terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ato Show

Repassando,

       Abraços pra lá de felizes,

       Wilson


Assista os emocionantes vídeos, gravados, pelo portal do jornal "O Vale",  durante a madrugada e no momento em que a suspensão foi anunciada: http://www.pstu.org.br/deunaimprensa_materia.asp?id=370

-

Ato show, com Lourdez da Luz, comemora suspensão da reintegração de posse no Pinheirinho 



Cantora de rap Lurdes da Luz se apresenta no ocupação na noite desta terça
Credito: Divulgação
A cantora de rap Lurdes da Luz, vai fazer um ato-show de solidariedade no Pinheirinho nesta terça-feira (17). O ato já estava programado pela liderança do movimento e foi reforçado para a comemoração da liminar que suspendeu temporariamente a reintegração de posse da área.

A cantora de rap participou por 10 anos do grupo Mamelo Sound System e lançou sua carreira solo em 2009. A apresentação está marcada para às 18h, dentro da ocupação na zona sul da cidade.

Suspensão da reintegração de posse

O clima de tensão foi substituído pela festa no acampamento do Pinheirinho. Uma decisão da juíza Roberta Monza Chiari, do Fórum Federal de São José dos Campos, concedeu a suspensão temporária da reintegração de posse no acampamento na zona sul da cidade.

No documento, expedido em regime de plantão às 4h20 desta terça-feira (17), a juíza alega que é de interesse da União solucionar o problema e por isso, a Justiça Federal decidiu intervir. Com essa decisão, as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal ficam impedidas de entrar no Pinheirinho para cumprir a ordem de despejo.



No início da manhã, moradores tomaram a Estrada do Imperador para comemorar a conquista do assentamento. Com carro de som, bandeiras e fogos de artifício, os moradores vibravam de alegria. Um princípio de confusão foi registrado quando um carro atingiu manifestantes.

A via chegou a ficar bloqueada, mas já foi liberada. Dois carros da Polícia Militar circulam pelo local. O clima é tranquilo neste momento em toda a região.

Problemas com transporte

Moradores da região sul de São José dos Campos, onde fica a área ocupada, reclamaram que algumas linhas de ônibus não estavam circulando na manhã desta terça-feira (17), mas com a liberação da área, os veículos voltaram a circular normalmente.

Operação da PM

Homens da Polícia Militar que estavam se dirigindo para a área ocupada na zona sul da cidade voltaram ao Batalhão após o anúncio da decisão. Cerca de 1.750 homens estavam divididos em seis ônibus e dez viaturas. 800 deles são da Tropa de Choque da capital.

De acordo com o comandante do policiamento da região, Coronel Manoel Messias Melo, mesmo que uma nova decisão autorize novamente a reintegração de posse, a ação não seria feita nesta terça-feira (17), já que uma invasão demanda tempo para um novo planejamento.

Grandes proporções

O terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados foi invadido há 8 anos e pertence à massa falida da empresa Selecta, que pertence ao especulador Naji Nahas. No local vivem cerca de 1.600 famílias, cerca de 5.500 pessoas, segundo o Censo da Prefeitura. Com o tempo, o Pinheirinho se tornou um bairro, com comércios e igrejas (veja infográfico abaixo).

Na internet

A suspensão da reintegração de posse do Pinheirinho, em São José dos Campos, expedida na madrugada desta terça-feira (17) virou um dos assuntos mais comentados no Twitter. Durante toda a madrugada, o assunto ficou entre os dez mais comentados no Estado de São Paulo.

A partir das 9h, a hashtag Pinheirinho foi uma das dez mais usadas pelos internautas em todo o país, alcançando a 9ª posição nos Trending Topics por quase meia hora. As mensagens se dividiam em apoio aos moradores e também de crítica a decisão da juíza Roberta Monza.

Credito: Renato Ferezim / VNews
Moradores tomam conta da Estrada do Imperador, na zona sul de São José dos Campos

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
Caminhão de som com representantes do movimento discursando

Credito: Renato Ferezim / Vnews
Moradores tomam conta da Estrada do Imperador, na zona sul de São José dos Campos

Credito: Renato Ferezim / Vnews
Moradores tomam conta da Estrada do Imperador, na zona sul de São José dos Campos

Credito: Renato Ferezim / Vnews
Moradores tomam conta da Estrada do Imperador, na zona sul de São José dos Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim