sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Jornal Negritude





Deputada Estadual Marisa Formolo

 
 
 
 
 
 
 
 

Caso não queira mais receber nosso e-mail,
Descadastre-se

Frente Negra Brasileira

A Frente Negra Brasileira foi a maior entidade da comunidade afro-brasileira da primeira metade do século passado, tendo se transformado no primeiro partido político negro de que se tem notícia no Brasil, ramificando-se na Bahia e no Recife, por exemplo. Embora sua atuação ainda seja objeto de análise e crítica, alguns temas que pautou permanecem atuais, assim como as discussões sobre sua forma de atuação ou as polêmicas que estabeleceu, especialmente com o grupo do jornal Clarim da Alvorada. Fundada em 16 de setembro de 1931, os 80 anos de sua criação serão lembrado pelo evento abaixo:


80 ANOS DA FRENTE NEGRA BRASILEIRA
DIA 15 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA
NA CASA DE PORTUGAL
AV. LIBERDADE, 602
ÀS 19H - entrada gratuita
Com apresentação da campanha “Por uma Infância sem Racismo”, da UNICEF, Painel sobre a Frente Negra e apresentação da Orquestra Filarmônica Afro-Brasileira.
Promoção: Coordenadoria Estadual de Políticas para a População Negra e Indígena







Pílula de Cultura Feira Preta - Edição Especial Samba Rock
18 DE SETEMBRO
15:00hs as 20:00hs - ENTRADA GRATUITA
no TODODOMINGO,  na Casa das Caldeiras
Esta Pílula de Cultura será realizada em parceria com Samba Rock Na Veia, um dos maiores coletivos de São Paulo, desde 2007, nasceu da falta de informações sobre samba rock na internet, surgindo como um blog com informações sobre bandas, cantores, lugares para dançar e fazer aula. No site você pode encontrar diversificadas informações tudo mais que possa se relacionar ao Samba Rock.
Apresentação do Projeto SambarockGol
Shows com a banda Bola de Meia e convidados
Exposição de fotografias do Acervo Samba Rock Na Veia
Aula de Samba Rock com Mestre Ataliba e Cia. Alquimista
Apresentação de dança com as equipes Alto Giro, Rasteirinhas, Mestre Ataliba e Cia. Alquimista        
Discotecagem com Dj Locutor Fábio Rogério, Dj Miriti e Os Capri
A apresentação fica por conta do Max DMN.
Expositores da Feira Preta, comidinhas e muito mais. 
Avenida Francisco Matarazzo, 2000 - Água Branca

Correio do Povo | Notícias | Ameaças ao governador são uma afronta, diz comandante da BM

Correio do Povo Notícias Ameaças ao governador são uma afronta, diz comandante da BM

Correio do Povo | Notícias | Estudo relaciona câncer de testículo ao uso de maconha

Correio do Povo Notícias Estudo relaciona câncer de testículo ao uso de maconha

Jornal Negritude




Fiscais do Trabalho

CUTRALE
Fiscais apontam trabalhador em condição irregular

DE RIBEIRÃO PRETO - A Cutrale, uma das maiores produtoras de suco de laranja do mundo, foi flagrada com 62 trabalhadores rurais em condições irregulares de trabalho em Itatinga (SP).
Ao menos 32 deles viviam em alojamento inadequado.
A denúncia foi feita ao Ministério do Trabalho que, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho em Bauru (SP), realizou a fiscalização.
O Ministério Público afirmou que representantes da Cutrale se comprometeram a indenizar os colhedores e a providenciar o seu retorno para o local de origem.
Em nota, a empresa disse que pagará os direitos previstos em lei e que seus trabalhadores têm registro em carteira.


Os trabalhadores eram orginarios do Maranhao, e vieram contratados para colher laranja.
 
Pergunta:
Porque os helicopteros  da PM de São paulo, nao foram la filmar a libertação dos trabalhadores pelo Ministerio Publico?   como fizeram com tanto estardalhaço quando o MST ocupou a fazenda grilada pela Cutrale que é de propriedade da Uniao.
Com a palavra o governador serra/alkmin!
 

Caso da Morte da Miss Itália em Caxias do Sul parte 2

16/09/2011 | N° 11166

VIOLÊNCIA

Para a Justiça, rapaz não representava risco

Eduardo Farenzena estava em liberdade porque não havia elementos que pudessem comprometer a ordem pública e o andamento do processo sobre a morte de Cáren Brum Paim, uma das representantes do Estado no concurso de beleza Miss Itália nel Mondo. Pelo menos esse era o entendimento da juíza Milene Fróes Rodrigues Dal Bó, responsável pela instrução do caso na 1ª Vara Criminal de Caxias do Sul.

