quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Em Porto Alegre RS eles Lamentam o corte de Árvores

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Moradores lamentam retirada de árvore de praça no centro da Capital


Secretaria do Meio Ambiente afirma que ficus de 15 metros corria risco de cair

A comerciante Elisabeth Cristina Berté da Cruz descreveu como um choque a sensação que teve ao passar, na segunda-feira, pela praça Otávio Rocha, no Centro Histórico de Porto Alegre: uma árvore de grande porte havia sido completamente retirada e seus galhos, cortados em pedaços, cobriam o piso de pedras portuguesas do espaço, quase centenário. Antes feliz por saber que a praça seria revitalizada, Elisabeth agora lamenta:

— Nos dias quentes, havia a sombra. Nos dias de chuva, me abrigava (na árvore) quando não tinha minha sombrinha. Era bela, majestosa, imponente, há tantos anos ali plantada. Dói ver o que fizeram. Agora falta um pedaço da praça — afirmou.

Leia mais notícias publicadas no Pelas Ruas

A retirada da árvore recebeu críticas e gerou uma série de comentários nas redes sociais. Uma foto da árvore em pedaços postada no Facebook na noite de segunda-feira havia sido compartilhada por mais de 320 usuários até as 17h desta terça. Entre as manifestações, muitas questionavam se a revitalização deveria ou não incluir a retirada da árvore.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), responsável pela poda, informou que a remoção já estava prevista desde o início da obra na praça, em novembro do ano passado. O ficus, de cerca de 15 metros de altura, corria o risco de queda, segundo a secretaria, e comprometia a estrututura de um muro e da rede de esgotos.
O objetivo da obra é fazer uma intervenção em toda a extensão da praça, para devolver ao espaço as características originais, da década de 1930. Dessa forma, a remoção da árvore também atendia aos quesitos estéticos, próprios da inauguração do espaço, em 1932. Novas árvores, no entanto, serão plantadas no local, reconstituindo os antigos jardins. O número de mudas e as espécies, porém, ainda não foram definidas.
O restauro está sendo executado pela empresa Arquium Construções e Restauros e envolve investimentos de R$ 800 mil. Entre as melhorias a serem realizadas na Praça Otávio Rocha, está a restauração do busto do patrono do espaço, o Intendente Otávio Rocha.

A praça, que está coberta por tapumes, será entregue novamente para população no primeiro semestre de 2012.
ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim