundona

Equipe confirmou a vaga com vitória por 2 a 1 sobre o Guarani-VA

Zagueiro Léo não participou somente de um jogo neste ano (foto:arquivo)
O Glória confirmou na noite passada a classificação para a fase semifinal da Segundona 2011 ao vencer o Guarani-VA por 2 a 1 em Vacaria. Aos 16 minutos da primeira etapa, Vinícius Chimbica marcou seu nono gol na competição. O capitão Alejandro ampliou aos 42 minutos, após jogada individual de Jean pelo lado direito. Os visitantes descontaram em cobrança de pênalti de Endrigo aos 43 minutos do segundo tempo.

Com este resultado o Leão está apto a disputar a Terceira Fase do Campeonato Gaúcho da Série B. As equipes ficaram assim dispostas:

Chave 10
Avenida
Brasil-Far
União Frederiquense
Brasil-Pel
Guarany-Cam ou São Paulo de Rio Grande*

Chave 11
Glória
Riograndense
Juventus de Santa Rosa
Cerâmica
14 de Julho

A Primeira Rodada - Domingo

14 de Julho x Glória
Cerâmica x Riograndense

* Guarany-Cam e Rio Grande jogam esta noite, ambos com chance de classificação.
por Neto Ferreira (Rádio Fátima AM), dia 12/05/2011 às 09:00

Altos da Glória

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A capacidade do Altos

O leitor Guilherme faz pergunta muito pertinente em tempos em que os estádios “encolhem”: qual a capacidade de público do Altos da Glória?
Meu amigo, o maior público na Avenida Militar aconteceu em 1989, em Glória 1x2 Grêmio: 8.510 torcedores. Por muito tempo, estimou-se uma capacidade de 8 mil pessoas, dado que, aliás, figura no Cadastro Nacional de Estádios de Futebol da CBF. Contudo, a mesma fonte informa que esse não é um dado oficial, i.e, não foi confirmado por uma medição oficial reconhecida. Como foram instaladas cadeiras na parte social, há fontes que dão entre 6.500 e 7 mil espectadores. Difícil dizer, mas gosto de pensar que 8 mil glorianos poderiam lotar o Altos. Embora não acredite que isso seja possível atualmente.

Pratto Liquida o Grêmio

Pratto mais que indigesto

Borges foi expulso no primeiro tempo, depois de agredir um adversário<br /><b>Crédito: </b> cristiano estrela
Borges foi expulso no primeiro tempo, depois de agredir um adversário
Crédito: cristiano estrela
Borges foi expulso no primeiro tempo, depois de agredir um adversário
Crédito: cristiano estrela
O Grêmio foi surpreendido pela Universidad Católica e irá ao Chile com uma enorme desvantagem. A derrota no estádio Olímpico por 2 a 1, ontem, e a expulsão de Borges deixam a equipe longe da vaga para as quartas de final da Libertadores. Para avançar, o Tricolor precisa vencer por dois gols de vantagem na próxima quarta-feira, ou então por um, desde que marque pelo menos três vezes. No confronto, Renato Portaluppi não terá Victor e Lúcio, machucados, e Borges, suspenso.

O jogo teve o mesmo desenho durante os 90 minutos. A iniciativa era toda do Grêmio, enquanto os chilenos apostavam no erro adversário para surpreender nos contra-golpes. Foi o que aconteceu logo no começo, quando Adilson perdeu a bola no meio-campo e Pratto, por pouco, não fez.

Aos 10, o torcedor, que já empurrava desde o início, levantou-se com a bola na trave de Douglas. No rebote, Borges não alcançou. Só que a Universidad Católica não ficava apenas atrás. No contra-ataque puxado por Cañete, aos 28 minutos, Pratto só tirou de Marcelo Grohe: 1 a 0.

E o que já estava ruim, ainda poderia ficar pior. Borges deu uma cotovelada no zagueiro Henríquez e levou o vermelho. Renato Portaluppi não gostou nenhum um pouco da atitude do atacante. Porém, um pouco antes, o árbitro argentino não teve o mesmo rigor quando Costa pisou no rosto de Fábio Rochemback.