A magistrada atendeu aos requisitos do artigo 312 do Código de Processo Penal com base em documentos apresentados pela defesa e pela acusação. Segundo a lei, um réu só fica preso preventivamente se demonstrar atitudes que prejudiquem a instrução de um processo. No caso de Farenzena, além de ser réu confesso, ele nunca deixou de comparecer às audiências e sempre esteve à disposição da polícia e da Justiça.

No final de maio, a promotora Silvia Regina Becker Pinto ingressou com um pedido de prisão baseado no envolvimento de Farenzena com drogas, sugerindo que o comportamento dele representava perigo elevado. No despacho, a juíza Milene reiterou que o vício do rapaz já era de conhecimento da Justiça, ressaltando que ele estava em tratamento hospitalar, na Capital. “Este fato, por si só, não serve como mensurador do grau de periculosidade do agente”, escreveu Milene no despacho.

O MP recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça, que ainda não avaliou a apelação. Farenzena ficou internado de 17 de maio a 9 de junho. Nas últimas semanas, ele circulava por Caxias enquanto aguardava uma nova audiência sobre a morte de Cáren. Ainda não há data para o julgamento. A juíza Milene disse não poder comentar sobre o processo.

Fonte: Pineiro

Caso da Morte da Miss Itália em Caxias do Sul RS

16/09/2011 | N° 11166

VIOLÊNCIA

‘A conta dessa morte é do Judiciário’

Logo após a confissão, Eduardo Farenzena foi levado à casa no bairro De Zorzi por agentes do 3º DP para dar mais detalhes do assassinato. Enquanto isso, o delegado Marcelo Grolli seguiu para o Fórum com um pedido de prisão. A promotora de Justiça Sílvia Regina Becker Pinto assinou o parecer favorável do Ministério Público, enquanto escutava a narrativa de mais um crime de Farenzena.

– A conta dessa morte é do Judiciário. Eu pedi a prisão dele duas vezes. Apresentei um fato novo, já que em investigações do MP descobrimos que o Eduardo Farenzena estava traficando em pequenas quantidades para sustentar o vício. Mas o pedido foi indeferido e o recurso ainda não foi julgado pelo Tribunal de Justiça. Se tivessem me escutado, essa morte não teria acontecido – desabafou a promotora.

Com a ordem de prisão também assinada pela juíza Milene Fróes Rodrigues Dal Bó, o delegado retornou ao De Zorzi e deu voz de prisão a Farenzena.

– É impressionante. Ele (Farenzena) não demonstra qualquer remorso. Dá a impressão de que não se acha culpado de nada. Quando seguíamos para o presídio, ele estava rindo dentro da viatura – afirmou Grolli, que investigou também a morte de Cáren.

Fonte: Pioneiro

Jornal Negritude




Jocasta Doyle



Jornal Negritude

Turismo Afro RS



 
Companheir@s, realizamos no dia 11/09, durante o XI Acampamento de Cultura Afro da Região Sul, a Primeira Conferência Temática para debater Turismo Afro no RS.
Mais de 50 pessoas participaram do debate, que contou com a contribuição de representantes de Comunidades Quilombolas da Região Sul do Estado, militantes das mais diversas organizações do movimento social negro de nosso Estado, de representação da Secretaria Estadual de Turismo.
Durante a Conferência Temática, foi apresentado o Documento Base, o qual receberá adendos a serem levados a Conferência Estadual, que deverá acontecer em dezembro vindouro.
Varias proposta foram apresentadas pelos participantes durante o evento, entre elas a de criar as condições para que as Comunidades Quilombolas Rurais e Urbanas, possam receber cursos de capacitação para o Turismo e se prepararem para a Copa do Mundo, entre outros tantos.
As Conferências Temáticas, não tiram delegados para a Conferência Estadual, mas o movimento negro gaúcha está mobilizando os interessados no Temário, para participarem das Conferências Regionais, que tiram delegados para a Estadual.
As próximas Conferências Regionais acontecerão nas seguintes cidades:
1.      14/09 - Caxias do Sul, na Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 – Universidade de Caxias do Sul – Auditório do Bloco H, das 08 horas às 18h30min. Contato: Ivânia Ermel – jsermel@caxias.rs.gov.br – 54.32221875 ou 54.91131853
2.      05/10 - Pelotas, Avenida Bento Gonçalves, 4824 – Sede do SESI – das 09 horas às 18 horas. Contato: Alencar Porto (Jaguarão) – alencar.porto@hotmail.com – 53. 36872777 ou 54.99799223
3.      18/10 - Osório, Avenida Marechal Floriano Peixoto, 920 sala 210, das 08h30min às 17 horas. Contato: Matheus Ribeiro – turismo@arroiodosal.rs.gov.br
4.       
Estaremos realizando a próxima Conferência Temática de Turismo Afro, no dia 24/09, na Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, das 14 horas às 18 horas.
As Conferências Temáticas das Regionais de Bagé, Litoral Norte e Região Metropolitana, assim que marcadas vamos divulgar, mas todas acontecerão antes do termino das regionais, pois precisamos mobilizar nosso povo e tirar delegados.
Atenciosamente.

Semana Farroupilha

Gabinete do deputado Sossella organiza rancho da Semana Farroupilha
 
Com a chegada de mais uma Semana Farroupilha a equipe do gabinete do deputado Gilmar Sossella (PDT) improvisou no corredor do 8º andar do Palácio Farroupilha, sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um rancho gaudério. A ação que tem objetivo de cultivar as raízes, a tradição, e receber os visitantes com um bom chimarrão iniciou nesta segunda-feira (12) e se estenderá durante toda a semana.
Tipicamente gaúcho, o rancho conta com bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul, com pelegos, artigos de montaria e música tradicionalista, tudo foi obtido através de cedências e doações, sem custos para a Assembleia Legislativa. A equipe pilchada a rigor está recebendo visitantes e amigos no clima da tradição do estado.
Na terça-feira (13) o pesquisador das origens alemãs Felipe Kuhn Braun veio mostrar seu trabalho ao deputado e trazer um exemplar de seu último livro “Memórias de Imigrantes Alemães e seus Descendentes no Sul do Brasil”. A história dos antepassados e memórias do povo alemão são resgatadas com seu trabalho. “Essas histórias foram preservadas por mais de cem anos e merecem ser publicadas pela importância histórica que contém”, falou Braun.
Nesta quarta-feira (14) os alunos do projeto Dia da Administração Estudantil do município de Fagundes Varela , visitaram em comitiva o gabinete. O projeto que teve início em 2007 e acontece de dois em dois anos.  A secretária municipal de Educação e Cultura de Fagundes Varela , Tânia Maria Melatti, criadora do projeto de lei falou sobre o objetivo da ação. “Esse projeto estimula as novas lideranças mirins e permite um olhar diferente dos alunos sobre a política”, explicou a secretária.
A comitiva foi recebida pelo chefe de gabinete do deputado Sossella, Artur Alexandre Souto, que afirmou que o espaço está aberto para visitações até o final da Semana Farroupilha.
 
*Com informações de Evelyn Berndt
 
Fotos: Divulgação / Evelyn Berndt
Legenda: Sossella recebe visitas no rancho gaudério

Jornal Negritude n22

jornal-negritude-n22

Jornal Negritude n 16

jornal-negritude-n16

Porto Alegre RS

        A MANCHETE

Copa 2014: Fortunati visita primeira etapa de obra na Zona Norte

Um acesso mais facilitado para a Zona Norte está em plena execução. Hoje, 14, o prefeito José Fortunati, acompanhado de secretários municipais, visitou a primeira etapa das obras de prolongamento da avenida Severo Dullius. No canteiro de obras, 25 caminhões trabalham diariamente para concluir a obra até maio de 2012. A nova via, que faz parte das ações preparatórias à Copa, vai agilizar o trânsito na Zona Norte, sendo também um anel viário para acesso ao Aeroporto Salgado Filho. O trecho inicial, com extensão de 1,1 km, refere-se à duplicação e extensão da rua Dona Alzira, que ligará a Sertório à futura extensão da Severo Dullius. Leia mais...
        DESTAQUES

Prefeitura lança mobilização para revitalizar calçadas

Revitalizar as calçadas da cidade e conscientizar os cidadãos sobre as responsabilidades no processo de conservação são as propostas da mobilização que a prefeitura lança amanhã, 15, às 10h. Em solenidade no Paço, o prefeito José Fortunati apresentará a nova ação da prefeitura. O projeto começa com investimento da prefeitura na recuperação dos passeios nos imóveis do município e praças. A ideia é dar o exemplo na revitalização das próprias calçadas para desencadear um processo que envolverá esclarecimento sobre as obrigações, inventário de todos os passeios e fiscalização para que os proprietários realizem as obras. Leia mais...

Seminário marca início de nova etapa do 5º Congresso

No próximo sábado, 17, será realizado um seminário para marcar o início da segunda etapa do 5º Congresso da Cidade, em que as decisões tomadas nos 82 bairros da Capital serão levadas para as regiões administrativas (regiões do OP), englobando um número maior de bairros. O seminário ocorrerá na Usina do Gasômetro, a partir das 9h, onde serão divulgados os resultados da etapa bairros, das comissões temáticas e da plataforma portoalegre.cc, além do primeiro conjunto de ações criativas, metodologia e a programação desta etapa. Leia mais...