No intervalo, o técnico colocou Lins no lugar de Willian Magrão. Os chilenos resistiram até os 14 minutos. Douglas arriscou de fora da área e empatou: 1 a 1. Com a força do Olímpico, a virada parecia alcançável. Porém, não é à toa que a Universidad Católica é um dos melhores visitantes da Libertadores. Em contra-ataque, Meneses cruzou para Pratto, de cabeça, fazer 2 a 1. Nos últimos minutos, Marcelo Grohe ainda evitou o que seria o terceiro gol do atacante.

Grêmio x U. Católica

Grêmio: Marcelo Grohe; Gabriel, Rafael Marques, Neuton e Gilson (Escudero); Fábio Rochemback, Willian Magrão (Lins), Adilson e Douglas; Leandro (Carlos Alberto) e Borges. Técnico: Renato Portaluppi.

Universidad Católica: Garcés; Valenzuela, Henríquez, Martinez e Eluchans; Ormeño, Silva (Gutiérrez), Costa, Meneses e Cañete (Villanueva); Pratto. Técnico: Juan Antonio Pizzi.

Árbitro: Néstor Pitana (ARG).




11 Anos do Jornal Negritude

 

Geane:

Parabéns!!!!!
Sucesso hoje e sempre!!!!
Felicidades....
Abraços....

13 de Maio

Hoje é data pouca lembrada pelo Movimento Negro que é a data da Abolição de Escravatura assinada pela Princesa Isabel, mas que ficou esquecida na história e trocada pelo 20 de Novembro morte de Zumbi dos Palmares. Mas fica aqui a reflexão sobre o racismo que ainda existe na sociedade brasileira.

Operação

Polícia revela detalhes da operação Serip

Ação resultou em prisões e apreensão de drogas

Cães auxiliaram na operação(foto:Rádio Nordeste)
A Brigada Militar e a Polícia revelaram alguns detalhes da operação realizada no amanhecer desta quinta-feira em uma propriedade no interior de Bom Jesus que resultou na apreensão de 15 quilos de maconha e uma espingarda. Também foram revelados detalhes da prisão do proprietário do local que tentou fugir.

Conforme o comandante da primeira companhia da BM de Vacaria capitão Alex Sandro Famoso a droga foi localizada com o auxílio dos cães farejadores.

O delegado titular da DP de Bom Jesus Reinaldo Zequinão Neto ressalta como foi feita a prisão do suspeito de ser o dono da droga apreendida. Depois da localização da droga, os policiais de Jaquirana abordaram o suspeito na ERS 110 proximidades da Rota do Sol.
Na segunda-feira passada foi feita a apreensão de crack e cocaína. O delegado destaca que está sendo investigado agora como a quadrilha estava organizada.
por Aldoir Santos. Fátima (Rádio Fátima AM), dia 13/05/2011 às 09:27

11 Anos do Jornal Negritude

 

Marcos:

parabéns

Novela entra para História


Pronto, falei!

Veja a cena do primeiro beijo gay da história da TV brasileira

Publicado por Leo Dias, sexta-feira, 13 de maio de 2011 10:16 BRT


Tiago Santiago, o SBT e a novela "Amor e revolução" entraram ontem à noite para a história. Foi ao ar o primeiro beijo entre duas pessoas do mesmo sexo na história da teledramaturgia brasileira.
Os números prévios do Ibope marcaram uma audiência de 6 pontos na Grande São Paulo. Com isso, o SBT ficou em quarto lugar. Mas muito mais importante do que a audiência foi o capítulo entrou para a história da nossa televisão.
No Twitter, Tiago Santiago, o autor da novela, comemorava o feito: "Parabéns pela coragem. Não à violência e à homofobia. Parabéns, atrizes maravilhosas, Luciana Vendramini e Giselle Tigre. Parabéns, Reynaldo Boury (diretor). Viva o SBT, a TV mais alegre e menos preconceituosa do Brasil."

Siga-me no Twitter: @LeoDias_