Paço recebe centelha da Chama Crioula

A Chama Crioula foi acesa hoje, 14, no Paço Municipal. O prefeito José Fortunati recebeu a centelha das mãos do diretor de Cavalgada da 1ª Região Tradicionalista, Solon Silva. Carregada pelos cavalarianos, a chama partiu do Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, passando pelo Palácio Piratini, Palácio Farroupilha, sede da Assembléia Legislativa, até chegar à prefeitura. Fortunati saudou os cavalarianos e integrantes do MTG falando da proposta de transformar o espaço do Acampamento Farroupilha em parque temático. “Aquela área tem que ser um local de valorização das tradições e dos costumes do nosso povo”, disse. Leia mais...
        EVENTOS

21ª Semana da Primavera terá mais de 30 atrações

A Secretaria do Meio Ambiente promove, de 17 a 25 de setembro, a 21ª Semana da Primavera. Para esta edição, estão programadas mais de 30 atrações, entre oficinas, exposições, workshops, peças teatrais e atividades esportivas. No dia 18, espetáculo de dança com Eduardo Severino e show musical integram as comemorações de 76 anos do Parque Farroupilha. Todas as atividades são gratuitas. Algumas, porém, necessitam de inscrição. Para acessar a programação completa, clique aqui. Leia mais...

Vinho colonial é um dos atrativos do Domingo no Campo

A produção de vinho artesanal e de outros produtos coloniais está no roteiro do próximo Domingo no Campo, dia 18. A programação oferece, ainda, visita a uma horta pedagógica e a um antigo haras, transformado em centro de eventos. O passeio será feito em um ônibus de turismo, que sairá às 10h da Osvaldo Aranha, próximo ao Mercado Bom Fim. Para participar, é necessário fazer reserva antecipada com as agências de turismo receptivo Rota Cultural (3348-1649); Bonette Turismo (3019-0689); Pampas Viagens & Turismo (3251-5192). Leia mais...

Cavalgada celebra os mil dias que antecedem a Copa 2014

Esporte e tradição estarão juntos na celebração dos “Mil dias para a Copa do Mundo Fifa 2014”. Sexta-feira, 16, a prefeitura e o governo do Estado promovem uma programação para marcar a data. As atividades se iniciam às 11h30, com a Cavalgada dos Mil Dias. Mais de cem cavalarianos farão o trajeto do estádio Beira-Rio até o Acampamento Farroupilha. A cavalgada termina com o descerramento de placa, pintada por alunos municipais, oficializando a contagem regressiva. Durante a cerimônia, o prefeito José Fortunati fará a entrega oficial, para a Caixa, de cinco projetos de preparação para o mundial: obras das avenidas Tronco e Edvaldo Pereira Paiva, viaduto da Rodoviária, da duplicação da Voluntários da Pátria e do corredor de ônibus da Bento Gonçalves. Leia mais...
        SERVIÇOS

Publicação reúne conteúdo do Fronteiras da Educação

Para ficar como fonte de informação para as escolas da rede municipal, o conteúdo dos encontros da Fronteiras da Educação - Diálogos com a Geração Z, realizados no ano passado, foi agrupado na publicação Livrão Geração Z 2010. O Livrão foi lançado hoje, 14, no Paço Municipal, quando o prefeito José Fortunati e os alunos das escolas municipais receberam os primeiros exemplares. O prefeito enalteceu a parceria da Ufrgs e da Refinaria Alberto Pasqualini na criação dessa jornada especial para os alunos. "O Fronteirinhas ultrapassa o muro das escolas e permite que as opiniões contraditórias possam ser ouvidas e discutidas", ponderou Fortunati. Leia mais...

Fortunati recebe relatório do Plano do Livro e Leitura

O prefeito José Fortunati recebe amanhã, 15, o relatório formal do Plano Municipal do Livro e Leitura. O documento será entregue às 16h30, no gabinete do prefeito, pelo grupo de trabalho do Plano. Com o objetivo de ampliar o índice de leitura na Capital, Fortunati instituiu em março, através do Decreto Municipal 17.010, um grupo de trabalho com a finalidade de elaborar o plano de Porto Alegre. O grupo conta com a participação das secretarias municipais da Cultura e de Educação, mais representantes das entidades culturais. O objetivo era diagnosticar as diretrizes do Plano para a democratização do acesso à leitura.

HPS promove mais uma campanha de doação de sangue

O HPS realiza sábado, 17, mais uma campanha de doação de sangue em final de semana. Esta será a terceira vez do mutirão mensal que vem sendo desenvolvido desde julho. Um ônibus do Hemocentro ficará estacionado em frente ao hospital para coleta de sangue das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 até o final da tarde. No dia 23 de julho, quando a campanha foi realizada pela segunda vez, 102 pessoas compareceram para fazer a doação e foram aproveitadas 79 bolsas de sangue. O HPS utiliza a média de 400 bolsas por mês e necessita constantemente de doações. Leia mais...
        VEJA A PREVISÃO DO TEMPO        VEJA IMAGEM DE SATÉLITE        VEJA PAUTAS PARA AMANHÃ

Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.